【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Vintage02
Veterano
# jul/12
· votar

Tô pensando em pegar uma Yamaha Pacífica 012 (que é em agathis) pra servir de guitarra reserva em emergências, já que é barata.
Mas eu não conheço muito sobre essa madeira, agora eu tô em dúvida se algum tipo de compensado, seilá.

Joel_ESP
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá. Õ/
Entre o Crate Flexwave 15r (Falante 12") que está R$750,00 novo e o Meteoro Atomic Drive 50 (Falante 12") que está 650,00 usado, qual você acha que é melhor pra mim? Eu o usaria para ensaios e eventuais gravações caseiras.
Abç.

Hallef
Veterano
# jul/12
· votar

pessoal tenho uma stratocaster e deixei ela na cor natural so que pelo pouco que eu sei tem que passar uma cera na madeira para proteger e vi em algums forums pessoas falando que tem que passar uma tal cera de carnauba so que ai que ta a minha duvida

pode ser outra cera a nao ser essa ?
como aplico ?
de quanto em quanto tempo aplico ela?

há e tambem ouvi dizer que pode aplicar uma cera de polimento outomotivo nao sei se e verdade
eu posso aplicala sem problema ?

G123
Veterano
# jul/12
· votar

obrigado Mauricio Luiz Bertola

mas...

sim no sentido de q não vai empenar?
ou sim no sentido de q vai causar algum dano?

masterv
Veterano
# jul/12
· votar

quando dou um bend em qualquer corda que seja o restante desafina,soltando a afinação,e quando o bend para tudo volta ao normal .. como resolvo isso ? Fica extremamente horrível dar aqueles bends que se eleva uma corda e deixa a outra no lugar juntando o som .. deve ter algum nome mas eu não sei :s enfim, Grato se puder me ajudar !

No mais,eu quero comprar uma floyd nova mas quando vou medir o nut(com medo de errar) já achei 41mm mas agora acho 43mm .. e tem o detalhe do parafusamento,por cima ou baixo do braço .. se eu comprar o tamanho ou parafusamento errado o luthier consegue colocar mesmo assim ou eu vou ter comprado em vão ? :/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

mestre cabeça
Tem vários modelos...
Vintage02
Não é compensado...
Joel_ESP
Eu não confio em Meteoro...
Hallef
Se está na madeira pura, vc tem que passar várias mãos de seladora, lixando após cada uma e depois disso passa-se a cêra de carnaúba.
G123
Exatamente..
masterv
Ponte ruim, molas gastas, etc, etc...
É complicado, a ponte TEM que ter exatamente o mesmo tamanho.
Abçs

Vintage02
Veterano
# jul/12 · Editado por: Vintage02
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

Vintage02
Não é compensado
Você não leu o que escreví acima?

masterv
Veterano
# jul/12
· votar

Como eu resolveria o problema dos bends,só trocando de ponte mesmo ou tem algum truque ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

masterv
Trocando as molas, colocando mais (5) e mandando sua guitarra para a regulagem em um luthier habilitado.
Abç

JoaoPauloGuitar
Veterano
# jul/12
· votar

Olá Mauricio Luiz Bertola

Quero trocar a ponte da minha LP

Qual seria uma boa opção com bom custo beneficio?

Essa seria uma boa opção?

http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Brass-Roller-Bridge-Locking-stud s-GOLD_p_868.html

Abraços!

rafaeldn0
Veterano
# jul/12
· votar

Boa noite galera
Tenho uma Telecaster GBS Pro,que é minha primeira e única guitarra quase do anos..gosto muito dela,é quase uma namorada,e queria dar um upgrate trocando os captadores,mas não sei muito sobre as melhores marcas ,o que é melhor pra uma telecaster,etc..
Quero captadores com um clean lindo,pra tocar Jazz,Blues e um Hard rock de vez em quando (usando distorção de pedal pra esse último).
O que recomendam?

Valeu!

rafaeldn0
Veterano
# jul/12 · Editado por: rafaeldn0
· votar

Boa noite galera
Tenho uma Telecaster GBS Pro,que é minha primeira e única guitarra à quase dois anos..gosto muito dela,é quase uma namorada,e queria dar um upgrate trocando os captadores,mas não sei muito sobre as melhores marcas ,o que é melhor pra uma telecaster,etc..
Quero captadores com um clean lindo,pra tocar Jazz,Blues e um Hard rock de vez em quando (usando distorção de pedal pra esse último).
O que recomendam?

Valeu!

CABRON
Veterano
# jul/12 · Editado por: CABRON
· votar

rafaeldn0

Quer gastar quanto?

rafaeldn0
Veterano
# jul/12 · Editado por: rafaeldn0
· votar

Até uns 250 reais em cada,mas se puder ser menos que isso meu bolso agradece..

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar

JoaoPauloGuitar

1º - Qual o motivo pra essa troca, a ponte original esta ruim?
2 º - Se sua guitarra não tiver o sistema Bigsby essa ponte com Roller não faz o menor sentido... na minha opinião é jogar $ fora.

JoaoPauloGuitar
Veterano
# jul/12
· votar

fconde77

A ponte original não está bacana, não tem bigsby. Perguntei sobre esta ponte, pois o preço ta bacana, mais barato até do que as convencionais

Fernando-FFEffects
Veterano
# jul/12
· votar

Seiji/Bertola
Qual dessas madeiras posso usar na escala e/ou para braço?
Tem uma madeireira aqui que vende Canela(essa veio do norte) Cedro, Louro-Preto, Canjerana, Canafístula, Ipê-Champagne e o Marfim. Eu sei que o marfim fica bem, mas eu estou querendo uma escala de outra cor. Qual devo usar? E braço?

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar

rafaeldn0

Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1577-captador_custom_t elecaster_vintage_plus__bridge

Braço:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1578-captador_custom_t elecaster_vintage_plus__neck

abçs.

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar

JoaoPauloGuitar

mas barato não esta, veja no proprio GFS:

- http://www.guitarfetish.com/Large-Bushing-Tuneomatic-Style-Gold-Bridge _p_445.html
- http://www.guitarfetish.com/Gold-Vintage-Tuneomatic-Style-ABR-1-Bridge _p_403.html
- http://www.guitarfetish.com/USA-Gibson-fit-Gold-Tuneomatic-Bridge-BRAS S-Saddles-OUR-BEST-_p_4231.html

Se o problema for apenas estético, coisa comum em dourado, vc tem 2 opções:

1 - Relaxa - melhor opção, afinal vai ficar feio mesmo depois
2 - Procure em sua cidade locais que fazem cromagem de metais e peça para dourar

JoaoPauloGuitar
Veterano
# jul/12
· votar

fconde77

Achei barato, pois é da Wilkinson, marca confiável.

Destas que você colocou qual seria a melhor opção?

JoaoPauloGuitar
Veterano
# jul/12
· votar

Não é estetica, os carrinhos chiam

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar

Eu não recomendo nenhuma, não sou luthier e não tenho conhecimento suficiente pra isso.

Mas volto a repetir:
Se sua ponte esta boa não troque

Mas espere a dica do Bertola que é mais gabaritado pra isso, mas explique o motivo da troca, fica mais fácil, quem sabe ele te da uma dica que te faz economizar uma grana.

maxdsp
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Finalmente estou trabalhando,mas quero gastar no maximo $2.000.
o que comprar ?
um cubo digitech 3012 (substituto do maverick 3012) e uma cort x6 ou x11 ou um peavey bandit 112 e continuar com uma strinberg egs 267 ?
quero um amp pra estudar,tocar com os amigos e ensaiar.

ps: tenho uma zoom g2.1nu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

JoaoPauloGuitar
Não há a necessidade de "roller-bridge" se vc não usar alavanca (tipo Bigsby).
Compre essa:
http://www.guitarfetish.com/Large-Bushing-Tuneomatic-Style-Chrome-Brid ge_p_444.html
rafaeldn0
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1716-jogo_telecaster_v intage_plus__ponte__braco
maxdsp
Compre o Maverick 3012 e uma Cort
Abçs

maxdsp
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu !

Abçs

Fanderslash
Veterano
# jul/12
· votar

Boa tarde.

Tem um certo tempo que não utilizo muito a minha ponte flutuante, e hoje resolvi usar. Percebi que minha ponte sobe muitos poucos tons, mas desce bastante (o normal, creio eu).

O que posso fazer para subir mais tons? Seria um defeito? Molas?

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

Fanderslash
Porque subir?
Isso, não é um procedimento recomendável por uma série de motivos...
Abç

luckasgibson
Veterano
# jul/12
· votar

E ai galera do topico! Como vão? Bertola como eu faço a blindagem da parte eletrica da guitarra? Já ouvi falar de uma tinta condutora e vi em um catalogo da stewmac, que eu pedi junto com umas ferramentas, uma fita para blindagem. Se vc puder me dizer o processo passo a passo e os materiais e ferramentas necessarios agradeço desde já.

Otaniel
Veterano
# jul/12
· votar

Fanderslash
Regulagens.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji