Autor |
Mensagem |
Kaah_lol Veterano |
# jun/12
· votar
fconde77
Exatamente essa guita ae. É mais por questões de estética mesmo. Meu luthier falou que até daria pra fazer. Mas queria ver aqui antes de fazer isso.. Abraços
|
mestre cabeça Veterano |
# jun/12
· votar
Uma pergunta ao Seiji ou o Bertola (ou quem puder ajudar ae :D) (2)
gostaria de uma opinião, é o seguinte, eu tinha uma wash burn cs 780 coreana, e decidi me desfazer dela pois quanod eu usava a alavanca desafinava muito, ai pensei, pra que ficar tendo tanto trabalho com floyd se eu nem a uso? ..... entao vendi essa e peguei um epiphone les paul standard sem testar, e não curte muito essa guitarra.... e me apareceu a oportunidade de troca numa jackson Jdr 94 Japonesa... mas ai vem o problema de floyd, sera que a floyd da jackson é ruim igual da minha wash burn antiga? na verdade eu tbm estava em busca de algo mais versatil que essa epiphone, pois toco em igreja e versatilidade é uma coisa que preciso.... a troca seria pau a pau, vcs acham que compensaria? gostaria de opiniões, piadas de mal gosto não são bem vindas.
|
Kaah_lol Veterano |
# jun/12
· votar
mestre cabeça
piadas de mal gosto não são bem vindas. Boa, velho :D
Enfim... Cara, pq vc não experimenta algum modelo Strato? Perfeito, principalmente pros sons na igreja... E tem ponte tremolo, pq, por mais que vc vá fazer solos nas musicas, não vai usar a Floyd por completo, né. A ponte seria algo de cada guitarra. Não dá pra dizer se todas as Floyd desafinam rapido (dá pra dizer que são difíceis de regular só). Vai com alguma Les Paul ou alguma Strato, que são as mais versáteis hoje. Ou até um modelo Telecaster, que acho incrivel...
Abraços
|
mestre cabeça Veterano |
# jun/12
· votar
Kaah_lol então, na verdade eu gostaria mesmo de trocar numa stratocaster ou telecaster..... mas a oportunidade que me apareceu no mercado livre foi essa.... e nenhuma strato ou tele =/ e o melhor de tudo é que o cara envia a guitarra dele primeiro, depois eu enviaria a minha
|
Kaah_lol Veterano |
# jun/12
· votar
mestre cabeça
pow, daí complica... Cara, o que acha de comprar uma nova? Falei pra um cara de outro tópico a mesma coisa. Se vc comprar uma usada, pode ter algum probleminha na guita. Daí a garantia sai do seu bolso (ou seja: garantia inexistente). Com uma guita nova, se tem algo errado com ela ( o que é menos provável), vc tem a garantia da loja. Vc não sabe qual a intenção do outro vendedor da guitarra. Ele pode ta vendendo só pra se livrar, devido a problemas frequentes... Uma Strinberg Telecaster Thinline eu já vi por 600, 700... Ou até uma Squier Strato. Tá pelas bandas de 500, 600 reais até. Mas daí vai de quanto vc quer gastar. Exemplo: se vc vai comprar uma guita de 450, junta mais uns 100, 200 reais e compra uma guitarra mais 'garantida' :D
Abraços
|
Kaah_lol Veterano |
# jun/12
· votar
Sem dizer que uma guita pelo mercado livre vc n tem como testar, o que fica mais dificil de ver se é boa ou não...
|
Joe000 Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola ou qualquer um sábio da área!
O que vocês tem a dizer dessa Guitarra V-Rod Sword -Walczak-. Se tipo,esse modelo realmente é top,porque a marca tem uma reputação um pouco digamos assim,repudiada,eu, particularmente curtir pra caramba o som dela desse vídeo,mas preciso de opinião de pessoas que entendem melhor q eu.Abraç, =) Teo Especificações
|
gualtersouza Veterano |
# jun/12
· votar
Amigos, Tenho uma condor clp2 s preta, com o top com a aparência da imagem do link abaixo. Acontece que não sei o nome correto dessa cor. Fui ao site do revendedor e não consegui... Alguém poderia me dar uma ajuda em dizer como se chama essa "cor"?
http://img802.imageshack.us/img802/8332/condorclp2scapsmalagoli.jpg
agradeço antecipadamente.
|
may99ln Veterano |
# jun/12
· votar
Bertola
Onde fica sua oficina/ateliê? quando comprar minha condor clp2-s, to querendo levar direto até vc, pra dar uma regulada .. =P
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# jun/12
· votar
Joe000 porque a marca tem uma reputação um pouco digamos assim,repudiada Porque teria? É uma guitarra legal gualtersouza Não sei... may99ln Niterói. Abçs
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
gualtersouza Eu chutando diria que tabaco... um maple com uma camada translucida tabaco.
|
Joe000 Veterano |
# jun/12 · Editado por: Joe000
· votar
:[
|
FBlues_rock Veterano |
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar
gualtersouza Charcoal (carvão) A PRS tem várias guitarras com essa opção de cor.
|
fconde77 Veterano |
# jun/12 · Editado por: fconde77
· votar
Joe000 Só uma observação quanto a esse modelo de Les Paul que vc citou, lembrando que não conheço o instrumento: Por ter uma ponte Floyd Rose não terá aquele sustain característico de LP tradicionais e também pelas 24 casas o som será diferente, já que a adição de 2 casas na escala faz o captador do braço ser recuado e os captadores acabam ficando mais próximos... vou roubar um trecho do blog Louco por Guitarras que fala bem sobre isso.
"Quando uma corda vibra, ela emite uma frequência primária ou "fundamental" que é diretamente relacionada ao seu comprimento e tensão. A 5ª corda solta emite uma frequência primária de 440 Hertz, se diminuirmos seu comprimento pela metade (pressionando no 12º traste/casa) ela vai vibrar duas vezes mais rápido, gerando 880 Hertz. Além da frequência primária, a corda emite também frequências derivadas, os chamados "harmônicos", correspondentes aos diversos aspectos da vibração. Existem pontos onde a vibração é ampla e outros onde ela é nula/zero, os chamados "nós/nodes".
Aqui, uma ilustração da onda primária e dos seus primeiros 5 harmônicos:
http://1.bp.blogspot.com/-u5jxC8MGe48/TtwbMBPEcmI/AAAAAAAAAqk/Uc12tp5K u3Q/s1600/Overtone_Nodes+Illustration.jpg
O "nó" (zona morta) do terceiro harmônico está exatamente no ponto do 24º traste, ou seja exatamente no local do captador do braço das guitarras com 22 trastes. Esse é o argumento usado por caras como Ed Roman e John Johnson pra dizer que o som do captador do braço de guitarras de 22 trastes tem deficiência de pelo menos um harmônico importante (o 3º, no caso, mas na verdade ele está embaixo de 3 nós). Ou seja, segundo o (polêmico) Ed Roman, a Gibson é burra e toda guitarra deveria ter 24 trastes. :)
Uma ótima dica do Fabiano me levou a esse artigo retirado do livro "Electric Guitar & Bass Design" de Leonardo Lospennato. Muito bom e bem mais sensato. Realmente, mesmo estando sob o nó de um harmônico, o captador - e principalmente o humbucker (2 bobinas: capta os sons de uma área mais ampla). ainda capta parte das vibrações próximas daquele harmônico.
Essa figura do Leonardo Lospennato é bem mais didática que a anterior. Ela mostra os primeiros 8 modos de vibração e o posicionamento dos captadores. Ele coloca muito bem: "É irrelevante ficar tentando evitar os nós ou encontrar determinado ponto das curvas. O que é matematicamente ou geometricamente perfeito não se traduzirá necessariamente num som "perfeito". Pequenas diferenças podem ser boas ou ruins, ou simplesmente "diferentes"."
http://3.bp.blogspot.com/-yv4QR_h2TMk/Tt0toafnwYI/AAAAAAAAAqs/Y5lsnFFY LwM/s1600/vibrationmodes.png
Então, isso vai de encontro ao que eu já pensava. O que vale é o que se ouve e meus ouvidos me guiam. Até hoje, não ouvi um captador de braço em guitarras de 24 trastes que soasse bem (é gosto pessoal, só pra lembrar). Vivo isso na prática, pois tenho 2 guitarras com 24 trastes (tive uma Tagima Zero, mas aquilo lá é um absurdo... :) ) Falo de timbre orgânico, dinâmico - "wood tone" como dizem os americanos. Nessa posição, ouço sempre os médio-graves embolando. O timbre geral é seco e sem vida, com um certo "cancelamento de frequências", embora matematicamente isso não ocorra (será? :) ).
Essa é uma questão polêmica. Já li guitarrista falando que o som do captador do braço nas guitarras de 24 trastes é "mágico", perfeito. E também já li o contrário.
Portanto, mesmo com toda essa física (e polêmica), não sei ao certo a razão e nem esquento com isso, mas pra mim, o captador do braço em guitarras de 24 trastes soa pior do que nas de 22."
Desculpa se exagerei no tamanho do post mas achei o assunto relevante e bem didático.
|
may99ln Veterano |
# jun/12
· votar
Bertola
pode me indicar um bom luthier em saquarema ou araruama?
|
# jun/12
· votar
may99ln Não tem. Parece que em Cabo Frio tem um. Abç
|
Shapu Veterano |
# jun/12 · Editado por: Shapu
· votar
O que vocês tem a dizer dessa Guitarra V-Rod Sword -Walczak-. Se tipo,esse modelo realmente é top,porque a marca tem uma reputação um pouco digamos assim,repudiada,eu, particularmente curtir pra caramba o som dela desse vídeo,mas preciso de opinião de pessoas que entendem melhor q eu.Abraç, =)
Repudiada ? onde c viu isso ? em tópico de 6 anos atrás ? Cara veja quem tem as guitarars Walczak e veja se alguem reclama hehe. Essa V sword é sinistra, inclusive um cara aqui do FCC ja comprou a dele hehe. Se fosse trocar algo nela seria por uma ponte mais confiável; pediria ela com gotoh ou a que eles trabalham agora a graphtech, que parece ser legal, mas na dúvida eu iria de gotoh ou schaller por conhecer as duas de perto e saber que guentam mesmo o tranco.
|
Shapu Veterano |
# jun/12
· votar
Portanto, mesmo com toda essa física (e polêmica), não sei ao certo a razão e nem esquento com isso, mas pra mim, o captador do braço em guitarras de 24 trastes soa pior do que nas de 22."
Eu ja acho o contrário do que esse amigo falou hehe. Sempre curti mais o timbre do cap do braço em 24 trastes, aliais, tive duas guitarras de 22 trastes somente e minhas ultimas duas foram de 24 e com floyd e sinceramente preferi elas hehe.
Mas nao digo isso somente em relação ao timbre no cap do braço, digo na guitarra como um todo. MInha guitarra tem um sustain considerável e tem floyd rose e 24 trastes hehe. Uma lespa certamente tem mais sustain que ela, mas nada tão significante.
Agora em relação a essa diferença de timbre no cap do braço para 22 e 24 trastes, só quem tem ouvido bem treinado sente isso. Aí pra quem sente é questão de gosto. Eu compraria fácil uma Gibson tribute com 22 trastes e iria adorar o som dela; assim como adorei o som de uma clp2.
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
Shapu
pois é, eu devia ter colocado o texto sem os comentários pessoais do autor pra não fugir do assunto, mas uma coisa deve ser levado em consideração nesse texto...
1- O som gerado por um captador recuado e diferente do que esta na sua posição "original". 2- Uma guitarra com Tune-o-Matic terá mais sustain que uma com Floyd e sua fixação flutuante.
O texto foi só pra lançar uma luz em dois pontos que ele pode ter deixado passar despercebido e que podem influenciar.
|
# jun/12
· votar
fconde77 A sua postagem foi significativa. Abç
|
Fisherman Veterano |
# jun/12
· votar
may99ln Em uma galeria na rua principal de Bacaxá, entre a farmácia e o Banco do Brasil, tem uma lojinha de instrumentos que tem um cara que diz ser Luthier. Não se deixe enganar ele é apenas um curioso. Fuja dele. Abç.
|
Shapu Veterano |
# jun/12
· votar
pois é, eu devia ter colocado o texto sem os comentários pessoais do autor pra não fugir do assunto, mas uma coisa deve ser levado em consideração nesse texto...
1- O som gerado por um captador recuado e diferente do que esta na sua posição "original". 2- Uma guitarra com Tune-o-Matic terá mais sustain que uma com Floyd e sua fixação flutuante.
O texto foi só pra lançar uma luz em dois pontos que ele pode ter deixado passar despercebido e que podem influenciar.
Entendi o que quis com essas citações hehe, eu só quis também mostrar pro cara que em relação aos caps, serem recuados ou não ele só vai sentir uma diferença boa se ele tiver ouvidos ja bem treinados.
Foi realmente uma ótima contribuição. Sobre o sustain, como eu disse, certamente uma lespa, com ponte fixa vai ter mais sustain que uma com floyd, mas nada tão agravante, a diferença não vai ser tão grande.
|
João Pedro Strabelli Veterano |
# jun/12
· votar
fconde77 Complementando. Os gráficos mostrando a divisão das oitavas é uma representação, não a vibração real. Os harmônicos não ficam parados no meios, mas eles acontecem na fundamental, que é aquela curva maior. É fácil verificar. Toque o mizão na guitarra e olhe exatamente na 12ª casa. Ela vibra. Faça o harmônico nesta casa, e ele só sai porque o dedo corta a vibração neste ponto; quando você tira o dedo da corda, aquele local não vibra. É por isso que o harmônico soa uma oitava acima neste ponto. Há uma diminuição de vibração neste ponto, mas é bem pequena. Além do mais, uma guitarra com 22 só daria problema exatamente nas cordas soltas, a partir daí. E uma com 24, cairia neste ponto cego aí pela 4ª ou 5ª casa. O que acontece é que uma guitarra com 22 trastes soa um pouco mais grave no captador da ponte.
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
João Pedro Strabelli, Shapu, Mauricio Luiz Bertola;
Podem perceber que o texto não é meu e nesse mesmo texto tem opiniões a favor e contra dos 24 e 22 trastes e não entro nesse mérito até pq não tenho gabarito pra isso, mas uma coisa é certa:
"O som produzido será diferente dependendo da posição do captador"
Se é muito ou pouco, se é melhor ou pior?!?!?! Não sei dizer... pode ser relevante para uns e pouco pra outros, melhor pra uns, pra outros não.
Foi só uma observação ao camarada que buscava uma Les Paul da Walzack e achei pertinente tocar no assunto. Peço que esse assunto não seja discutido nesse tópico para que não fuja do assunto principal. Se alguém mais quiser discutir o tema faça em outro tópico até pra ficar mais organizado.
|
João Pedro Strabelli Veterano |
# jun/12
· votar
fconde77 Se alguém mais quiser discutir o tema faça em outro tópico até pra ficar mais organizado. Se alguém fizer, estou dentro.
Você está certo, isso desvia um pouco.
Valeu.
|
Kingeer Veterano |
# jun/12 · Editado por: Kingeer
· votar
Tenho uma dúvida aqui:
A minha Floyd, sempre que eu alavanco pra frente e depois pra trás dá um estalo no Nut. Não há problema nenhum com a guitarra em relação com segurar a afinação, até porque eu desço a lenha na ponte e no máximo desafina alguns comas depois de um longo tempo tocando, mas o barulho é chato pra cacete, queria saber se é normal ou se alguem aqui sofre do mesmo mau, ou sei lá, tenham alguma solução. Já passei a parada do grafite (mas passei só por cima, tipo, eu não desafinei as cordas e passei por todo contorno dela no nut, apenas na parte que ele aperta ela). Sobre as regulagens, no meu ponto de vista estão OK, as oitavas vieram reguladinhas da loja, ponte da altura que considero melhor, captadores na altura certa e ponte nivelada também. No olhômetro, o Nut está devidamente instalado, parafusos sem nenhum problema e os quadradinhos que prendem as cordas sem fissuras ou rebarbas.
Um amigo meu tem uma RG Prestige que dá a mesma coisa, talvez isso iria ajudá-lo também...
Dados:
Guitarra Cort X11, Floyd Rose. Cordas 0.09.
|
Shapu Veterano |
# jun/12
· votar
A minha Floyd, sempre que eu alavanco pra frente e depois pra trás dá um estalo no Nut. Não há problema nenhum com a guitarra em relação com segurar a afinação, até porque eu desço a lenha na ponte e no máximo desafina alguns comas depois de um longo tempo tocando, mas o barulho é chato pra cacete, queria saber se é normal ou se alguem aqui sofre do mesmo mau, ou sei lá, tenham alguma solução.
Ja apertou os parafusos do nut com o braço ? A minha fazia isso também e foi só apertar o parafuso e resolveu.
|
# jun/12
· votar
Kingeer Cara, isso é problema de manutenção de seu instrumento. Verifique os parafusos do "lock-nut" e os parafusos e porcas das tarrachas, por fim, as molas da ponte e seus pivôs. Abç
|
BJAofficial Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
tenho um PA aqui, que uso com a banda... mesa, amp e caixas.. o amp tem saida pra 5 caixas, 2 esquerda, 2 direita e uma centro.. caixa passiva própria pra PA a gente tem só 4, que a gente vai liga nas saidas stereo.. a minha dúvida é, na saída do centro que ta sobrando, eu poderia usar uma caixa passiva de guitarra mesmo? tenho um laney CUBCAB, com 2 falantes de 12".. nao teria problema ligar ele no PA junto, já que é a mesma impedancia? (imaginei que talvez por nao ter tweeter ou coisa assim, pode nao aguentar mto bem, ou seilá por qual outro motivo)
abraço
|
Kingeer Veterano |
# jun/12 · Editado por: Kingeer
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bem, você é Luthier e talvez tenha tido clientes com esse problema, se sim, qual eram as causas do problema? (de uma forma específica, não como você falou, tido como manutenção, mas especificamente em alguma parte da guitarra, sacou?) Visto que a minha é uma guitarra "nova" nunca caiu e nada, o Lock Nut está muito bem fixado e os parafusos também, nada espanado. As tarraxas estão muito firmes. A minha guitarra tem Baixador de cordas, pode influenciar nisso? Uma coisa importante: O barulho parece vir somente do lugar onde passa a Mizinha e a Si, visto o problema, tentei trocar a ordem dos parafusos e dos bloquinhos e continuou (quer dizer, eu acho então por isso que o problema não está nos parafusos nem nos blocos). Será que é falta de atrito pelo fato da mizinha ser a corda mais "fina"?
Outra coisa que queria te perguntar é a seguinte:
Certa vez tirei a ponte da guitarra (desafinei todas as cordas e removi ela dos pivôs, para que eu colocasse uma borracha tipo E.V.A por baixo dela (na parte cavada do corpo onde é colocada a ponte), mas notei que os pivôs, mesmo que firmes na madeira, a parte externa deles fica meio "bamba", até que eu coloque a ponte, aí eles se firmam. Isso é normal?
|