Autor |
Mensagem |
Eddie Van Hallen Veterano |
# jun/12
· votar
Olá Tenho um violão flat de corda de nylon. O mizão está trastejando, principalmente nas primeiras casas. Quando eu toco a corda solta não trasteja. O que pode estar causando isso?
|
gualtersouza Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola fconde77 FBlues_rock
Valeu. Vou assumir tabaco translúcido (charcoal). abç
|
thmenezes_RJ Veterano |
# jun/12
· votar
Caro mestre Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma SX SST 62, e ultimamente o braço dela tem me incomodado muito (o acho gordo e desconfortável). Depois que adquiri uma Fender e uma Cort m-600, tá bem difícil pra me adaptar ao braço da SX.
Tenho uma Yamaha RGX-120 aqui, boa guitarra, mas não tem as características de strato. Adoro o braço dela e estava pensando em colocá-lo na SX. Ambos são aparafusados, porém, o da Yamaha tem 22 trastes.
Quais as implicações e os problemas que posso encontrar nesta troca?
Abçs
|
nayltongmail Veterano |
# jun/12
· votar
thmenezes_RJ
Caro amigo deixa
|
nayltongmail Veterano |
# jun/12 · Editado por: nayltongmail
· votar
thmenezes_RJ
Caro amigo deixa eu
|
vitorrock Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Então bertola,já uma guitarra com floyd rose sem back box,teria esses mesmos problemas de não poder afinar diferente que desafina a guitarra inteira? E quando for trocar a tensão das cordas,o processo de uma guitarra com floyd sem back box,o processo é o mesmo de uma guitarra normal? abç
|
123nove Veterano |
# jun/12
· votar
Bertola, pode dar uma ajuda pra gente nesse topico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185265/
Abçs.
|
Abadia Veterano |
# jun/12
· votar
Boa Noite Bertola e Seiji tudo bom? Eu ganhei um braço de uma fender telecaster completo, e um corpo de uma tele, sem nada... vale mais a pena eu colocar tudo original da fender telecaster? ou montar com outras marcas boas? Qual fica melhor em todos os termos? Vocês poderia me dar uma ajudinha com as marcas tambem, se for melhor montar de marcas variadas E qual um violão bom de até 500 reais? estou colocando um Bom de 500, pois vou fazer a guitarra Abraço Tudo de bom pra vocÊs Abadia
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# jun/12
· votar
BJAofficial Cara, vc já tem um equipo bacana com 4 caixas... Ligar esse combo aí seria uma gambiarra... Kingeer Cara, é difícil de responder à sua pergunta sem examinar detidamente a guitarra. Não é normal. Os pivôs tem que estar firmes... Eddie Van Hallen Trastes desnivelados. Leve a seu luthier para proceder um "rebatimento" ou nivelamento. thmenezes_RJ Impossível. Não afinará nunca. vitorrock Não. Sem o "back-box" a guitarra fica tão estável como uma com ponte "comum", aliás, fica melhor. Abadia Cara, determinadas peças não precisam ser "de marca", como a ponte, por exemplo. Captadores, há inúmeras marcas nacionais de qualidade (Sound/Malagoli, Sérgio Rosar, Cabrera). Quanto à violões... Existem tantas marcas no mercado hoje em dia, que só testando mesmo... Abçs
|
Kingeer Veterano |
# jun/12 · Editado por: Kingeer
· votar
Bertola
Bem, sobre o "estalo", eu consegui resolver, foi o seguinte: Eu joguei um pouco de grafite nas parte traseira do Nut (parte de "cima" se olhar de frente) e dei uma alancada pra trás e pra frente, notei então que o Nut estava "tampando" o grafite, o que queria dizer que ele estava se movimentando, tirei os blocos que prendiam as cordas ao Nut e dei uma olhada nos dois parafusos que prendiam ele ao braço da guitarra, o segundo parafuso aparentemente estava firme, mas eu dei uma "arrochada" nele de forma que ele ficasse bem preso, mas não ao ponto de espanar, resultado: O estalo sumiu!
Sobre os pivôs, você disse não ser normal, mas mesmo assim eu acho que vou deixar quieto, pois "não se mexe em time que está ganhando", não é mesmo? Mas na próxima visita ao luth vou pedir pra ele dar uma olhada nisso. Fora isso a guitarra está perfeita, eu tinha te falado antes daquela história da ponte estar "torta", mas acho que nem vou me preocupar mais com isso, pois contatei o serviço de garantia, mas como eu comprei a guitarra no Rio, eles disseram que se constatar problema realmente eu teria direito ao reparo ou à troca da guitarra, mas caso o contrário, eu teria que pagar os fretes de ida e de volta (60 paus cada viagem!). Aí resolvi deixar quieto pois a guitarra está funcionando perfeitamente, não desafina nem a pau, alavancada macia, oitavas milimetricamente ajustadas, braço macio... Bom, nem precisa falar mais né?
Abraço.
|
# jun/12
· votar
Kingeer Vc fez exatamente o que eu havia recomendado. Quanto aos pivôs, talvez colocar um pouco de teflon em sua rôsca deixe-os mais firmes. Abç
|
Kingeer Veterano |
# jun/12 · Editado por: Kingeer
· votar
Bertola
Bom, em relação ao teflon, eu teria que tirar o pivô para aplicá-lo ou somente a ponte? Onde compro esse produto?
Valew!, abraço.
|
fconde77 Veterano |
# jun/12 · Editado por: fconde77
· votar
Kingeer O Teflon que o Bertola se refere também é muito conhecido como "veda rosca", você encontra em lojas de material de construção e deve custar uns R$ 3,50 o rolo A instalação é fácil, retire as cordas, molas e por fim a ponte, desatarraxe os pivôs da bucha que esta no corpo da guitarra e envolva toda a rosca dos pivôs com algumas voltas do teflon e coloque no lugar e veja se depois de aplicado ficou firme, se continuar frouxo aplique mais até fixar o suficiente.
|
gleison dande Veterano |
# jun/12
· votar
Olá. Tenho uma Les Paul. As cordas estão muito baixas, aí está trastejando. Mexer no tensor resolveria o problema, para deixá-las mais altas?
Sei que vão dizer para levar em um luthier, mas queria uma dica pra fazer eu mesmo, por minha conta em risco. Obrigado
|
guitarplayer123 Veterano |
# jun/12
· votar
Eu tenho uma Gibson Les Paul Classic Custom, 2012, recém-comprada, que ta chiando quando eu ligo no amplificador. O cabo também é novo, e quando eu encosto na ponte da guitarra ou na ponta do cabo, o chiado some. O que pode ser?
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
gleison dande Não, o tensor só serve pra acertar a angulação do braço em relação a tensão das cordas... se acha as cordas baixas mexa na ponte. LEVE AO TUTHIER
guitarplayer123 O problema pode ser na sua rede elétrica e quando vc coloca a mão faz o aterramento ou estar com volume ou distorções muito altas ai isso já seria normal
|
Schena Veterano |
# jun/12
· votar
Resgatei uma guitarra do meu tio Giannini Diamond Semi-acústica de 1978 O braço dela esta rachado. Gostaria de saber se é possível uma restauração nesta guitarra. Se valeria a pena.
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/481317_4800704286 85055_318170538_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/246472_4800679886 85299_226881804_n.jpg
(me avise se n conseguir ver as fotos) Abraços.
|
# jun/12
· votar
Kingeer Teria que tirar o pivô. Compra em qualquer loja de material cara. gleison dande Sei que vão dizer para levar em um luthier, mas queria uma dica pra fazer eu mesmo, por minha conta em risco. Então, fica por sua conta e risco levantar a ponte e desregular a guitarra... guitarplayer123 Se o chiado some, está correto. Schena Possível é, mas vc terá que levá-la a um luthier competente, pois esse estrago aí é grave. Abçs
|
thmenezes_RJ Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Foi o que imaginei. Tem que ser um braço com exatamente as mesmas medidas né? 21 trastes e o mesmo comprimento. Obrigado
|
# jun/12
· votar
thmenezes_RJ Exatamente. Abç
|
Welfane Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde meu caro!
Talvez essa minha pergunta seja estúpida, mas é o seguinte:
Comprei uma Tagima T635 pela internet (minha cidade tem uma única loja de instrumentos, e, não tem variedade alguma e quanto tem o que queremos custa o olho da cara) então entendo os riscos, e já vou ter de procurar um luthier na minha região (outra dificuldade) pois está trastejando um pouco.
[/b]A dúvida é o seguinte,é normal esse espaço da última casa com o corpo do instrumento? Não teria de está bem junto ao corpo? [b] Minha outra strato o braço fica bem rente, não tem essa folga (algo em torno de pouco menos que uma moeda)
Segue as fotos para facilitar:
http://imageshack.us/photo/my-images/593/20120625132816682.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/580/20120625132809916.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/221/20120625132732264.jpg/
Agradeço desde já pela ajuda amigo!
|
# jun/12
· votar
Welfane Estou na universidade e aqui não abre esse tipo de site. Haver esse espaço não é problema algum, desde que a distância da ponte esteja correta. Meça com uma trena a distância da pestana ao 12º traste. A distância do 12º traste até os carrinhos das cordas "centrais" tem que ser a mesma. Se não for... A guitarra jamais afinará... Abç
|
Welfane Veterano |
# jun/12 · Editado por: Welfane
· votar
Mauricio Luiz Bertola
A pergunta foi mal formulada, com as fotos você vai saber o que estou falando, seria um pequeno "vão" do braço com o corpo somente na última casa!
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
Welfane
camarada isso é normal, no seu caso somente a escala avança em direção ao corpo... faça como o Bertola falou e meça pra tirar a sua dúvida, mas pelo que ví esta Ok, tenho uma Cort S2900 e é a mesma coisa.
|
guitarplayer123 Veterano |
# jun/12
· votar
fconde77 O problema então não se trata nem da guitarra, nem do cabo, nem do amplificador?
|
vitorrock Veterano |
# jun/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Caramba,não imaginava isso! obrigado! abç
|
Felippe Rosa Veterano |
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar
Mauricio Luiz Bertola Boa Noite ! Há algum tempo eu coloquei 2 Malagoli's Custom's 59 na minha CLPII, e os captadores são de fios com 4 condutores, e 2 deles, um preto e outro branco, não são ligados no potenciômetro, isso é certo ? por que ? Abçs
|
fconde77 Veterano |
# jun/12
· votar
Felippe Rosa
os captadores são de fios com 4 condutores, e 2 deles, um preto e outro branco, não são ligados no potenciômetro, isso é certo ? Sim esta certo, veja o esquema da Malagoli
por que ? Pq assim vc ativa as 2 bobinas... o fio preto e de uma bobina e o branco de outra, se ligar apenas um fio o HB fica apenas com uma bobina ativa... por isso HB de 4 fios vc tem opções de usar um potenciômetro push-pull e ativar apenas uma bobina do HB
|
Felippe Rosa Veterano |
# jun/12
· votar
fconde77 por isso eles são soltos mas ficam soldados juntos, né ? Valeu !
|
Otto Mann Veterano |
# jun/12
· votar
Bertola, Boa tarde!
Descolei um braço de Fender strato americana "canhota", mas sou destro. Estive pensando: Se eu simplesmente colocar esse braço num corpo "destro" eu teria uma strato de mão invertida ou não dá pra fazer isso?
Tenho a impressão de isso prejudicaria a tensão das cordas. Procede? Fora isso, teria mais algum problema?
Desde já, muito obrigado!
|