【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


tpgslash
Nada.
Você tem que levar sua guitarra a um luthier para que seja feito o nivelamento dos trastes...
Abç

Jean_Strato
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Porque é recomendado comprar uma guitarra com floyd rose ao invés de mandar um luthier fazer a furação e trocar a ponte ?

Pedal Sokaado
Veterano
# mai/12 · Editado por: Pedal Sokaado
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que vc disse a respeito do Staner Kute 205s era verdade!
Testei ele hj, só com uma pedaleira pra ajudar mesmo, vlw.

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os captadores da minha guitarra estão meio enferrujados, o que eu posso usar pra limpar? uma lixa fina? bombril?
E limpando eles pode prejudicar o timbre?
E também é verdade que se eu limpar eles e colocar um pouco de esmalte incolor ou super bonder eles não vão mais oxidar?

Outra dúvida, minha guitarra está com um arranhãozinho pequeno na pintura, mas está me incomodando um pouco, qual a procedência correta pra tirar esse arranhão?
Qual tipo de tinta usar e como aplicar essa tinta?

Otaniel
Veterano
# mai/12
· votar


Dudurlz
boa pergunta... vamos ve a instrucao do bertola.. to filmando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Jean_Strato
Porque custa caro...
Pedal Sokaado
Eu sei... Conheço o amp...
Dudurlz
Usa-se uma lixa d'agua fina, e deve-se ter cuidado para não estragar. Depois, passa-se uma fina camada de esmalte incolor de unha para proteger; mas isso apenas retarda a oxidação. Quanto à pintura, ou vc "desencana" disso, ou terá que retocar ou mesmo repintar o instrumento...
Abçs

PEdroooo
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas entao Bertola, vc teria alguma indicação de cap ativo que tenha um bom custo beneficio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


PEdroooo
Só conheço os EMG's....
Abç

Velvete
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comparando com fotos da internet, essa guitarra: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236840738--ibanez-rg-350-ex-350 ex-koreana--_JM
não me parece ser original, visto o detalhe dos dentes de tubarão no braço e o neck plate, certo?

Abraços

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obg pela instrução, tirou minha dúvida.
Mas em relação a pintura da guitarra, queria só da uma retocada mesmo, minha guitarra é da cor preta piano, e ela ta com um arranhão pequeno, mas eu queria só retocar ela mesmo e um conhecido meu tem experiência em pintura e os equipamentos necessários para a mesma.
Queria saber qual o procedimento:
Qual tipo de tinta? Qual procedimento para aplicar?Alguma observação especial?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Velvete
Cara, só examinando "in loco" mesmo...
Dudurlz
Cara, aqui mesmo nesse tópico, eu descrevo os procedimentos. São trabalhosos e demorados, e há a necessidade de desmontar todo o instrumento, remontar e re-regular tudo... Pense bem, pois é muito trabalho para nada...
Agora, se for apenas retocar, com pincel fino e lixa d'agua 1200 dá pra fazer...
Abçs

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas no caso tem uma tinta especifica para esse retoque?
Ou qualquer uma serve?
E como que eu faria esse retoque, quero dizer, se precisa lixar um pouco antes de pintar, se teria que dar duas mãos de tinta e etc.
Desde já agradeço a ajuda.

billkrek
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

qual são as dimensões da madeira para o corpo,braço e escala da guitarra ?

fconde77
Veterano
# mai/12 · Editado por: fconde77
· votar


billkrek
qual são as dimensões da madeira para o corpo,braço e escala da guitarra ?

Pode variar de modelo pra modelo... baixe nesse link as plantas das guitarras mais famosas pra vc ter uma noção.
https://skydrive.live.com/#cid=C01F1F438DEEF1A9&id=C01F1F438DEEF1A9%21 256

fconde77
Veterano
# mai/12
· votar


Dudurlz
Qual a sua guitarra... se for um modelo moderno de médio/baixo custo quase certeza que a tinta é P.U.
O risco te incomoda pq, foi profundo até a madeira ou foi superficial ... dependendo do risco pode sair no polimento ou ter que repintar a guitarra... Preto e muito ruim de retocar pq fica nítido a tinta nova e a velha.
- Se foi profundo e deixou a madeira a mostra use um marcador de texto pra disfarçar,
- Se foi superficial de um polimento retirar ou diminuir o riscado.

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


fconde77
É uma Cort x6, foi na verdade um corte na guitarra e ta mostrando um pouco da madeira sim, e ta me incomodando porque a cor da madeira destaca muito na com da pintura da guitarra queria só da um retoque pra resolver ou pelo menos pra disfarçar um pouco.
E como nunca aconteceu isso comigo não sei como proceder rsrs.
Alguma ajuda?

PS: o marcador de texto não funcionou. Agora que olhei bem, vi que ficou tipo um buraco mesmo, vou tentar postar uma foto mais tarde, não se admire se eu estiver fazendo tempestade num copo d'agua, mas é que está me incomodando mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Dudurlz
Use esmalte sintético.
Abç

Warbeast
Veterano
# mai/12 · Editado por: Warbeast
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um colega me falo pra limpar a escala da guitarra(q e de rosewood)com limão pra tirar a sujeira e depois passar óleo de peroba,o limão pode prejudicar em alguma coisa?
obrigado,abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Warbeast
Não há necessidade de usar limão.
Se ela tiver crostas, use Veja Multi-uso e a parte verde da esponja, e depois de secar, aplique o óleo de peroba.
Abç

Warbeast
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Jean_Strato
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara to querendo instalar, 2 captadores hot rails da malagoli numa strato que tenho, preciso colocar os potenciometros de 500k né e da para fazer um esquema push-pull com captadores assim ? vlw mestre

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha Tagima T735 Special esta com um problema muito ruim, em qual quer amplificador ela faz um ruido no botão de volume, mas não quando mexe nele, e sim quando é colocado entre 1 e 9, nesse ponto fica um ruido forte, só para com o volume no 10 e no 0. Isso é problema só do potenciômetro?

Ramosdan
Veterano
# mai/12
· votar


Olá!

Gostaria de perguntar sobre meu violão. Eu regulei o tensor, após a troca de encordoamento, e o problema é o mesmo que antes da troca. Apesar do braço reto (ou quase, porque não se deixa reto de tudo) e de uma distância de 5mm entre a 6ª corda e o 12º traste, a corda MI (6ª), trasteja nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª casas.

O que pode ser, retífica de trastes?

Se eu solto mais o tensor, a corda MI fica com um som de leve trastejo, quando solta ou em qualquer casa.

Abraços.

enigmaoro
Veterano
# mai/12
· votar


Seguinte pessoal, ganhei uma Golden Les Paul das antigas... ligo ela no amp e ela só tira som quando o Drive esta ligado .-. (e o som nem fica com distorção .-.)

creio que seja os captador, compensa arrumar? qual captador devo colocar? realmente é o capitador ? .-.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Jean_Strato
Sim.
Alex guitar man
Troque o pot.
Ramosdan
Sim. Leve sua guitarra a um bom luthier para o nivelamento de trastes.
enigmaoro
Estranho isso....
O problema é na parte elétrica como um todo.
Abçs

Otaniel
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Socorro !!!!

Mandei uma mensagem pra ti no seu perfil ...
socorro Mauricio Luiz Bertola !!!

Se sobrar um tempinho ve la pra mim !!
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Otaniel
Já mandei o link.
Abç

Otaniel
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado... bom que tem explicações ... valeu mesmo ... dexa comigo .. rs..

Ramosdan
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela resposta. Queria fazer com você, mas acho que é do Rio, certo? Sou de São Paulo.

Vou procurar o Luthier assim que der pra comprar outro encordoamento, porque acabei de comprar um, e acho que não vai dar pra fazer e depois usar o mesmo.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Ramosdan
Exatamente.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji