【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
RockOldSchool
Veterano
# fev/12
· votar

Lembrando que é sem grandes pretensões. Minha ideia é usar um trio de fender american std e tarraxas gotoh que já tenho aqui, e tentar ficar com uma strato honesta.

fconde77
Veterano
# fev/12 · Editado por: fconde77
· votar

Mauricio Luiz Bertola

surgiu a oportunidade de negociar uma telecaster Squier California Series por +- R$ 350,00, só que esta sem o NUT e a escala esta lascada(provavelmente por causa da remoção)
http://bf1.farm8.staticflickr.com/7066/6794129578_88307300cb_z.jpg

Mas a principal dúvida é sobre a guitarra num geral, sua construção, madeiras etc. Queria saber quais informações vc tem sobre esse modelo pra poder avaliar o negócio.

ehfika
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Falei dos caps pq agora que zoaram a guitarra, eles enferrujaram. To pensando em juntar com meu pai e ir na casa de cada um botar pra pagar certa porcentagem de toda a parte elétrica que oxidou... ta funfando, mas não quero tocar com tudo enferrujado O_o

ehfika
Veterano
# fev/12 · Editado por: ehfika
· votar

Bertola

Potenciômetros logaritimicos de 500k custam apenas 3 reais?! E os com push-pull?
P.s.: Com potenciômetros tem essa de "marca"?
P.s2.: É recomendável colocar o push-pull no volume ou no tone?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

wilken
Só testando mesmo...
RockOldSchool
Se a Squier Affinity for o modelo mais atual, vale mais essa (as antigas eram muito ruins também). Procure testar as duas...
fconde77
Essa série também não é lá essas coisas: Madeira do corpo muito emendada e abaixo da espessura padrão e "hardware" de baixa qualidade...
ehfika
Essa ferrugem dos capts pode ser "limpa" usando um estilete e lixa d'agua.
Vai colocar pots "push-pull" porque? Os capts tem 4 fios por acaso?
Potenciômetro não é caro...
Abçs

ehfika
Veterano
# fev/12 · Editado por: ehfika
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Hm, "limparei" então...
Os capts tem 4 fios por acaso?
Não sei, o luthier aqui é você... eles tem 4 fios? E precisam ter pra por push-pull? E por quê? (sou chato pa krl ne.)
E quando eu perguntei se os caps me deixariam na mão algum dia, é na forma de deixar a desejar no som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

ehfika
eles tem 4 fios? E precisam ter pra por push-pull?
Provavelmente não. E sim, precisam ter...
E por quê?
Sem os 4 não há como "separar" as bobinas, portanto, não há como colocar pots "push-pull" ou chavinhas...
E quando eu perguntei se os caps me deixariam na mão algum dia, é na forma de deixar a desejar no som.
Isso, só vc mesmo pode responder, mais ninguém. E, mesmo assim, apenas no futuro...
Abç

ehfika
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Brigadão cara, eles são de 2 fios, não da msm pra splitar :/
Os malagoli 496 e 600T são 4 fios, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

ehfika
Sim, tem com essa configuração.
Abç

-Diuff-
Veterano
# fev/12 · Editado por: -Diuff-
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Iaê Bertola como vai? Eu gostaria de saber se vc poderia me explicar um pouco sobre o timbre do aghatis e o do basswood, pq estou em duvida entre duas guitarras cujo as diferenças são as madeiras, então queria saber qual o timbre de cada madeira já que não posso testa-las, as guitarras são Yamaha Pacifica 012 e a Shelter California STD25, dizem que elas são parecidas e não muita diferença no acabamento e ferragens.

User9000
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
sai caro rebobinar o captador ? você acha que vale a pena ? é um fender que veio em uma fender americana standard. acredito eu que seja um tex mex.

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

Bertola

será que é bom negócio comprar uma condor cg 300 e futuramente trocar a ponte e os caps ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

-Diuff-
A Yamaha é melhor. Compre essa.
User9000
sai caro rebobinar o captador ?
Sai.
Acho que o pessoal da Sound/Malagoli e da Cabrera fazem esse serviço.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
Cara, guitarra barata com ponte tipo "Floyd-Rose" é "dôr-de-cabeça" na certa...
Abç

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

por isso, futuramente trocar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
Realmente eu não sei se compensa... Um ponte "floyd-Rose" de qualidade (Gotoh ou Schaller), custa o preço de uma guitarrinha dessas aí, e são só essas que prestam...
Abç

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

mas o bom de comprar guitarras de baixo custo, é que você vai gastar pouco dinheiro, pode comprar um amp bom com o dinheiro economizado e tunar a guitarra, o que seria diferente se eu comprasse uma cara, ela custou muito e se eu trocar uma peça, iria desvalorizar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
A questão não é desvalorizar, e sim a relação custo-benefício que fica ruim. Ademais, é meio contraproducente vc instalar peças de alto preço e qualidade numa estrutura que não proporcionará à elas o rendimento ótimo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
Creio que vc devería investir em um bom amp, em aulas com bons professores (aqui em Nikity tem vários!),e, por último numa guitarra simples, confiável (portanto de manutenção mais fácil e barata) e com as melhorías certas...
Abç

ZoSo.
Veterano
# fev/12
· votar

Bertola
Acabei de adiquirir uma Squier Telecaster California series, comprei essa guitarra pois passei por uma loja e vi ela por um preço muito bom, R$ 450,00. Gostei bastante dela só acho que vou dar um up, quero outra captação, essa que veio nem parece de tele, quais captadores me recomenda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

ZoSo.
Sem nem pensar muito:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1716-jogo_telecaster_v intage_plus__ponte__braco_
Abç

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

po eu tenho aula sim, no conservatório de icaraí, mas eu conheço alguns professores bons tipo o maranhão... eu pretendo comprar um borne 30w em maio, e mais tarde troca a ponte por uma arcano ou uma gotoh... e os humbucker pelos ativos da condor q tão 62 cada um

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
A Arcano não é lá essas coisas não, e uma Gotoh Tá em torno de R$ 500 nova!!
Esses capts ativos da Condor são bem genéricos e de som estridente....
O amp Borne é legal, e o Maranhão, excelente professor (eu o conheço pessoalmente).
Abç

Btardelli
Veterano
# fev/12 · Editado por: Btardelli
· votar

Mauricio Luiz Bertola

o que você axa desse set de caps da malagoli para uma guita barata (super strato condor) que estou restaurando? http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1718-jogo_c_2_captador es_para_guitarra_traditional_hb_hot_ponte__traditional_hb_braco

abç

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

vc conhece o Marcos Guimarães ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Btardelli
Bons capts.
Bach_Rocker
Infelizmente não...
Abç

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar

mas muita gente fala bem dos caps da condor... os ativos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Bach_Rocker
Mas eu não gosto... Agora, se vc quer instalá-los, e pessoas abalizadas apoiam... Então faça. Eu não sou dono da verdade não... Rs,rs,rs...
Abç

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola,acho que não te perguntei isso ainda:
Eu Andei olhando em alguns tópicos sobre mudar a afinação da guitarra,que pode causar o empeno do braço,ai eu já fiquei preocupado.
Eu não mudo toda hora,porém toda vez que vou treinar,eu toco a maioria das músicas na afinação padrão,porém,algumas são em D#,algumas em D,e bem pouco em Drop C,B,A,coisas do tipo.
Eu toco guitarra a apenas um ano,porém eu faço essa troca de afinação faz tempo,será que eu corro risco.
Ah,as vezes eu faço isso no violão também,não afinar em drop,más meio tom,um tom abaixo.
Obrigado.
abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

vitorrock

Respondendo uma pergunta que não era para mim: meu violão sobreviveu bem a isso por uns vinte anos. Eu tocava clássico que algumas músicas pediam um Ré na sexta corda. As cordas de nylon tem tensão bem menor, mas nunca empenou. O problema é que a tensão das cordas de nylon fica em torno de 40 kg e as de aço em torno de 100.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji