【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Dhanny
Veterano
# fev/12
· votar


outra perg bertola para tocar ao vivo precisa se ligar cada instrumento em cada ampl e ligar os ampl na mesa de som ?? abç

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


Dhanny
Sei que perguntou para o bertola, e que ele me corrija se eu estiver errado, mas para acelerar sua resposta:

A mesa de som serve para instrumentos também...escolha uma de qualidade pois ela pode matar o som se for daquelas genéricas...
Para shows é possivel as duas configurações, cada instrumento em um amp, ou você pode plugar os instrumentos em uma mesa e jogar a saida de audio da mesa em um amp, assim sairá todos os instrumentos em um amplificador...
cabe a você decidir qual é a melhor configuração, na minha opinião cada um no seu amp é melhor, pois por exemplo, um amp de baixo é bem diferente de um amp de guitarra...
Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
A mesa de som serve para instrumentos também...
Geralmente apenas para violão e eventualmente teclados, bem como para os tambores da bateria (bumbo, caixa e "overall").
você pode plugar os instrumentos em uma mesa e jogar a saida de audio da mesa em um amp, assim sairá todos os instrumentos em um amplificador...
Isso nunca dá certo em esquema amador, apenas em P.A's altamente profissionais. Jamais para uma banda pequena (mesmo que sejam, caras experientes).
Dhanny
precisa se ligar cada instrumento em cada ampl e ligar os ampl na mesa de som ?? abç
Não.
O que vc precisa é ligar cada instrumento em seu amp específico, e não ligá-los à mesa alguma.
As únicas coisas que vc liga na mesa são as que citei acima. Ou seja: O guitarrista de sua banda TEM QUE TER um amp com, no mínimo 30/40WRMS e falante de 12pol. O baixista, um amp de 150/200WRMS e falante de 15pol, e por aí vai...
Abçs

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Ta aqui..

Boca torta:

http://imageshack.us/photo/my-images/823/dsc00355dz.jpg/

Rastilho colado!!!!! e quebrado:

http://imageshack.us/photo/my-images/692/dsc00358iq.jpg/


E riscos:

http://imageshack.us/photo/my-images/811/dsc00360q.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/269/dsc00356we.jpg/


Mas uma coisa:

A captação esta muito ruim, a mizinha não sai nas caixas e o som simplesmente para de vez em quando....


Então, vale apena investir nele ou pegar outro violão?

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Cara, os riscos não são um problema...
A questão da bôca é esquisita mesmo, um empeno. Nesse caso significa que o violão foi confeccionado com madeiras de má qualidade e empenou.
O problema da captação não tem solução barata...
Ou seja: Compre outro...
Abç

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Nesse caso significa que o violão foi confeccionado com madeiras de má qualidade e empenou

Tampo: spruce laminado


Esta bem vou envestir em um futuro violão :)

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
se eu colocar caps lisos a unica coisa que mudaria na minha strato seria no etalado, ou alguma outra coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
laminado
Tá explicado...
guizimm
Não entendi a pergunta. Formule-a com mais exatidão.
Abçs

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Tá explicado...

??

Vou dar uma pesquisada ;)

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


ha, já entendi.... pobre violão........

Inoob
Veterano
# fev/12 · Editado por: Inoob
· votar


Mauricio Luiz Bertola
se eu colocar caps lisos a unica coisa que mudaria na minha strato seria no etalado, ou alguma outra coisa?

Eu entendi.. ele está perguntando se ele colocar aqueles captadores humbuckers em formato de single (lisos) no lugar dos single coil iria diminuir apenas o chiado...

Vou deixar essa para o bertola responder... SAHUHUSAHUAS só interpretei...

Alex guitar man

Laminado = "Compensado", "madeira ruim"...

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nossa, foi mal, é que vc me respondeu umas perguntas disso umas paginas atras, aí eu tava olhando la e nem vi que tinha ficado pra trás

vc falou que os caps lisos (como os lace sensor) não tem o som tão estalado (pagina 157 deste tópico), e eu queria saber se muda mais alguma coisa no timbre

Bob Mauley
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bob Mauley
· votar


Boa noite aos mestres, preciso de uma mãozinha, meu caso é o seguinte...

Adquiri minha guitarra nova há uns dois meses, e, talvez devido ao clima umido de minha cidade, os trastes e a ponte estao começando a oxidar, para minha tristeza

Será que isso se deve ao fato de que minha bag (que é bem vagabundinha) não é impermeável? Uma bag decente evitaria oxidaçoes posteriores? Achei um pouco cedo pra ter este tipo de problema e fiquei um pouco preocupado.

E mais, quais produtos sao mais indicados para polir minhas ferragens?

Obrigado, e um grande abraço ao Bertola e Seiji, fiquem na paz de Jah

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
O problema é que a expressão "capts lisos" não quer dizer nada. Tanto há capts lisos tipo os "Lace Sensors", como lisos tipo "stacks" (Hb's verticais), tanto capts lisos single-coils...
guizimm
Cara, leia o que escreví acima...
Bob Mauley
Cara, a oxidação dos trastes é normal em guitarras de baixo custo. Tanto a humidade, quanto a falta de limpeza após se tocar a guitarra contribuem para isso. O que vc deve fazer é retirar as cordas (até para trocá-las) e polir os trastes com bombril. Se a escala for clara, proteja-a com fica crepe, depois (no caso de escala escura), hidrate-a com óleo de peroba. Claro que um bom bag rígido ou case é uma boa dica, principalmente se vc adicionar nele saquinhos de sílica-gel
Abçs

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
saquei, vlw

eu pesquisei em uns tópicos antigos aqui do fcc e vi dizerem que os lace sensor e os noiseless, apesar de diminuirem os ruídos, tiram um pouco do brilho do timbre da guitarra, vc ja teve experiencia com esses captadores pra me dizer se isso procede?

Bob Mauley
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, a oxidação dos trastes é normal em guitarras de baixo custo

Então, isso que me deixou com o pé atras, não é uma guitarra de baixo custo... Vou tentar dar uma polida com bombril, obrigado pela dica.

Parece que vou ter que largar mão de ser muquirana e desembolsar mais para uma bag decente haha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
Sim, procede. Só os capts tipo "single-coil" produzem aquele som "estalado" característico, mormente nas posições 2 e 4 da chave. Os modelos tipo "satck" chegam perto...
Bob Mauley
Mesmo em guitarras caras isso acontece...
Abçs

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas os noiseless e lace sensor não são songle coils?
Os modelos tipo "satck" chegam perto...
o que é isso?

-Diuff-
Veterano
# fev/12 · Editado por: -Diuff-
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em uma guitarra HSS tem problema se eu colocar singles vintage e hb de saida alta? Por questão de versatilidade. Eu iria colocar o HH777 na ponte e custom alnico 50 no braço e no meio, todos malagoli. Caso tenha problema quais nessa faixa de preço que seja versatil vc me recomenda? Eu toco de tudo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
Hb's verticais, como o Stellfner Neodymiun.
-Diuff-
Não tem problema algum...
Abçs

-Diuff-
Veterano
# fev/12
· votar


Obrigado mais uma vez...

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
calma ae
vc ta dizendo que os lace sensor e os noiseless não são single coils?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
Não são...
Abç

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o loco cara, tem certeza que a gente ta falando da mesma coisa?
e os lace sensor que o clapton usa?
e os noiseless n3 da minha fender?
(exatamente igual a essa)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
NÃO são single-coils...
Sei muito bem do que estou falando cara...
Abç

crisão
Veterano
# fev/12
· votar


Obrigado, Bertola.. essa semana devo colocar os sh1 na Sheraton e fazer um teste..
valeu.

Ariel Ferreira
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa grande Bertola, boa noite.

Cara é o seguinte quero fazer seu SuperFuzz, só que tenho algumas dúvidas que são:

1- Só vejo falarem do MiniFuzz, entre o MiniFuzz e o SuperFuzz a diferença de som é muito, qual dos dois tem a melhor qualidade e dinâmica?
2- Qual a diferença de áudio entre o Diodo 1n-4148 e um led?

Acho que por enquanto são só essas minhas dúvidas, se possível saná las ficaria grato. Aliás, Parabéns pelos grandes projetos Bertola. Obrigado.

Dhanny
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
Mauricio Luiz Bertola
mto obrigado a vocês foi de grande e ótima ajuda em mnha duvida abçs :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Ariel Ferreira
1) Ambos são fuzzes, ambos são dinâmicos. O SuperFuzz é um aperfeiçoamento do FuzzFace.
2) Com o 1N4148 o som fica mais "fuzz", com o LED, mais "crunch".
Abç

felipebarile
Veterano
# fev/12 · Editado por: felipebarile
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, aquelas ponte fixas p strato ajudam a aumentar o sustain ??

VOU TROCAR O CAPTADOR DA PONTE, devo mudar os 3 potenciometros para 500K ????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji