【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Alex guitar man
Cara, não tenho nem como responder à essa pergunta...
Msess
Vc terá que lixá-lo, aplicar um primer e depois o spray preto, lixando com lixa dágua fina (600) e repintando, depois polindo.
Abçs

Msess
Veterano
# fev/12
· votar

vish,muito trabalho o senhor tem alguam outra idéia??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Msess
Não. Existe apenas um jeito: O certo...
Abç

Msess
Veterano
# fev/12
· votar

obrigado ツ

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!
abç

FilipeCestari
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, com 2000 reais, que guitarra eu poderia pegar com o melhor custo x beneficio, amo Les Paul's meu estilo é Rock e Blues, mas vi a JA2 e testei, achei ela muito confortável,fora o fato de já vir com case, e bateu uma grande dúvida, e sobre as Les Pauls, não consigo encontrar uma Condor CLP, e as Epiphones estão saturadas aqui, a EPI Std ta R$2.800 !!!
Me dê uma dica por favor, mesmo que seja pessoal.

Desde já muito obrigado Bertola, você sempre ta me ajudando, e ajudando a galera também !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

FilipeCestari
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220137793-guitarra-cort-cr-250- les-paul-braco-colado-fl-maple-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220128035-guitarra-cort-m600-av d-captaco-emg-hz-mogno-maple-indonesia-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223628073-epiphone-archtop-dot- 335-guitar-center-music-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220085895-fender-squier-telecas ter-custom-paramore-ate-18x--_JM

Tem algumas boas opções aqui...
Abç

metallicasnake
Veterano
# fev/12
· votar

Ola Bertola
Tenho uma cort x-5. Guardo ela num case, em pé, de frente pra parede. As vezes a pego pra tocar e a afinação está um pouco abaixo, daí eu afino novamente. Em outros momentos a afinação está um pouco acima.
Sei que a desafinação é normal acontecer, mas gostaria de saber se é normal essa "oscilação" na desafinação (hora as cordas afrouxam, hora apertam).
Obrigado pela atenção.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

metallicasnake
Sim, é.
Abç

ehfika
Veterano
# fev/12
· votar

BERTOLA ME AJUDA PELAMOR DE BUDA
Teve uma festa, dai pessoas, pessoas ruins, cara, pegaram minah guitarra e vomitaram nela, afrouxaram as cordas e tacaram água e deixaram molhada. Eu estava bebado dormindo, quando acordie me deparei com isso, SOCORRO, O QUE EU FAÇO?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

ehfika
Limpe e seque-a. Limpe os pots com álcool isopropílico ou freon limpa-contatos. Depois coloque as cordas, afine e guarde com saquinhos de sílica-gel. E não frequente mais festas de vagabundos...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/12
· votar

Olhando uma Ibanez do Daniel Piquê (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224696398-ibanez-pgm-japan-bai xei-e-muito-para-vender-_JM), vi que ela tem dois singles no lugar do humbucker do braço. Minha dúvida é: o campo magnético de um captador influi até onde no outro?

Um parêntese: Lembro que fiz isso, juntar captadores, quando tinha uma Tonante (argh, mas foi isso que meu primeiro salário conseguiu no fim dos anos 80) e os campos magnéticos dos captadores se repeliam tanto que foi na marra e na força que juntei eles. Infelizmente, a qualidade Tonante não permitiu que eu avaliasse muita coisa.

iRock
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O comprimento de uma escala com 22 casas é o mesmo de uma de 24? Eu estava pensando em montar uma cópia de Beretta, mas queria uma com 24 casas, mas não sei se é possivel fazer isso com o mesmo modelo de braço sem mudar o shape ou o comrpimento.

Escalopado
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, urgente! Pode guardar guitarra com floyd com as cordas pra baixo???? a minha chegou e tou na maior neura e nervosismo aqui por causa da ponte, me ajuda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

João Pedro Strabelli
Em princípio não acontece nada. Acontecería se vc ligá-se um no outro, daía, seria uma ligação em série ou em paralelo...
iRock
O nº de trastes NADA tem à ver com a medida da escala... Se vc aumenta o nº de trastes, o que vc diminui é a distância entre o fim do braço e a ponte, então o corpo terá que ser redesenhado...
Escalopado
Sim, mas há que ter cuidado por conta dos parafusos de microafinação.
Abçs

Escalopado
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
que cuidados eu devo tomar?

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/12
· votar

Bertola

Em princípio não acontece nada
Então posso concluir que aquela repulsão foi devido à qualidade dos captadores que eu tinha?

User9000
Veterano
# fev/12
· votar

bertola, sabe me dizer qual é o tipo de fio utilizado nos captadores ?
estou com um problema no meu captador da ponte, que na verdade funciona só que em um volume muito mais baixo em relação aos outros. eu suspeitava que era mal contato na chave seletora, mas no fim eu troquei e que o problema continuou. acho que o problema está justamente no fio entre o captador e a chave seletora, então pensei em cortar uma parte do fio e soldar novamente. alias, será que tem chance do captador está queimado ?

iRock
Veterano
# fev/12 · Editado por: iRock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ah, entendi, eu estava considerando que a escala era só o braço, não sabia que a medida da escala ia do nut até a ponte. No caso de 24 trastes, o encaixe do braço terá de ser mais profundo para dentro do corpo, certo?

ehfika
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E não frequente mais festas de vagabundos...
É, aprendi a lição, era festa da galera de colégio da turma de 2007 ¬¬'
Fizeram mó zona na casa do anfitrião tbm, ele ta revoltado.

Bom, o ocorrido foi no sábado (acabou domingo de manhã), então eu a desmontei, limpei tudo com limpa-contatos, limpei a madeira com óleo de peroba e mergulhei no arroz (pra chupar qualquer líquido), limpei bem a ponte com um pano úmido com desinfetante e depois usei desodorante em aerosol (seco) e também mergulhei no arroz.

Acabei de montá-la e afiná-la, está tudo ok, menos a chave de 3 posições, que não seleciona o captador do braço (só funciona na posição pra baixo e no meio). Acho que terei de trocá-lo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Escalopado
As de praxe... Cuidado, limpeza, mantê-la afinada, no case, etc...
João Pedro Strabelli
Não. a repulsão é fruto da polaridade idêntica e não da qualidade dos capts. É um fenômeno magnético comum e acontece também com imãs.
User9000
Não é esse problema não... Provavelmente o fio da bobina de seu captador rompeu em algum lugar. Terás que reenrolá-lo (em um técnico especializado), e, se ele for um capt barato, é melhor comprar outro...
iRock
Exatamente.
ehfika
Pois é...Acho que sim...
Abçs

Escalopado
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas nao é no case, é deitada com as cordas pra baixo numa cama, colchão, tem algum problema???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

Escalopado
Não cara, já te falei... Cara, cuide bem da sua guitarra, e é só... Ela não é de papel não cara... Rs,rs,rs...
Abç

ehfika
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
No começo eu queria trocar a captação dela, mas aí aprendi a timbrar o pedal direitinho e vi que era mais importante segurar afinação. Será que esses caps originais da minha X14 um dia vão me deixar na mão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

ehfika
Será que esses caps originais da minha X14 um dia vão me deixar na mão?
Cara, se forem bem cuidados, capts duram décadas...
Abç

RockOldSchool
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pintou a oportunidade de eu pegar num rolo uma Giannini Stratosonic AE08 de 1978. Segundo me passaram ela é corpo em cedro, braço em marfim e caps Togoh japonês. Como moro no interior, não terei a chance de testar antes de fazer o negócio.
Conhece? O que acha dela?
Pela fotos que me mandaram me parece absolutamente igual a essas:
http://www.youtube.com/watch?v=bVZcqkPfDyc&feature=related
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217370252-guitarra-giannini-ini cio-dos-anos-80-stratosonic-original-_JM

Desde já agradeço!!!

RockOldSchool
Veterano
# fev/12
· votar

Togoh não!!!! rsrsrsrsrs
Gotoh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar

RockOldSchool
Essas aí são Gianninis Stratossonics do meio pro fim dos anos 70.
O corpo é em caixeta, o braço em pau-marfim, bem espesso, geralmente estável. Algumas tinham capts importados do japão, Gotoh (na verdade era de uma marca que DEPOIS tornar-se-ía Gotoh) ou Might Mighty. Os modelos finais tinham capts produzidos aqui mesmo (de má qualidade). A perte elétrica (pts e chaves) de má qualidade também e chave de 3 posições. As tarrachas eram ruins.
Se vc for pagar uns R$300 + ou - nela, vale à pena, se for mais, pegue uma SX SST57/62 que é muito mais negócio...
Abç

wilken
Veterano
# fev/12
· votar

Será que consigo então usar os efeitos da pedaleira zoom A2 pra resolver o problema da captação???
Eu toco com bandas de sertanejo aqui da minha cidade, e realmente preciso tentar resolver esse detalhe. Iria usar essa pedaleira mais pelo compressor equalizer, e reverb mesmo, valeria a pena?

RockOldSchool
Veterano
# fev/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A pessoa com a qual estou negociando me ofereceu essa giannini ou uma Squier Strato Affinity. A que eu escolher entrará no rolo por 250,00.
Procuro uma strato para posteriores upgrades.
Qual acha mais interessante?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji