【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


fconde77
Eu não aconselho o uso de cêra automotiva, pois, dependendo da escala, ela penetra nos poros e não sai...
Abç

fconde77
Veterano
# abr/11
· votar


Tranquilo Bertola, não pense que estou teimando só postei pra ilustrar que é um assunto muito discutido e cada um com uma opinião diversa!
Apesar que no 2 vídeo o cara isolou a escala, mas é um trabalho que até eu com tempo não teria muita paciência isolar 1 por 1.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não aconselha cera automativa na escala ou no corpo também não recomenda?

Já vi algumas pessoas recomendando o uso da cera no corpo (assim como o video do link).

Abraços

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, o que vc sabe sobre o amp Duovox G50? Quais válvulas ele usa e qual a potência? A qualidade. Toquei num hoje e a sensação foi indescritível, mas pode ser porque nunca tinha tocado em valvulados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete
A cêra, mesmo no corpo, deve ser evitada, pois muitas são abrasivas.
felipelfln
Cara, esse é um amp clássico da Giannini, com 50WRMS puramente valvulados com as tradicionais 6L6 de power. Som cristalino! Porém, é um amp grande e de muita potência para a maior parte das aplicações, principalmente se for a versão cabeçote (a combo é 2X12).
Abç

L.K.R
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, existe alguma possibilidade de lixar atras do encaixe do braço de uma les paul de braço colado para ter mais alcance nas ultimas casas? e tem como, também, deixar o top liso ( o da minha é archtop)?

Provavelmente a resposta é não, mas quero ter certeza, me ajudaria bastante se pudesse.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


L.K.R
Não.
Deixar o "top" liso, é possível, mas o custo é alto e todo o acabamento terá que ser refeito.
Abç

L.K.R
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Resumindo:
Não vale a pena e é arriscado?

abç.

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola é comum um corpo de Les Paul em Mogno asiático pesar pouco quando só está o corpo e o braço, sem pintura, sem hardware e sem nada?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
Não entendi a pergunta...
É óbvio que um instrumento apenas com madeiramento pesa menos. Agora, o quanto é esse peso, vai depender da madeira e se o corpo tem (ou não) "câmaras" internas para alívio de peso.
Abç

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O Mogno Asiático é de uma cor clara?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
Não.
A madeira clara que é uma espécie de mogno é a Korina (africana).
Abç

leobhbot
Veterano
# abr/11 · Editado por: leobhbot
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de retirar uma duvida bem simples, no caso do violão, como a pestana é presa da madeira ? é colada ? Para retirar a mesma, como fazer ? Exercer força ? pode me falar mais sobre isso ? Qual a cola utilizada para colar a pestana ao braço se ela for realmente colada ? Obrigado bertola!

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

olha eu aki de novo mestre, mas dessa vez o problema eh o seguinte:
eu tava colocando grafite no nut e nos abaixa cordas (como vc tinha me explicado uma vez, lah no topico antigo), pra a guitarra desafinar menos qndo eu uso a alavanca, blz eu posso dar varios dive bombs q minha phoenix fica de boa, so que durante o precesso um pouco de grafite acabou caindo no head e eu acabei esfregando, tentei tirar com a mão q estava limpa so piorei, usei pano seco e depois um pano humido, so piorou a situação, agora o meu headstock esta escurecido de um jeito q n ficou nada legal visualmente, agora como eh q eu tiro essa "mancha", como lustra moveis?

Detalhe : eu tava usando grafite de lapis mesmo, n akele q vc compra

vlw!

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu estranhei ele ter 50w, porque toquei em estúdio com ele no jack 1 (tem 2) e não ficou super alto, mesmo com o power no 4 e o gain no 4/5 (e já tava crunchando beem de leve se aumentasse a força da pegada). Toquei com a versão combo. Será que tava com atenuador ou com problemas. E do lado da chavinha de on/off tem uma outra chavinha sem nada escrito que não sei o que ligava porque liguei, mexi nos knobs e nada mudou. Tinha um knob de saturação que não sei pra que servia, pois não funcionou.. Será que tava com defeito? Ou é só ação do tempo?

Legal o primeiro valvulado que eu toquei ser tão clássico assim.

valeu

abç

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas também dá um timbre legal?
E qual a medida da espessura do corpo de um Gibson Les Paul Standard?
Abç.

Joselitoo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Joselitoo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara to com uma duvida, tem duas guitarras que estão me deixando com a pulga atras da orelha

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178612546-guitarra-tagima-t-635 -made-in-brasil-seymour-duncan-case-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177484545-fender-stratocaster-s tandard-original-guitarra-top-sss-_JM

qual das duas compensa? eu provavelmente faria as mesmas modificaçoes na fender, qual seria melhor ?, vale a pena a fender e talz ou uma tagima com seymours e case ? (tenho como testa a tagima )

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Bonnerfl

Tenta borracha branca. Aconteceu o mesmo comigo. Isso mesmo, de lápis.

A não ser que alguém não aconselhe.

Abraços

Joel_ESP
Veterano
# abr/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Joselitoo
LOL
A Fender só tem 21 trastes, a Tagiam tem 22 (Tagima 1 x 0 Fender), a Tagima tem captadores top, a Fender tem singles (Tagima vence!)

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quais tintas eu preciso para pintar o corpo da Les Paul, tal que fique parecida com esta do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=4ZEqt2mU89Y
Bem, o top dela já é amarelo e está sem pintura alguma, terei que comprar uma tinta spray caramelo para afzer o degradê do sunburst?
Por favor, diga-me qual cor terei de usar e qual tonalidade.
E para a parte de trás e do braço tem que sem vermelho transparente ou um verniz mas escuro?
Abç.

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete

fiz isso e deu certo, um amigo me disse isso hj cedo tbm, n sei como n pensei nisso na hora...
de qq forma valeu cara

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


leobhbot
Sim, é colada. Para retirá-la é necessário ter paciência e usar um estilete para descolá-la. Usa-se desde araldite até cola bonder.
Bonnerfl
Use uma borracha.... É sério!
felipelfln
Tá com algum problema sim... Mas não sei qual. O grande Carlos Adolphs é que é o craque em valvulados, o cara saca tudo!
Joel_ESP
Sim, dá.
45mm (básica), até 55mm de espessura (alto do "tampo de violino").
Joselitoo
A Fender cara.
Joel_ESP
Cara, pintar guitarra, principalmente esse tipo de pintura sunburst, é coisa para profissional.
Abçs

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estranhei msm. Mas isso não pode ter sido uma Mod? Pro amp ficar tocável em estúdio e dar pra saturar direito..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


felipelfln
Pode ser um monte de coisas cara...
Abç

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Bonnerfl

Fui colocar grafite no meu nut e espalhou no head tb, a diferença é que espalhei com dedo/flanela e considerei aquela sujeira um "relic". rs

Mas me certifiquei que sairia com boarracha.

Abraços

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então vou deixar o tampo apenas da cor que está...
Posso passar apenas algumas mãos de verniz e depois passar um lixa bem fina para o acabamento?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
Cara, a guitarra já está com acabamento? Com pintura ou verniz?
Só faça alguma coisa em seu instrumento se ele estiver na madeira pura. Se não, leve-o a um profissional para proceder o mesmo, pois isso não é uma tarefa fácil...
Abç

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi...

Higor Oliveira
Veterano
# abr/11
· votar


Se eu comprar uma SX SST 62 que modificações eu teria que faser nela ( pretendo tocar musicas na igreja mais em casa eu pretendo tocar musicas com bastantes distorção).

E que amp você me indica

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Higor Oliveira
Instale um jôgo de captadores Stellfner Neodymiun nela.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji