【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Noto Kalen
Veterano
# mar/11
· votar

Pessoal, estou com duvidas sobre como regular a altura das cordas de uma les paul Ponte fixa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

cidaoRC
Cara, timbre é algo que vc "constrói", "esculpe", com os equipos que vc tem à mão. E esse conceito seu de "nacionalizado", não tem consistência, pois isso não existe.
Quanto aos capts que vc citou, todos são bons, e recomendo os Cabrera, Sergio Rosar ou Sound/Malagoli Custom para sua Les Paul.
Os pedais Giannini são bons (eu tenho o overdrive e achei melhor que os da Boss), e esse negócio de serem fabricados na China, não tem muita importância não. Quanto aos EFX, eu também os tenho e recomendo.
Amplificador é 50% do som, portanto, invista em algo bom. Um Acedo de 15/20WRMS (e falante de 12pol e chave de meia potência), é mais que suficiente para 90% das aplicações.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

Noto Kalen
1ª pergunta: Você jé levou sua guitarra a um luthier habilitado, para a regulagem geral inicial? Se não, faça isso.
Abç

cidaoRC
Veterano
# mar/11
· votar

Valeu Bertola
Fico com os Giannini então
Já que é pra esculpir o som peço a sua ajuda mais uma vez.
Esse set de pedais hoje está ligado em linha. Qual a melhor maneira de aproveitar o Dr. Drive sendo que em mãos eu tenho mais duas opções de drive. um Giannini over drive e o meteoro tube drive revolution. Como dividir o set para otimizar o sinal? O eugenio tem um looper de 5 canais que parece ser bem interessante. qual a ordem que vc recomendaria para dividir essa configuração em loops e talvez usar o dr drive só como preamp. De uma luz pra iniciar a construção desse timbre personalizado.
Abraço

killer7
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Desculpe a insistência, quis dizer 3, 3 e meio abaixo da padrão. Obrigado.

fuska77
Veterano
# abr/11
· votar

êra, bertola. Você sabe dizer algum lugar na internet, algum site que venda peças de marupa, para construção de instrumentos. Porque só acho peças grandes, e tambem vai ser a primeira guitarra que vou fazer, e não sei escolher madeira muito bem, numa madeireira! valeu!

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
oi,lembra q eu perguntei de q lado gira o tensor?
intao,eu fui mexe fiz merda e zuei o braço,e tive que leva pra regula o braço
so q eu reparei q o head da guitarra fico um poco pra frente(eh uma semiacustica,o head eh um pouco para tras),isso eh normal de acontece?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

cidaoRC
Se o seu amp tiver loop, ligue o Dr. Drive nele, assim, ele atuará como préamp. Depois, ligue os pedais de modulação e delay. Atente para o fato de que não há "receita de bolo", a própria posição dos pedais na cadeia, embora siga um padrão ( wahs > Distorções/booster > modulações > delay), pode ser mudada à gosto do freguês. Pesquise.
killer7
Cara, essa afinação aí é quase uma oitava àbaixo! Porque vc não compra logo uma guitarra-barítono!?
Afinações muito baixas assim, além de serem por demasiado específicas, em determinadas guitarras (mormente as de tipo Gibson), ficam totalmente sem definição...
fuska77
Não sei não. Compro madeiras em madeireiras daqui.
Se vc não sabe escolher, cuidado! A possibilidade de vc comprar uma peça problemática, é grande...
guizimm
Não, não é. Leve sua guitarra a um luthier cara........
Abçs

guizimm
Veterano
# abr/11 · Editado por: guizimm
· votar

Mauricio Luiz Bertola
foi no luthier q eu levei,mais eu olhei melhor e talvez seja impressão só,mais sem 100% de certeza
edit;eu fui olha agora e o braço ta empenado,ta muito pra frente,e o head tbm foi pra frente,e isso depois eu paguei 40 reais pra eles regulatem o braço,e segunda eu vo la pra reclama.
mais como eu to impaciente(e muito puto),vc acha q isso eh problema com o braço ou com o cara q regulo ele?
e otra coisa,tem a chance de te fudido a guita de vez?

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre!

tem problemas de deixar uma ponte strato de seis furos com apenas 4 parafusos?

A que encomendei não se encaxou muito bem nas medidas...rs

É mto arriscado?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

guizimm
Cara, eu não posso te responder, pois não examinei sua guitarra...
Velvete
Não tem problema desde que vc a bloquei-e.
Abçs

Joel_ESP
Veterano
# abr/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar

Mauricio Luiz Bertola
H777 na ponte + Custom Alnico HB no braço seria uma boa numa Les Paul de Mogno?
E mais uma, potênciometros de 18mm servem em Les Paul?
Abç.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bloquear é? Colocar um bloco de madeira atrás? Ou apertar os 4 parafusos até a ponte não conseguir mexer?

Abraço

Bonnerfl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bonnerfl
· votar

Mauricio Luiz Bertola

mestre, eu tava pesquisando umas coisas no mercado livre e me deparei com uma strato "Epiphone by Gibson" ?!?!?!?!!!

essa coisa existe?

claudio.oc
Veterano
# abr/11
· votar

Prezado Bertola,

Estou comprando uma Telecaster Squier usada, quem vem de São Paulo, e parece que os correios estao criando problema com o volume a ser enviado. Me perguntaram se poderia vir com o braço desparafusado. Isso causaria algum problema futuro ? Depois para recolocar o braço eu poderia ter algum problema ? Quais recomendaçoes que voce me daria para receber a guitarra com o braço separado do corpo. Obrigado pela atençao.

Abs,

Claudio

FBuccini
Veterano
# abr/11
· votar

Fala Bertola, td bem?
to com uma dúvida, tenho uma Cort KX5, ponte "tune-o-matic" e quando eu tiro as cordas velhas pra trocar a ponte fica, digamos, solta, tem os dois parafusos de apoio que ficam presos na guitarra mas tirando isso basta eu puxar, de leve mesmo, que a ponte vem na minha mão, claro que os parafusos continuam fixos na guitarra, isso é normal? Como eu devo regular a altura das cordas pra ficar o masi baixo pos~sível sem trastejar, tem algum padrão? Abraço!

Daybilow
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande mestre bertola , quais as maiores diferenças entre os pares de captadores da Gibson 490R - 498T , classic 57' e os modelos de burstbucker ? Há alguma diferença de qualidade ?

Muito Obrigado !

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar

Bonnerfl
strato "Epiphone by Gibson"
KKKKKKKKKKKKKK
Que grotesco!

crisão
Veterano
# abr/11
· votar

Daybilow
Hum, boa pergunta... tbm quero saber... Inclui o 500T tbm...

JKPage
Veterano
# abr/11
· votar

Já pode apelidar o tópico de os Luthieres do Zodíaco. (Vide 6 Sagas)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

Joel_ESP
Sim.
Velvete
As duas coisas...
Bonnerfl
Existiu sim, mas não compre, pois, além de ruins, algumas eram de compensado...
claudio.oc
Problema algum. Apenas aparafuse o braço. Se achar que precisa de mais alguma coisa (e precisarás de regulagem geral!), leve a seu luthier.
FBuccini
Sim, é.
Regule pelos parafusos, e isso é pessoal, e se faz por tentativa e erro.
Daybilow
Saída. Os Bustbucker são mais "fortes".
JKPage
Cavaleiros do Zodíaco é um desenho gay cara! Nada à ver comigo, que sou fã de "Os Impossíveis" (desenho de rock dos anos 60, quando eu era criança).
Abçs

JKPage
Veterano
# abr/11 · Editado por: JKPage
· votar

Cavaleiros do Zodíaco é um desenho gay cara! Nada à ver comigo, que sou fã de "Os Impossíveis" (desenho de rock dos anos 60, quando eu era criança).
Abçs

Concordo! E Carai, Os Impossíveis eu assistia direto! É louco demais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

JKPage
Ah,ah,ah,ah,ah.... Pódiscrê!!!
Abç

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sobre a ponte ainda...

Tapar os buracos de 10,5 mm e refazer os furos com espaçamento de ponte vintage é um opção mais seguro a longo prazo?

Isso seria algo simples/barato?

Obrigado mais uma vez

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

Velvete
Pode ser, mas tem que ser muito bem feito, ou o corpo simplesmente quebrará ao se colocar os novos parafusos...
Abç

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado.
Vou deixar os quatro parafusos e travar a ponte com bloco de madeira.

A preocupação também era se esses parafusos não forçariam os buracos devido a ponte ser de espaçamento diferente.

De qualquer forma, não tendo problema na afinação/estabilidade para mim tá tranquilo. rs Quer dizer, um certo problema estético ver dois parafusos a menos mas é frescura!

Abraços e bom domingo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

Velvete
Pois é. Certas coisas, é melhor não fazer, pois os riscos são grandes...
Abç

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar

Bertola, quero tirar uma duvida com vc quanto a limpeza dos meus instrumentos, já que escuto de amigos e vejo no fórum comentários conflitantes e nunca definitivos sobre o assunto, como agora estou de férias estou com tempo de me decidar mais a seus cuidados.

Meu set conta com:

Violões:
Eagle GL36 preto(aço),
Eagle CH 800f natural (Nylon)

Guitarra:
Les paul SX CG1 Standart preta.

Como limpar e quais os cuidados devo ter para:

- Escala escura: Como limpar antes de aplicar óleo de limão?
- Trastes: Dar o polimento
- Ferragens: Limpar e evitar oxidação
- Corpo dos instrumentos pretos e envernizados: Somente o polidor nos pretos e óleo de carnaúba nos envernizados ou tem algo mais que uma flanela macia.

P.S.: Nos bags mantenho um saquinho de silica por conta da umidade e maresia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar

fconde77
Cara, apenas passe óleo de peroba na escala. Se a mesma estiver com crostas de sujeira, passe a parte áspera de uma esponja velha de cozinha com veja para limpra, e depois o óleo de peroba. Para polir trastes, usae bombril. Para limpar as ferragens, pano limpo e sêco logo após tocar, nada mais (parafusos podem ser lubrificados com um pouquinho de óleo de máquina ou WD-40 - não dixe esse produto entrar em contato com o resto do instrumento). Para o corpo, só lustra-móveis e flanela limpa. Nada mais.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/11
· votar

Valeu Bertola, antes de ver sua resposta encontrei 3 vídeos com informações totalmente diferentes sobre limpeza dos trastes, escalas e WD, cera automotiva no corpo do instrumento.

Com bombril
http://www.youtube.com/watch?v=9-tEeeqFO5M

Sem Bombril e cera automotiva
http://www.youtube.com/watch?v=DORrJblAiiE

Com WD-40
http://www.youtube.com/watch?v=9-tEeeqFO5M

Com Cera automotiva, bombril etc...
http://www.youtube.com/watch?v=Pj7vkQg_Zu4&playnext=1&list=PL47E10C497 BCB39BC

Pra vc ver como esse assunto rende até entre luthier...imagina pra mim.. rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji