【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
claudio.oc
Veterano
# mar/11
· votar

Prezado Bertola,

Muito obrigado

Abs.

Pagemore
Veterano
# mar/11
· votar

Bertola ou Seiji

Tenho duas perguntas e já agradeço pela opotunidade de saná-las aqui

Estou em sites de vendas procurando 1 corpo de strato em alder e 1 de basswood e gostaria de alguma orientação de como avaliar os veios dessas duas maneira para tentar obter dois corpos com sons mais encorpados. Já ouvi falar que tem a questão da cor tb como por exemplo algumas pessoas que falam que quanto mais escuro o rosewood melhor.

Já ha algum tempo venho compramdo captadores para tentar tirar um som doce e suave como em algumas músicas do Hendrix com aquela textura vintage
Aquele"chiado"bem vintage no final da nota mas sem ser duro, queria que vcs me indicassem algum modelo que possui aquele som macio. Comprei um Texas Special e ficou longe do meu objetivo pq tinha o som muito duro. Já me disseram para comprar captadores com baixa freguencia media mas nao sei se é essa a solução
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

Pagemore
Corpos em amieiro e tília vc só conseguirá importados. No Brasil existem madeiras melhores e mais baratas como o freijó e o cedro.
Recomendo capts de baixa saída. como os Sound/Malagoli AlNiCo 50 ou Custom 57/62.
Abç

crisão
Veterano
# mar/11 · Editado por: crisão
· votar

Bom dia...

Eu tenho uma Gianinni bem velha, consegui com um amigo, queria saber algumas coisas:

O braço dela foi colado em 2 pontos, isso compromete muito?

É muito caro trocar o braço?

Queria lixá-la e envernizá-la, consigo fazer isso sozinho?

Se não, eu lixando, consigo que alguem envernize ou sele por um bom preço?

Qual lixa e qual verniz uso?
Obrigado

assacinodeemos
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Montei o seu mini-fuzz funcionou direitinho mas ele est estalando, troquei os capacitores e isso continua,o que pode ser?
Obrigado.

PEdroooo
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, quando se compra no site da guitar fetish aqui do brasil é preciso pagar alguma taxa alfandegaria? to querendo fazer uma compra (duas pontes) de mais ou menos 100 dólares (incluso o frete).

obriigado!

mão muito lenta
Veterano
# mar/11 · Editado por: mão muito lenta
· votar

Mauricio Luiz Bertola

olá! comprei um singelo violão folk Hofma HMF 250, pros
momentos de relax entre a monografia e as milhares de planilhas com metas e indicadores do trabalho, rsrs... e a situação é a seguinte:
ele veio com a ação das cordas um pouco altas e eu retirei o rastilho ( acho que é esse nome), marquei 1 mm e passei uniformemente numa lixa fina e coloquei de volta e a altura das cordas ficou legal pra mim.
Problema. Quando toco na nas cordas Mí e Sí na 7ª casa, ocorre o tal trastejamento. Coloquei os óculos e verifiquei que essas cordas encostam levemente no traste seguinte (8ª casa) que, bem nessa região, está levemente levantado. Tem como resolver isso por conta própria ou vou ter que levar o violão pra fortaleza e gastar com luthier, passagens, estadia... enfim.

grato pela ajuda, parabéns pelos serviços prestado aqui no fcc.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256552/p0#7442834
Não sei se vc verá o tópico lá...rs... qualquer um que responder, tá valendo!!! Abç!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

crisão
Que Giannini é essa? Poste fotos, por favor.
assacinodeemos
Não sei... Nunca vi isso..........
PEdroooo
US$ 100, vc pagará sim.....
mão muito lenta
Sim, haverá a necessidade de rebatimento de trastes: serviço de luthier...
Abçs

PEdroooo
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e como vc faz quando pede? compra um de cada vez, separadamente?

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

PEdroooo
Peço o que preciso, se cobrar.... paciência........
Abç

Tico Aldrich
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola, primeiramente boa noite.

Bom cara é o seguinte..Eu estava prestes a comprar uma Les Paul.Aí eu esbarrei numa Cort M600.Como prefiro guitarras mais leves a M600 me balançou.Aí vem as dúvidas :

- Por ela ser de mogno também e possuir o braço colado, o timbre dela se aproxima de uma Les Paul ?

- A guitarra em si possui boa tocabilidade, acabamento, parte elétrica e hardware satisfatórios ?

Só isso mesmo por enquanto..

Abçs !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

Tico Aldrich
Essa guitarra é mui bem confeccionada. Isso basta.
Abç

crisão
Veterano
# mar/11
· votar

Que Giannini é essa? Poste fotos, por favor.
Tenho 3 fotos dela antigas, o antigo dono tirou antes de pintar, mas é só pra vc ver o modelo...

http://img299.imageshack.us/my.php?image=foto002kc7.jpg
http://img148.imageshack.us/my.php?image=foto003mj1.jpg
http://img154.imageshack.us/my.php?image=foto004hc7.jpg

Vou repetir as perguntas:

Eu tenho uma Gianinni bem velha, consegui com um amigo, queria saber algumas coisas:

O braço dela foi colado em 2 pontos, isso compromete muito?

É muito caro trocar o braço?

Queria lixá-la e envernizá-la, consigo fazer isso sozinho?

Se não, eu lixando, consigo que alguem envernize ou sele por um bom preço?

Qual lixa e qual verniz uso?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

crisão
Essa guitarra me parece bem danificada. Creio que vc deva levá-la a um bom luthier para que ele avalie o instrumento e faça a reforma...
Abç

crisão
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vou levar...
obrigado

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, vou te fazer uma pergunta, pois as vezes você já viu esse problema e sabe o que pode ser esse problema.

O problema é esse do tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257299/

Resumindo: Todas as notas soam perfeitos, as cordas estão com oitavas afinadas, e as notas ao longo do braço soam perfeitos em todas as cordas.

Porém, quando eu faço o acorde RÉ ( D CHORD ), A mizinha soa como se tivesse totalmente desafinada. O ré menor tambem soa como se a mizinha estivesse desafinada. Porém quando eu toco o SOL, a mizinha fica perfeita.

Quando eu bato no afinador todas as notas do Ré, todas as notas estão perfeitamente afinadas, porém a ressonância está extremamente estranha.

No tópico eu coloquei uma gravação com o problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

felipegoffi
Cara, sim, já reparei nesse problema.
Não tem solução, pois instrumento algum "fretado" tem afinação perfeita, mas apenas aproximada.
`por isso que foram desenvolvidos sistemas de afinação como o buzz feiten e fanned frets.
Tente, através de uma regulagem de 8ªs apenas nessa corda, chegar a uma desafinação menos evidente.
Abç

Stevenzin
Veterano
# mar/11 · Editado por: Stevenzin
· votar

Olá, Bertola, que tipos de tarraxas eu preciso para colocar uma guitarra com 4 tarraxas em cima e 2 embaixo?

Em linha ou 3+3? Ou existe 4+2?

EDIT: Olhei aqui e, ná verdade é 2 em cima e 4 embaixo...
É uma Tagima T6, muito boa por sinal...

guizimm
Veterano
# mar/11
· votar

pra q lado q ei giro o tensor?
o braço da minha guitarra ta empenado pra frente e eu n sei pra q lado q eu giro o tensor

killer7
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu realmente não entendo bem disso, mas gostaría de saber se posso afinar minha guitarra, washburn dime 332ec em A(Lá), encordoamento 0,13 talvez. Ela tem 22 trastes, ponte tune-o-matic e escala 24".

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Potênciometros de tamanho 16/18 servem em Les Paul?
Se não, qual a medida para se usar em Les Paul?
Abç.

Velvete
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Esse modelo é "dos bons" da Golden? Vale a pena?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177738253-guitarra-golden-mod-l es-paul-_JM

Abraços e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar

Stevenzin
Existem sim jogos de 4X2. Atente para o fato de que vc precisará de 2 tarrachas "invertidas".
guizimm
Sentido horário.
killer7
Em Lá?! Isso seria um tom acima!
Joel_ESP
Cara, os pots para LP's tem que ter a rôsca comprida, com 1 cm de comprimento. Isso basta.
Velvete
Não, esse é o modelo antigo, notório por sua falta de qualidade e mesmo defeitos de fabricação.
Abçs

killer7
Veterano
# mar/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quis dizer 3, 3 e meio abaixo da padrão.

cidaoRC
Veterano
# mar/11
· votar

Olá amigos! acabo de conseguir entrar no FCC. Tenho 45 anos, já toquei bastante guitarra mas fiquei 15 anos longe. Now, i'm back.
Bertola, há muito tenho acompanhado seus comentários nos foruns dos mais variados temas e com toda certeza você é uma pessoa sensata. Então mais uma vez poderá me ajudar: Resolvi investir na montagem de um set nacional quando possível. Hoje estou com a seguinte conffiguração:
Guitarras: 01 tagima 635 anos 90 blindada com captadores fender noiseless, elétrica fender, tarraxas Wilkinson EZ lock e ponte Wilkinson. 01 tagima telecaster anos 90, captação fender noiseless para tele, tarraxas Gotoh e ponte Wilkinson. 01 tagima Les Paul anos 90. Essa está reformando e pretendo colocar um set Seymor Duncan 59' + JB, tarraxas e ponte Wilkinson. Todas tem cases da autenticase.
Pedais:
Afinador: Giannini Axcess TU125
Wah: Onerr fat boy II e Touch Wah TWA 1
Compressor: Giannini Axcess Vintage compressor
Drives: Meteoro Revolution Tube Drive e Meteoro Dr. Drive
Distorções: Landscape BRD1 e Giannini Axcess Fuzz
Booster: Landscape ODB1 e Nux EQ7 (futuramente um Landscape que vai ser lançado)
Modulações: Giannini Axcess Phaser e Landscape AGC1
Ambiência: Landscape EDY1 e Landscape SRV1
Fonte: Landscape PS12 + Landscape PS2
Amplificadores: Landscape Triefx 20 para estudo e Landscape Predator 65
Que recomendações faria para otimizar esse set pois procuro um timbre pessoal e nacionalizado(cansei de bancar marcas importadas a custos irracionais) inclusive acabei de me desfazer de um boss ce2, um gt2 e um boss phaser Ph1r.
Para Amplificador valvulado estou pensando em um Acedo 30 ou 50W. Minha futura aquisição.
Os pedais Giannini são na realidade chineses e estou pensando em substítui-los por similares Onerr ou EFX.
Aguardo ansioso por seu retorno e abro espaço para quem se sentir a vontade para colaborar
Obrigado pela oportunidade a todos!!!

crisão
Veterano
# mar/11
· votar

Cidão, seja bem vindo ao Fórum.

Eu sei que a pergunta foi para o Bertola, não quero me intrometer, mas já que você abrou espaço eu gostaria de me manifestar sobre algumas coisas que você disse.

Resolvi investir na montagem de um set nacional quando possível
captadores fender noiseless, elétrica fender
aptação fender noiseless para tele, tarraxas Gotoh e ponte Wilkinson
set Seymor Duncan 59' + JB, tarraxas e ponte Wilkinson

Essas suas guitarras têm de brasileiras apenas a madeira, se muito...

um timbre pessoal e nacionalizado(cansei de bancar marcas importadas a custos irracionais) inclusive acabei de me desfazer de um boss ce2, um gt2 e um boss phaser Ph1r.

Cara, o timbre dessas coisas que você citou imitam equipamentos importados, quando se fala em guitarra é muito difícil você achar uma característica comum aos instrumentos nacionais, portanto essa sua investida em produtos nacionais se justificariam peli incentivo econômico e ideológico e à questão de não querer pagar os preços abusivos dos importados.

s pedais Giannini são na realidade chineses e estou pensando em substítui-los por similares Onerr ou EFX.
Cara, a marca é brasileira, não vê o selinho, mas que som eles dão?
você gosta?

Uma última coisa, os pedais Nig são brasileiros e muito bem falados...
abraço

cidaoRC
Veterano
# mar/11
· votar

Bertola e todos os membros:
Olá amigos! acabo de conseguir entrar no FCC. Tenho 45 anos, já toquei bastante guitarra mas fiquei 15 anos longe. Now, i'm back.
Bertola, há muito tenho acompanhado seus comentários nos foruns dos mais variados temas e com toda certeza você é uma pessoa sensata. Então mais uma vez poderá me ajudar: Resolvi investir na montagem de um set nacional quando possível. Hoje estou com a seguinte conffiguração:
Guitarras: 01 tagima 635 anos 90 blindada com captadores fender noiseless, elétrica fender, tarraxas Wilkinson EZ lock e ponte Wilkinson. 01 tagima telecaster anos 90, captação fender noiseless para tele, tarraxas Gotoh e ponte Wilkinson. 01 tagima Les Paul anos 90. Essa está reformando e pretendo colocar um set Seymor Duncan 59' + JB, tarraxas e ponte Wilkinson. Todas tem cases da autenticase.
Pedais:
Afinador: Giannini Axcess TU125
Wah: Onerr fat boy II e Touch Wah TWA 1
Compressor: Giannini Axcess Vintage compressor
Drives: Meteoro Revolution Tube Drive e Meteoro Dr. Drive
Distorções: Landscape BRD1 e Giannini Axcess Fuzz
Booster: Landscape ODB1 e Nux EQ7 (futuramente um Landscape que vai ser lançado)
Modulações: Giannini Axcess Phaser e Landscape AGC1
Ambiência: Landscape EDY1 e Landscape SRV1
Fonte: Landscape PS12 + Landscape PS2
Amplificadores: Landscape Triefx 20 para estudo e Landscape Predator 65
Que recomendações faria para otimizar esse set pois procuro um timbre pessoal e nacionalizado(cansei de bancar marcas importadas a custos irracionais) inclusive acabei de me desfazer de um boss ce2, um gt2 e um boss phaser Ph1r.
Para Amplificador valvulado estou pensando em um Acedo 30 ou 50W. Minha futura aquisição.
Os pedais Giannini são na realidade chineses e estou pensando em substítui-los por similares Onerr ou EFX.
Aguardo ansioso por seu retorno e abro espaço para quem se sentir a vontade para colaborar
Obrigado pela oportunidade a todos!!!

cidaoRC
Veterano
# mar/11
· votar

Crisão
Obrigado pelos comentários
as guitarras foram modificadas naquela antiga ansia por encontrar timbres parecidos com as fender e gibson em uma época que o custo de importação já era exorbitante. Mas como disse estou atrás de um timbre nacionalizado e sei que hoje temos excelentes captadores nacionais, tais como sergio rosar e a própria malagoli. Na época fui atrás dos noiseless pois a redução de humm nos singles é muito eficiente nesses captadores. Mais a blindagem na strato e na tele posso garantir que não faz nehum ruído com o uso de bons cabos. Quanto a Les paul ainda estou pensando. quero captadores com capa de niquel e parafinados. Seymor Duncan é apenas uma opção, nada contra por exemplo aos malagoli se alguém me disser que são ao menos similares aos SD. Quanto as ferragens, infelizmente ainda não encontrei produtos nacionais similares em qualidade e funcionalidade aos citados. Com relação aos pedais e amplificadores, ai sim. Qualquer modificação no sentido de nacionalizar e otimizar o set será feita.
Reduzir, aumentar, modificar a ordem...estou aberto à sugestões.
Obrigado mais uma vez

cidaoRC
Veterano
# mar/11
· votar

Pessoal me peedoem
A mesma mgm entrou 3x
Erro de novato
Grato

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji