【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
Valeuzão velho!

EduBluesMan
Veterano
# fev/12
· votar


Professor Bertola.
Tenho me aventurado neste FCC mas embora já tenha lido muitos comentários, gostaria, sinceramente de ouvir o teu, em particular.
Possuo uma Zoom G1, mas gostaria de me aventurar no mundo dos pedais, porque meu amplificador possui pedal de foot (acho que é isso mesmo) e queria combiná-lo com a pedaleira, meu wah cry baby e também alguns drives analógicos.
Por conta disso, gostaria de saber algumas coisas:
1) Dá pra se isar as modulações da pedaleira (chorus, flanger, delay) juntamente com o foot do meu ampli e/ou com pedais de drive?
2) Se sim, como devo realizar a ligação? A maioria dos comentários aqui postados referem-se a seguinte forma...
guita --> wah --> pedaleira (modulações) --> drives --> ampli.
Desde já, agradeço a atenção

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


EduBluesMan

Se você me permite dar palpite numa pergunta que não é para mim; já fiz estas ligações e achei melhor os pedais de distorção antes da modulação; depois parece que embolava um pouco algumas frequências. O que deu mais resultado foi ligar os pedais de distorção na entrada do amp e colocar a modulação no send return dele (embora nem todos amps tenham o send return). Ah, maneira um pouco no volume dos efeitos, que às vezes deixa o som do amp com chiado.

Renan Sakamoto
Veterano
# fev/12
· votar


queria saber se os luthiers fazem replicas de guitarras tipo eu vo em um e encomendo uma gibson les paul standard eles fazem,tipo ate o headstock tudo igualzinho ou eles fazem meio diferente

vinieilers97
Veterano
# fev/12
· votar


Renan Sakamoto

Isso nao seria uma especie de pirataria? Tipo, voce pagaria a um luthier para falsificar uma guitarra de marca so para dizer que sua guitarra tem o logo Gibson no headstock?
Mas respondendo sua pergunta
Caso o luthier aceite fazer isso, IDENTICO nao vai ficar, um proficional ira perceber a diferença. Quanto melhor o luthier melhor ficaria a replica ( seguindo a logica) mas cara, se for com o intuito de dizer que tem uma Gibson nao faça, pois isso é rudiculo

Abss

Renan Sakamoto
Veterano
# fev/12
· votar


nn pelo contrario n é com esse intuito era so pra saber se fazem replicas de guitarras

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Cadê o Bertola?não vejo ele faz duas paginas

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
Tá descansando velho.. o cara merece ^^

vinieilers97
Veterano
# fev/12
· votar


Renan Sakamoto

Blz, ate onde sei os cara fazem. Tem uns que nao fazem certos modelos, o Bertola se nao me engano falou que so constroi guitarras de modelos Fender. Ai tem que ver com o seu luthier.

Abss

Renan Sakamoto
Veterano
# fev/12
· votar


tendi, mas ao menos tivesse luthier na minha cidade sahuuashuhsusha

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Vo pergunta pra qualquer um que possa me ajudar:

1.O suporte da guitarra faz o braço empenar se ela ficar apoiada por muito tempo?
Eu tenho uma strato que fico tres dias no suporte de chão, que encosta no meio do braço dela

2.Trastes maiores ou mais altos deixam as cordas mais macias?
A minha semisolida ta com corda 0.11 e tava pensando em troca os trastes pra dexa ela mais macia, porque os atuais estão meio ''lixados'' por que eu usei corda enferrujada

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/12
· votar


1.O suporte da guitarra faz o braço empenar se ela ficar apoiada por muito tempo?
Eu tenho uma strato que fico tres dias no suporte de chão, que encosta no meio do braço dela


claro que não. O que, com muito tempo (questão de anos) pode prejudicar a guitarra são aqueles suportes que prendem apenas o headstock da guitarra e deixam o corpo flutuando. Aquele eu não usaria...

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
1- normalmente não empena... as minhas ficam sempre em suporte...
2- não, os trastes não influenciam muito na macies da corda, prefira usar um jogo de cordas mais fino ( claro que deve levar ela em um luthier para isso) e o mais importante regule-a de forma que as cordas fiquem bem baixas =]

vinieilers97
Veterano
# fev/12
· votar


Eu tinha uma guita que estava a 2 anos guardada dentro da Bag no armario, fui tira-la de la hoje e ela estava com o que parecia mofo e limo na escala, duvida URGENTE, como que eu faço pra tirar aquilo? E uma coisa verde e meio grudenta. Agradeço desdeja

Abss

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar


vinieilers97

tira as cordas, essas vc tem que trocar, e passa um pano molhado na escala, se não sair, vc passa óleo de girassol

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
Meu filho ouvirá Classic Rock
nem que pegue bem no meio do braço da guitarra?
porque normalmente eu vejo suportes que pegam mais perto da junção com o corpo

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/12
· votar


vinieilers97

Pano úmido resolve. Pode passar lustra móvel, mas pouco, e com muito cuidado, pra hidratar a escala, ou pode passar aqueles produtos que vendem da Planet Waves, próprio pra isso.

Ai, você jogaria o spray hidratante de escala e com uma palha de aço cuidadosamente lixa a escala pra tirar o limo. Mas cuidadosamente mesmo, cuidado pra não riscar a escala. Depois, você vai com um pano seco, uma flanela, passa nos trastes pra limpar. Dae você joga o spray de novo, e com uma velha escova de dentes, passa de novo, casa por casa, pra limpar, e depois passe o pano seco de novo. Por fim, aplique de novo o Spray da Planet Waves e deixe a escala absorver. Fiz isso com uma guitarra minha que ficou muito tempo no armário e ela ficou zerada =)

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
Normalmente onde pega o braço é ajustável... eu deixo o meu proximo ao headstock...

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
o mais baixo que dá é no meio do braço

Inoob
Veterano
# fev/12 · Editado por: Inoob
· votar


guizimm
De qualquer forma o braço não empena... pode colocar na posição que lhe agradar....

Pergunta
Pessoal queria saber o que é melhor para gravações:
uma interface da M-audio Fast Track
uma mesa com interface (interna) da behringher
estou muito na duvida agradeço se pudessem responder..

albino--
Veterano
# fev/12
· votar


pessoal, eu queria um modelo de tinta branca que fosse possível por exemplo pegar um pincel e fazer alguns poucos desenhos no corpo do instrumento, mantendo a cor natural dele, ela teria que ser liquida, e não precisa ser necessariamente uma tinta pode ser uma caneta permanente mas eu acho que seria melhor uma tinta mesmo. o que eu realmente quero é fazer umas 'tatuagens' no corpo do instrumento. qual seria o nome da tinta pra fazer isso ?
obg desde já

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


albino--
Cara, eu não faria isso na minha guitarra, mas faz o seguinte, usa aquelas canetas sharpie, faz o teu desenho e re-enverniza, é o jeito mais facil e duradouro...

Bach_Rocker
Veterano
# fev/12
· votar


e na escala ?? como agt desenha ?? é adesivo ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


Caros foristas
Retornei hoje de viagem.
Por favor refaçam as perguntas.
Abçs

fconde77
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ao substituir um humbucker tradicional por um QuadBlad teria que fazer alguma alteração na elétrica (potenciômetros)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


João Pedro Strabelli
Não há vantagem alguma em ligação estereo.
Tanto que caiu em desuso...
Sou professor tanto do ensino público estadual aqui do RJ como professor e coordenador de curso de uma universidade privada.
RockOldSchool
Não conheço a fórmula de numeração da Tagima dessa época, mas é possível. Uma coisa é certa: Essa guitarra não foi construída diretamente pelo Sr. Seiji
Chinaycustom
Não existe "altura ideal".
O que existe é bom-senso. Até porque os capts não podem ficar muito próximos das cordas.
Já o chiado... Só com blindagem, como o Lemão_Luthier falou.
guizimm
O Frêixo (Ash) é mais denso, mais "figurado" e "tende" para um timbre um pouco mais agudo. O Amieiro (alder), é menos figurado, mais leve e mais "equilibrado" do ponto-de-vista timbrístico.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


fconde77
Não. A não ser que vc vá "splitá-lo".
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


d.u.n.h.a.
Sim. Boa guitarra.
guizimm
Cara, dar preços de serviços e produtos configura propaganda, portanto é contrário às regras do fórum; além de anti-ético. Não insista!
Inoob
Cara, essa moda de Ukelelê é uma bobagem. Trata-se do nosso bom e velho cavaquinho, que foi levado para o Havaii por navegadores portugueses no século XVII. Compre um cavaquinho.
Nicmaster
Dessas madeiras, além do cedro, só o vinhático serve.
Lip_F3
Cara, eu ainda não parei para medir o peso e comparar nenhuma das duas.
elsoncondorg1
Tanto faz.
A estabilidade é fruto da regulagem geral e da pressão das molas. Se a ponte está ligeiramente desnivelada (mas não muito), isso não afeta a estabilidade.
diegomarinho_o
Meu filho, torceu ou empenou?
São coisas distintas; e, se torceu, principalmente se tratando de guitarra de 200 contos, "já era"!
vitorrock
Cara, milagre não existe.
Vc deve em 1º lugar possuir uma ponte de qualidade, com bloco de aço ou latão pesado. Em 2º lugar ela tem que estar devidamente regulada, e com as 5 molas. Em 3º lugar ela tem que estar lubrificada (os pivôs ou os pontos de contato entre a base e os parafusos de fixação). Em 4º lugar. a pestana tem que estar lubrificada com grafite em pó, assim como os "abaixa-cordas" com vaselina sólida (não use esse produto se estiver usando encordoamentos Elixir). E, em último lugar as cordas tem que estar corretamente colocadas nas tarrachas e os procedimentos de estabilização efetuados, assim como as tarrachas bem fixas e apertadas na "mão" do instrumento.
Daí vc terá maior estabilidade (100% NÃO EXISTE!).
jorgedel
Consulte seu luthier.
guitar_VLP
Não existe prazo fixo. Depende da guitarra e do uso.
lualmattos
Pode ser um monte de coisas. Desde cabo ruim, até excesso de distorção, principalmente usando-se uma guitarra de baixa qualidade.
Meu filho ouvirá Classic Rock
Acabamento e captadores. Algumas DeLuxe tem circuitos diferentes, como chaves de 7 posições, e capts Custom Shop.
Bach_Rocker
Já faz tem que não vejo uma Aria. Marca, que aliás, nunca gostei muito...
Abçs

herikguitar
Veterano
# fev/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa Tarde, Tudo blz?

Bom, eu fiz uma pergunta lá no tópico de captadores, mas como lá ninguém me respondeu eu tive a idéia de postar aqui, pois já que você é bem experiente, deve saber de alguma coisa do tipo. Lá vai:

Ultimamente estou tocando Country, só que minha Guitarra é HSS, então já sabemos o sufoco né?!

Pois bem, estou dando umas pesquisadas de caps para por na Ponte, mas não agora, daqui a um tempo, ou até em outra Guitara, estou perguntando só pra ficar informado. Como toco Country, curto demais o timbre da Ponte dos Captadores das Telecaster (auxiliado a um bom amp e um bom pedal de compressor) e por isso, queria saber se você não tem idéia de um Single para Strato que seja bem parecido com o Dimarzio DP178T que é de Tele.

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/12
· votar


herikguitar
Porque vc não instala uma chavinha para "splitar" o seu capt?
Se ele só tiver dois fios, compre um que tenha 4, e leve a sue luthier para instalar.
Simples assim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji