【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Andre Viegas
Cort.
El_DoradoUK
Não há o que fazer a não ser lavar bem as mãos antes de tocar e limpar bem as cordas depois com pano de algodão verdadeiro (branco), limpo e sêco. Fas Fret também ajuda.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Só com a capa...
filipi_metal
Não sei... Pode ser, desde aterramento da guitarra e do pedal, até cabos e fonte ruins...
Abçs

Buja
Veterano
# dez/11 · Editado por: Buja
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre bertola...nao sei se vc está frequentando o forum por agora, ou se está curtindo um sabado a noite com a familia de boa...rsrsrs....tudo bem....minha duvida é o seguinte:

Tenho uma strinberg strato EGS216 bem reguladinha (por mim hehe) e como eu tenho outras guitarras, eu determino que cada um terá uma funcionalidade
a strato pretendo trasnformada numa guitarra midi (digamos assim).
Sim, colocar um captador que capta o som de cada corda e manda pra um sintetizador midi, que no final sai o som de um teclado:

O problema é que nao conheço muito das opcoes que existem, so conheço da roland, e achei meio salgadinho o preço sabe, (pra quem nao é profissional nem nada, so quer mesmo brincar em casa).
Entao voce conhece outras opcoes, ou outra maneira de estrair som de teclado na guitarra?
Sei tambem que precisa instalar um captador especial, que capta o som de cada corda individualmente e tambem nao saberia o investimento final disso.
O que vc acha, é complicado comprar um negocio desses, comprar o captador, o modulo receptor do som do captador, o sintetizador, talvez um sustainer (sei la) e talvez até um amp diferente pra isso?

Estou meio perdido, so queria mesmo saber se voce ja trabalhou com isso, como que faz, quais sao as opcoes que existem e tal

Desde ja agradeço

o/


ps: ahhhh tenho tambem outra pequena divida atoa, mas é um caso a parte para o proximo post =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
Eu também só conheço o Roland......
Esse tipo de dispositivo, não tem como fazer em casa não...
Abç

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bom, segundo post da pequena duvida atoa
nesta mesmo guitarra, strinberg strato, tem o hardware cromado que eu queria que fosse preto. Dai retirei a ponte, os parafusinhos dos captadores, do escudo, do jack, neck plate, da ponte, emfim, tirei todos, cromadinhos, novinhos, comprei uma tinta spray preto fosco e mandei ver.
Otimo, depois de seco, so de encostar a chave de fenda ela descascava toda. Me falaram pra lixar tudo, entao, lixa de ferro 100 na ponte e nas tarraxas.
Depois de lixar, o que ficou na cor de cobre (coisa vagabunda é f0da ne) spray novamente.
Mas ai começa minha complicação. A tinta descasca assim mesmo, porque parece que ela forma uma casquinha que so de escostar a unha ja da pra arrancar uma casquinha, voltando ao cobre lixado novamente.
Tem um metodo especial pra pintar isso ou so comprando ponte e tarraxas pretas mesmo?
Haja visto que 1(um) parafusinho de escudo custa aqui em BH R$ 1,45(isso mesmo, um real e quarenta e cinco centavos UM unico parafusinho - no escudo tem 10, nas tarraxas tem 6, para os capts 6, para a ponte tem 6 de fixação, 6 dos carrinhos, sendo que ainda tem 6 molinhas, mais 6 parafusinhos, ahhhhhh nao importa, deve ter mais de 30 parafusinhos a R$ 1,45 cada - dai a minha ideia de pintar tudo).

So comprando tudo mesmo ,mestre, ou da pra lixar e pintar sem descascar com o tempo?

Desde ja muito obrigado

o/

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu sei que minha pergunta é meia complexa e depende muito de gosto,más na sua opinião qual pedaleira vc pegaria:
Digitech RP255
Boss Me-25
Eu acho que vou usar drive do meu pedal,vou usar mais pedaleira para outros efeitos.
E como a boss tem o harmonist e o acoustic simulator eu achei que ela pode valer a pena.
Não conheço muito a digitech.
Qual vc pegaria?
vlw,abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
Você cometeu um erro crasso. Não se pintam peças metálicas de guitarra. Se queres preto, compre tudo nessa côr.
vitorrock
Cara, eu não entendo muito de pedaleiras não. Existem muitos outros foristas que conhecem bem desse assunto.
Agora, "enquanto" marca, eu prefiro Boss à Digitech.....
Abç

Buja
Veterano
# dez/11 · Editado por: Buja
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você cometeu um erro crasso. Não se pintam peças metálicas de guitarra. Se queres preto, compre tudo nessa côr.

Eu estava com medo de chegar a essa conclusao....fazer o que ne, hehehe, ou se contenta com o ar vintage destruido das peças, ou compra tudo novo, hehehe

brigadão ai mestre

o/

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok,vlw!

slash00
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá eu não sei encaixa perguntas a respeito de cabeçote e gabinetes nesse topico, mas vamos lá!!
Eu comprei um cabeçote 2550 (da para ecolher se eu quero 25w ou 50w) e to querendo montar um gabinete 4x12, mas por questao de grana eu so colocaria 2 falantes vintage 30 (16ohm com 60w cada) na 4x12 e ligaria em paralelo dando 8ohm, eu queria saber primeiro isso é viavel, usar so 2 falante num cabeçote 4x12, e a potancia daria 120w nao importando se é em serie ou paralelo e eu posso selecionar tanto o 25w quanto 50w nao vai ter problema?
e aproveitando, segundo, se no futuro eu comprar mais 2 falantes por exemplos os greenback, eu poderia colacar uma chave para selecionar so os vintege, ou so greenback ou ambos?


obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


slash00
Vc pode ligar os dois em paralelo que a impedância resultante será 8 ohms.
O cabçote não é " 4X12", ele é um cabeçote....
Posteriormente, se vc comprar mais 2 falantes, terá que refazer a ligação, para paralelo, o que resultará em 4 ohms.
Acho que não tem como colocar essa chave, nem vejo vantagem alguma nisso....
Abç

ACDC-OP
Veterano
# dez/11
· votar


Algum luthier me ajuda!! :-)
boa tarde!! :- ) sou novo aki... estou pensando em comprar uma sg g400 custom (epiphone) e gostaria de colocar uma ponte FLOYD ROSE... quais complicações isso poderia trazer para a guitarra? tipo diminuir sustain ? ou interferir no timbre (pois um buraco sera aberto na guitarra) ? alguem me explica o q pode acontecer! obrigado!!! abraçao a todos :-)

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola, mais uma vez venho te pedir ajuda, hehe

bom, eu estou querendo comprar uma guitarra para ser o meu "laboratório" aonde vou regular, mecher com os trastes, escala, etc etc. Tinha penado na art pro modelo PGM, que no "saldão" dai por uns 500 reais, porém na descrição diz "hardwood", o que isso significa afinal? em cada tópico falam uma coisa...! e outra, vale a pena uma guitarra dessas? ja comprei um set de HH777+1 single que eu não lembro o modelo junto com os HH777 da les paul... ou vale mais a pena a JEM, de maple a uns 700?

vlw!
abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


ACDC-OP
Não é possível.
Ou vc instala uma Bigsby ou uma Kahler. E isso é serviço para um luthier profissional.
Btardelli
"hardwood" não significa nada...
Esse é um termo genérico que significa que a fábrica usa qualquer madeira, mormente sobras (até mesmo de obra!), coladas em várias peças....
Abçs

AleXtremePK
Veterano
# dez/11
· votar


Gostaria de saber pra q serve a regulagem de oitavas e tbm to com uma duvida q tipo minha corda LA ta vibrando mais do q antes de trocar a corda, gostaria de saber se é algo q precisa regular sei la.

ACDC-OP
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vi q eh uma boa alternativa uma Kahler ou entao um stetsbar, ql vc acha q eh melhor? poderia me indicar um bom kahler ou um bom stetsbar por no maximo estourando 500 conto ? obrigado mais uma vez

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então a jem de maple é mais negocio?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


AleXtremePK
Cara, a regulagem de entonação (ou 8ªs), é responsável pela acuidade da afinação em todo o braço. Se não fizer, ao tocar na parte mais "alta" do braço (mais perto do corpo), vc estará desafinado.
ACDC-OP
Cara, ou vc instale uma Kahler ou uma Bigsby ou não instala nada (ninguém precisa de alavanca para tocar bem e fazer boa música).
Alavancas Kahlers são cara e difíceis de encontrar (não tem genéricas).
Btardelli
Não sei...................................................
Abçs

emachado
Veterano
# dez/11
· votar


Eu estava com medo de chegar a essa conclusao....fazer o que ne, hehehe, ou se contenta com o ar vintage destruido das peças, ou compra tudo novo, hehehe

brigadão ai mestre


Olá.
Em motos já utilizei um tal de fundo preto fosco vinílico, gruda em tudo, até nos cromados de motor e escapamento.
Além disso, não é cara e talvez valha a pena testá-la.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


emachado
Já usei essa tinta. Só é efetiva em peças que enfrentam altas temperaturas, que não é o caso de ponte de de guitarra. Ademais, descasca com o tempo também....
Abç

all_guitar_star
Veterano
# dez/11
· votar


Someone can help me?

---- Vou comprar uma Epiphone standard em fevereiro (first guitar) e ouvi falar que depois de um tempo preciso trocar os captadores e vi o --Bertola falar que seria bom colocar seymour Duncan ou Dimarzio então eu como bom fan do kiss e do megadeth Pensei de cara no JB ate ai ta sussa, mas falta o do braço pensei no Jazz de cara mas dizem que ele embola com distorção, depois pensei no 59 disem ser emcorpado mas nao é tao grave quanto o jazz model.
---- Falaram que pro captador nao embolar ele precisa ter uma saida alta é vedade isso? Dai fui em busca dos dimarzios daí me apareceu os Tone zone mesmo sendo pra ponte ele é bem grave e tem saida alta. (é mais alta que o JB?) entao esses dois captadores ficariam bem juntos na Epiphone LP? ou entao teria algum set de caps que ficariam bem na lp
nao fes muito meu estilo aqueles s-distorcion e afins.
---- Meu estilo ta bem mais pra Hard rock (guns, skid, led zeppelin) mas gosto de algo mais metal tbm e quero tocar um pouco (metalica, megadeth, avenged....) Dou preferencia pro JB na ponte mas quero algu mais grave pro braço que nao embole com distorçoes quando tocar avenged por exemplo.

Valeu mesmo pela ajuda (mesmo se nao ajudar xD) e desculpem pela pergunta tao grande nao sei se serve pra ajudar mas meu amplificador vai ser um Bugera v22 ou um laney lv 100 e pedaleira uma zoom g9. ABRAÇO A TODOS WLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


all_guitar_star
Cara, guitarra tem que ter bons captadores. Isso é fato. Mas é só isso. O que vai fazer a diferença é vc mesmo e o resto do equipamento, PRINCIPALMENTE o amplificador.
Cada caso é um caso, e, se vc instalar QUALQUER bom capt, seja ele Sound/Malagoli, Cabrera, GFS, Wilkinson, DM ou SD, mais o restante, além de sua própria concepção, ouvido e talento para timbrar, vai soar bem.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Edit

all_guitar_star
Veterano
# dez/11
· votar


valeu bertola mas eu nem sei tocar ainda, isso eu vi vc falar uma ves mas ainda to na duvida esses dois ficam bem juntos?
conhece algum outro set que tenha um som mais grave encorpado que nao embole pro braço? E saida alta pra ponte? sempre vejo algumas equalizações nos sites de caps: bass 8 midle 7 treble 10 e assim vai. ate ai ta sussa mas depois vem nivel de saida em kb (eu acho) dai nao sei mais nada entao preciso da sua ajuda se puder (creio que possa) valeu mesmo abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


all_guitar_star
Cara, tu tá querendo achar cabelo em cabeça de ovo....
Não precisa trocar nada. Apenas tenha um bom amp e pesquise seu instrumento.
Mais tarde (2 ou 3 anos), SE, vc sentir necessidade, aí (e só aí), troque os capts...
Quanto ao nível de saída... TODO capt da ponte TEM QUE TER saída maior que o do braço. Nada mais.
Abç

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você me recomenda outra "cobaia" de ate uns 700 reais?

abç

Bino_cn
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bino_cn
· votar


Boa tarde!
Bertola estou procurando por uma guitarra versatil com braço soave e confortavel, não uma definitiva mas uma para mto tempo!!!
encontrei a Guitarra Ibanez Jem JR Signature Steve Vai
ela tem
- Corpo: Basswood.
- Braço: Wizard II.
- Trastes: 24.
- Marcação: Pearl Dots.
- Captação: Passiva.
- Captadores: INF1 - INFS1 - INF2.
- Controles: 01 Tone, 01 Volume.
- Chave Seletora: 5 posições.
- Ponte: Edge III.
- Ferragens: Cosmo Black.
- Pintura: Branca.
- Largura do Braço no 1° Traste: 4,5cm.
- Origem: Indonésia.

você conhesse esta guitarra? no caso esta é usada .. mas tanto uma nova para usada valeria a pena para até 2 mil reais????
procuro por braço confortavel e ponte confiavel.. quero poder usar o floyd tranquilo sem ficar desafinando o tempo inteiro

qualquer dica ou referente a outros modelos que VOCÊ confie é de grande ajuda!!


editado-- acabei de encontrar uma Guitarra Ibanez Grg250p Microafinação Ponte Edge Iii pela metade do preço praticamente igual só sem o buraco!

OBRIGADO!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Btardelli
Qualquer uma cara...
Bino_cn
Sim, é uma boa guitarra, eu já regulei várias dessas.
Abçs

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw bertola, vou de jem mesmo, ai faço um review pra galera...

abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Btardelli
Tá falado!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji