【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
agora estou entre o crate e o fender.
Dizem que o fender é mais puxado para o agudo,más dizem que o clean dele é muito bonito.
Já o crate eu não tenho muita idéia.
Para pedais quanto melhor o clean,melhor o pedal ficará?
O fender está 100 dolares mais barato do que o crate,más na sua opinião qual vale mais a pena.
vlw!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

vitorrock
Cara, sonoramente, eu prefiro o Fender.
Abç

Jean_Strato
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola Cara da para me falar as qualidades de um corpo em Mogno e um em Agathis ? to querendo comprar uma guita nova e to entre a ESP LTD MH-50 que é em Agathis e a BC Rich Standard Asassin que é em mogno, e se souber algo de uma dessas guitarras, gostaria da sua opinião

Wpotato
Veterano
# nov/11
· votar

Bertola, é melhor comprar a ponte já com o bloco de bonze, ou o bloco e os saddles separados para trocar? O preço é praticamente o mesmo.
Tem muita diferença (sustain e estabilidade de afinação) entre saddles que vem na referida ponte e esses ai do link?

ponte:
http://www.guitarfetish.com/105mm-Chrome-Spaced-Import-Made-in-Mexico- BRASS-BLOCK_p_1158.html
bloco:
http://www.guitarfetish.com/Import-105mm-Spaced-Brass-Tremolo-Block_p_ 1146.html
saddles:
http://www.guitarfetish.com/Upgrade-Stainless-Steel-Saddles-Fits-Trems -Set-of-Six_p_773.html

Joel_ESP
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola! O/
Estou enfrentando sérios problemas com volume/timbre/definição com meu amp nos ensaios de minha banda. Meu amplificador é um Moug GS20, ¬¬' então tá explicado...
Eu posso disponibilizar 800 reais para adquirir um novo, porém tenho certas dúvidas quanto ao amp.
Já pensei em pegar um Maverick MV3012, mas aqui em Fortaleza não tem, então nem rola.
Andei pesquisando também no Staner GS120 e GS150, ois acho que os encontro aqui por Fortaleza...
E então, seria uma boa saída para eu ensaiar e fazer algumas pequenas apresentações?
Abç.

Die2Live
Veterano
# nov/11
· votar

Sou novo aqui no fórum e procurei por aqui algo que sanasse minhas dúvidas, mas infelizmente não tive respostas consistentes. E de todo jeito, o tópico que chegou mais próximo a responder minhas dúvidas pediram ele perguntar aqui.

Aqui vai...

Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma guitarra feita por um luthier daqui de Natal com o seguintes modelo e configurações:
- Modelo: baseado nas Peavey Wolfgang;
- Madeira: Mogno (corpo) e marfim (braço);
- Captadores: Seymour Duncan JB (ponte) e DiMarzio Paf Pro (braço);
- Ponte tipo floyd rose Gotoh;
- O comprimento da escala é o padrão das guitarras Fender, mas com 24 trastes.
- Ferragens: Gotoh.

Quando comprei essa guitarra de um amigo ela tinha um seletor de 3 posições (igual ao modelo da Peavey), como não achei prático resolvi colocar um seletor de 5 posições próximo ao botão de volume.

Bem... até aí tudo bem. Semana passada levei minha guitarra para o cara que a construí para trocar o jack, chave seletora e potenciômetro de volume (não tem tone). Contudo, quando peguei a guitarra notei que ela estava com um som mais agudo e aparentemente com menos ganho. Só foi eu levar para fazer essa manutenção que o som da minha guitarra ficou mais "aberto" e com menos ganho, aparentemente.

O potenciômetro que está hoje é um de 500k linear (não me lembro se é "A" ou "B"). Não sei valor do outro pot, mas não era linear.

Então Mauricio Luiz Bertola, o que vc acha, será que se eu colocar o pot de 250k vai diminuir os agudos? Ficaria abafado demais o som?

Sei que só saberei se vai ficar de meu agrado se eu testar, mas pelo menos sua experiência me ajudaria.

P.S.: Desculpe se escrevi muita coisa.

Coutinhow
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, Bertola, gostaria de saber se valeria mais a pena eu montar uma guitarra da minha preferência, nos quesitos modelo, madeira, captação e afins ou comprar uma pronta?
No caso, eu montaria uma Telecaster baseada na de Jim Root do Slipknot, com algumas mudanças. Ela ficaria assim:

Braço (Cor Natural, futuramente, pintarei de branco) -> Satin Finished Telecaster-fit Neck Maple Fingerboard ( 21 trastes ) - 43 dollars [GuitarFetish]
Corpo -> Unfinished Solid Mahogany Tele Style Body - 65 dollars [GuitarFetish]
Ponte -> Black Hardtail Bridge for Teles and Strats - 12 dollars [GuitarFetish]
Control Plate Telecaster - 12 [GuitarFetish]
Escudo -> Custom Neck Humbucker black single ply Pickguard for Telecaster - 14 dollars [GuitarFetish]
Captadores -> SH-4 / JB59' (Ponte/Braço) - 140 dollars [GuitarFetish]
Jack para Telecaster - 7 dollars [GuitarFetish]
Prendedor de Correia -> Strap Buttons - 5 dollars [GuitarFetish]
Nut - 2 dollars [GuitarFetish]
Negórcio que fica atrás do Braço -> Neck Plate - 10 dollars [GuitarFetish]
Jogo de Tarrachas pretas -> 45 reais [ Mercado Livre ]

Ainda faltam os Knoobs e Potenciômetros e a parte elétrica. Tenho um colega que está vendendo uma Cort Viva Gold II com 1 Potenciômetro a mais e uma chave mini-tongue que seleciona apenas os captadores HB por 700. Queria saber se vale mais a pena montar a guitarra ou comprar essa e ir fazendo modificações ao meu gosto e necessidade e mais pra frente comprar uma já montada como eu quero ou montar essa Telecaster?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

Jean_Strato
Dificilmente é mogno. Provavelmente é nato.
Ambas são madeiras adequadas, mas o nato tem um timbre mais "aberto".
Wpotato
Compra logo a ponte inteira. Esses carrinhos são bons, e com mais massa que os normais.
Joel_ESP
Cara, esses Staners tem mui boa confiabilidade, mas acho que vc precisará de um equalizador para ele (se sua pedaleira já não tem...).
Die2Live
Cara, os pots padrão para esses capts é de 500K mesmo, e geralmente também o pot de volume é do tipo linear.
Talvez esse pot esteja "deixando passar" mais carga (menor resistência) que o normal (isso é comum, tente medir com um multímetro e, se der entre 700K e 1M, está explicado - troque o pot.).
Instalar 250K "cortará" muitos agudos e o som ficará "abafado".
Coutinhow
Cara, eu não posso responder à sua pergunta, pois é caso meramente pessoal.
Abçs

betopage
Veterano
# nov/11 · Editado por: betopage
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Criei um topico ontem com o mesmo texto e talz , minha duvida a essa, e queria uma opinião de um luthier

sempre acompanhei o fórum , mas só esses dias tomei coragem pra criar uma conta , tenho uma duvida , já li vários tópicos , já usei a busca e o que achei não é certamente a resposta que procuro , no Fim 2009 mandei fazer uma les paul com um luthier amigo meu , a guitarra é muito boa em termos de timbre , acho que da pra comparar com uma gibson dando uns bons upgrades, é uma guitarra pra vida toda , a captação dela é cabrera hot alnico 2 e a madeira é mogno, com o tampo de maple o classico de lp uashusahusahuusahsau....tem umas 3 duvidas eu queria deixar ela o mais proximo de uma gibson les paul 59 eu dei uma pesquisada mas não consegui achar a resposta , começo do ano que vem quero dar uns upgrades nela ... essa é a guitarra :
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/300675_163528040393313_ 100002083553390_359698_4521632_n.jpg

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/316525_163528100393307_ 100002083553390_359699_6837756_n.jpg

1 eu queria saber qual a captação que eu posso achar que fique com o timbre mais proximo de uma Lp 59 , um timbre bem jimmy page , e clapton... eu pesquisei e a captação que eu tava afim de pegar era um dimarzio paf 36th
na ponte e um seymour duncan pearly gates no braço , eu uso bastante push pull, essa captação é algo proximo do que eu procuro? ou de uma gibson 59 ?

2
eu queria dar uma custonomizada nela na pintura , deixar ela tipo entre honey burst e heritage burst , queria saber se vale a pena , e se é um preço muito caro este serviço , quero deixa-la assim:

http://www.gitaar.net/forum/index.php/file/4/12147/1959GibsonLesPaulSt andard-02vb.jpg

3 colocar uma lamina ( folha ) de maple AA ou AAA no top pode mudar o som ou estragar a guitarra?

obrigado pessoal! abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

betopage
1) Eu gosto muito dos SD SH-1 e SH-4, bem como dos "Seth Lovers", que são construídos sob as especificações antigas. Agora, esses capts que vc já possui também são muito bons; creio que vc deve procurar um outro timbre noutra direção, como através de um novo amp, por exemplo.
2) Pinturas nesse estilo só podem ser feitas por profissionais gabaritados. Recomendo a Musikolor, que é uma empresa especializada nisso.
3) Não. Mas não vejo necessidade disso.
Abç

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu to um problema chato aqui
Eu mandei a minha guitarra(Ibanez as73) pra retifica de trates,e quando ela volto,eu vi que o cara levanto a ponte na parte das cordas mais finas
A mizinha estava com um trastejamento de leve antes,e agora,com a ponte levantada,ele desapareceu
O problema,é que a mizinha fico muito dura pra faze bend,e se abaixa a ponte de novo,ela volta com o trastejamento(na terceira casa principalmente,e quando eu vo faze bend nas casas 5 pra baixo)
Agora ,ou eu fico com sem trastejamentos e com a corda dura,ou com a corda boa mas com um pouco de trastejamento,e o ideal era a corda boa e sem trastejamentos,né
Eu ouvi umas historias estranhas do luthier que eu deixei a guitarra,n quero leva de volta la n
O que eu faço?Eu tava pensando em aumenta o espaço pra mizinha no nut,pra ela fica mais baixa,e menos dura consequentemente,e com a ponte ainda alta,não teria trastejamento,mas isso foi totalmente intuitivo

vlw a atenção e paciencia de le tudo pra me ajuda
e qualquer coisa eu fiz um topico sobre isso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

guizimm
Cara, sua guitarra está precisando de um "rebatimento" de trastes feito por luthier competente....
Abç

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw
mas o que seria isso?

vitorrock
Veterano
# nov/11 · Editado por: vitorrock
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw,acho que vou de fender,além de estar 100 dolares mais barato,parece que compensa mais.
Porque o Crate é cheio de efeitos e soa meio digital,e como vou usar pedal acho que o fender fica melhor.
@edit:A mh-50 da ltd é em agathis,eu vi no site esp e não tinha nada escrito além disso:
SPECIFICATIONS
Bolt-On Construction
25.5" Scale
Basswood Body
Maple Neck
Rosewood Fingerboard
42mm Locking Nut
Thin U Neck Contour
24 XJ Frets
Chrome Hardware
ESP Tuners
Floyd Rose Special Bridge
ESP LH-150 (B & N) p.u.
Finish: BLK
Vlw pelas dicas.
abç

vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw,acho que vou de fender,além de estar 100 dolares mais barato,parece que compensa mais.
Porque o Crate é cheio de efeitos e soa meio digital,e como vou usar pedal acho que o fender fica melhor.
vlw,pelas dicas
abç

Bino_cn
Veterano
# nov/11 · Editado por: Bino_cn
· votar

Boa noite!
Estou com meu violão mto mal cuidado, é um ROOS (kkkkk eu sei kkk) comprei ele a mto tempo, e não esta mais em condições tocaveis pois as trastes estão todas descascadas.... posso passar bombril com cuidado?
passo algum produto depois como olho de limão?

esqueci de dizer ... como é um ROOS (apesar deste ter o som realmente bom kkkkk) eu gostaria de eu mesmo arrumar pois do contrario seria melhor comprar um novo kk

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

guizimm
é um rebatimento dos trastes afetados...
Bino_cn
Cara, vc deve limpar os trastes com bombril e a escala com óleo de peroba.
Abçs

Jean_Strato
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É comum colocarem que é de mogno mas na verdade ser de nato? porque disso?
e eu não entendi esse de som aberto quer dizer que ele não favorecia nenhum tipo de som, como grave agudo e médio?
ahhh mais uma pergunta ( a ultima prometo) o que significa quando fala que a construção da guitarra é bolt-on ?

Bino_cn
Veterano
# nov/11
· votar

mto obrigado!
vou fazer isto!
t+

maxdsp
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
no inicio do ano que vem vou comprar uma cort x6,quero saber se posso regular em casa e se tem algum risco de estragar a ponte ou tensor.

Joel_ESP
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa, minha pedaleira já tem um EQ sim, então tá tranquilo?
Abç.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
trasteja quando faz bend nas casas mais gras ves é normal

vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É comum os guitarristas usarem pedalboards?
http://www.guitarcenter.com/Musician-s-Gear-Powered-Pedalboard-and-Gig -Bag-107228272-i1387238.gc
como que isso funciona?é uma fonte para cada,ou uma fonte para vários?
eu também achei isso da giannini:
http://www.giannini.com.br/novo/produto.asp?id=987
para que serve isso?
vlw,abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

Jean_Strato
Mogno está em extinção e tem seu corte e comercialização proibidos, a própria Gibson foi severamente punida pelo FBI por usar madeira contrabandeada. Nato é um substituto do mogno.
Som "aberto", quer dizer que ele tem maior alcance de frequencias.
"Bolt-on": Expressão inglesa para "aparafusado".
maxdsp
Cara, ao se comprar uma guitarra, seja nova ou usada, é IMPERATIVO levá-la a um luthier para regulagem geral inicial.
guizimm
Não, não é... Como disse antes, leve sua guitarra a um bom luthier.
vitorrock
Claro que é.
Essa é uma fonte que "alimenta" vários pedais.
Abçs

Chinaycustom
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É verdade que no oriente existem algumas madeiras com a mesma coloração, poros que de certa forma são da "mesma família" em resumo dizem que é "Mogno" semelhante ao Africano? Essas madeiras são usadas na fabricação de guitarras asiáticas ditas de "mogno"?
Porque eu estou pensando em comprar uma Cort CR200 (ou CR250) e ouvi dizer isso? Elas são feitas em madeiras "genéricas" do Mogno?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

Chinaycustom
Sim, existem.
Na verdade existem vários tipos de "madeiras tonais", todas elas pode ser usadas na confecção de corpos com excelentes resultados, portanto, o que importa é a qualidade da peça usinada, e não o tipo de madeira.
O verdadeiro mogno ( Swietenia macrophylla e Swietenia mahagoni ) brasileiro, não pode ser mais comercializado.
Abç

maxdsp
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
depois da primeira regulagem feita por um luthier,ficará mais facil de regular a guitarra em casa após a troca do encordoamento?

obs: nunca regulei nenhuma guitarra.

Joel_ESP
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quanto ao Staner GT-200?
Você acha ele melhor que os GS?
Abç.

vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok,vlw pelas dicas.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

maxdsp
Se vc souber o que fazer....
Joel_ESP
Esse aí eu não conheço, portanto, não posso opinar.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji