Indicações de microfone para cubo de guitarra

Autor Mensagem
playerguitar
Veterano
# jan/11


Aê galera. Sou novo por aqui!
Pesquisei no fórum, mas não achei o que queria.

Preciso de indicações de microfones para microfonar cubo de guitarra. O que vocês podem indicar?

Meu som é blues, jazz, mpb... nada de rock pesado. Uso uma guit Ibanez AFS 75t semi-acústica e pedais analógicos. Estou querendo comprar um cubo valvulado pequeno (10, 15 ou 20w). Ando vendo uns handmade. Estou de olho nos do Pedrone, mas recentemente vi na internet o Viralata (Gato Preto Classic) e me interessei. Resumindo... vejo que pegando um cubo pequeno, bom e barato (fujindo destas marcas conhecidas que são caros) e microfonando com um bom microfone (também barato rsrsrs) dá pra fazer uma sonzeira. O que acham?

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


Shure Sm57

UD MAX
Veterano
# mai/11
· votar


Shure Sm57 [2]

playerguitar
Veterano
# mai/11
· votar


Nenhum substituto à altura?

Lucast
Veterano
# mai/11 · Editado por: Lucast
· votar


Shure SM57

ps: se tivesse usado a busca mesmo, ia encontrar muita coisa sobre.

vc tb pode olhar os relacionados, abaixo dos posts. vai ver que já existe muita coisa!

/close

davidjnio
Veterano
# mai/11
· votar


GPA 570 ou 580 nao me lembro
similar ao shure SM57
nao tem a durabilidade de um shure
porém dizem que ele é mais fiel ao som

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


davidjnio
ele é um pouco mais grave, disso eu tenho certeza. dizem que ele não capta direito frequencias muito altas, prejudicando um pouco os harmônicos, mas daí eu já não sei, é o que dizem...

kazu keyboard
Veterano
# jul/14
· votar


galera eu estava afim de comprar um gpa gm 570 pra microfonar amp, mas acontece que esse microfone sumiu de mercado, nao encontro em lugar nenhum pra comprar, alguem sabe me indicar um microfone equivalente para amp de guitarra ou algum lugar que ainda esteja vendendo esse mic?
agradeço

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


kazu keyboard
ele é uma copia do shure sm 57 cara...nao conheço o gpa, só o shure original, mas se ele lembra o shure 57 então qualquer outro mic baseado no sm 57 pode substituir o gpa, certo? E replicas de shure sm 57 não faltam! Tem muitos que dizem ser muitíssimos parecidos, pelo menos no som, que no final das contas é o que mais importa...entao vc tem 3 opções:
1. Comprar o gpa GM 570 no mercado livre, que tem um Monte!
2. Comprar o shure sm 57 original, que tem um Monte! (mas um pouco caro)
3. Comprar qualquer outra replica do original, que tem um Monte!

Até que ta fácil seu problema =)

kazu keyboard
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
juro que procurei e nao achei no mercado livre, o gm 570 parece que extinguiu kkkk... e esse mic é muito bem recomendado pelo seu baixíssimo valor e qualidade de captação. Por isso gostaria de encontra-lo ou achar um que seja equivalente na mesma proporção.

juanlm
Membro Novato
# jul/14
· votar


kazu keyboard
O arcano A57 e uma copia do shure tambem, de uma olhada nesse

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


kazu keyboard
engraçado, hj de manha quando te respondi tinha achado no mercado livre, mas agora não! Talvez eu tenha viajado a hora que procurei lá no ML. Só vi o 580 agora...de qualquer maneira, o 580 seria uma replica do em 58, que é um 57 com um grave levemente mais flat, teoricamente. Além do formato mais desenhado para voz...talvez valha a pena também...mas não o conheço. Mas tem mtas marcas bem faladas que replicam os shures viu cara.
É um mic mto simples e barato lá fora...por isso é tão vendido...para captação de intrumentos, é um dos melhores custo beneficio do mundo...fazer uma replica dele é relativamente facil! então talvez valha a pena vc dar uma pesquisada em outras marcas replicas

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


juanlm
kazu keyboard
se bem não me engano, o nosso colega Shapu aqui do fórum tem o arcano 57 e pode falar dele...ou será que é o GuitarristaDoNickEstranho? Não sei, um dos 2!

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
Já teve oportunidade de testar o Sennheiser e 906? Intenciono comprar um pois curti mais as demos que do Sm57, mas não pude testar pessoalmente.

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
O Stalingrado tem, olha esse tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/284796/

Do GuitarristaDoNickEstranho tem essa pá de sons gravados todos com o Arcano A57:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/284796/#8933808

Tava passeando por esses tópicos esses dias rsrs

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
não conheço cara! De microfone eu só conheço os que eu tenho (shure 57, mxl 990 e mxl 991) e brevemente o sm58...minha esposa viajou pra fora e não tive mto tempo pra pesquisar sobre microfones...ai fui no senso comum! Huahuahua
o sm57 tem um som duro...é bem esse o termo mesmo! Mas em conjunto com um condensador fica fenomenal! As vezes eu microfono com o 57 45 graus do centro do cone e com o mxl990, que é um do de dador de diafragma grande, mais afastado, pegando ambiência...sao mmto complementares! Mas o 906 eu vejo mto nos vsts cara...será que da pra confiar nos vsts pra tirar como base? se vc confiar, eu posso dar uma fuçada aqui e te mandar uns samples!

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


ederfreire
matou brother!

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
será que da pra confiar nos vsts pra tirar como base? se vc confiar, eu posso dar uma fuçada aqui e te mandar uns samples!
Olha eu me intrometendo de novo hehe Mas seria legal você fazer esse teste ai pra gente ter uma ideia!

kazu keyboard
Veterano
# jul/14
· votar


vlw galera, curti esse arcano, eu desconhecia desse modelo.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Opa! Olha meus posts aparecendo ae... hehehehe

Então. Tenho um Arcano A57 desses e atá agora só alegria. Já tem mais de um ano e meio comigo e nunca deu defeito.

Talvez se a intenção for um uso muito profissional, tipo estúdio, gravações importantes, e coisas do tipo, valha a pena pagar pelo SM57 original. No meu caso, como só faço gravações caseiras pra me divertir e uma apresentação aqui ou ali que use o mic, estou bem feliz com ele, principalmente pelo preço.

Quanto a comparações com o original, não sei dizer porque nunca usei.

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Tenho esse e906 e acho bem legal. Pra som ao vivo ele é muito bacana por ter aquela chavinha que mexe nas frequencias em torno de 4k, entao dá pra ajustar conforme o gosto (boostar, deixar flat ou cortar). Porém o mais legal dele pra mim disparado é que ele fica pendurado de ponta cabeça na frente do gabinete sem precisar de pedestal rs.

ALF is back
Veterano
# jul/14 · Editado por: ALF is back
· votar


ederfreire
pode crer!
tem mta coisa que eu podia fazer sobre isso...sobre microfonar de verdade vs VST...só que os VSTs mais legais são os que simulam microfonação de caixa 4x12 closed back...meu blackstar é um combo 1x12 com a traseira aberta, além de não ser um falante que exista em VST...mas da pra ter uma boa noção...eu posso ligar o pré do amp em linha e simular uma microfonação de VST com shure 57 em diferentes posições, comparar com o sennheiser 906 e comparar com o shure 57 e os condensadores reais (MXL 990/991, que seria o diafragma grande e o pequeno), mas aí sera no falante 1x12 do combo...é bem diferente. Pra saber se o resultado disso tudo seria interessante, teria que fazer e ouvir...se for interessante, eu posto! huahuahua
mas com ctza a comparação shure 57 x seinnheiser 906 VST seria muito útil e justa! a coisa só fica complicada na hora de comparar o VST com o real...em casa eu microfono com o amp nem no volume 3, sala sem tratamento acústico, falante da blackstar, 1x12 open back....no VST temos uma situação ideal de gravação, com 4 falantes closed back do tipo celestion v30, greenback, etc, montados em caixas monstras, como marshall 1960, orange PPC, mesa boogie e por aí vai! mas vamos ver o que eu arrumo aqui!

kazu keyboard
Veterano
# jul/14
· votar


rendeu esse tópico, muita informaçao boa
fiz uma pesquisa rapida comparando os mics sm57, gm 570 e a57



FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Iversonfr
Opa, valeu por comentar.
Aproveitando que conhece, o que acha dele em comparação ao SM57?

GuitarristaDoNickEstranho
Também tenho o A57, só falta ligar mais vezes, ao invés de gravar direto na Interface.
Depois que acostuma com um bom set não adianta ficar economizando, não acha "aquele timbre" que quer... esses dias fui tocar e não levei meu set (amp, pedais), peguei um simulador e joguei direto em caixa. Ficou tão ruim que o baixista perguntou se a guitarra não estava com problema de afinação... rs

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Bom, não sou expert no assunto mas vamos lá. Eu acho a maior utilidade dele ao vivo mesmo por ter as opções de presence e ficar pendurado sozinho, é bem versátil.

Acho que os dois são bons se for pra gravação. Depois de um eq é possível deixar os dois muito próximos. Vendo o sinal puro dele, acho o e906 mais equilibrado pra guitarra comparando com o shure. O SM57 acho meio estridente e rasgado, o sennheiser fica mais bonito com distorção na minha opinião. A diferença não acho tão gritante assim, mas EU prefiro o e906.

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
Eu também tive pensando assim, cara. Mas dá pra ter pelo menos uma noção de timbre dos microfones, ne?

ederfreire
Veterano
# jul/14 · Editado por: ederfreire
· votar


Iversonfr
Esses dias eu tava usando uns VST's aqui e percebi que o e906 é mais "equilibrado" em relação ao sm57, e eu também acho que o sm57 soa bastante estridente em alguns casos. Ou ele soa fechado demais ou agudo demais, mas fuçando nos VST's dá pra ter um equilibrio, ne.
(Meu comentário foi realizado com base no uso de VST's)

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


Achei esse vídeo interessante, vale a pena conferir:



ALF is back
Veterano
# jul/14 · Editado por: ALF is back
· votar


ederfreire
pela curva de resposta do 906, nota-se que ele tem um sinal mais flat mesmo, mas com uma "identidade" ali próximo dos 5k, que pode ser atenuada ou aumentada no switchzinho dele...o shure tbm tem um pico ali nos agudos, mas um pouco mais agudo. Esses picos são legais pq dao definição no som e de certa forma são uma identidade para o mic...no caso do shure, ele tem uma diferença que uns preferem e outros não gostam, que é ignorar o sinal acima de aprox 15khz...na guitarra, é onde entra o agudo estridente...no violão, por exemplo, é onde entra o ruído de corda, parte do ataque de palhetada e etc...entao tudo depende da aplicação. Particularmente eu gosto mto do shure e em alguns casos da pra sentir o timbre dele na captação..esse teste ficou mto legal pq é bem fácil reconhecer o shure...daria pra identificar as cegas...se o shure ficou bem característico nesse teste, entendo que podemos esperar este comportamento do 906 tbm! O 906 parece ser mais versátil justamente por poder ser flat e ao mesmo tempo captar sinal até os 20khz, sendo legal de usar pra outros instrumentos tbm além da guitarra...a curva do shure é muito específica pra guitarra justamente pelo seu pico nos agudos e o corte dos superagudos...entao dependendo da aplicação, o shure pode ficar devendo! Claro que essa linha é muito superficial...ela não da detalhes menores do espectro e com ctza há bem mais fatores que timbram o sinal, mas esses detalhes nos agudos são as maiores diferenças nessa comparação dos 2, aparentemente! Massa!

Edit: uma coisa que eu ainda não vi do e 906 é aquele gráfico de 360 graus que mostra onde ele capta mais sinal....o shure é bem agudo nessa angulação, captando somente pra onde ele ta virado mesmo....no palco isso é excelente pq tem outros barulhos rolando ali...mas como isso é uma característica de mics dinâmicos, acredito que o e906 tbm seja mais ou menos assim

Ismah
Veterano
# jul/14 · Editado por: Ismah
· votar


ALF is back

Vc busca o tipo polar do e906. Abaixo tem tudo isso.

Sennheiser e906

Quanto ao SM57, ele tem um segredo: o grave ele capta pelos lados!!! Por isso que o off-axis é tão usado e recomendado com ele...

Pessoalmente gosto de usar ele num Fender, no meso-centro, apontado pra calota no mesmo ângulo do cone. E num Marshall, em >45º com o cone, do meio pra borda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Indicações de microfone para cubo de guitarra