[Review] Kit 5 Mics Arcano A57. Confiram!

    Autor Mensagem
    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Stalingrado


    Boa noite, galera,

    como alguns amigos aqui do fórum sabem, estou começando a montar um estudio aos poucos e uma das minhas primeiras aquisições foi um kit de microfonação de bateria. Já possuo um Shure SM57 (usarei para a caixa), então eu precisava de mais alguns mics para overhead (no caso, escolhi um par de MXL 603, que ainda não chegou) e outros para os demais tambores (bumbo e tons). Pesquisando bastante, encontrei esses mics da Arcano, cuja proposta é ser um similar do Shure SM57, que é um microfone usado no mundo todo pela sua versatilidade e preço relativamente acessível. Conversando com o amigo carlos adolphs (que é um mestre aqui do fórum na área de eletrônica, amplificação, etc), resolvi investir nesses mics.

    Me custou ~ R$ 230 (metade do que custa um Shure SM57 no Brasil) com frete inclusivo o kit com:
    - 5 microfones A57;
    - 5 cabos XLR/XLR (não medi, mas deve ter uns 3m cada);
    - 5 cachimbos (aquele suporte que prende no pedestal);
    - 1 fone Arcano Live3.

    O Kit chegou hoje, comprei na Loja AudioDiscovery via MercadoLivre (recomendo bastante, os vendedores foram bem atenciosos e, por incrível que pareça, o item extraviou e eles enviaram outro!). De quebra, ainda veio um fone Live3, do tipo in ear, que me surpreendeu pela boa resposta de graves e pelo detalhismo (consegui perceber de forma muito mais nítida os reverbs utilizados; também alguns instrumentos que estavam escondidos em certas músicas).
    Veio numa maleta bem legal, não tão robusta, mas que, se tomar cuidado, aguenta o tranco.

    Seguem algumas fotos:

    Maleta por fora
    Maleta internamente
    Microfone A57
    Cabos e cachimbos

    Minhas impressões:
    Bom, farei as minhas observações obviamente comparando com o Shure SM57.

    - Sonoridade: Aos meus ouvidos, soou muito, muito próximo mesmo! O SM57 tem um pouco mais de definição nos médios-graves, parece que no A57 essa região tem um leve boost, coisa pouca mesmo, creio que não seja nada que um EQ não resolva. Analisando no gráfico, percebi que o Shure SM57 responde em determinadas situações à frequências acima de 16Khz, já o A57 não. Também não vejo isso como um grande problema, pois pelo menos para o uso que farei deles, essa região não é tão importante.

    - Volume (ganho): O A57 tem um bocado a mais de ganho do que o SM57. Para fazer a comparação em audio de forma justa, eu diminui o ganho do A57 aproximadamente uns 5-6dB.

    - Construção: Como vocês podem analisar nas fotos, a construção é bem parecida por fora. O Shure SM57 é mais pesado, talvez pela liga metálica utilizada no corpo ser de melhor qualidade.

    Eu poderia fazer um teste cego, mas acho desnecessário, nesse caso. Quando eu puder microfonar um ampli, farei o teste cego.

    Para fazer essa comparação eu microfonei a minha própria caixa de som que uso pra fazer as mixes de forma idêntica com os dois microfones, apontando para o centro do auto-falante, na mesma distância. Usei a música The Pretender, do Foo Fighters. O trecho gravado foi o mesmo.

    Teste Audio A57
    Teste Audio SM57

    Aqui uma comparação visual do analisador de frequências PAZ Analyzer, da Waves. O primeiro gráfico é do A57.
    Comparação Visual A57-SM57

    Ah, algo que vale a pena ser citado também: eu fiz a comparação entre dois A57 pra sacar se eles respondiam da mesma forma. Não fui tão detalhista quanto na comparação A57-SM57, me guiei apenas pelo ouvido e pelo gráfico de ganho da interface. Aparantemente, eles são idênticos, tanto em relação ao ganho, quanto a qualidade da resposta (timbre).

    É isso aí, galera. A aquisição valeu muito a pena. Pretendo estar em breve gravando uma bateria acústica pra sacar como eles se saem, então, assim que eu puder, farei e postarei o resultado aqui.

    Qualquer dúvida, estamos aí para responder!

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ninguém se interessa?

    frP
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Achei super barato o preço!
    A hora que puder microfonar o amp, posta aí pra gente dar mais uma comparada...

    Um abraço!

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    frP
    Na hora, bro! Farei isso.

    Calime
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Stalingrado
    frP

    Mic mto bom, tenho um desse e um A58 (similar ao beta 58 da shure).

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Stalingrado
    muito bom cara!

    assim dá pra saber que, principalmente pra amadores como eu, dá pra se ter um resultado muito proximo com um mic que custa metade do outro!

    engraçado é a pequena diferença nos médio-graves, como vc mesmo citou, e é visivel tanto nos gráficos como na onda do sondcloud; dá pra notar bem a pequena diferença observando a forma de onda ^^.

    No mais, parabéns pelo review; bem interessante o kit, e vale bem a pena mesmo...

    abraço!

    bicinh
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Stalingrado
    Muito bom! também estou montando um estúdio assim como você.. e desde o início estou optando por produtos Arcano.. tenho um A58 e é um ótimo microfone. Na minha opnião ele perde em nada com relação ao beta 58 da shure. eu também vou microfonar batera e com certeza irei optar pelo kit de bateria deles, que tá custando R$499,00. já li ótimas coisas em relação a esse kit. a arcano e a audio discovery estão dando um show com esses produtos e preços.

    joabfarias
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Stalingrado
    Olá, amigo. Você conferiu se os cabos XLR/XLR são realmente de 3 vias?

    joabfarias
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Stalingrado
    Acabaram de chegar meus A-57, e os cabos que vêm com eles têm 3 vias sim (testei num mic condenser que usa Phantom Power).

    Flatters
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Stalingrado

    vc sabe algo sobre o Arcano a-58 para vocal ao vivo ?

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Flatters
    Bom, bonito e barato... Para trabalhos amadores e intermediários, vai na fé!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ai galera, a bateria desse video aqui foi gravada com alguns Arcanos A57... Foi usado na caixa e tons. Sei que o audio foi todo processado, mas ja da pra ter uma base. Se alguem puder tambem avaliar sobre a captação e mixagem, vou ficar feliz...




    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    da hora cara , agora me permite uma dica?
    usa os 2 microfones mais vagabundos que vc tiver , e poe um colado na caixa , o outro dentro do bumbo , você pode usar programas chamados triggers na daw que transformam a batida em notas midi , e ai tem varias vantagem, voce pode aplicar um vst de bateria e ter o de uma caixa gravada num estudio milhonario , e por um baterista de verdade, voce pode concertar micro erros que o baterista cometeu , voce pode escolher mil e um timbre de caixa diferentes pra musicas diferentes.... use seus melhores microfones , pro resto da bateria.

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Pra mim é nítida a diferença entre o teste que vc fez, apesar de não ser o ideal microfonar sua caixa (ela já degrada um pouco do timbre antes de chegar no mic). Seria legal se vc microfonasse uma guitarra ou uma caixinha de batera pra gente sentir melhor. Todo caso, pra mim ficou claro que o SM57 é muito superior, tem muito mais definição especialmente nas guitas e nos pops da caixinha, o som vem com mais mordida no 57, é um puta mic não é a toa que o mundo inteiro usa.

    ederfreire
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Upzinho de leve hehe
    To pensando em comprar uns mics desses pra microfonar uns amps na minha igreja. Alguém tem algo gravado com esse mic microfonando um amp?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    ederfreire
    Alguém tem algo gravado com esse mic microfonando um amp?
    Vou gravar hoje, amanha posto aqui.

    ederfreire
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    ok!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ederfreire
    Só todos os meus reviews! heheheheh

    Segue:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/315291/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/314149/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/309811/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/308933/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/308558/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/303734/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/302419/p3#8894519

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/302419/p2#8727181


    Se quiser encurtar, abre um deles e vê lá minha página do SoundCloud. Quase tudo foi gravado usando o A57 no meu Alien Monster.

    ederfreire
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: ederfreire
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Ouvi aqui, realmente lembra muuuito mesmo o sm 57. Em um video que eu vi de comparações entre o sm 57, gpa gm 570 e o arcano a 57, o arcano a 57 se mostrou com uma resposta maior aos agudos e médios, mas pode ser devido ao ganho a mais que ele possui, como o Stalingrado disse. Mas de uma forma geral eu curti o mic.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ederfreire

    Eu também... Principalmente levando em conta o fato de que com o valor de um Shure dá pra comprar uns 7 ou 8 Arcanos.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Guitarra

    Customizada
    Cordas .009 Solez
    Malagoli S1

    MultiFX

    Boss ME70

    Ampli

    Vox Pathfinder 10, com mod para usar caixa externa, 1x12" (Scorpion, genérico de 90).

    Usei em off axis (pendurado na frente)

    http://www.4shared.com/music/c4rrF4X4ba/No_sei_-_Rubi_-_Malagoli_S1__n .html?

    http://www.4shared.com/music/STLpYFHTce/Rubi_-_Malagoli_S1__neck__-_Bo .html?

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Bom vamos aos detalhes:

    "Quebrei" o mic. Rompendo os fios da cápsula quando fui desmontar (descuido). Assim fiz um reparo e o mic está melhor (menos ruído) que antes. Acredito que se deva por um jumper metálico, que estava um pouco (razoávelmente) oxidado. Percebi um ganho de uns 4dB de volume também.

    Agora posso dizer que tenho um A57 Custom kkkk

    A nova gravação também tem como novidade o mic de frente (que me recuperou um pouco os graves), improvisando um pedestal com a maleta que o contém.

    http://www.4shared.com/music/HyoSFu44ce/A_culpa__sua_D_microfonado.htm l?

    pequenogafanhoto
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Ressucitando... Há um ano tenho um A-57 e tenho gravado com ele, e agora que estou com dois canais estou considerando pegar um 57 ou 58. Porém estou na dúvida, já que ele não capta graves tão bem quanto um Shure original, e alguns falam que tem menos definição. Como não tenho um Shure pra comparar, gostaria da opinião mais experiente do fórum se vale a pena pegar outro Arcano 57/58. Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Kit 5 Mics Arcano A57. Confiram!