Indicações de microfone para cubo de guitarra

Autor Mensagem
ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
Rapaz, você usou um monte de palavras bonitas e muita teoria kkkkkk Ta doido! Não saco nada dessas paradas, cara. Mas eu entendi mais ou menos o que você quis dizer. Mas isso aí é bem perceptível até nos VST's. Por isso que acho bacana você tentar fazer aquele teste usando os VST's!

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
isso! tipo polar!
vou dar uma olhada no link depois! esse detalhe do shure é muito interessante. Na realidade, lembro que no grafico 360 dele, nas laterais ele capta graves razoavelmente bem, mas tem um pico negativo na captação de agudos...então o sinal ali é bem grave mesmo! eu só uso ele offaxis aqui em casa justamente por isso! quando uso 90º na borda fica meio abafado e sem brilho...aí a inclinação da uma ajudada!
quanto a 45 do meio para borda como vc usa no marshall, aqui no meu amp nao ficou bom não! mas como vc mesmo ilustrou, depende mto do falante né!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ederfreire

É o caminho contrário. E nada mais legal que perder 4 dias tentando achar a posição ideal do mic hehehe

ALF is back

Sendo chato... O usual é dizer "padrão polar".

Não é só falante mas som final também. Da pegado do músico ao tipo do cabo...

A última vez que peguei um Marshall valvulado era um Plexi de 100W em volume considerável, reproduzindo uma strato SSS, com acordes em maioria depois da quinta casa (aí a falta de graves).

Tente abrir mais o ângulo (algo na casa dos 60~75º), pode ajudar muito. Ou colocar ele na borda da caixa... Nesse caso, qualquer coisa é testável.

Na dúvida (pressa), coloca ele na borda da calota e já era hehehe

ALF is back
Veterano
# jul/14 · Editado por: ALF is back
· votar


Ismah
agora sim! vi o linbk! apesar das diferenças entre eles, nota-se o padrão bem tipico de dinamico né...um buraco nas laterais, mas com alguma vantagem de graves e um rebotezinho nas costas! eu só fico curioso pra entender como seria isso no shure...esse rebote atras fica bem onde está o corpo do microfone...nao sei como ainda pode captar alguma coisa ali huauhahuauhua
vc sabe como funciona isso? no 906 blza, pq ele fica em pé né...mas o shure aponta pra fonte sonora como uma caneta...aí fica dificil entender essa captação traseira!

ederfreire
ahuuhahua
foi mal cara! na verdade nao tem nada de complexo nisso não! aquela hora eu tava no celular, mas agora posso escrever mais facilmente e colocar os links sem mta complicação!
Vamos falar dos gráficos deles...é teoria sim...nada de comparação prática. Existe o gráfico da curva de resposta do microfone, que mostra o spectro audível por nos, humanos (aprox entre 30 Hz e 20.000 Hz, sendo os valores mais baixos os graves, e os mais altos os agudos) e a curva seria o comportamento do miucrofone na captação destas frequencias, em dbs...então seria um grafico de dbs (eixo Y) por frequencia (eixo X). Veja como fica o do Sennheiser e906:
e906
algo 100 "flat" seria uma reta em 0 db. Algo que não influencia em nada no timbre. Na prática, isto é praticamente impossível...seria a situação perfeita da física, aquela que aprendemos na escola, onde não existe atrito, resistencia do ar e etc. Então quanto menos essa curva tem oscilações, mais flat é o equipamento. Nesse gráfico, o 0 db seria mais ou menos ali no -55 db (existem várias formas de representar estes gráficos. Alguns usam 0db mesmo). Repare que o mic começa a ficar mais flat ali nos 150 hz e mantem isso até uns 12kHz. Tem um pico que pode ser minimizado dependendo da posição da chavinha dele, um recurso bem bacana! Em seguida, o sinal começa a diminuir, ou seja, é captado com menos intensidade, chegando a até -20 db em comparação ao ponto que seria o flat (-55 para -75). Apesar de diminuir, não chega a zerar.

Agora vamo ve o gráfico do shure 57:
Shure 57
aqui, é a mesma coisa, mas os db são representados de forma mais simples. Note que a resposta de graves é bem parecida com o e906. Então o sinal segue flat até uns 2kHz, quando aparece um inevitável pico pra cima (o shure não tem aquela chavinha que o e906 tem). Esse pico é todo maluco, com umas oscilações estranhas, mas está sempre bem acima do 0 db. Como falei, este pico é desejável mesmo. Mais ainda para captação de guitarra! ele entrega mais definição. Na mixagem é muito comum dar uma forçadinha nessa região para entregar mais definição, seja em peças de bateria, seja em baixos, violões ou guitarra. Aí após os 15khz a curva já termina. Simplesmente não capta mais nada, é um corte mesmo. dali até os 20kHz tem uns agudos bem estridentes. Mais um fator que ajuda o shure a ser uma referencia para microfonar especificamente guitarras.
então pelo menos analisando os gráficos podemos concluir que o e906 pode ter uma resposta levemente parecida com a do shure (se utilizado o switch de agudos dele). Se quiser algo mais flat, e captando tudo até os 20kHz, tbm é possível! então ele é mais versátil! Mas como falei, essa linhazinha é muita teoria e pouca prática. Na prática, notamos muita diferença entre ambos, pois existem muitos detalhes embutidos nessa engenharia toda!

existe ainda o gráfico polar (aprendi essa hoje! ahuuhauha) que é como se mostrasse como é a dinamica de captação "vista de cima" do microfone. Mostra em 360º como ele se comporta na captação. Se ele está virado pra um determinado ponto, o que está atrás dele, é captado? e o que está do lado? e o que capta, é mais agudo ou mais grave? essses detalhes o chart nos mostra. Vendo o gráfico vc vai entender, mas a principio podemos notar que não há grandes diferenças entre os 2, até porque ambos são dinâmicos. Condensadores costuma "captar tudo ao seu redor", dinâmicos costumam captar mais pra onde estão apontados!. Veja os gráficos:

e906
Shure 57

novamente, há uma pequena diferença na forma como os gráficos são mostrados. Mas é bem fácil entender.
As diferenças não são muitas neste ponto! Mas repare que ambos pegam um pouco mais de graves na lateral. Por isso se usa tanto a captação chamada offaxis (fora de eixo). Em vez de meter o mic 90° da tela do gabinete, coloca-se ele mais na borda do falante e inclina-se 45° (quando quiser, na verdade) voltado pro centro. O centro tem mais agudos, a borda tem mais graves. A ponta do mic pega bem os agudos e graves, mas os agudos pega melhor. Já a lateral dele pega mais graves que agudos. Assim, obtem-se um equilibrio bem interessante! é uma prática bem comum quando se usa microfones dinâmicos!
bem basicamente é isso. Já da pra vc entender esses gráficos escrotos, pelo menos! mas como falei, é pura teoria boba...a prática é o que interessa! e pretendo fazer algo com isso!

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
ahuahuahuuha
boa! peguei!
vou tentar esse esquema! uma cosia que fiz esses dias e achei animal foi microfonar a traseira do falante com o shure 57 e o centro do cone com condenser mxl 990! puts, que punch!

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Iversonfr
Obrigado pela resposta.
O SM57 acho meio estridente e rasgado
É exatamente como descreveria o A57, que tenta copiá-lo.
Muito provavelmente seu EU deve se aplicar a mim também :)

ederfreire
Valeu pelo vídeo!

ALF is back
Orra, senhora explicação!
Eu, como leigo, percebia um pico de agudo que me incomoda no Shure. Curioso que de tão usado, dá para identificar as características dele (pico e corte) em muitas gravações/timbres de guitarra, como uma "aspereza" a mais.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
algo 100 "flat" seria uma reta em 0 db

Errado. Flat seria um mic como o Sennheiser M30, ou seu clone Behringela ECM8000, etc que capta todas as freq com mesma amplitude.
Se a amplitude for 0 ele não capta nada. Aí não é um mic hehehe

vc sabe como funciona isso?

Algo que vale a pena a pesquisa, mas creio que a medição se refira a cápsula. Não ao conjunto.

microfonar a traseira do falante com o shure 57 e o centro do cone com condenser mxl 990

É acaso uma 2x12"? Se sim, coloque o condensador atrás (sem esquecer de inverter a fase dele) e o 57 na frente. Outra opção é por um bi-polar (como o e960). Não lembro se posso por a cápsula na vertical, pra captar cada lado um falante.

existe ainda o gráfico polar

É aqui que muita gente peca. São 5 tipos omnidirecional, bidirecional, cardioide, supercardioide e hipercardioide.

E o gráfico mostra o mic apontado pra longe de vc, teoricamente o 360º em volta dele é assim, mas não é assim na posição dele

Uma saída para a falta ou excesso de graves é colocar o mic em off axis vertical. Microfonando de cima pra baixo vc tem menos grave (ele não capta tanto o som refletido do chão), e de baixo pra cima ele capta mais graves (devido a reflexão dos graves no chão).

ederfreire

Não se baseia muito em VST's, eles são safadinhos hehehe
Quanto aos termos vc se acostumará. Não é bicho de sete cabeças.

PS eu to caindo de sono se errei alguma coisa (palavra, nome, informação... revisarei amanhã).

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
pela curva de resposta do 906, nota-se que ele tem um sinal mais flat mesmo, mas com uma "identidade" ali próximo dos 5k, que pode ser atenuada ou aumentada no switchzinho dele...o shure tbm tem um pico ali nos agudos, mas um pouco mais agudo

Não sei se é purismo e sou só um hobbista, mas acho que esta aí toda a diferença que faz o e906 mais equilibrado e menos ardido que o sm57. Se olhar de perto mesmo, o pico do sennheiser ta lá pelos 4k, enquanto o sm57 tá nos 6k.

Pelo que sempre aprendi e vi no estúdio de um amigo meu, o "corpo" da guitarra distorcida fica geralmente entre 2 e 5khz, então o sm57 puro tem um pico meio fora disso, aumentando pro meu gosto a chiadeira e frequências mais altas indesejáveis, que falamos como "ardidas". Lógico que num show isso se arruma bastante com posicionamento do mic, e no estúdio nada que um eq não resolva. Tenho os dois e ambos são excelentes, mas o e906 me parece mais amigável que o sm57 para guitarra.

uma cosia que fiz esses dias e achei animal foi microfonar a traseira do falante com o shure 57 e o centro do cone com condenser mxl 990

Tenta o contrário, o condenser atrás e o shure na frente. Abs!

Ismah
Veterano
# jul/14 · Editado por: Ismah
· votar


Iversonfr

O corpo no solo?

O mais grave que uma guitarra, afinada em Standart E, chega é 70Hz. O mais agudo é uns 6~8KHz de brilho.

E na verdade é no estúdio que se corrige freq com o posicionamento do mic, e no ao vivo no eq.

Iversonfr
Veterano
# jul/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah

Então, na verdade eu sou mais curioso e fuçador do que outra coisa rs. Quando acompanhava esse amigo meu que vive do estudio dele, nas eqs de guita sempre acabava dando um boost por essas freq que falei pra trazer a guita pra frente na mix. Comprei o e906 nessa época (2009 +-) no escuro baseado nas respostas de frequencia dele, porque vi que ele priorizava essas frequencias mais próximas das q eu gostava no estúdio. Me dei muito bem com o mic, foi bem o que esperava. Hoje uso ele no bright pra microfonar ao vivo, não mexo com gravação como antes. Poderia até tentar fazer um A/B dos mics, mas além da preguiça acho meio inútil atualmente pois ja tem um monte no youtube.

E na verdade é no estúdio que se corrige freq com o posicionamento do mic, e no ao vivo no eq.

Sim sim rs... quis só dizer que a diferença dos dois acho "corrigível"...

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Se a amplitude for 0 ele não capta nada. Aí não é um mic hehehe
mas também tudo depende do referencial, né! por exemplo, no gráfico da curva de resposta do shure o eixo Y varia de -10 db até 10db, sendo 0 o ponto onde ele obtem uma linearidade de 150hz até 2khz. Entendo que naquela forma de representação o gráfico tenta mostrar o quanto influencia nas frequencias, por isso o 0db está no centro. Já o gráfico do e906 mostra da forma como você colocou!
quanto a definição de flat, achava quera quanto menos influencia no sinal mãe! não sabia disso! então o povo que vive falando que o flat de amplificador é deixar todos os knobs no meio está certo! pq tem a questão da equalização passiva, em que o flat seria tudo "full". Mas se eu deixar todos os knobs iguais em qualquer posição estará flat da mesma forma então! auhuhauha
meu amp é um combo 1x12 open back. Então é só um falante!

Ismah
Iversonfr
na minha ignorancia, pensei de por o shure na traseira pq ele tem uma resposta um pouco mais débil nos graves, e ali atrás é MUITO grave! então pensei de colocar ele em vez do condenser. De quebra, teria menos superagudos devido ao corte lá dos 15~16khz. Desta forma, os agudos seriam compensados pelo condenser no falante, que traria todo o espectro de 20hz a 20khz, e uma resposta grave moderada! então sequer testei ao contrário! mas vou fazer isso, sim, já que os dois recomendaram! vamos ver que bixo que dá! uhauhahua

sobre o shure, ele tem mesmo um som ardidão. Pra sons hi gain eu gosto muito dele! pra sons mais cleans/ crunch, as vezes eu me pego tentando obter algo melhor. Aí já não sei se o problema é exatamente ele, ou o amp, ou o falante, ou o cabo, ou o captador...enfim...mas sempre encontro uma posição dele que acaba amenizando. Agora que tenho mesclado ele com os condensers, nossa, tenho curtido muito! Mas acho que se for pra ter um mic só no amp, um e906 seria melhor pela sua versatilidade!

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back
Rapaz, que aula, hien! hehe Agora entendi melhor!
Mas é aquela parada que você falou, né? Na prática isso muda muito! Vou acompanhar de perto esse tópico aqui pq tá rendendo bastante! hehehe

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

Toda vez que você microfonar alguma fonte sonora com mais de 1 microfone entrará a questão de fase, é preciso pensar a respeito.

Antes disso, é bom que se deixe claro... Quando usar 2 mics ou mais? Alguns profissionais dizem que só usam 2 ou mais quando se tem pouca instrumentação, aquela fonte sonora precisa ocupar muito espaço na pan, na mix. Por exemplo, um projeto voz e violão, a voz fica no centro e o violão ocupa todo o resto, então um mic mais agudo para um lado e outro mais grave para outro pode ser legal. Coisas assim... Quando há muita instrumentação, uma banda grande, nem sempre é uma boa ideia ter mais microfones e mais canais. Muitas vezes um bem feito resolve melhor que vários meia boca.

OK, mas aqui o papo é amplificador. Tem o lance da fase... Que fique claro logo de cara, problema de fase (cancelamento) não é algo que se busque, mas nem sempre é indesejável - só para entenderem, qualquer guitarra que se ligue mais de 1 captador vai também ter o lance de fase, nas Les Paul de 3 captadores, o do meio é bem nítido matando umas frequências, strato também. Quando você coloca um mic na frente e outro atrás, se eles estiverem exatamente na mesma distância do alto falante, inverter a fase de um deles vai funcionar para evitar cancelamento de fase. Só que isso é muito teórico, então o lance é testar sem inverter e invertendo, mexendo na pan, pesquisando como fica o som.

Falei tudo isso porque na verdade aprendi com um famoso produtor americano que para amplificador, o melhor é usar as técnicas clássicas de 2 microfones quando for usar. Ou XY, ou M/S. São as melhores técnicas, o que sai melhor.

Abraço

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

isso que você falou de usar 2 mics eu acabei reparando na ode a chuva que estou gravando! tanto que na parte que tem aquele monte de barulho (meia lua, violão e as bases dobradas mais hard rock) eu resolvi tirar a dobra de guitarra e gravar só uma com 2 microfones...mas aí o conflito continuou...então misturei os 2 microfones numa track mono e pronto, melhorou mto! ou seja, ali uma guitarra só com um microfone soa muito melhor que mil guitarras dobradas com 2 microfones cada...ahuhuahuahua

então fiz um novo video daquela guitarra base que vai ficar sozinha...aí no final foi a mesma coisa...na parte mais pesada eu fiz uma camada de guitarra com o shure 57 microfonando a traseira do falante e o condenser pegando a borda...aí ficou maior bagunça...misturei tudo numa track mono e pronto! ficou lindo! huahuahuau

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

Flat seriam todos os controles a 50%. O que em teoria equilibra o in com o out. Nem sempre é possível, como no caso de um guitar amp.

Pessoalmente, não conheço um Eq ativo (que dê boost numa faixa de freq), todos que conheço, amplificam (seja por CI, válvula, transistor) e atenuam faixa oposta.

No livro do Jorge Fonseca, sobre valvulados tem uma explicação muito boa sobre como funciona um EQ de três bandas (procure sobre filtros RC e LC pra aprender a calcular a sintonia dos que estão em seu amp).

inExperienced
Veterano
# jul/14 · Editado por: inExperienced
· votar


Eu tenho um GPA GM 570, e um AKG P3S.
Uso ambos em minhas brincadeiras aqui em casa.

Aqui na aldeia onde moro paguei 97 reais no GPA.

As especs do GPA são:
Impedância 600 ohmns
Hiper cardióide
Resposta de freqüência 50Hz - 14kHz.
Gráficos de freqüências.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

No caso ali esse gráfico eu não tinha visto ainda.

No caso a freq de referência é alterada, e bem interessante isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Indicações de microfone para cubo de guitarra