Problemas com diferença de volume ponte x braço em Les Paul.

Autor Mensagem
Mr.Colsani
Veterano
# dez/10


Estou tendo um problema com os captadores da minha les paul:
Tenho uma Michael Les Paul, e a pouco tempo troquei os captadores até então originais por 2 Cabreras.
Coloquei um "Classic 2" no braço e um "Rock Pro" na ponte, ambos de Alnico, e tive uma diferença gritante de volume entre eles. Tentei modificar a altura dos captadores, mas só obtive o mesmo volume, com o Rock Pro 'colado' nas cordas, e o Classic 2 realmente DENTRO da guitarra... Com isso perdi o excelente timbre do Classic 2, e quando mudo para o Rock Pro o som interferência e maior propensão à microfonia....

A resistência do Classic é de 9,6k e saída: 'vintage output'
já no Rock pro é de 16.7k e saída 'high power' (ambos segundo informações do site). Me disseram que a Les Paul normalmente tem maior volume no captador do braço, mas qual a melhor forma de corrigir isso? a resistência de saída do captador da ponte tem que ser menor?

Valeu!

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Colsani
Eu ia sugerir mexer na altura dos captadores, mas se isso não funcionou, não sei o que poderia ser feito.

No mais, tu pode usar isso ao teu favor, como o Warren Haynes faz, usando o captador do braço para os solos, se destacando mais.

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Poisé, foi minha única saída paliativa =/

o som do Classic 2 no braço é perfeito, mas quando botei ele muuuito pra baixo, perdi na sonoridade^^"
já o Rock Pro eu coloquei intencionalmente pra solos saca? mas quase num uso ele por causa do zumbido de fundo...

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Colsani
Já tentasse entrar em contato com o fabricante pra saber se os captadores não estão com algo errado, como um defeito de fabricação em algum deles, já que essa diferença de volume é tão alta. Por mais que 9,6k e 16,7k não meçam a saída propriamente dita (e sim a resistência), essa diferença de valores não deveria gerar tamanha diferença de volume, ainda mais estando o de 9,6k no braço e o de 16,7k na ponte.

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Entrei em contato com a loja que eu comprei, ele me recomendou levar no luthier antes de qualquer diagnóstico, mas a princípio, problemas no captador em si são meio raros. Já a idéia de que poderiam 'nao casar', não faz muito sentido, já que no youtube, vc acha guitarras com essa combinação, e já ouvi falar que realmente fica interessante... to tentando achar um tempo pra levar no luthier, mas antes esperei por uma luz aqui, hehe.
Porque eu mesmo que fiz as ligações, sou técnico e talz, e tá tudo conforme o esquema que vem no próprio captador. =/

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Colsani
Sem querer te subestimar, mas não pode ter acontecido de tu simplesmente inverter a posição dos captadores? Aí sim, tudo faria muito mais sentido, mas acho difícil que isso tenha sido feito.

gege_correa
Veterano
# dez/10 · Editado por: gege_correa
· votar


Mr.Colsani
Coloquei um "Classic 2" no braço e um "Rock Pro" na ponte

com o Rock Pro 'colado' nas cordas, e o Classic 2 realmente DENTRO da guitarra...

A resistência do Classic é de 9,6k e saída: 'vintage output'
já no Rock pro é de 16.7k e saída 'high power' (ambos segundo informações do site).


Péra ai, o Classic (braço) tá com volume mais alto que o do Rock Pro (Ponte)? Se for isso mesmo que eu entendi tem algo errado mesmo, ou instalação ou com o captador... não pode ter taaaaaanta diferença assim... Eles são de 4 fios? Será que por acaso (e pelo zumbido que vc citou) o rock pro não foi ligado "defasado"?

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Sem querer te subestimar, mas não pode ter acontecido de tu simplesmente inverter a posição dos captadores?

não não, inclusive eu sou meio paranóico com isso, eles estão cada um no seu lugar normal. hehe

Péra ai, o Classic (braço) tá com volume mais alto que o do Rock Pro (Ponte)? Se for isso mesmo que eu entendi tem algo errado mesmo, ou instalação ou com o captador... não pode ter taaaaaanta diferença assim... Eles são de 4 fios? Será que por acaso (e pelo zumbido que vc citou) o rock pro não foi ligado "defasado"?

também não, foi ligado igual ao classic 2.... eu to tentando conseguir um tempo pra refazer as ligações, mas como eu já conferi antes, estão iguais^^"
to aguardando o e-mail da cabrera a respeito. e são 4 fios + malha

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Para facilitar, o esquema de ligação foi esse:

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_2t_3w

As cores do cabrera são diferentes, mas te garanto que tá ligado igual =/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Colsani
Cara, em que pese que o capt do braço TEM QUE ficar mais baixo (em relação às cordas), verifique a ligação.
Caso esteja tudo certo, sugiro medir com um multi-testes a saída desse capt....
Abç

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caso esteja tudo certo, sugiro medir com um multi-testes a saída desse capt....

Entendo, o que você quer que meça? tensão? resistência?
e quais valores seriam aceitáveis?

valeu

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Colsani
Me intrometendo na pergunta pro Mauricio Luiz Bertola, acho que tu deveria medir a resistência, verificando se ela bate com a resistência informada pelo site.

Não sei se com um multímetro dá pra medir a saída em mV do captador, mas se der, acho uma boa medir. Caso sirva como referência, no site da DiMarzio eles colocam tanto a resistência com a saída do captador, assim dá pra ter uma pequena base.

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Van_Lorien
Me intrometendo na pergunta pro Mauricio Luiz Bertola, acho que tu deveria medir a resistência, verificando se ela bate com a resistência informada pelo site.

Se intrometendo nada, fica à vontade, hehe
poisé, eu pesquisei e encontrei o que eu perguntei pra ele, é a tensão de saída mesmo, e dá pra medir sim. E por coincidência ambos os captadores estão com valores muito próximos.

Liguei pra um conhecido meu que já trabalhou como luthier, ele falou que é bem normal, o volume do braço ser maior tanto em les paul, quanto em alguns outros modelos de guitarra.... mas que no meu caso ta mesmo anômalo. Pode ser que eu esteja exigindo um pouco demais do nivelamento dos volumes, pq sei lá, foi um teste que eu fiz com os Cabrera né^^" to pensando na possibilidade de colocar um SuperDistortion na ponte no lugar do Rock Pro. se eu conseguir comprar um 'apanhado' de captadores de um brother meu.... daí é só 'tentativa e erro' até achar um que agrade.

mas enquanto isso tá lá... o Classic 2 com o som bem xôxo e o rock pro parecendo esses captadores originais d guitar barata dando microfonia... kkkk

Mr.Colsani
Veterano
# dez/10
· votar


Consegui contato por e-mail com o pessoal da Cabrera, os quais me solicitaram testar com uma chave de fenda o quanto "puxa" cada um dos captadores, ou seja, a potência do ímã de cada captador. Verifiquei que há realmente uma diferença, o Classic 2 "puxa" bem mais que o Rock Pro o que talvez remeta a um problema de fabricação... Respondi no e-mail e aguardo resposta, qualquer novidade postarei aqui, para esclarecer dúvidas de outros ;)

Morgul
Veterano
# abr/11
· votar


E como anda o caso?
É importante dar ups em tópicos assim.

MundoMichael
Veterano
# abr/11
· votar


Conheço os captadores e são realmente legais.

Quando fabricados pela mesma empresa são devidamente calibrados e apropriados para trabalharem juntos.

Problemas como o citado estão relacionados à instalação dos captadores. É necessário verificar todas as conexões soldadas e se não há nenhuma falha de solda ou inversão de algum dos fios. Difícil dar qualquer diagnóstico preciso sem "vêr" o circuito. No mais, captadores estilo classic tem saída mais baixa, que é uma característica de timbre. Os Rock Pro possuem saída mais alta, portanto uma diferença de volume e é esperada.
Resumindo, vale rever a montagem de todo o circuito, dos captadores aos potenciômetros e chave seletora.

Abraço.

Michel Top
Veterano
# abr/11 · Editado por: Michel Top
· votar


Mr.Colsani
Utilizo este mesmo set em uma de minhas guitarras e não tenho problemas com diferença de volume entre eles. Isso me leva a pensar que pode ser a ligação incorreta de um dos captadores (série, paralelo, em fase, fora de fase, etc...). Confira a ligação e veja se tem algo de errado.

Abraço!

guitarmanofgod
Veterano
# out/12
· votar


Cara to tendo problema parecido, tenho uma Tagima PR100 com braço colado, captadores Malagoli RL-Legacy na ponte e Custom Alnico HB no braço, e o captador do braço fica com mais volume e presença apesar da diferença de saída, ja testei dois captadores na ponte e aconteceu o mesmo "fenômeno" , lembro me de ter uma Semi-acustica de baixo custo e tambem acontecia o mesmo, o braço sempre se destacando mais, o mesmo se repetiu quando testei semiacusticas da Ibanez e Tagima, logo defendo a teoria de que devido ao modelo (Les Paul, Semiacustica e derivados) aliado ao detalhe do braço colado resulte nessa caraciteristica do captador do braço mais forte que o da ponte, mas no caso do amigo se tem "hum" e a diferença ta muito grande, pode ter alguma falha num componente eletrico da guitarra, o mais sensato a fazer é levar a um luthier pra refazer toda a parte elétrica e ele pode dar um diagnóstico mais preciso e até defitivo.

ALF is back
Veterano
# abr/13 · Editado por: ALF is back
· votar


____________________________________________________________
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
>>>>>>>>>>>>> UP!!!! <<<<<<<<<<<<<<<<

Galera!
faz um tempo já q estou com problemas com meus captadores Seymour Duncan JB/ 59...basicamente, o JB (ponte) está mto baixo e magro comparado ao 59, q se mantem com seus graves lindos de sempre...
na realidade, sei q os problemas não são nos caps, mas na eletrica da guitarra...os potenciometros estão com aquele velho barulho de raspagem quando rodo...tanto os de volume quanto o tone!
estou articulando uma levada ao luthier pra rever tudo isso e trocar os pots, jack e a chave seletora (ja q vou fazer, q seja bem feito e q dure!)
mas só pra ouvir mais opiniões, gravei um audio pra vcs sentirem o problema...
como só toco no quarto, tudo q eu gravo passo um belo dum limiter pra segurar a diferença de volumes...nesse audio nao usei o limiter obviamente pra salientar o problema...
outra coisa q quero mostrar pra vcs é a imagem das waves geradas...reparem q NESSA IMAGEM tem o spectro da gravação (onde a guitarra entra em linha na interface) sem efeitos...o sinal entra sem ser processado e os efeitos adicionados (drive TS, cabeçote e gabinete LePou) alteram esse spectro na renderização final...como o overdrive comprime o sinal, as diferenças de volume diminuem VISUALMENTE...no soundcloud as waves ficam completamente diferentes, mas a visualização é diferente mesmo, nao da pra julgar nada ali! rs
o desafio agora é achar um lugar q venda tudo o q preciso (de marcas boas, como CTS, gotoh, etc) e com um frete barato...os sites gringos são otimos, tem tudo! mas são apenas 57 dolares de frete...isso me arrebenta! kkkk
mas digam ai...o q acham? ta tenso demais? será q é um problema simples q eu mesmo posso resolver (soldar fios nao é simples pra mim...rs)
segue o link do audio!
https://soundcloud.com/felipe-franco-da-rocha/teste-caps



edit:
esqueci dizer...
claro q já tentei compensar isso com altura de caps e claro q antes nao era assim...rs
reparem q o proximo arquivo do SoundCloud é um riff mais pesado...esse riff foi gravado com o cap da ponte, o SD JB...reparem como ele tinha graves mto mais pronunciados...o timbre é mto diferente, claro...até pq no teste q fiz pra relatar o problema estou usando só VSTs...no riff pesado é um amp falante de 12 microfonado, mas já da pra ter uma ideia!

edit²: tbm esqueci de dizer q os volumes dos 2 caps estão no 10, assim como o tone!

edit³:caramba...esqueci de dizer tbm q os caps estão splitados o tempo todo...tanto o JB quanto o 59 estão splitados...e ambos os pots são de B500K

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


alou?

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


UPI

TatoPetry
Veterano
# abr/13
· votar


ALF is back
Eu sempre compro essas peças pequenas pelo e-bay, tem alguns vendedores por la com o frete menos sem noção que esses de loja e comigo quase sempre chega sem taxação.

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


TatoPetry
eu cheguei a ver uns vendedores no ML...tem coisa boa tbm...vou fazer umas contas comparando ML com ebay pra ver o q Vale mais a pena! É q já comprei no ebay e não chegou até hj (um ano já! Kkk)...mas tbm peguei o frete mais cuecão q tinha q era o priority mail...extraviou bunito!
Brigadao pela dica!

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


ALF is back

mas tbm peguei o frete mais cuecão q tinha q era o priority mail

Acontece que alguns fretes no Priority Mail possuem rastreio, e outros não. Depende da modalidade, mas isso nem os vendedores sabem explicar direito, hehehehe. Cara, dá uma olhada na Strings By Mail e na Warmoth também. Guitar Fetish também vende essas miudezas, e o frete não é tão caro (da Warmoth é). Só que nem tudo é de "ponta".

E tipo, esse seu split está fazendo o que? Tá simplesmente defasando, ou tá ligando os caps em série, paralelo, série-paralelo, etc...??? Essas ligações diferentes produzem sons diferentes tbm. Dá uma olhada neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/140168/

Abs!

ALF is back
Veterano
# abr/13 · Editado por: ALF is back
· votar


renatocaster
entao cara, o q comprei por priority ano passado tinha rastreio só lá nos eua...em 2 dias o produto ja tava no aeroporto pronto pra envio....é a última informação q tive dele!
vou dar uma olhada nesses sites q vc falou dps!
o g fetish eu ja vi e realmente nao achei o q queria de marcas boas...só produto coreano e chines! rs
até da pra comprar tudo aqui no brasil pelo ML, mas cada coisa de um vendedor...ai serao varios frets e a brincadeira já começa a comer pelas pernas...rs

sobre o split, é assim:
a guita tem o push pull com função de coil tap...entao o pot de tone tem o push pull e ao ser acionado, desliga uma das bobinas de cada hambucker, transformando-os em single...como é 1 tone, ao acionado, splita os 2 caps de uma vez...
na realidade, o problema não é no split...em "modo hambucker", o problema tambem existe da mesma forma...é q nesse som eu splitei pq nesse riffzinho ai o timbre fica mais quente soando single coil...mas eu poderia ter tocado sem splitar e o problema continuaria existindo manja?
é q na realidade mesmo, minha praia é single coil! curto mto mais timbre de single...entao minha guita fica quase 100% do tempo com os caps splitados! rs
mas esse sistema continua funcionando perfeitamente...o problema em questão é a diferença de volumes, corpo e graves entre o JB e o 59...engraçado q eu consigo mais corpo no JB se eu timbrar pra isso, mas aí quando mudo pro 59, o som fica completamente clipado por conta do volume excessivo....se eu timbro usando o 59 como referencia, fica do jeito q ta ai na gravação...o timbre mto melhor com o 59 do q com o JB, q fica magrinho e ardido (mais ainda q o normal..rs)
vlw!

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


usp

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


mais alguma opiniao?

AryanMK
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: AryanMK
· votar


Ressucitando o tópico, hehe...
Estou com o mesmo problema em uma SX Les Paul...

Captador da ponte: Malagoli custom 84
Resistência: 16,4K
Saída: 370mV

Captador do braço: Malagoli custom 59
Resistência: 7,4K
Saída: 280mV

Por incrivel que pareça, o captador da ponte, que tem resistência e saída maior, esta com menos volume..

Não é uma diferença absurda quando tocados sozinhos, mas perceptivel... Porém o maior problema esta na posição do meio, onde usa os 2 caps ao mesmo tempo, e a influência do cap da ponte é quase nula no timbre, prevalecendo o timbre mais grave do cap do braço...

Se eu baixo um pouco o volume do cap do braço no pot, ai sim consigo trazer um pouco da caracterista do cap da ponte e extrair um timbre mesclado dos dois caps... Porém, não deveria ser assim...

Alguem com o mesmo problema e conseguiu solucionar? tenho visto isso acontecendo em muitas LP's...

Obs. já refiz as ligaçoes, estão todas corretas, seria possível talvez algum potenciometro danificado estar causando isso?

Edit: já fiz a regulagem de altura dos captadores, mas não resolveu de forma satisfatória...

NeoRamza
Veterano
# abr/20
· votar


Isso já aconteceu comigo mas era problema no fio do captador, estava estragado e passava apenas parte do som.

AryanMK
Membro Novato
# abr/20
· votar


Osh... E como você identificou o problema? Tipo, o fio tava quebrado ou ele tava mal soldado la dentro do cap?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com diferença de volume ponte x braço em Les Paul.