Les Paul Special - Les Paul Padrão = Diferença ?

    Autor Mensagem
    DevilLub
    Veterano
    # ago/12


    Tentei usar a busca e não aguentei ver tanto tópico sobre a Epiphone Les Paul, da LINHA Special... Mas minha dúvida entra mesmo no próprio modelo LES PAUL, por que eu ja vi algumas guitarras les paul, com o nome "special" encaixado no final, e é diferente da maioria dos demais modelos, vou postar algumas fotos para levar em consideração:

    Minha guitarra:
    http://imageshack.us/photo/my-images/706/img0132eb.jpg/
    Gibson:
    http://www.keymusic.com/gfx_productcode/99361/2/Epiphone-Limited-Editi on-Les-Paul-Special-Single-Cut-TV-Yellow.jpg
    Outra Gibson:
    http://a2.ec-images.myspacecdn.com/images02/151/f963561a54fe4b32b9a7ba a0a6c7f27f/l.jpg

    Na minha opinião, a julgar apenas pelas fotos, são les pauls sem "barriguinha" e só com P90's ? Será essa apenas a diferença desses dois modelos?
    ATENÇÃO, Special é Special, Junior é Junior.
    Alguem?

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Poxa, num forum desse tamanho, e ninguem sabe me dizer essa diferença? Ou a preguiça fala mais alto? ;P

    esdras_63
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DevilLub
    Aparentemente sim! Você deu uma procurada no site deles? Não entendo de Gibson mas pode ser que tenha outra diferença mais técnica.

    Enfim, isso foi apenas um up pra outro lhe responder hahah

    ariancarvalho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Special é só uma linha, creio que não há padrão para ser "special".
    Porque existem les paul standart com caps P90, existem Special sem escudo, com escudo, com P90, sem P90.

    Não enfim, não tenho certeza cara, creio que seja só uam segunda linha.

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Obrigado pelas informaçoes, mas ainda nao matou a duvida, a minha é uma vintage vr100lm special, tem a gibson lp '57 special, que ambas sao bem parecidas, e tem as juniors, que sao modelos com 1 captador, e eu quero saber o por que das 'specials'.

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DevilLub
    Minha guitarra:
    http://imageshack.us/photo/my-images/706/img0132eb.jpg/

    Guitarrinha fod@, amigo!!

    Que som vc toca com ela? Qual seu equipo? Essa guitarra ja esteve na minha mira algumas vezes, hehehehe!! da pra falr um pouquinho sobre ela? Alem do resto do seu equiop e som que faz?

    Valeu!!

    Nao sei responder sua duvida, hehe

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: DevilLub
    · votar


    ogner
    Cara, eh realmente uma Sra. Guitarra, o acabamento dela eh simplesmente impecável, o som é ótimo, pena que nao me satisfaz, pois gosto de um som mais claro, nao no nivel de uma strato, mas um som mais gordo-magrinho, e ela tem um som mais gordao obeso.. Mas sim, eh um som magnifico, a julgar pelo preco, comprei por 980..
    Toco MUITO Guns, dou uma pequena variada entre soad, metallica, greenday..etc.. Mas principalmente Guns.
    Eu gravo umas besteirinhas no meu quarto, com meu amplitube slash, meu equipo eh muito top: guitarra, palheta e cabo. Uso fone de ouvido pra tocar, nao tenho amplificador, e quando quero tocar abertamente, toco com caixinha de som mesmo.. dessas de pc. Vou postar umas das minhas gravacoes: ( desculpa pela digitacao, teclado em EN eh fods )
    http://soundcloud.com/silent_raiden/vr100lm-nightrain-ver-3-0

    Pretendo muito colocar um Gibson P-94 no final desse ano.. e quanto minha duvida, acho que essa pergunta merece uma atencao especial, ja
    que quase nao encontro a diferenca entre esses dos tipos de guitarras.

    Mais 2 fotinhas dela :
    |
    http://imageshack.us/photo/my-images/855/img0133qi.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/860/img0134bn.jpg/

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DevilLub
    entao, acho q vc me vender ela por uns 700 dinheiros e ir atras de uma lespa classica...hehehehe

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Guitarra maneirona mesmo essa Vintage hein? Very stáile! \o/

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ogner
    Kkkkkkkk.. Po, eu sai de uma MG-32 pra ela, to encantado.. Faz 2 meses q comprei ela nova na loja, meu pc queimou e eu ate botei por 900 no ml, mas nem deu venda.. Vou ver a bomba que vai ficar com p94 no final do ano, certeza que posto aqui como vai ficar...
    Se tudo der certo, daqui a uns anos, vou pegar uma Gibson LP Custom Alpine White.. Nunca vi algo tao lindo na minha vida.
    renatocaster
    Maneira ne? xD
    Ao vivo eh outra coisa, nao tem uma vez que eu a vejo e nao corro pro banheiro.. digo.. Amplitube**

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DevilLub: cara, les paul special é totalmente diferente de uma les paul 'normal'. A começar pela madeira, a maioria das epiphones são feitas com diversos pedaços de madeira deixando o sustain da guitarra e o som um tanto quanto diferentes (quando não for feita de compensado). A pintura também é um diferencial, assim como o acabamento, tarraxas, peças, entre outros....

    peguei tantas epiphones até pegar uma gibson les paul traditional... a princípio não havia notado tanta diferença, mas após tocar direto com a gibson acabei trocando as cordas da minha sg g400 custom da epiphone com captadores gibson e fui tocar nela, nossa, parecia uma guitarra tão ruim que eu larguei ela depois de 10 minutos e peguei a gibson! Sem comparação!

    Tenho um amigo que tem uma gibson les paul vos r8 e cara, o sustain dela não tem fim... timbre excelente, de longe uma das melhores guitarras que já vi! Outra grande diferença é que se você pega uma guitarra top, dificilmente você precisa levar ela no luthier, a minha gibson eu apenas ajustei as oitavas e tá linda até hoje cara, não trasteja, não desafina, tocabilidade excelente!

    Mas já ouviu falar da marca Orville? Lá fora é bem conceituada, já vi vários comentários em outros fóruns de ela ser a verdadeira 'segunda linha' da gibson... a epiphone deixa a desejar em todos conceitos! A minha sg, eu lixei ela todinha cara, para ver quantos pedaços de madeira ela era feita... acabou que eram apenas 3! Aí investi com captadores da gibson e ficou com um som muito bom, troquei a parte elétrica inteira, troquei as tarraxas, troquei ponte, nut, trastes... eu refiz a guitarra e ficou boa e mesmo assim não chega aos pés da gibson que eu tenho! Já esta Orville, dizem que é uma guitarra tão boa quanto a gibson!

    Cara, les paul special é como o nome já diz 'special', especial, é geralmente a guitarra mais barata da marca, pelo fato de ela ser barata e não ser tão boa não! só dar um exemplo, epiphone special lá fora 100 dólares, epiphone sg g400 450,00 dólares... Saca? Já toquei em gibson special e não curti muito não, é muito melhor que uma epiphone, porém deixa a desejar em outros quesitos!

    Espero ter ajudado em algo!
    Grande abraço!

    assacinodeemos
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Amigo essa sua é a Tv Special color ,não é só "special"
    Como essa daqui http://www.youtube.com/watch?v=sZcjNCNlrk0 ,
    http://www.musicalgrellmann.com.br/guitarra-epiphone-les-paul-ltd-sc-s pecial-color-tv-yellow.html

    e http://www.legacystraps.com/lptv.htm
    aqui tbm falam dela:
    http://forum.gibson.com/index.php?/topic/65640-epiphone-les-paul-speci al-tv-yellow/

    Pergunte ao bertola que ele deve saber

    assacinodeemos
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o
    olhe as fotos ,ele não esta se referendi as specials de laminado http://www.musicalgrellmann.com.br/cordas/guitarras/les-paul/guitarra- epiphone-les-paul-special-ii-vintage-sunburst.html

    mas sim essa http://www.musicalgrellmann.com.br/guitarra-epiphone-les-paul-ltd-sc-s pecial-color-tv-yellow.html que custapor volta de R$1700,00

    abçs

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: DevilLub
    · votar


    markoantoni-o
    Nao sei nao hein, acho que pensar em epiphone quando se diz 'special', eh viajar pra longe, nao quero que ninguem cite epiphone por aqui, por que alem de existir Special, no nome dela, ela continua sendo uma LP tradicional, assim como existem as juniors que NAO sao como as tradicionais, existem as specials que tambem nao sao como as tradicionais, a gibson tem um modelo Special, e nao acho que eles fariam uma guitarra ruim, a Vintage tem modelo Special, e a tambem eh uma marca bastante elogiada, minha vintage, tem a mesma captaçao de algumas v100, que eh uma SUPER guitarra, as tarraxas tambem, seguram ate cano..
    Ah, e todas as specials/juniors, creio que todas, nao sei, usam p90.. Estou começando a achar que Specials sejam as Juniors com 2 captadores...

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o

    O cara não está falando da Epiphone Special. A Gibson LP Special é um instrumento completamente diferente. É basicamente como uma LP Junior: tem o formato de LP, mas tem o corpo mais estreito, sem o tampo arqueado, acabamento bem mais simples, e classicamente vem com P-90s. Com tudo isso, é uma guitarra com som mais seco e gritante, menos aveludado e "refinado" que uma LP normal. Mas é uma grande guitarra, nada a ver com as Epiphone Special de compensado.

    Quanto às Orville, elas eram fabricadas no Japão pela Fujigen, mas a marca já foi extinta faz tempo. Só se encontra usada, principalmente no Japão. A Fujigen ainda fabrica algumas coisas para a Gibson, na linha Epiphone Elitist. Também é possível comprar cópias de LP sob a marca da própria Fujigen. São instrumentos ótimos (eu tenho uma, para mim está no mesmo patamar de uma Gibson Traditional), mas só são vendidos no Japão.

    MMI
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: MMI
    · votar


    DevilLub

    Não me leva a mal não... Mas ás vezes eu me pergunto se quem cria tópicos aqui dá uma procurada no google e em outros fóruns.

    Na década de 50 a Gibson, tradicional fabricante de guitarras e violões já naquela época, viu o crescimento da Fender no segmento de guitarras sólidas. Em conjunto com o guitarrista e inventor Les Paul, criaram o modelo da fábrica para guitarras sólidas. Os modelos da Fender foram criados para serem simples e baratos, de construção simples, uma guitarra rústica para um segmento popular. A Gibson focou em uma guitarra mais refinada, mais cara. Lançaram um modelo "padrão" em 52, a Standard, recebeu esse nome não por ser simples, mas por ter os atributos para que eles reconheciam como importantes para terem um alto padrão - aí vem uma pergunta importante, o que você chama de Gibson "padrão"?. Em 54 lançaram um modelo mais refinado, a Custom, preta, com escala em ébano e para diferenciar da Goldtop STD da época, sem o tampo de maple mas ainda escavado a mão também, captador de alnico 5, sendo que em 57 lançaram a versão com 3 captadores. São mais graves, mais encorpadas, timbre bem fechadão e que nem sempre agradam (eu mesmo não gosto muito) e pela sua descrição, não seria um modelo para seu gosto, a não ser que para você a característica mais importante de um instrumento musical seja o visual (tem muita gente aqui no fórum que pensa assim). Lembre que na época, as guitarras eram pensadas muito para timbres de jazz e big bands, basicamente sons limpos, graves e encorpados como nas semi. Em 54 ainda lançaram o modelo Junior para iniciantes, mais barata, com só 1 captador, corpo plano de mogno, mas com a ponte de 1 só peça da segunda geração das goldtop. Por fim, em 55 lançaram a Special, ainda um modelo mais barato mas não tão iniciante para rivalizar com a Fender, entre a STD e a Jr, com o corpo ainda em mogno apenas (o que não dá os médio-agudos e agudos do tampo em maple), com 2 captadores P-90 (na época ainda não tinha LP com humbucker), dot inlays. O curioso é que a cor escolhida foi o TV Yellow, na época as cores foram pensadas para aparecerem bem nas TVs em preto e branco da época. Em 58 lançaram a Special doublecut e em 61 pararam a fabricação com o fim do contrato e não aceitação do modelo SG por Les Paul, voltando em 68. Existem modelos com humbucker sim,

    Muitos modelos asiáticos que copiam os modelos da Gibson, por conta de redução de preços chegam a usar nato ao invés de mogno, que apesar de ter características até parecidas, não é considerada uma "tonewood". Mas existem grandes guitarras, como algumas japonesas.

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MMI
    Eu concordo com voce, mas sim, eu pesquisei e nao consegui achar nada, se voce achou e postou, agradeço.. Mas vamos ser sinceros, eu peguei muita gente com essa pergunta, nao custaria nada criar um topico assim, ja que creio que seja o unico, e ensinar mais para quem nao saiba disso.. Vale mais um topico assim, que outro perguntando se Epiphone Special é uma boa compra.. Obrigado pelo seu post.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Pra não fazer confusão com Epiphone Special, como o Bog disse: Gibson LP Special é essa daqui:

    http://www.guitargarage.com.br/lp_special.htm

    Como podem ver, é uma guitarra totalmente diferente da Epi Special. Só que muitos aqui não estão acostumados a ver essa guitarra por aí, e logo associam o termo "Special" a Epiphone.

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    renatocaster
    Concordo, nada de confusao.. O que me intriga, é que, antes de eu comprar essa guitarra, eu tava de olho numa sx gg1, mas no dia que fui comprar, ela foi vendida. Dai arrisquei nela, antes de comprar, dei uma pesquisada sobre ela na internet, e nao tem quase nada! No FCC, eu fiz um topico sobre ela e quase ninguem comentou e nem despertaram interesse, poxa.. Uma baita guitarra dessas, com preço baixo, e a galera nao abre os olhos.. Triste.

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DevilLub: saquei, não é que a special é ruim, é que ela é inferior a grande maioria das guitarras fabricadas pela mesma marca, isso que eu quis dizer, eu usei a epiphone como um exemplo... cara, esse lance que tu disse da junior e special pode ser levado em conta sim...

    assacinodeemos: no ebay custa em torno de 250,00 dólares, se mandar vir por alguém, não precisa esses exagerados 1700,00 ...

    Bog: eu usei a epiphone como exemplo somente... tens é? tens algum vídeo dela ou fotos? queria conhecer mais sobre as Orville !

    eu usei a epiphone e gibson como exemplo, só ler o que eu escrevi até o final!

    grande abraço!

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o

    Eu não tenho uma Orville, tenho uma Fujigen. A Fujigen é a empresa que fabricava as Orville.

    http://www.fujigen.co.jp/lineup/ncls20r.asp

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog: tem fotos dela?

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o
    Bog: tem fotos dela?

    Eu não costumo tirar fotos dos meus instrumentos Mas é o mesmo modelo do link, na cor "faded cherry sunburst".

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog: parece ser muito boa e bonita cara

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Cara, eu nunca comprei por internet, a compra pelo ebay sai livre de impostos? Demora muito pra chegar ?

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o
    Bog: parece ser muito boa e bonita cara

    Eu já comentei por aqui que eu entrei na loja com uma Gibson Traditional na cabeça, e saí com uma Fujigen nas mãos. Tem gente que acha loucura, tem gente que mesmo sem ouvir já acha que nada pode superar a Gibson, mas eu tentei me guiar exclusivamente pelos meus ouvidos e mãos.

    DevilLub

    Eu não faço idéia. Comprei no Japão mesmo, quando morava lá.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    a special é "speciamente" para que não tem bala na agulha

    Bog
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Paulo Heineken

    Pô, ele não está falando daquela Epiphone Special, aquele modelo de entrada que dizem ser de compensado. Está falando da Gibson LP Special (e cópias), uma baita guitarra. Existem inclusive modelos da Custom Shop.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Paulo Heineken

    a special é "speciamente" para que não tem bala na agulha

    Acho que não é bem assim não, hehehe.

    http://www.guitargarage.com.br/lp_special.htm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Les Paul Special - Les Paul Padrão = Diferença ?