Captadores "Splitados"

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues


Bom dia!!!
Acho que existe uma grande dificuldade quando o assunto é testar captadores. Diferente de outros equipamentos, vc não consegue testa-los com sua guitarra a não ser (óbvio) depois de instalado, o que não dá devolução em caso de arrependimento...rs
Uma dúvida que tenho é com relação aos humbuckers que permitem o cancelamento de uma das bobinas. Gostaria de saber se alguém já testou ou tem uma opinião sobre qual captador humbucker tem um timbre legal quando "splitado".
Valeu!!!

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
a que estou fazendo com o Seiji vou explitar os dois (Jazz Model e JB), depois é so aguardar o review

richie
Veterano
# ago/06
· votar


Cara o que eu sei é que no geral mesmo splitando o humbucker vc não conseguirá um timbre tão bom quanto de um single coil, porém existe um modelo da seymour duncan ( se não me engano) que foi projetado justamente para que quando houver a necessidade de splitar ele funcione o mais próxiomo possível de um single. Procura saber, eu não lembro o modelo.

Valeu!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Se tu aguardar até de noite, posso te passar samples de um mesmo captador, splitado e não splitado, com o mesmo timbre.
No caso dessa guitarra em especifico, um DiMarzio.

Se tu quiseres, claro.

Acho que sons explicam melhor que palavras.

Mas basicamente, já aconteceu de eu mandar som com cap splitado, e enganar algumas pessoas.

É uma ótima opção para adicionar variedade ao timbre.
Mas o objetivo principal é ter o som de humbucker.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Deji
Esse review tá sendo ansiosamente aguardado, meu camarada!...rs
Pretendo fazer isso também na Muiracatiara. O Seiji vai "aloprar" com umas idéias que estou tendo...rs

richie
Cara o que eu sei é que no geral mesmo splitando o humbucker vc não conseguirá um timbre tão bom quanto de um single coil,
Também já ouvi isso e por esta razão é que surge a dúvida quanto ao timbre dos humbuckers quando "splitados", qual será que possibilita um timbre cristalino mesmo considerando que não serão jamais single coils?

Gasoline
Valeu mesmo pela dica e pela disposição, meu camarada! Gostaria sim de ouvir a diferença e, caso vc tenha conhecimento, que outros humbuckers seriam os mais indicados pra este tipo de ligação.

Valeu rapaziada!!!

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
posso te passar samples de um mesmo captador, splitado e não splitado

Se quiser posso fazer o mesmo.

A minha opinião é que é uma excelente opção. Hoje em dia sempre que preciso gravar algum som limpo, faço com a minha guitarra que posso splitar os caps (no meu caso, Spanich). O som limpo splitado nem se compara ao humbucker, é muito melhor (mesmo se um ou outro disser que não é exatamente a mesma coisa de single). Se quiser ler o meu review destes caps, http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/132847/ .

Abraço!

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Bom dia!!!

Toki
Se quiser posso fazer o mesmo.
Cara, fico muito satisfeito com a boa vontade dos amigos aqui do Fórum e toda ajuda é sempre muito bem-vinda! E certamente lerei com bastante atenção seu review. Obrigado pela dica!

Aos amigos que se dispuserem a enviar samples, estou no pentablues a uol pt com pt br e meu MSN penta-blues a hot pt com.

Valeu!!!

Jimi Halen Benitz
Veterano
# ago/06
· votar


Hoje em dia sempre que preciso gravar algum som limpo, faço com a minha guitarra que posso splitar os caps (no meu caso, Spanich)


Eu também estava pensando em usar Spanich para isso, eu queria tem um som mais Jazz/Blues(humbucker e single) no braço e mais Rock na ponte, quais Spanich eu deveria usar?

Maidenkiller
Veterano
# ago/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


Pelo que eu sei, apenas dois humbuckers apresentam som real de single quando splitados:

1 - EMG-89: Ele num "splita"; na realidade, são dois captadores, instalados juntos internamente. Um deles é o EMG-SA, single coil e o outro é um humbucker muito parecido com o EMG-85.

2 - Seymour Duncan SH-3 Stag Mag: É um humbucker passivo, mas as bobinas tem os polos com alturas diferentes, como em um single coil. É o unico que quando splitado, apresenta um som real de single coil, pois as bobinas são enroladas com aproximadamente a mesma quantidade de voltas de um single coil.

Foto SH-3

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

Maidenkiller
Cara, muito boas as suas informações. A questão fica por conta da possibilidade de encontra-los em terras brazucas e o quanto eles custarão em conchas (R$...)...rs
Valeu pela dica!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Tá na mão os samples.

Tem 8 timbres dentro do arquivo.

Estão na seguinte ordem :

Low gain :
Humbucker normal.
Splitado
Humbucker fora de fase
Splitado fora de fase.
----
High Gain :
Humbucker normal.
Splitado
Humbucker fora de fase
Splitado fora de fase.


---
Espetei a guitarra direto no line-in da placa de som. Usei o Simulanalog Fender Twin para o low gain, e o Simulanalog JCM900 para o High Gain.
Parei BEM em frente ao monitor, para mostrar a diferença de ruido, em cada chaveamento do pickup.

Bom, é isso.
É o mesmo patch, o mesmo guitarrista, a mesma pegada, tudo igual, só muda o chaveamento do captador.
Gravei o fora de fase também, pq tem gente que acha que defasar e splitar são a mesma coisa, o que.. de fato, não é, ok?

Qualquer dúvida, amanha sexta, eu respondo, ok ?

E para finalizar, o link :

http://rapidshare.de/files/28102892/timbres-mesmo-pickup.mp3.html

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Humm... Vou baixar isso aí em casa para ouvir os defasados. Sei que não é a mesma coisa que splitado mas nunca ouvi um sample (pelo menos não sabendo que era). =)

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Eu já tenho uns samples e uns vídeos lá em casa, mas acho melhor gravar algo mais decente. Assim que der te mando ou posto aqui ;-)

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Bom dia!!!

Gasoline
Meu camarada, valeu mesmo a grande demonstração de boa vontade! Estou no trabalho e assim que chegar em casa (depois do almoço) ouço com atenção os sons. Bacana também será verificar a diferença entre "splitado" e "defasado".

Toki
Obrigado, meu camarada!

Valeu!!!

gsprs
Veterano
# ago/06
· votar


Qual a diferença entre splitado e defasado então????

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


gsprs
Splitado - Ligar somente uma bobina do humbucker, de forma a funcionar como se fosse um single-coil. Para dar mais opções de timbre. Essa bobina é ligada em fase com os outros, para que funcione normalmente
Defasar - Ligar fora de fase (normalmente invertendo o terra e o hot) de forma que o sinal seja defasado. Esse sinal, é na verdade, um sinal "errado" já que provém de uma ligação incorreta, porém, alguns músicos gostam desse timbre, para ter mais opções, por exemplo.

gsprs
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
a blzaaaa...
entendi..
legal essa de defazar...

vlw man

gsprs
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
aee man..
ouvi os sons q vc postou..
legal cara..
me surpreendi com o som do defasado..
gostei bastante, principalmente do humbucker em baixo ganho..

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Gasoline
Pô, meu camarada, tá excelente. Dá pra se ter uma ótima idéia de como se comporta um captador nas diversas formas de ligação.
Achei o humbucker fora de fase até mais interessante que os splitados e como ganha "hum" splitado fora de fase, hein?!...
Valeu mesmo!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


gsprs
hehe, bem.. é que eu nem timbrei muito, e low gain é mais fácil de timbrar mesmo. E bem, o captador é um humbucker, então ele funciona melhor como humbucker.

Penta_Blues
Que bom que foi util. Dá para conseguir timbres mais parecidos de single coil, usando o splitado, mas tava com pressa, e resolvi não mexer nas equalizações, usei a mesma para todos os sons.
E realmente, splitado e fora de fase, o "hum" aumenta bastante. Claro que como eu disse, eu de proposito, fiquei BEM em frente ao monitor, de forma a captar o máximo de ruidos possiveis, ficando de costas para o monitor do computador, diminui consideravelmente (mais de 50%) o "hum".
O fora de fase, é bem legal. Gosto de usar para tocar alguns sons do Dire Straits por exemplo. Mas para solar, não é muito bom, pois o som fica sem "sustain". O que já não acontece com o splitado.
Vou ver se eu gravo um som melhor do splitado, mas agora só segunda. Vou sair da cidade a trabalho hoje, e volto só segunda a noite, então segunda ou terça eu gravo, com uma equalização melhor, e tudo o mais, ok ?

Bom, qualquer coisa, é só perguntar.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Gasoline
Obrigado, meu camarada! Boa viagem e bom trabalho!
Valeu!!!

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Cara, também gostei muito do som fora de fase. Assim como o gsprs, gostei principalmente do humbucker fora de fase no low gain. Muito interessante. E como funciona essa modificação? Acredito que precise colocar alguma chave extra na guitarra, é isso? E qualquer humb de 4 fios permite?

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues

Cara, a gravação não chega aos pés da qualidade do Gasoline, mas como prometi aí está. Como o Gasoline tinha gravado low e high gain, resolvi gravar só um som clean. O som tá bem simples, só dedilhei alguns acordes e depois fiz uma basezinha mais swingada.

Primeiro humbucker, e depois o splitado.

ps 1: também gravei totalmente de frente ao computador
ps 2: desculpe o timbre de cordas velhas (dá pra perceber bem isso nas cordas graves), mas é que a minha guitarra que tem esses caps está meio encostada ultimamente

Enfim, o link:
http://rapidshare.de/files/28463587/Clean_humb_and_humbsplit.mp3.html

Abraço!

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

Toki
desculpe o timbre de cordas velhas...
Cara, estou muito contente com o "espírito de colaboração" que tanto vc quanto o Gasoline demonstraram aqui neste tópico e isso é realmente o que conta. Quanto a execuções simples ou timbres digamos imperfeitos, acho que fica num plano secundário pois, como eu disse, o que conta é a excelente vontade de ajudar. Eu ficaria mais chateado se vc fosse fazer uma demonstração de habilidade e deixar a diferença de captadores de lado, pois não é esse o objetivo da gravação né?
Valeu mesmo, meu camarada!!!

Guitar_L
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Eu uso na minha man. Fica legal sim, não eh altamente fiel ao som dos singles mas quebra bem o galho. Ouve aew 2 sonzinhos meus com o cap do braço splitado:
http://rapidshare.de/files/25036851/Boss_Chorus_Ensemble_CE-1_Sample.m p3.html
http://rapidshare.de/files/25037065/Classic_Clean_Sample.mp3.html
Os dois foram gravados microfonando o amp junto com um X V-Amp. (mic tosco de 7 conto, mais ficou legal xD)
Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Esse tópico vem mesmo muito bem à calhar
claro que componentes e regulagens diferentes resultarão em timbres diferentes, mas com esses samples dá pra entender direitinho a diferença que cada ligação proporciona.
Gostei bastante

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


Minha guitarra tem EMG HZ nela... são passivos mas gosto bastante deles e podem ser esplitados. Amanha vou gravar uma boberinha também pra ajudar o tópico.

Quico
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
kra e na pratica, pra vc ter essas duas opcoes a mais de timbres, vc tem + uma chavinha seletora, push-pull, comequié? pq o push pull soh te dah uma opcoe a mais

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa tarde!!!

Gasoline
É possível splitar captador na chave comutadora. E se eu tentar defasar instalando um push/pull neste mesmo curcuito que eu estou usando, é possível? Algo como splitar na chave e defasar no push/pull?

Fábio Seiji
Olha só as idéias para o circuito da Muiracatiara Signature...rs

Guitar_Luppi
iMPeLLiTTeRi
Muito obrigado por ajudarem a enriquecer o tópico e a esclarecer minhas dúvidas. Assim que chegar em casa ouço os samples.

Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Quico
Na minha guitarra, funciona assim, eu tenho 2 mini-chaves e nenhum push-pull ou push-push. Uma para splitar o captador (só o da ponte é splitavel) e outro para defasar-lo. Mas precisa de 2 chaves, ou 2 push-pushs ou 2 push-pulls, sim.

Penta_Blues
Possivel é, mas te tira opções de timbre. Eu como disse acima, eu tenho algumas opções de timbre na minha guitarra, olha só :
(isso, usando uma chave de 5 posições, se for usar uma de 7 posições, pode ignorar o abaixo :
ponte
ponte/meio
meio
meio/braço
braço

ponte-splitado
ponte-splitado/meio
ponte-fora de fase
ponte-fora de fase/meio
ponte-splitado e fora de fase
ponte-splitado e fora de fase/meio

E quero colocar uma opção para ligar os 3 captadores juntos. Mas ainda não tive coragem de abrir a guitarra para mexer (é muito fio).

Mas dá para ligar de diversas outras formas..
basta ver quais são as opções que tu queres, e montar um esquema de acordo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores "Splitados"