Amplificador Valvulado de 5W vira?

Autor Mensagem
May BA
Veterano
# out/10
· votar


Talvez fosse melhor comprar um desses amps da onerr que vem com metronomo, batera, efeitos, pelo menos você teria ferramentas interessantes para estudo!

claudio.oc
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Perfeita observaçao. Porque iniciantes tem que começar com equipos de iniciantes se tem condiçoes de ter acesso as equipamentos de otima qualidade ?

Abs

bicinh
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin
eu comprei o meu essa semana, chegou tem uns 3 dias..
comprei de um cara que estava vendendo no ML
todo valvulado 5w, baseado no valve junior, mas tem mais distorção

paguei ao todo R$445,00 (com o frete incluso)

o amp é bem legal, eu usava uma multi uso antes, agora parece que estou no paraíso do timbre bom.. pkaskpsakpsaksak

o unico problema é o falante, veio com um falante 4x6 só pra estudo mesmo.. mas eu ja to guardando um dinheiro pra fazer uma caixa bem maneira pra ele...

se alguem procura um valvulado e nao quer pagar muito, vale a pena.

GTR777
Membro Novato
# out/13
· votar


Então Galera, tem algum Valvulado de baixa potência com uma boa relação custo benefício?

Quais as melhores opções do mercado?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Vou aproveitar o tópico para relatar minha experiência de ensaio com meu amp de 5W. O projeto é um AX84 que montei e nunca tinha saído do quarto.
Toco ska e punk, usei uma caixa de 12pol da Landscape e deixei o amplificador em cima de uma mesa com 1m de altura aproximadamente. O ensaio foi num quarto que chuto ter 4m quadrados.
Ajustei o amp com o botão de volume no máximo e o volume de som foi ajustado no ganho, que ficou em torno de 2h. foi volume suficiente para o ensaio. Sinceramente não sei como alguém não consegue se escutar com 5W. saímos com a orelha apitando.
O som limpo ficou com um pouco de drive, o que eu ja esperava mas foi bem aplicável para tocar. Se o guitarrista precisar de um som muito limpo pode precisar de mais potencia, mas se a questão for apenas volume e som sujo, fique tranquilo.


ogner

Comecei com um Oliver GS15 também. Olha só o que eu fiz
aqui

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Galera sempre tive uma dúvida, como é ter um valvulado de 5W em um apartamento? To de olho no Blackstar HT-5, o que acham? Será que consigo aproveitar bem ele para brincar em casa, gravar ou até mesmo quem sabe um show microfonando?

Abç

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome
Acho muito adequado, eu toco de madrugada baixinho usando os pedais. o botão de volume fica em 9h. Em algumas circunstâncias talvez nem seja necessário microfonar, se tiver melhor ainda.

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Mas em apartamento ou em casa? Moro em apartamento, de madrugada tenho um bom fone para tocar com simuladores. Mas será que consigo tirar o máximo de um ampli de 5W durante o dia ou enquanto puder fazer barulho ou é muito alto rs?

Abç

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome
Depende mais dos seus vizinhos do que qualquer coisa mas ja adianto que ficar tocando 5w no maximo em ape vai ser um pouco complicado.

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Hitman
Até consigo fazer um certo barulho aqui em casa em alguns horários, sem muitos problemas e reclamações. Não preciso jogar o ampli no talo, mas minha dúvida, em volumes "razoáveis" para um atpo, eu consigo tirar um bom timbre de um valvulado 5W como o Blackstar HT5 com um pedal de boost por exemplo?

Abç

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome
Bom.. Nao sei os outros usuarios daqui mas eu tirava um bom timbre de 100w em casa. Com pedal de boost/drive, melhorou!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


GuitarHome
Difícil definir esse "tirar o máximo" porque depende muito do projeto. O meu amplificador não fica com o som legal se deixar tudo no ultimo. Tenho que deixar no máximo até 80% do volume para não perder definição. Não significa que não consigo um som legal com ele baixo. Para ter um bom som não precisa necessariamente de volumes ensurdecedores. Ao menos, não em todos os amplificadores valvulados.
Eu moro em um sobrado, mas o volume que uso poderia ser usado em um apartamento

Drinho
Veterano
# set/15 · Editado por: Drinho
· votar


Mas será que consigo tirar o máximo de um ampli de 5W durante o dia ou enquanto puder fazer barulho ou é muito alto rs?

Num apartamento já fica alto demais no talo, mas nao precisa estar no talo tambem, normalmente com o master na metade já vem som legal e levar o volume até o fim pelo menos a mim não agrada pois o som borra e fica estourado....apartamento é pouco espaço, qualquer coisa faz barulho...... me lembro do class 5 da marshall que obriga você álevar o volume para cima pois não possui canal sujo, fica alto.....

Consegue sim, esses amplificadores ht da blackstar são extremamente legais, tem um som bonito, não sei se valem o que custam comparado ás alternativas nacionais, teria que analisar, mas são legais.....

o ponto mais importante é a questão do alto falante, pelo menos pro meu gosto, esses cubos de 5w normalmente vem com falantes pequenos o som fica rispido demais...

O blackstar é um dos poucos amplificadores de industria que me agradaram bastante.... Normalmente esses amplificadores são incontroláveis e eles não, na verdade são bem responsivos ao que você está pensando e você resolve em pouco tempo buscando no controle, o que no meu ponto de vista é primordial e a esmagadora maioria do que se tem no mercado é totalmente o oposto, são apenas barulhentos.....

Isso falando do HT que é o chão dos caras....
Essa empresa mandou bem!

ogner
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Hehe..usou o chassi dela!! Usei o chassi de um meteoro nitros pro meu 5g1 champ... :)

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Galera alguém já estou o Meteoro Dynamic Mgv30? Ouvi falar bem do timbre dele, ele é totalmente valvulado e tem um preço bacana. Surgiu a oportunidade de trocar uma Zoom G5 nele. Pessoal costuma falar mal de Meteoro, por dar problemas, mas por favor não generalizem se não souberem desse modelo em específico (que é relativamente atual). Meu primeiro AMP foi um Meteoro THOR que durou cerca de 12 anos comigo, e vendi (por não usar mais) sem ter dado um problema se quer.

Valeu

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome
Não conheço o amplificador, mas o preço da pedaleira e do amp estão compatíveis. Eu acho que seria melhor você vender a pedaleira, e com o dinheiro ter mais opções de compras, ao invés de trocar um pelo outro.

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
É to cogitando essa possibilidade também, problema que tudo está muito caro, principalmente aqui em São Paulo. Pessoal comprou esse ampli por R$1300,00 a R$1500,00 há um tempo atrás. Hoje não encontrei por menos de R$2300,00/R$2500,00 reais.

Vi também que ele tem uma versão de 7W, que talvez seja mais vantajoso pro meu caso.

MMI
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome

Moro em apartamento, de madrugada tenho um bom fone para tocar com simuladores. Mas será que consigo tirar o máximo de um ampli de 5W durante o dia ou enquanto puder fazer barulho ou é muito alto rs?

Depende muito do falante que estará ligado a ele. Me refiro principalmente à sensibilidade do mesmo.

Vamos colocar em números simples... Uma conversa normal (digamos que você receba visitas, por exemplo) chega a uns 80dB. Isso seria o máximo que você poderia fazer de barulho à noite, por exemplo. Vamos lembrar que a partir de 85dB existe risco de lesão auditiva para você, o que significa que você começa a se fazer ouvir entre os vizinhos do seu prédio. Vamos colocar o limite máximo de ruído que você pode produzir entre 95 e 100dB (estou colocando este limite meio arbitrário, mas com certeza um vizinho teria razão em lhe incomodar).

Pois bem... Alguns falantes de alta sensibilidade chegam a ter 105dB. Uns de baixa sensibilidade geralmente ficam perto de 93dB. Isso significa que com um sinal de 1W o falante geral 93dB a 1 metro de distância. Ou seja, tudo o que você precisa num apartamento, sem incomodar os outros (mas podendo ter lesão auditiva) é 1W num falante de baixa sensibilidade, na teoria.

Na prática agora... Eu morava num apartamento que mesmo sem nenhum isolamento, no cômodo que tocava tinha sempre mais um cômodo separando qualquer vizinho em qualquer direção. Significava que era possível fazer muito barulho sem incomodar, inclusive gravar a madrugada inteira em volumes moderados. Mas essa não é a realidade da maioria dos apartamentos, nem mesmo a realidade do apartamento que moro hoje. Naquela época meu amplificador principal era um valvuladão (combo 1x12) de 60W que durante o dia cheguei a tocar algumas vezes com ele no talo, sem reclamações de vizinhos.

Existem valvulados e valvulados, não é tudo a mesma coisa. Geralmente os de baixa potência, 5W, são class A, single ended. Um tipo de amplificador de um canal só que a distorção vem aumentando o volume, daí vem a famosa distorção de power, venerada pelos bluseiros, vai um rock clássico também. Apesar da baixa potência, precisa abrir o volume (do 6 em diante), senão sai um limpo que não tem muita coisa de especial. Não é o caso do HT-5...

Outros amplificadores são desenhados muito mais para ter distorção de pré, geralmente os de 2 canais de ganho mais alto. Geralmente nesses não se espera distorção de power, que vai embolar se ocorrer. A galera do hi-gain pira, vide os Mesa Boogie, mas não rola o som dos SE. Como geralmente tem volume master, você pode enfiar ganho no pré e segurar o volume master (pode deixar no 1 tranquilo), então dá para tocar em apartamento com amp de 50W sossegado.

Ou seja, tem muitas variáveis nisso...

GuitarHome
Veterano
# set/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


MMI
Bela explicação meu velho!!! Muito grato desde já.

Então, os amplis que estou vendo Blackstar HT5 (esse mais difícil de encontrar, e novo está mais de R$3000,00) e o Meteoro MGV30 e MGV7 (novo está bem caro também perto do que o pessoal pagou há uns 3/4 anos atrás). Ambos possuem dois canais, o que facilitaria para mim. A pergunta seria, se o canal sujo desses amplis, mesmo com volume mais baixo (já que a saturação viria do pré e não do power) e um pedal de boost, daria para timbrar legal? Qual seria diferença entre se usar o ampli 100% valvulado dessa forma, sem saturar o power, e de se usar um amplificador transistorizado ou até pré valvulado dessa mesma forma, com pedal de boost. Seria vantagem ter um valvulado para isso?

Obrigado

Abç

MMI
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome

Não posso falar muito de nenhum deles, mesmo porque não seriam da minha escolha. Em todo caso, é muito pessoal, tem que experimentar e ver se te satisfaz.

Quanto ao preço, não tem jeito. O dólar alto desse jeito, reflete no preço dos amplificadores.

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


MMI
É verdade, sei disso.

Mas e quanto a diferença de se usar o canal sujo de um ampli 100% valvulado, com volume mais baixo (saturando só o pré nesse caso correto?) e usando um pedal de boost. E fazer esse mesmo esquema num ampli pré valvulado ou até mesmo transitorizado? Existe alguma diferença nesse caso? O amplificador valvulado é sempre só 100% aproveitado, se saturado o power em altos volumes? Ou mesmo nesse esquema que eu falei por ser 100% valvulado eu terei melhores resultados em um all tube?

Abç

Gilberto Juba
Veterano
# set/15 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


GuitarHome
Um amp baratinho de 2w


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692231707-amplificador-crow-2-w atts-circuito-the-100-buck-_JM

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/309379/

GuitarHome
Veterano
# set/15
· votar


Gilberto Juba
Parecem bacana pelo preço, mas eu queria um com pelo menos um falante de 12", encontrei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699988991-amplificador-valvulad o-2w-crow-head-e-cx-1x12-_JM

Será que são legais?

Eu queria um ampli que tivesse um som bem encorpado e cheio, cansei de plugar guitarra em amplis, embolados, sem definição, com timbre magrinho, parece que estou tocando num radinho de pilhas, tudo soa ruim.

Será que esse que postei, é muito inferior a amps como o próprio MGV 7 da Meteoro?

Abç

Gilberto Juba
Veterano
# set/15 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


GuitarHome
Vi no perguntas e respostas que ele vende com falante de 12 e também o mini stack.

Tem que ir lá testar. Uma vez entrei em contato, se não me engano fica em São Bernado.

http://crowguitarparts.blogspot.com.br/

Tenho vontade de pegar um combo 12".

MMI
Veterano
# set/15
· votar


GuitarHome

O amplificador valvulado é sempre só 100% aproveitado, se saturado o power em altos volumes? Ou mesmo nesse esquema que eu falei por ser 100% valvulado eu terei melhores resultados em um all tube?

Acho que não consegui explicar direito. Depende muito do gosto do freguês.

Alguns sons você só consegue com o power saturado. Outros sons você só consegue sem saturar o power - são praticamente excludentes, é muito difícil achar um amp que faça as duas coisas bem, são projetos diferentes.

Pega um Fender Champ de 5W. Pode ser também um Fender Bassman, pode ser um Marshall Plexi como o JTM 45 que o Hendrix e o Clapton usaram na década de 60. Eles tem 1 canal só, sem master, então só distorcem quando o volume chega perto do máximo, ou seja, o power começa a fritar. Isso é som de power distorcido! (claro que tem alguma coisa de pré junto)

Por outro lado, pensa num Mesa Rectifier ou num da série Mark. Aquele som é de ganho de pré em cascata, zero de distorção de power. De forma geral, os Mesa não distorcem power, nesta escola tem vários, são os hi-gain de forma geral. A Mesa faz o Rectifier em versão preamp (eu tenho um) que você pode ligar em qualquer power, SS inclusive, que não vai perder em nada no som.

De um jeito ou de outro, você estará aproveitando 100%. É questão de gosto. Eu gosto de Mesa Boogie, equalização sem médios em V, mesmo que for com o ganho mais baixo. Assim como gosto de som abarrotado de médios, como alguns Fender e Marshall antigos dão. Em casa uso o Mesa, distorcendo só o pré e fico feliz. Tenho o Fender que distorce o power e me faz feliz também.

Dá para usar um amp com pedais, sem distorcer o power, timbrando legal. É uma questão de gosto, ver o que você procura. Pelo pouco que já vi de você no fórum, um power distorcido te faria feliz com certeza, mas talvez só o pré já te satisfaça. Testa! ;)

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


MMI
A Mesa faz o Rectifier em versão preamp (eu tenho um) que você pode ligar em qualquer power, SS inclusive, que não vai perder em nada no som.

Tanto é que o power do mesa pode ser usado como amp hi-fi.

Pelo pouco que já vi de você no fórum, um power distorcido te faria feliz com certeza, mas talvez só o pré já te satisfaça.

Talvez um pedal já o satisfaça, mas a psicoacústica diz que isso só será ideal se for com drive do power.

OBS Bassman tinha controle de master.

MMI
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

Bassman tinha controle de master.

De jeito nenhum. Demorou bastante para a Fender colocar um master no Bassman!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


MMI

Foi de zoeira essa... Acho que só de 67 em diante se não me engano... Com os silver face...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15
· votar


Sobre a sensibilidade de alto falante, tenho uma duvida .
Uma sensibilidade de 100db, significa que o alto falante, ao receber 1W produzira a um metro, 100db.
Se este alto falante for ligado a um amplificador de 100W, para calcular a quantidade de volume multiplica-se a potencia pela sensibilidade? Neste caso que falei, seria 100W x 100db= 10.000db.
Ou o alto falante possui um rendimento? Por exemplo, 30%, assim fornecendo 100W, o alto falante vai absorver apenas 30W, e com esta potencia que se calcula o volume produzido, multiplicando a sensibilidade pela potencia.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Não, não, porque pra mim acrescentar 3dB, isto é, o dobro do volume, é preciso de aproximadamente 10 vezes a potência anterior.

No caso, um falante com 100dB/W @ 1m, vai render sim, 100dB com 1W aplicado, a 1m. Mas com 100W aplicados ele vai render por volta de 103dB apenas. Se fossem 50W aplicados, teria algo como 101,5W. Coisa quase imperceptível.

Entende porque eu prego categoricamente, que a diferença entre 50W e 100W é só no headroom do power?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado de 5W vira?