Amplificador Valvulado de 5W vira?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

O Ismah foi bem, só que errou na conta. Na verdade teoricamente para o dobro de potência, 3 dB a mais, não é 10x. Então a conta fica assim:

1 W = 100 dB a 1 metro;
2 W = 103 dB a 1 metro;
4 W = 106 dB a 1 metro;
8 W = 109 dB a 1 metro;
16 W = 112 dB a 1 metro;
32 W = 115 dB a 1 metro;
64 W = 118 dB a 1 metro;
128 W = 121 dB a 1 metro.

Tem uma outras relações, ao se dobrar a distância, cai 6 dB. Ou seja, com 1W, o seu falante gera 94 dB a 2 metros e assim vai. Mas se você estiver tocando no seu quarto, a meio metro, aumenta 6 dB. Esse é o problema de microfonar amplificadores, não é qualquer microfone que aguenta, já que a 3 cm do falante vamos ter 30 dB a mais do que a 1 metro. A outra relação diz que dobrando o número de falantes, aumenta 3 dB. Ou seja, numa 2x12 você tem 3 dB a mais, numa 4x12 tem 6 dB a mais.

Voltando para a sua questão... O problema é que 120 dB é o "limiar da audição dolorosa", ou seja, tão alto que dói os ouvidos. A norma do Ministério da Saúde nem chega a isso, vai até no máximo 115 dB quando permite no máximo 7 minutos a cada dia. Olhando a tabela, dá para inferir que 120 dB não daria 1 minuto.

Em resumo, ligar um amp de 100 W num falante de sensibilidade de 100 dB, ainda mais se for uma 4x12, é coisa para doido... Impraticável se for num quarto.

d.m
Veterano
# set/15
· votar


MMI
Cara, vou entrar de gaiato aqui apenas para lhe agradecer pelo comentário! hahaha
entrei no tópico preparado para fazer uma pergunta e já me deparo com uma resposta bem escrita!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


MMI
Obrigado pela explicação, ficou bem claro.

A dificuldade desta escala é por ser logarítmica. Ela vem do diagrama de Bode. Estava recordando alguma coisa e vi que a escala db é uma comparação entre duas grandezas, feita pela relação 20*Log(A1/A2).

Então pela relação, se um sinal foi amplificado 10 vezes, temos 20*Log(10/1)=20db

seguindo o raciocínio temos:

Relação de amplificação e ganho em db
100_________________40
1.000________________60
10.000_______________80
100.000______________100

Isso significa que teremos 20db a mais a cada 10x que for amplificado o sinal. Então um amplificador de 50w vai poder gerar 20db a mais que um de 5w.

ex: 20*Log(50w/5w)=20db



Essas relações, por serem logarítmicas confundem bem.
considerando a atenuação do som em função da distancia, fica um pouco complicado calcular o volume final do equipamento, mas ajuda a ter uma ideia.

Achei estranho somar 3db a cada dobro de potencia. porque pela equação, dobrando-se a potencia, temos um valor de 6db

ex: 20*log(2w/1w) = 6,02db

edit: existe uma equação para calculo de ganho que, ao invés de se multiplicar por 20, se multiplica por 10. Assim no exemplo acima, para esta outra equação, obteríamos os 3db.

exII: 10*log(2w/1w)=3,01db.

Ainda não sei onde aplicar corretamente cada umas das equações. Vou pesquisar mais.


edit2:

20*log(V1/V2)= ganho de tensão
10*log(P1/P2)=ganho de potencia.

referencia:
Norman Nise engenharia de sistemas de controle

Ismah
Veterano
# set/15 · Editado por: Ismah
· votar


MMI
Na verdade o meu raciocínio, foi o que tu disse, só não soube me explicar, e escrevendo acabou dando confusão rsrsrsrs

Acho que foi a questão de que pra mim ter o dobro de volume de um amp de 10W, preciso um de 100W - ideia difundida entre guitarristas.

Vou repostar o que disse lá no meu tópico sobre impedância potência e o escambau.

Na verdade teoricamente para o dobro de potência, 3 dB a mais, não é 10x

Exato, é +100%, isto é, o dobro do valor inicial.

Luiz_RibeiroSP

Peço desculpas pelas infos erradas, como disse acabei me enroscando na hora de por "no papel". E agradeço por falar das fórmulas.

Cuidado que existem várias formas de medir dB, e elas nem sempre coincidem. Tenho a impressão que a primeira, que considera 20Log, se trata de uma medida dB e a segunda de outra... Talvez te ajude.

http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm

MMI
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

Acho que foi a questão de que pra mim ter o dobro de volume de um amp de 10W, preciso um de 100W - ideia difundida entre guitarristas.

Aí complica...

Falar em dobro de volume em psicoacústica complica. O pessoal vai tender a achar que é passar do volume 3 para o 6 no MP3 player, por exemplo, seja lá o que isso for. O fato é que o ouvido não mensura "o dobro do volume".

O que se usa quando se fala em dobro do volume é a medida da energia sonora. Então fala-se em dobro do volume quando a energia sonora aumenta, ou seja, 3 dB (ou 4...). Isso significa que de 70 para 73 dB o dobro é uma merrequinha quase imperceptível, de 117 para 120 dB é muita diferença, talvez a diferença entre muito alto e doer os ouvidos.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


MMI

Eu sei disso, mas foi ali que fiz a confusão.
Isso que dá ler e escrever ao mesmo tempo. rsrsrsrs

JmmSnt
Membro Novato
# set/15
· votar


Isso de "tantos db a 1 metro de distância" é para volume master e ganho no máximo?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


JmmSnt

É para uma senóide de 1KHz geralmente @ no máximo 5% de distorção: sinal clean praticamente.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Hoje fiz umas medidas com um aplicativo de decibelímetro no meu amplificador.
Coloquei o celular a 1m de distancia do centro do cone do alto falante de 12" e consegui gerar 112 db a 115db.
Mais para frente vou medir a potência real dele mas pelos cálculos possui em torno de 6w. Acho que em media uma bateria deve gerar o mesmo volume.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

A maioria dos aparelhos de celular, possui um compressor no mic, então é possível que esteja marcando errado. Acho que vc sabe, mas a potência nominal é dada por 1KHz injetado no sistema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado de 5W vira?