Autor |
Mensagem |
Slave of hell Veterano |
# mai/10
· votar
eu gosto de fender eiojoeijeoi
|
As2P Veterano |
# mai/10
· votar
thmenezes_RJ
rafa_rovero
opa, muita calma nessa hora hehehe.
Vamos por partes.
A Shelter não é a fabricante das SX. Essa questão já foi exaustivamente discutida aqui no fórum. Na verdade a Shelter não fabrica nada, ela é apenas uma marca que a importadora Habro coloca em uma série de guitarras genéricas que ela importa. Da mesma forma que a Equipo faz com a Groovin, com G.P.A (aquela dos microfones clones do shure 57 e 58).
A SX segue o mesmo princípio. Se eu não me engano foi uma importadora da Espanha quem primeiro lançou a marca e logo a guitarrinha fez um "certo sucesso" nos EUA devido ao seu alto custo-benefício, sendo vendida a 90 doletas. É uma guitarra chinesa genérica, porém é outra série, diferente das Shelter SST por exemplo. Toda a confusão se deu porque quando a Habro começou a trazer essas guitarras pra cá, ela resolveu lançar elas como Shelter também (colocando sua própria marca). Depois daquele lance do processo da Fender e da mudança do headstock é que a Habro passou a colocar o label SX.
Sobre o seu questionamento em relação às Shelter. Cara, guitarra barata é barata por algum motivo. Pode ser acabamento, captação, ferragens, madeira, trastes... enfim, existem milhões de maneiras de "baratear" uma guitarra. E todas elas tem um custo na qualidade final do produto. Milagre não existe. Não tem como uma guitarra de 500 reais ter a qualidade de uma guitarra mediana de 2000, muito menos de uma guitarra top.
Sou um defensor das stratos SX SST 62/57. Acho elas guitarras com ótima construção. Porém, é um fato, são guitarras baratas. Eu tenho uma Fender e uma SX... gosto das duas. Porém na SX, gastei quase o próprio preço de uma outra guitarra em modificações. Troquei os captadores, tarraxas, nut, trastes, escudo, chavinha e fiz a regulagem. Depois ela ficou uma excelente guitarra, pelo menos pra mim. Pau a Pau com a minha Fender.
Você nunca vai me ver dizendo que a SX é excelente. Nem o Bertola, ou Ogner. Sempre vai ouvir que a guitarra é um excelente custo-benefício, e que vale a pena investir nela. O problema é que a galera (principalmente a molecada mais nova) tem a tendência de misturar as coisas. Daí vai e compra a guitarra porque ela foi recomendada no fórum sem nem testar direito e já vem no dia seguinte postar dizendo que tem a melhor guitarra do mundo. E não é bem assim.
Nossa, que bíblia. Nem eu tenho coragem de ler. Abraços
Agora você elucidou todas as minhas duvidas -.- Biblia mesmo eim aEHOhaEOHaehoa
|
ogner Veterano
|
# mai/10 · Editado por: ogner
· votar
J. S. Coltrane Quais seriam as china de primeira?
Todo o resto que não é de segunda? hehe
O que eu quis dizer ou expressar é que nem tudo que vem da China, que alias é tudo, é necessariamente um produto porcaria, eles tem boas fabricas lá também. Só isso. Sei agora de cabeça que algumas Ibanez Top são fabricadas lá...Ou posso estar enganado...Existem pendrives xexelentos fabricados lá ( que queimam em 3 dias) e pendrives ótimos que duram a vida toda...Só pra exemplificar..o/
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mai/10
· votar
ogner
Saquei, mas acho que guita eles ainda nao sabem fazer, a nao ser que essa historia da ibanez seja verdadeira.
|
likerock Veterano |
# mai/10
· votar
Existem pendrives xexelentos fabricados lá ( que queimam em 3 dias) e pendrives ótimos que duram a vida toda...Só pra exemplificar..o/
Isso eu posso confirmar, tenho 6 pendrives kingstone originais, todos por dois anos ou mais e nenhum queimou. Em compensação comprei um falso uma vez pra testar, na segunda vez que eu pluguei ele queimou...
|
Sir.Paulo Veterano |
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar
Galera
Em termos técnicos, existem as guitarras americanas e orientais (tire Japão - porque é outro nível - agora China e Coréia/Indonésia ja é outra historia).
90% das guitarras são feitas por um desses 3 fabricantes: Aria, Cort, Samick. Se bobear, em um dado momento, uma Cort, uma Epiphone LP, uma Squier Standard, uma PRS SE e uma Condor são feitas numa mesma fábrica (nesse caso, da Cort). Se for contar a história (que se iniciou no Japão na década de 60), tenho que resumir:
Os chineses, sem querer ofender, culturalmente acham normal copiar tecnologia - e absorveram o que puderam dos primeiros japoneses que por lá se aventuraram. Mão de obra extremamente barata e "zero" de problemas trabalhistas - paraíso para um capitalista predador... Mas a China "capitalista" é infinitamente mais inescrupulosa (dentro dos nossos parâmetros) que qualquer outro. Hoje, na China, as guitarras não têm "pai e mãe". Gibson, PRS, Fender, Gotoh, Wilkinson, Grover - passam as especificações e os chineses fazem. Quem fizer mais barato - dentro das especificações - leva. O produto volta como Fender Squier, PRS SE, Gibson Epiphone, Gotoh OEM, etc.
A Condor é honesta à ponto de admitir que usa Nato e não Mogno.Mas a Condor não produz um parafuso.No máximo, eles montam os instrumentos aqui.
Os chineses não vêm nenhuma maldade (será?) em vender "SEN" como se fosse "ASH". E existe o "Maple Chinês"... Por aí vai...
Então, antes que você leve gato por lebre, dê uma pesquisada, leia os testes, conheça a história da guitarra e, mais importante pegue-a nas mãos e analise-a profundamente (leve um luthier, se necessário).
O que dizer das Epiphones,eles coloca uma folha de mogno ou impressa para esconder as emendas. É o limite mais baixo das epiphones até então - o mogno esta ficando escasso e as árvores com diâmetro menor. Duas peças? Isso é a Gibson que usa. Epiphone vai de 3 a 6 peças coladas...
Aposto o que vocês quiserem que, por debaixo dos panos, a Epiphone criou uma "sub da sub" Les Paul só para o terceiro mundo. Tipo: "Ha! Essa tá com 5 pedaços? Meio feinha? Coloque uma folha impressa por cima e mande para os latinos!" Não é à tôa que o preço caiu...
Pelo menos, na Epiphone é folha de mogno SOBRE mogno. Diferente da minha Tagima 735 Special (outra história), que é folha de Alder sobre uma madeira que não serve nem para lenha...
A Cort, mesmo com a mudança prá indonésia, ainda produz guitarras com boas madeiras, que é o ponto crucial da sonoridade. Madeira, depois o resto. E não custa nada ir atrás de guitarras antigas: Tenho uma Aria dos anos 80 de mogno e maple de primeira, que paguei 450 reais, usada. Tenho também uma Samick Tele antiga de Alder, duas peças. Paguei 350 reais!
PS: Querem ver como a pessoal pesquisar um pouco? Ninguém se tocou que a Cort G260 (modelo tipo strato HSS), que esta à venda por aqui por uns 950 reais é de "Swamp Ash". Madeira real, peça única, levíssima e com excelente sonoridade. Clássica da Fender. Hardware excepcional: tarraxas staggered (hastes de altura diferentes) auto-lock e abaixadores roller. Nut de grafite e a ponte wilkinson (só a ponte Wilkinson VS50 II já vale uns 250 reais).
Esse texto não é meu é do fórum Guitar Player mas eu gostei e achei bom postar aqui!
Video Fabrica de guitarras na China http://www.youtube.com/watch?v=u3bKDa_F2Do
|
PauloFernando Veterano |
# mai/10
· votar
Meu irmão tem uma Shelter Nashville.
O instrumento cumpre o que promete: uma les paul barata, é feita com coisas baratas.
O acabamento tem falhas, as tarrachas são ruins e os captadores estão frouxos na molduras. Mas a sonoridade é boa apesar de tudo.
A questão é se vc tem mais de 1k para investir, não perca seu tempo compre algo melhor. Se voce quer matar a larica e melhorar a longo prazo, vai de shelter, com o tempo dá para colocar uns caps e umas tarrachas com trava e não fica ruim.
O Amp de teste foi um Hughes and Ketner, ela soa muito bem.
|
ogner Veterano
|
# mai/10
· votar
PauloFernando
Acredito que a coisa esta numa situação tão feia que se vc encontra uma guitarra bem construida, que respeite pelo menos as medidas pra se ter uma entonação e afinação geral descente, já é lucro, os upgrades de hardware e captação já se tornaram regras. E claro com uma madeira que não seja compensado de palha de bambu. Falando de guitarras abaixo de 1k.
|
Curly Veterano |
# mai/10
· votar
Embora o custo/benefício das Sx continue muito bom, existem outras opções bem interessantes, sugiro pesquisar uma guitarra barata mas que não precise de upgrades, já venha com caps em alnico e boas ferragens. Existem muitas opções nessa faixa, como essa aqui:
|
Bigtransa Veterano |
# mai/10
· votar
ogner até pouco tempo rolavam umas guitarras muito boas abaixo de 1k..... atualmente tá complicado mesmo..... por isso prefiro os usados...... os preços das lojas estão fora da realidade.....
|
Sir.Paulo Veterano |
# mai/10
· votar
Curly
Tagima T635 se encaixa nessa relação sua também!
|