E se a guitarra fose feita de pau brasil?

Autor Mensagem
carnisa1
Veterano
# mai/10


E se a guitarra fosse feita de Pau Brasil, como alguns violinos...

Sairia um som bom? Legal?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Que eu saiba o pau brasil só é usado pra confeccionar os arcos e não o instrumento.

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


tipo...
N sabia dessa....

mas vamos supor que vc seja um rico e n tenha o que fazer com o dinheiro e resolve fazer essa experiencia?

John Urban
Veterano
# mai/10
· votar


carnisa1
13 anos, Capão da Canoa / RS, Brasil
Cadastrado em 19/04/2010
Mensagens: 27 · Tópicos: 6

daniel_guitar
Veterano
# mai/10
· votar


carnisa1
existe um tópico especialmente pra essas dúvidas com relação a luthieria em geral e quem responde é o mestre Bertola e só postar lá tá na logo nos 1° topícos...

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


Jean Arrabal
qual o problema aí ?

FlavioPhenonx
Veterano
# mai/10
· votar


Jean Arrabal

Nunca se é velho ou novo demais parar tirar dúvidas rapaz.
Se liga!







Abç's

tomasbignoto
Veterano
# mai/10
· votar


carnisa1
É complicado imaginar como seria o som de uma guita de pau-brasil. Porque nunca foi feito uma dessas!

Tomaz.
Veterano
# mai/10
· votar


Não entendi... agora ele não pode ter uma dúvida só porque tem 13 anos?

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Jean Arrabal
100 anos, Cabo Frio / RJ, Brasil

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


carnisa1

Bertola que me corrija, mas acho que ia ter um som bem brilhante por ser muito densa, e ninguém iria aguentar ficar meia hora de pé com ela tocando pq é MUITO pesado, use mogno que ta de bom tamanho. abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


carnisa1
O pau-brasil é uma madeira adequada apenas para a confecção de arcos de violinos. Eventualmente para a confecção de escalas. Mas, como é uma madeira rara, virtualmente extinta na natureza, seu preço e uso são proibitivos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
Cara, mesmo os arcos de violinos confeccionados hoje em dia o são com partes das árvores de pau-brasil que caem naturalmente, ou que podem ser cortadas sem prejuízo à saúde da árvore.
É muito triste, mas, no século XVI, as árvores de pau-brasil tinham 20 m. de altura, e haviam regiões, como em Cabo-Frio, RJ, no qual elas cresciam até quase à beira da praia.
A Mata Atlântica, hoje desparecida (só restam nesgas), foi a 5ª maior floresta do mundo....
O ser humano, em sua ignorância e ganância, só faz destruir...Pagará um alto preço por isto...
Abç

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Mas se fosse usada n corpo de uma guitarra? Será que ficaria legal o resultado? Essa é a pergunta, que eu estou curioso para saber a resposta também!

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


Sairía igual o seu nick. carnisa (CARNIÇA)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Ela NÃO PODE ser usada em corpo.
Abç

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpa a insistencia, mas por motivos legais, ou por inviabilidade de timbre/construção?

O meu palpite é que ela fosse uma madeira densa e "encorpada" assim como o mógno! Por isso surgiu a dúvida, mas to vendo que não é bem por ai hehehe

Morva
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu acho q o q ele quis dizer é como seria o som dessa madeira no corpo CASO PUDESSE ser usada para isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Cara, existe um limite (peso, densidade, disponibilidade, trabalhabilidade, etc) para a confecção de corpos, e o pau-brasil ultrapassa o mesmo em muito.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok ok,mas se hipoteticamente fizessem uma guitarra de pau-brasil, como ela ia soar?

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Po! Nem sabia que era tão densa assim então. Então seria o Holy grail do timbre encorpado. Imagine então uma Les Paul dessas em Pau Brasil com um trio de DiMarzio Super Distortion! Sonzinho do tinhoso no mínimo hahaha

Thi_Lennon
Veterano
# mai/10
· votar


[1]E se a guitarra fosse feita de Pau Brasil, como alguns violinos...
Sairia um som bom? Legal?
[2]Mas vamos supor que vc seja um rico e n tenha o que fazer com o dinheiro e resolve fazer essa experiencia?
[3]Mas se fosse usada n corpo de uma guitarra? Será que ficaria legal o resultado? Essa é a pergunta, que eu estou curioso para saber a resposta também!
[4]Eu acho q o q ele quis dizer é como seria o som dessa madeira no corpo CASO PUDESSE ser usada para isso.
[5]Ok ok,mas se hipoteticamente fizessem uma guitarra de pau-brasil, como ela ia soar?


Foram várias perguntas mas o Mauricio Luiz Bertola nao ajudou em nenhuma delas com uma resposta concreta.

Bertola é um cara inteligente e entendedor, ou esta fazendo hora conosco ou nao entendeu a pergunta ate agora

Se nao sabe e nao quer arricar é so falar, ou senao da um palpite igual o Iversonfr.

Iversonfr
Veterano
# mai/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah! tem mais esse detalhe que esqueci de falar caso fosse possível fazer uma guitarra dessa madeira, queria ver qual seria o luthier musculoso pra shapear um corpo de pau-brasil.

Edit:
Thi_Lennon

Rapaz, num chutei tanto assim não... um amigo meu tem algumas peças bem antigas dessa madeira, coisa de colecionador, num serve pra nada mas tá la, e velho, pensa numa madeira dura e pesada! pensou? então, é mais um pouco ainda... rsrsrs..

RennanRdC
Veterano
# mai/10
· votar


Depois da guitarra de concreto isso ai eh fixinha!

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
CNC?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai
Cara, muito mal, aguda demais...
Thi_Lennon
Cara, tá de "brincando" comigo?
Sei muito bem...
Madeiras "tonais" tem que ter um certo grau de dureza e densidade para seu uso específico. No caso, pau-brasil SÓ pode ser usada para a escala (se vc conseguir uma peça para tal). Pau-brasil NÃO PODE SER USDA PARA CORPOS, NEM PROPORCIONARÍA TIMBRE "ENCORPADO". Quando a madeira é densa demais, ela tende geralmente para sons agudos (o ébano, por exemplo).
janick
Cara, não é bem assim... Como disse acima, determinadas madeiras não podem ser utilizadas para corpos, outras, para braços e escala, outras, para nada em luthiería. Se fosse "ao Deus dará", vc podería fazer uma guitarra de goiabeira...Mas não pode...
Abçs

Thi_Lennon
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, tá de "brincando" comigo?
Sei muito bem...
Madeiras "tonais" tem que ter um certo grau de dureza e densidade para seu uso específico. No caso, pau-brasil SÓ pode ser usada para a escala (se vc conseguir uma peça para tal). Pau-brasil NÃO PODE SER USDA PARA CORPOS, NEM PROPORCIONARÍA TIMBRE "ENCORPADO". Quando a madeira é densa demais, ela tende geralmente para sons agudos (o ébano, por exemplo).


Agora beleza! gostei da resposta! sabia que voce tinha técnica para respoder a pergutna"!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


iMPeLLiTTeRi
CNC?

Tem que querer muito hein!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A cara... depois que eu já vi Guitarra de acrílico, guitarra de MAPLE, guitarra de BAMBÚ, guitarra de farelo de madeira, e mais recentemente, guitarra de CONCRETO!!! putz, nada mais me espanta hahaha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Thi_Lennon
Ah... Então vc estava me "testando"....
Tudo bem cara, é direito seu...
Para corpos, a densidade ideal é entre 0,38g/cm3 e 0,60g/cm3, com uma taxa de dureza de 160 à 600 jankas. Mais do que esses parâmetros, não dá...
O jacarandá tem densidade de mais de 1g/cm3, e o pau-brasil é ainda mais denso...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se a guitarra fose feita de pau brasil?