V- Pick - Diferença entre palhetas.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mar/10


Galera, encomendei algumas V-pick, porque eu sou meio louco com esse lance de palhetas.

Tenho duas coleções de palhetas - palhetas de guitarristas, que é uma coleção que faço trocas e está sempre progredindo (bem lentamente, porque não conheço muitos colecionadores para trocar palhetas...) e a segunda coleção, que é de palhetas de materiais, shapes e marcas diferentes, que eu chamo de palhetas para tocar.

Nessa coleção, tenho palhetas de metal, de vários tipos de matérias plásticas, de madeira e infelizmente, perdi as que eu tinha feitas de pedra (no caso eram de ágata).

Tenho umas bem loucas, como as "Stylus Pick", a "Teck Pick" e a "Pointless Pick", entre outras.

A palheta que eu toquei nos ultimos 15 anos, até três dias atrás, era a "Dunlop Stuby 3.00 mm" (aquela roxinha).

Até três dias atrás.

Porque chegaram as as V-Pick.

Pausa dramática.

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


agora que já fiz a pausa dramática, continuarei.

As palhetas são de um tipo de acrilico super liso. Na primeira impressão tu pensa que ela vai escorregar da mão.

Errado.

Ela adere nos dedos de uma maneira super agradável, e esse é só o primeiro segredo dessa palheta. Ela não escorrega!

Depois, tem a espessura. Eu peguei duas de 2.75mm e uma premium, de 4.10mm.

No catálogo, eles tem palhetas desde 0.8mm até os absurdos 11.85mm.

Absurdo por enquanto, pois ainda não a testei, porque o conforto e a facilidade de tocar da de 4.10mm foi surpreendente!!

O material desliza incrivelmente bem na corda, com um atrito quase inexistente, o que significa uma maior facilidade de palhetar rápido.

Por serem mais grossas, elas tem mais "corpo" e isso resulta também num som mais redondo e cheio! Eu percebo a diferença (é sutil, mas percebo).

Mas o que me encantou na palheta não foi o som que melhorou, mas a facilidade e o relaxamento que a palheta me proporcionou.

Antes que alguém desconfie, eu não sou endorseer deles não, mas segunda feira vou escrever e ver se de repente eles não tem interesse, porque eu realmente enlouqueci com essa palheta, para a minha técnica ela é de longe a melhor palheta que eu já toquei!!

Frisando - para a minha técnica, ou seja, talvez outros músicos não se adaptem.

Sinceramente, vocês deveriam experimentar, pois eu fiquei enlouquecido e já não toco com as outras palhetas.

Abraços!!

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


De Ros

Mais um tópico com o selo De Ros de qualidade. Camarada De Ros,sempre criativo. Poxa,até palheta de pedra ele bóla..heheh.. Legal. Deve ter dado maior trampo para fazer uma dessas,né? Imagimo as coisas que tú inventa por aí em matéria de equipos,pedais estas coisas. Aí De Ros,grande abraço !!!


EDIT Aproveita e faz um video massa daqueles que vc sabe fazer aí,demonstrado estas palhetas !!!! Valeu?

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Ah, um detalhe que esqueci de mencionar. A premium que eu peguei veio sem polimento lateral, algo que eles chamar de "unbuffed". Ela tem o som muito parecido com as minhas palhetas de madeira, ou seja, virou a minha palheta oficial. Ela tem um "woosh" no som que não sei definir.

Daqui a algum tempo, quando acabar umas coisas que estou fazendo, eu posto um video demonstrando isso, ok?


Ah, caso alguém se interesse, nesse site tem tudo, desde preços, contatos, estórias de como foram criadas e muito mais!!

http://www.v-picks.com/


e aqui, alguns videos:
































Caramba, é muito video, hehehe!!!

Valeu!

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

Palheta de pedra não é tão incomum...

http://stone-guitar-picks.com/Stone-Guitar-Picks.html

Se tem até site, é porque tem gente usando... E elas até eram bem parecidas para tocar com essas v-picks, só eram mais geladas e o polimento não era tão preciso.

Abraço!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
buddy guy

Palheta de pedra não é tão incomum...



Poxa,achei interessante,nunca ví dessas de pedra. Achei super criativo !!!!!

ohm777
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Fiquei MUITO curioso, porque eu também uso as Dunlop Big Stubby...
Acho que é meio difícil encontrar essas v-pick por aqui não?

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


De Ros


Dentre as que tenho por cá,tenho umas da dunlop parecidas com estas V-PICK. Só que são de plástico(acetado,sei do que é), vermelhas de 1,5mm. Legais !!!!!


EDIT Só que tem um detalhe curioso para mim. Estas palhetas grandes tipo V-pick da dunlop que tenho(não sei se é falta de costume e tals),mas me atrapalham para tirar harmônico artificial.De Ros,vc que é professor de guitarrra,vc saberia me dizer se isto é normal ou é falta de prática minha,com estas palhetas maiores mesmo? Sim,por que com as mini dunlop (stubby 3.0mm),encontro maior facilidade.Abração !!!


EDIT2 De Ros,falando em palheta,sem querer disvirtuar,tem este coléga(Don Morcego) nosso lá do Rio De Janeiro(féra dos slides),que ele usa palheta extra heavy de bronze(feitas por ele,com prato de bateria). Dá um loock neste video,que ele fala sobre a palheta feita por ele !!!. Ele começa a falar sobre a palheta lá pelos 5:20 de video. Muito legal. Vc que curte coisas "exóticas",creio que vc irá gostar da idéia da palheta de bronze. Abração !!

_Dio
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Me interessei pelas palhetas, man. Excluindo a parte do marketing milagroso, elas me pareceram de ótima qualidade, com várias possibilidades diferentes.


Pena que é complicado de achar por aqui... Ao menos a minha compulsão por palheta fica mais sossegada uaehaeuhauehae

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


_Dio
exato.

Adoraria testar algumas no formato e espessura (ou mais fina) da jazz3.

Mas importar não dá.

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Particularmente, gosto de comprar muitas palhetas e tenho MUITAS que ainda nem usei. Gosto de cada dia pegar uma pra tocar tb, dependendo do que vou tocar. Sempre que vou numa loja compro algumas, mas nunca pensei em importar não.. E eu ainda tenho a péssima mania de não jogar fora mesmo as que estão bem gastas.

_Dio
Veterano
# mar/10
· votar


axleWs
brasilzão véio, não tem jeito mesmo eauhaeuhaeuh

Tenho certeza que não vendem essas palhetas aqui em curitiba, nem na drum shop, nem na Rexsom

marcioguita
Veterano
# mar/10
· votar


Peguei 2 mini pelo paypal. Vamos aguardar

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


De Ros

Legal saber que gostou. Desde que postaram aqui sobre elas antes(foi vc?), fiquei muito curioso.

Diga uma coisa: Vc comprou o livrinho de guia(que eles sugerem que se compre em quem não conhece a palheta), ou pegou apenas as palhetas mesmo?

Além da questão da técnica, vc notou diferenças sonoras muito grandes entre as V-picks de diferentes espessuras que comprou?

De Ros
Veterano
# mar/10 · Editado por: De Ros
· votar


ohm777

Cara, eu comprei pelo site deles, foram super atenciosos comigo!

buddy guy

Esse lance de ficar mais fácil tirar harmônicos com determinada palheta é questão de costume e prática, mas lógico que, depois de testar bem todas as possibilidades, a pessoa escolhe aquela que parece mais natural.

É uma questão, como quase tudo relacionado a guitarra, absolutamente pessoal.

Palhetas de bronze. Ainda não testei...

_Dio

Lógico que não é uma palheta que vai fazer a gente virar um grande músico do dia para a noite, mas que eu achei extremamente confortável, isso é inegável!

axleWs

Sabe que não sou muito fan da jazz III! Eu não gosto do shape, com ponta muito fina, (prefiro um pinginho mais arredondada) e também acho que o material é meio rugoso demais, e não desliza tão bem nas cordas.

E tem muitos caras que tocam mil vezes mais do que eu que só usam ela, ou seja, questão de gosto pessoal mesmo!

Symptom

Eu tenho umas stubby tão gastas que quase viraram um circulo!
Legal que quando eu fazia turnes com um grande amigo da Argentina, ele trocava as minhas palhetas stubby gastas por stubby novas, pois ele preferia as mais arrendondadas!
Gosto é gosto, hehehe

_Dio

Duvido qualquer loja do Brasil ter! Isso é a típica coisa especializada, uma fábrica artesanal que não tem como atender a grandes pedidos e nem pretende concorrer com as grandes marcas. É como usar guitarras feitas por luthiers.

Quem nota a diferença, vai ser cliente fiel. Quem não nota a diferença, para que pagar mais caro?

marcioguita

Acho que tu vai curtir!! Mas assim, eu recebi junto com as palhetas, um catálogo, que no fim deve ter uns trinta modelos.
Quais exatamente tu pegou? Qual a espessura e design da ponta?

makumbator

Cara, recebi um catálogo, não sei se isso é o livrinho de guia...

Sinceramente, tem sim uma diferença de som entre as próprias V-picks. O tipo de ponta, se for mais "afiada", tem um som mais definido, um pouco mais agudo, e as com a ponta mais arredondada, mais médios, e também desliza mais pelas cordas, deixando, pelo menos para mim, mais fácil tocar.

A espessura também faz diferença. As com 2.75mm tem um som mais parecido com as stubby (mas deslizam melhor) e a de 4.10mm é muito legal, tem um som mais cheio e gordo, e tu toca com a mão muito relaxada, não sei porque!

Aliás, lendo no site deles, parece que isso do relaxamento é consenso, não foi só comigo não!

Agora, detalhe importante - Essa diferença de som é bem sutil, quem está ouvindo não nota quase nada (vide o video do Dave Martone acima). Mas para quem toca...

Valeu a todos, grande abraço!

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Sim, é a única coisa que me "chateia" nas JazzIII, essa rugosidade delas. Mas o shape e a ponta me agradam bastante.

Enfim, quem sabe um dia chegam essas v picks por aqui, é esperar...

Abraços e parabéns pelo tópico.

john_joao
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Cacildis! Parece ser muito boa, mas também é meio salgadinha ($$$$)Eu peguei duas de 2.75mm e uma premium, de 4.10mm.

Quanto saiu o valor total? com frete e tudo?

marcioguita
Veterano
# mar/10
· votar


DeRos,

Olá encomendei a Ultra Lite Small .80. Se aprovar comprarei outros modelos.Espero que nao demore muito.
Abçs
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
13 Mar 2010 20:53:38 BRT
Transaction ID: 78305657LR1149803

Hello marcio silva,

You sent a payment of $25,00 USD to V-Picks (vinninred@juno.com)

It may take a few moments for this transaction to appear in your account.


---------------------------------------------------------------------- ----------

Merchant
V-Picks
vinninred@juno.com
209-324-1788 Instructions to merchant

Jg Destroyer
Veterano
# mar/10 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


marcioguita
25 dólares por duas palhetas? OH SHIT!

edalko
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

Engraçado que, teroricamente, sempre tive aversão à palhetas grossas... achava que prejudicariam a tocabilidade...

ledo engano: ajudam muito!

Valeu pelas dicas, sempre ótimas como sempre

Abraços

Blizzy
Veterano
# mar/10 · Editado por: Blizzy
· votar


essas V Picks são d+ mesmo

mas eu pessoalmente não gosto do mesmo modelo da sua, aqui eu uso a Tradition Ultra Lite, que é o formato "convencional"

Uso as de 0.8mm e uma de 1.5mm

esses picks são lokos


@marcioguita

na proxima vez, compra pelo ebay, da pra pegar cada uma por R$6 +-

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


axleWs

Não é querer ser chato, mas tenho a impressão que tu vai esperar por toda a vida... Imagina num futuro próximo, o lojista tendo que optar por uma palheta chinesa, com assinatura do Eddie Van Hallen, que custa 3 centavos a unidade, ou uma palheta que nunca ouviu falar, que custa 10 dolares...

Talvez numa loja que venda exclusivamente pedais "de boutique", mas mesmo assim não levo muita fé. Se tu está muito curioso, compra junta uma galera e compra umas 3 ou 4 diferentes para testar.

john_joao

Não lembro exatamente, acho que um pouco mais de 30 dolares.

marcioguita

Velho, posso te dar uma pequena dica? Manda um e-mail e fala que tu ficou curioso com as "medium rounded".

Não te assusta, o "medium", nesse caso nãó é espessura nem tamanho da palheta, mas sim o shape da ponta da palheta, pelo que eu entendi. No catálogo ele usa os termos "pointed corners", "regular corners" e "rounded corners"referindo-se ao shape da ponta, que faz uma diferença muito grande.

Se tu falar com ele e perguntar sobre as diferenças, tenho a impressão que ele vai te mandar uma palheta extra para tu testar...

Fala também a palheta que tu está acostumado a usar, ele é um expert no assunto e vai talvez te dar alguma dica de qual a palheta dele que mais se aproxima da tua!

Cara, quando elas chegarem, seria fantástico se tu fizesse um pequeno review, aqui mesmo, daí a gente já vê se eu que me empolguei demais ou se tu também achou mais fácil de tocar com elas!

Jg Destroyer

Hehehe, a primeira impressão assusta um pouco mesmo, né?
Mas fazendo uma pequena comparação, eu, há muitos anos atrás, tocava violino.

A palheta faz mais ou menos o papel do arco do violino, com a óbvia diferença que o arco, além de dar o ataque da nota, também é responsável pela sustentação da mesma, o que não acontece na guitarra.

A palheta só dá o ataque da nota, que pode ser forte ou fraco. E se tu tocar algo em staccato, bom, aí tu tem esse ataque, certo?

Um bom arco de violino, não um arco excelente, mas um bom arco de violino custa uns 1.000 dolares.

20 pila numa palheta, que ao meu ver é a melhor que existe, começa a parecer barato agora, né?

Mas atenção, como eu já escrevi mais de uma vez nesse tópico - Essa é a minha impressão - pode ser que outros guitarristas não sintam a diferença ou achem a palheta até pior!

edalko

Velho, essa palheta de 4.10mm é impressionante! Eu já tive dores no meu indicador por pressionar demais as palhetas, inclusive as stubby de 3.00mm. Com essa, a minha mão fica super relaxada, mesmo tocando passagens staccato fortissimo. Não sei explicar, mas adorei!

Aliás, to criando coragem para pegar uma "Colossal" (8.85mm - 25 dolares) ou uma "Insanity" (11.85mm - 30 dolares). O único medo é de gostar dessas palhetas...

Grande abraço a todos!

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Blizzy

Velho,que legal que tu conhece e usa!

Me fala uma coisa, qual a diferença que tu sente entre usar a tua Tradition para uma palheta comum da mesma espessura?
Te pergunto para ver se só eu sinto essa coisa de que a palheta desliza melhor e proporciona maior conforto e precisão.

Abraço!

Jg Destroyer
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Concordo plenamente com você, e fiquei até bastante interessado nas palhetas mas agora tenho outras prioridades pra meu setup que acho que valem mais a pena que comprar palhetas por esse preço. Talvez no futuro, quando já tiver com meu set redondo, compre essas pequeninas ae.

Sei que faz diferença, mas não tanto quanto um pedal ou algo do tipo. Acho que são mais indicadas pra quem já tem um set formado (ou tem dinheiro hehe)

Valeu o/

marcioguita
Veterano
# mar/10
· votar


DeRoss
Assim q chegarem , posto minhas impressoes.

Jg destroier
Caro mesmo ! te dei um ponto pelo ,oh shit! (maldita GAS)

Blizzy
Valew a dica !

:)

daniel_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Sei que faz diferença, mas não tanto quanto um pedal ou algo do tipo. Acho que são mais indicadas pra quem já tem um set formado (ou tem dinheiro hehe)(2)

mais pra frente quando tiver com o set formado e R$ pretendo comprar umas dessas ai também, curto que só expeimentar essas palhetas diferentes (tanto material como tipo) atulamente to usando stubby e jazz III

Memphis_
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

Cara coincidência, estou ouvindo Akashic.

Muito legal seu tópico.

Cara Dove é uma das baladas mais Feelentas que eu conheço. Muito Foda.

VLW!

john_joao
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

E quanto a durabilidade delas o que você tem a dizer? duram uma semana? 2? um mês?

Bom sendo colecionador de palhetas você já deve ter utilizado N tipos de palhetas, você já utilizou as de metal? se usou, elas são boas? tem muito ataque? duram muito, não é?

valeu!

SK8Boy
Veterano
# mar/10
· votar


Mto interessante essas palhetas...se não fosse esse esquema aí de vir de fora, ter de contactar e talz, eu pegaria(se aparecesse em algum loja daqui, ou alguem importasse). Gosto de experimentar tamanhos, espessuras e materias diferentes. Mas no geral pro que eu toco, gosto de usar aquelas tradicionais marrons de tamanho normal(marron disforme-tem um nome em especifico que esquecí) pra violão e guitarra com cordas até 010 com afinação padrão, ou então as dunlop de até no máx. 1 mm pra tocar na minha banda, no qual a guitar tá afinada em C com drop em D e uso corda 011.

Blizzy
Veterano
# mar/10
· votar


Blizzy

Velho,que legal que tu conhece e usa!

Me fala uma coisa, qual a diferença que tu sente entre usar a tua Tradition para uma palheta comum da mesma espessura?
Te pergunto para ver se só eu sinto essa coisa de que a palheta desliza melhor e proporciona maior conforto e precisão.

Abraço!


Sinto a mesma coisa que você
Ela parece não ter atrito com a corda como as outras tem, a palhetada flui mais facilmente, consequentemente, é muito mais confortavel tocar com ela, sem falar que da pra desenvolver velocidade e precisão com mais facilidade

agora é só V Pick, não consigo usar outra :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a V- Pick - Diferença entre palhetas.