Upgrade pra já Yamaha Pacifica

    Autor Mensagem
    guarapaES
    Veterano
    # jan/10


    E aí parceiros, sou novo nesse maravilhoso fórum e a cada dia me encanto com tanto informação trazida !

    Olhei outros tópicos relacionados e não vejo respostas que possam esclarecer minha dúvida ..

    Tenho uma Yamaha Pacifica a alguns anos (acredito ser a 112, mesmo não tendo número algum que eu possa identificar). Ela tem aquela cor de madeira mais escura (tipo um mogno..sei la..rs) e escudo branco (tá meio amarelado pelo tempo, o que deixou ela ainda mais bonita - visual mais vintage).

    É uma guitarra muito boa, porém merece captadores melhores. Troquei recentemente seus trastes e quero trocar depois tarracha e ponte, mas primeiro (e por isso estou aqui..rs) quero mecher nos captadores.

    Sei que existem 1584695952 de opções, para todos os gostos e timbres. Já li dezenas de artigos, mas gostaria de uma opinião dos sábios deste fórum.

    Por ser uma guitarra modelo HSS, queria saber de boas opções de combinação. Preciso dos singles estilo mais vintage, estalados para funk/soul, com boa pegada no braço para solos limpos de jazz/blues. Na ponte não precisa ser um humb pesadão tipo pra death ou trash, queria uma humb para jogar uma distorção com bastante delay e reverb e ter clareza nas notas e sustain. Gosto de timbres de distorções que marcam (ex. Steve Lukather - apenas exemplo, por daqui a pouco vai me indicar somente o kit dele da EMG .. rs).

    Concluindo, para braço e meio = captadores mais para tocar pop (tipo John Mayer), jazz/blues (Larry Carlton, Lee Ritenour, Matt Marshak), e funk/soul (Tower of Power, Funk como le gusta); para ponte = boa sustentação, clareza e brilho (para botar uma distorção e ficar com aquele som lindo de ouvir - não precisa ser pesadão).

    ufaaaaaaaa .. acho que é isso .. quis explicar bem pra facilitar a opinião de vocês (os artistas que citei foram apenas exemplificativos!). Estou aberto para marcar nacionais e internacionais, desde de que saia uma boa combinação de HSS e que os modelos sejam brancos (para não perder o estilo vintage da guitarra). e Não se preocupem com preço, quero qualidade!

    conto com vocês mestres

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu só uso Seymour Duncan. Pelas suas descrições, usaria esse set:

    Ponte: TB-1 '59 Trembucker
    Meio: SSL-5 Custom Staggered
    Braço: Antiquity Strat Texas Hot

    skiva_thrash
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    guarapaES

    Da uma olhada nesse topico, tem varias opçoes de captadores aki.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/226295/

    Abrç.

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    marc = essa configuração ficaria equilibrada ? Pois tem esse lance também, não é apenas colocar os caps massa.. De qualquer forma vc já testou o TB-1? Fiquei sabendo que os SSL-1 para os 2 singles ficaria interessante...

    skiva[b][/b] = muito bacana o vídeo desse tópico que tu mandou. porém não trata de um som específico que eu quero para as configurações da minha guit. Ele trata de vários caps, mas nao sabemos como foi gravado (amp, pedais).. por isso gostaria de opiniões de principalmente daqueles que até mesmo já testaram (se possível!) diversos caps e puderam sentir o timbre de cada um.. De qualquer vlw pela intenção parceiro..

    skiva_thrash
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    guarapaES

    então cara quem fez aquele video foi o De Ros, vai no perfil dele e faz umas perguntas, quem sabe ele não te ajuda, o cara tem bastante experiencia no assunto.

    Abrç.

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    guarapaES

    Cara esses captadores são no estilo que voce falou. O tipo de som que vc queria.

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    skiva = vou tentar sim entrar em contato com o De Ros, embora ele vai acabar me indicando pickups da marca DS né ! rs .. o que não quer dizer que são ruins.. de maneira nenhuma..

    marc = qual é a diferença da SSL-1 pro SSL-5 que vc recomendou ?

    Alguém saberia dizer do timbre e especificações do Trembucker (TB-1)? porque eu tinha pensado em um JB na ponte ..

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Marc Snow
    · votar


    ssl 5 é o ssl1 com um pouco mais de saída

    O TB1 -e o SH1 para quem usa tremolo. É classico, com saida moderada e sustain assim como o '59

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    marc = "assim como o '59" .. você tá se referindo ao TB-1 '59 Trembucker né ? ou TB-1 é uma coisa e ' 59 é outra?

    Alguém teria outras boas combinações para que eu possa analisar ??

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    TB1 é uma coisa, 59 é outra.

    Voce já ouviu o som desses caps? Ja testou em alguma guitarra? Ja ouviu de quem tem?

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: guarapaES
    · votar


    não ouvi esses caps que tu falou e nem testei... Por isso o interesse em vosso conhecimento !! rsrs

    O TB-1 tem certeza que é pra ponte com tremolo ? Tem som mais médio/grave? Não curto muito as distorções agudíssimas ...

    vlw

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    não ouvi esses caps que tu falou e nem testei... Por isso o interesse em vosso conhecimento !! rsrs

    Sabia! Tá perguntando a esmo...

    Todos os T são de temolo, para as guitarras sem tremolo sao os SH

    TB - TremBucker , sacou?

    O 1 é saída moderada e os tones equilibrados.

    Vai pagar quanto pela consultoria que te prestei? rsrs???

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kkkkk .. essa consultoria tá boa mesmo velhinho !! Não teria um cap desse mesmo estilo (para tremolo, com bom sustain), porém puxado um pouco mais pro médio e grave?

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Toma! olha o que eu achei

    http://www.seymourduncan.com/images/tonechart.pdf

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    marc = desculpe minha animaliesta pergunta, mas daquela lista que tu mandou (link), qual deles correspondem ao TB-1 ?
    O Pearly Gates seria uma boa também??

    guarapaES
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    poxa galera, não me deixem na mão !! rsrs ... Quero muito fazer a troca dos caps, só q gostaria de ter mais opções para a troca e emfim decidir..

    guarapaES
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    e aí galera, nenhuma novidade???

    Curly
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    guarapaES

    meu caro, as PAC112 foram lançadas incialmente com captadores cerâmicos, porém bons caps. Uns anos depois as guitarras passaram a vir equipadas com caps em alnico excelentes. Tem que saber a qual leva a sua pertence, eu conheço bem essa guitarra tire uma foto detalhada dos caps que eu te digo. Se os singles forem em alnico, creio que não vale a pena trocá-los, mesmo um set de 1a linha fará pouca diferença. o HB recomendo não trocar de jeito nenhum, a não ser que queira uma coisa muito específica

    guarapaES
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    curly vou providenciar foto da guit sim, mas pelo que um luthier famoso daqui do estado disse, compensa trocar os caps sim, porque a guitarra (madeira, braço, contrução em si) é excelente .. depois dos caps vou trocar o hardware dela (tarrachas e ponte), mas quero manter o som e visual vintage nela ...

    Pensei em colocar do SSL-1 (braço e meio) e um JB na ponte .. mas tenho receio de não ser ainda a combinação top que eu quero. Não estou preocupado com preço agora, quero trocar e achar o som que quero sem ter dor de cabeça depois para mudar tudo !

    Zero Zen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    guarapaES

    Antes de bater o martelo nos pickups você deve prestar bem atenção no que o Curly mencionou.

    E mais. Normalmente os caps single exigem pots de 250K para domar o excesso de agudos enquanto os humbuckers se dão melhor com pots de 500k.

    A Yamaha projetou a guitarra com singles e humbuckers prevendo o uso conjunto de apenas um pot de volume. Alterando os caps você pode acabar com um som meio desequilibrado. Ou muito brilhante ou abafado demais em determinado cap.

    Dê uma boa pesquisada antes de decidir.

    T+.

    di gallan
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eu tenho uma yamaha pacifica 112v recem comprada nos usa e os single coils dessa guitarra sao animais !
    Sao de alnico V inclusive no harmony central o pessoal que tem pacifica 112 falam muito bem dos singles
    Tanto é que eu troquei apenas o cap da ponte coloquei um cabrera rock pro !
    e dei um up nela vejam como ficou =D

    http://img202.imageshack.us/img202/5011/imagemacb.jpg

    dependendo do captador single nao compensa trocar ao menos que voce tenha grana sobrando ou que toque na noite !
    Minha humilde opiniao é claro quem decide es tu !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade pra já Yamaha Pacifica