Vale a troca? Captadores Gibson x Seymour Duncan

Autor Mensagem
Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10


Opa, só gostaria de algumas opiniões de vocês.

Se vale a pena trocar um 498T e um 490R por o combo mais famoso do mundo da SD.. o JB e o 59N??

Sei que são bem similares mas vocês acham que faria sentido em algum aspecto a troca?

Obrigado!

daniel_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga
os dois são captadores excelentes, depende do gosto pessoal pra fazer a troca, em termo de qualidade são iguais

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guitar_Guiga
· votar


entendo!!
basicamente, o SD tem mais saída certo?
A questão do timbre deles é tão semelhante que n justificaria a troca!! certo?

janick
Veterano
# jan/10
· votar


498T e um 490R por o combo mais famoso do mundo da SD.. o JB e o 59N??

Sei que são bem similares mas vocês acham que faria sentido em algum aspecto a troca?



Similares? Puta merda, vai procurar mais sobre esses caps, COMPLETAMENTE DIFERENTES.

Primeiro que o par da Gibson é de Cerâmicos, e da SD, Alnico.

Já começamos por ai. O resto você procura, ok coleguinha?

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guitar_Guiga
· votar


Olha, janick, vc provavelmente de veterano só tem o tempo de fórum, pois no que diz respeito ao seu conhecimento sobre esses captadores sua informação está completamente equivocada

seu argumento e sua falta de educação com seu puta merda me faz pensar que vc não passe de um simples amador...

da uma olhada no próprio forum e vc verá qnts pessoas acham os dois similares..

Oq te faz pensar q eu n pesquisei antes de postar?? han?

Tome cuidado para que sua arrogância somada a sua falta de respeito não te leve a ignorância mórbida..... pega leve ok??

Só para esclarecer e para facilitar sua vida, a própria GIBSON se refere ao 498T por exemplo como HOT ALNICO!! Ou seja, quem precisa procurar mais informação a respeito é vc "coleguinha"!!

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10
· votar


ah claro, o link... http://store.gibson.com/Products/Pickups/Humbucker/498T-Hot-Alnico-Bri dge.aspx

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


janick

Da onde que esses caps da Gibson são ceramicos

490R - Alnico 2
498T - Alnico 5

Guitar_Guiga
O 490R até se assemelha ao SD 59', jah que se não me engano, o 59' foi inspirado num dos burstbuckers, e o 490R também foi (eh eh um "burstbucker" soh que reformulado com um timbre mais moderno), mas tem diferença entre eles, eh claro.

Jah no 498T a diferença aumenta, pq o JB tem muito mais saida.

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Então como podemos dar um certa controlada na saída através do volume, creio que de certa forma a combinação dos SD tornaria a guitarra mais versátil do que com os Gibsons, certo?

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga

tem mais esse pra + informações

http://www.gibson.com/Files/_gear/datasheets/Pickup_Guide.pdf

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga

digamos que o 498T e o JB, são captadores bem diferentes em questão de timbre

o JB se proxima mais do 500t da Gibson, (apesar de um ser de alnico e ou magnetico, eles tem configuraçõess diferentes que produzem um som quase parecido)

Mas o JB eh captador bem versatil, eh bom no clean e na distorção nem se fala

Nednada
Veterano
# jan/10
· votar


Eu não trocaria... pq se vc compra uma Gibson da vida que vem com esses caps, originalmente, e os troca... pra mim é quase a mesma coisa que comprar um Porsche, ou uma Ferrari e querer trocar o motor...

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Obrigado

O complicado na troca de captadores é esse... ou vc conhece alguém q tenha uma guitarra com os captadores q vc deseja para testar, ou fica se baseando por samples na internet, q vc as vezes n tem a menor noçao do set entre a guitarra e o amplificador q poderia estar modificando o captador.

Já que não da para ir na loja testar o captador, rsrsrs!!! dãã

os gibson conheço relativamente bem, mas os SD é meio vago, aí sinto que seja importante essas comparações teóricas para facilitar o entendimento de ambos.

Ajudou bastante!

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guitar_Guiga
· votar


Nednada

Sim Sim, concordo caso a pessoa compre uma Gibson!! Oq não é o meu caso!!

Tenho uma epiphone, q são guitarras boas mas que tem essa deficiência de captadores simplesmente bons......nada de espetacular.

Nesse caso vejo a necessidade de pensar nas possíveis soluções para a troca!!

Valeu

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Guitar_Guiga

Depois de tantos despautérios... vamos lá.

Os dois caps da ponte tem muito pouco haver um com o outro, o 490 e o 59 são relativamente parecidos, mas acho os 59 um pouco mais scooped (tem menos médios e mais graves e agudos que o 490R, pouca coisa mas tem).

Já o JB e o 498R não tem nada haver, enquanto o 498 é um captador vintage com um pouco mais de saída e um som meio modernoso (algo entre o Alnico II Pro e o '59 pra ponte, mas com um pouco mais de saída), o JB é um captador de alta saída e com som 100% moderno, como disseram lembra os 500T, ou seja bom pra metal e uns hard rock mais pesados.

E os 490 e 498 não tem nada haver com os Burstbuckers, enquanto o BB surgiram em 1999 os 490 e 498 estão por aí já tem uns belos 20 anos pra mais.

janick
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga
Você acertou nessa, eu confundi nos captadores. o 500T da Gibson que é cerâmico. Desculpe o engano.

Symptom
Veterano
# jan/10
· votar


O 490R e o 59n também possuem uma diferença considerável, levando em conta que o primeiro é alnico 2 e o segundo alnico 5.

Na verdade o combo inteiro ia ficar BEM diferente desse Gibson. E não tem nada a ver isso de comprar uma Gibson e ter que ficar com os captadores que vem nela. Olhe qualquer fórum gringo e vai ver que MUITA gente troca os captadores da Gibson.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Symptom
O 490R e o 59n também possuem uma diferença considerável, levando em conta que o primeiro é alnico 2 e o segundo alnico 5.

Eu não sou engenheiro elétrico para entrar na analise das diferenças do alnico 2 pro alnico 5, mas já tive instrumentos equipados com esses 2 caps e digo que a principal diferença deles são a saída (um levemente maior no 59) e a curva de equalização, pois o 59 tem um pouco menos médios e um pouco mais de graves e agudos.

Sobre os combos, eu usei por um bom tempo JB + 59 em uma Jackson e 498T e 490R era a captação da minha SG Standard, e realmente os combos não tem muito haver um com o outro.

O Duo original da Gibson é bem versátil, vai facilmente de estilos mais calmos até algumas brincadeiras na praia hard rock e metal dos anos 70.

Já o duo da SD é bem mais modernos, pra timbres de maior saída e com uma sonoridade que é muito adequada pra sons mais pesados dos anos 80 em diante.

Bendsup
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga

os gibson são bem melhores na minha opinião...

tenho os 490 e 498 numa gibson studio e coloquei esses seymors numa sg epiphone... a diferença é absurda, os cap gibson ( e a gibson) matam a pau..sustain, ganho, timbre, em tudo.

abraço!

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Bendsup

Eu discordo em parte, pra mim são caps com finalidades diferentes, então cada macaco no seu galho, cada duo é uma ótima opção a ser usada dentro daquilo que se propõe e os dois tem propostas bem diferentes.

leonardobarcelos
Veterano
# jan/10
· votar


Não entendo nada desses caps, ja tive um JB em uma Ibanez GIO e um amp Meteoro Space (FRACO), ou seja, nao tive de fato como elaborar uma opinião sobre ele, porém, o que me faz postar aqui é a nobre atitude do janick que caiu de gaiato no tópico e se expressou equivocadamente mais teve a hombridade de pedir desculpas. Qualquer um (eu talvez) nem escreveria mais nada.

Parabéns ae janick e da proxima vez só pense antes de falar!

Nobre atitude a tua.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

E os 490 e 498 não tem nada haver com os Burstbuckers, enquanto o BB surgiram em 1999 os 490 e 498 estão por aí já tem uns belos 20 anos pra mais.

Tah mais os BB não são releituras dos caps antigos da Gibson, que dos quais sairam os 498T e 490R?

Bendsup
Veterano
# jan/10
· votar


ja tive uma standard com BB.. esses são os melhores caps que conheco.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson
Tah mais os BB não são releituras dos caps antigos da Gibson, que dos quais sairam os 498T e 490R?

Nem tanto, os 498 e 490 fazem parte de uma linha chamada Vintage Modern, que foi uma tentativa da Gibson de "modernizar" seu som nos anos 80. Os 490, que são mais próximo dos originais, tem o som levemente diferente (com mais graves e agudos) e uma saída levemente maior também. Os 498 tem uma saída bem maior e o som mais "agressivo".

Os Burstbuckers surgiram para agradar o mercado de japonês colecionadores de guitarra. É notório que os Humbuckers fabricados entre 57 e 62 sofriam uma variação enorme, e esse era um frequente motivo de reclamações desses colecionadores na hora de trocar um captador que pifava, pois os Classic '57 eram basicamente uma reprodução do Humbucker "ideal" enquanto eles gostariam de algo próximo aos captadores levemente diferentes que eles tinham. A partir daí a Gibson notou quais os "defeitos" mais comuns e reproduziu em uma série de captadores, um deles é o Classic 57 Plus que trata-se de um captador igual ao "ideal" (C'57) só que com um imã um pouco mais forte. A partir daí fizeram a linha Burstbucker emulando defeitos "mais graves" como overwound, underwound e overwound+imã mais potente.

Tanto há mais de 15 anos separando uma série da outra quanto as intenções finais são bem diferentes.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Guitar_Guiga

Samples na internet

Ou se achar (JB+59)
Jackson SL2H Soloist™
Charvel San Dimas 2H
Washburn Paul Stanley Signature

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Bendsup
ja tive uma standard com BB.. esses são os melhores caps que conheco.

Mas os que vem nas Standard são os Burstbucker Pro, eles são caps modernosos, de alnico 5 e parafinados e praticamente não tem nada haver com o resto da série Burstbucker que tem uma característica true vintage.

PEMAMETAL
Veterano
# jan/10 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Eu tenho uma Gibson Les Paul Standard que veio com os BB Pro. Eu sempre tive problemas de microfonia com essa guita, melhorou muito depois que eu tirei a nickel cover, mas ainda microfona muito mais que uma Jackson que eu tenho.
Então eu resolvi trocar o BB Pro da ponte por um JB, pois tava encanado que as microfonias eram devido a baixa saida do BB Pro, além disso queria um captador que fizesse melhor metal anos 80 que é o principal som que eu toco.
Depois que troquei eles, não senti melhora nenhuma na questão da microfonia e de inicio tb não percebi muita mudança de timbre. Mas com o passar do tempo percebo que o JB tem um som muito mais rasgado nos power chords e palm mutting. Ele tem um rosnado caracteristico, agressivo acho que é devido aos altos médios dele. Ele se encaixa bem melhor que o BB Pro no tipo de sim que eu toco que é metal anos 80. O BB Pro parece ser mais magrinho, satura menos, tem que fazer mais força pro som sair. O que da a impressão é que quando eu diminuo bem o pot de volume com o JB ele fica com o timbre mais magrinho ficando mais semelhante ao BB Pro

Symptom
Veterano
# jan/10
· votar


Uma coisa que eu esqueci de perguntar é qual a guitarra em questão. Porque, pode parecer frescura, mas as vezes o que fica bom numa LP não fica tão bom numa SG. A SG tem muito mais médios e dependendo da equalização do captador, pode ficar muito forte esses médios.

Eu particularmente não sou muito fã do JB na SG. O nichendrix entende bem mais que eu de captadores, de repente é legal ver a opinião dele sobre isso também.

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guitar_Guiga
· votar


janick

Ok cara, tá tranquilão.
O lance que as vezes devemos tomar cuidado com nossa certeza pois é completamente plausível que nossos conhecimentos nos pregue uma peça de vez em qnd.

E mesmo que vc estivesse completamente certo, também não acho que seria uma boa forma de tentar me ajudar daquela forma arrogante.

Até deixo como aviso para todos no forum que eu particularmente não faço questão de ser ajudado em qualquer tópico caso a forma de abordagem seja rude ou arrogante. Prefiro as que estimulem uma conversa do que uma discussão.


De qualquer forma janick, o forum está aberto e espero que esse tenha sido apenas um caso isolado, espero inclusive que isso não interfira futuramente na possível ajuda que nós podemos nos proporcionar......... sempre com muita educação e respeito ok?

Abraço

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Symptom

Menino, combinar captador com madeira é uma arte. E até hoje o melhor captador pra SG que já vi foi o Combo Classic '57 e '57 Plus, nunca testei com os BB, mas depois de4 SGs, eu acho que elas soam melhor com captadores vintagem que tem menos médios que os modernosos.

O mais modernoso que realmente gostei em SG foram um par de Angus e 57 e o duo das standard 498T e 490R. Eu não curto muito o JB e o 59 em Les Paul, pra mim são captadores pra Strato ou Super Strato, não é que eles ficam ruins, porque não ficam, é só que eu não gosto, fica barulhento demais. Acho que dos modernosos o Custom e o Jazz em Lespa fica mais massa, mas também não são os mais apropriados pra sair um trash metal from hell.

Guitar_Guiga
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix


PEMAMETAL

A informação de vcs está sendo muito valiosa, valeu.

Então pelo visto o JB está muito mais para o timbre dos novos BB do que para o tão bem falado 498T... certo?


Ian Anderson
Valeu por citar guitarras que já são genuínas com o combo da SD....... vou dar uma procurada e claro, sentar a mão em alguma loja dessas!! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a troca? Captadores Gibson x Seymour Duncan