Qualidade da Gibson

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Caram pra mim PRS é um modelo a ser seguido, embora por tudo que já toquei nas Custom 22, 25, McCarty e Singlecut, eu tenho muito problemas pra me acostumar com a extensão da escala delas, obvio é falta de costume, é um padrão não muito usado, já que o padrão da maioria das marcas é 24.75 ou 25.5, então toda vez que vou tocar dá aquela sensação de ser ou longa demais ou curta demais, dependendo de qual guitarra eu estou tocando com mais frequência na época.

Sobre bidings, isso é bem controverso, eu por exemplo, eu vejo uma vantagem apenas, mas é pq eu toco com o dedão apoiado bem alí, então não as vezes machuca um pouco e quando tem a binding alí dá uma protegida a mais, mas no geral realmente é um saco, ad de corpo especialmente, pq binding no corpo + acabamento em nitro, tem uma tendência a chupar a cor da tinta, dando uma impressão de manchado, com o tempo ela vai chupando até ficar com uma cor mais próxima a do acabamento da guitarra, é só ver o tanto de Les Pauls Sunburst que depois de 10 ou 20 anos, a Binding está totalmente laranja-avermelhado.

Zeraus
Veterano
# dez/09
· votar


Lord Sigis

Ah, finalmente se deu ao trabalho de explicar.

Trastes quadrados, sem polimento adequado

Cara, esse formato é o "padrão", digamos, do modelo. Tem quem gosta, tem quem não gosta.

e que não se extendem até o limite do bordo da escala. Ao contrário, terminam nessa pontezinha (eca!) do binding .

Mais uma vez, faz parte do estilo de acabamento da guitarra!
Claro, há pessoas que preferem o traste prosseguindo até o fim...

Isso é frágil e pode quebrar fácil, sem falar que fica um resultado feio.

Em que bases tu diz isso? Nunca ouvi dizer de um binding de braço quebrar... Se o resultado é feio, mais uma vez questão de gosto.

Moral da estória: Não confundir gosto pessoal com problema de fabricação.

Eu ainda não consegui achar algum defeito grave no fretwork da SG do ML.

Se é bonito ou não... é outro departamento. Mas o tópico deu a entender que era uma falha grave de construção.

JC_Junior
Veterano
# dez/09
· votar


Lord Sigis

e que não se extendem até o limite do bordo da escala. Ao contrário, terminam nessa pontezinha (eca!) do binding .



se você realmente tivesse prestado atenção veria que os trastes terminam sim no limite do bordo da escala, o binding passa por cima do fim do traste.

Lord Sigis
Veterano
# dez/09
· votar


Tá tá... umhum...

balck7
Veterano
# dez/09
· votar


nossa.. uma SG dessas com um preço desses e nao tem nem blindagem nos circuitos??? O.o


além..
da pra perceber o exesso de cola na foto que mostra o nut...

alfacorrea
Veterano
# dez/09
· votar


Esse tipo de corte do traste é padrão em algumas Gibson. O traste é colocado na escala, mas não vai até a borda do binding. O traste só vai até o limite do binding. Por cima do binding é feito um trabalho de entalhe, de forma que o binding fica como se fosse uma continuação do traste.

Minha opinião: se vc dá bends de mizinha para baixo, pode ser que a corda fique presa entre o traste e a lombada do binding, caso haja um espaço ainda que micro.

Da mesma forma, passando o tempo, pode acontecer se surgir espaço e se vc der um bend de mizona para cima, a corda pode esbarar na mico-vala entre o traste e o bind.

Mas isso é a exceção da exceção. Dificilmente acontece. Visualmente eu acho mais bacana que o traste termine por cima do binding. Mas essa não é o padrão das Gibson.

Essa guitarra do ML não está com nenhum ´defeito´ não. Vc pode achar feio para o seu gosto, mas defeito não é.

Abraço.

jonas.hetfield
Veterano
# dez/09
· votar


Achei uma solução pra quem não gosta das Gibson:

guardem seus 6 mil reais e comprem outra guitarra, afinal, porque a marca é famosa?

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Acho que muitas pessoas se revoltam com os preços absurdos dos instrumentos de linha, guitarras que custam em torno de R$5000, enquanto que as guitarras do N. Zaganin, por exemplo, são instrumentos de qualidade similar ou superior por um preço menor, sem falar que é customizada a seu gosto.

O problema é que ainda que lá nos EUA uma Custom Shop custe o dobro de uma Fender ou Gibson, aqui no Brasil tanto elas como as custom estão na mesma faixa de preço, ou seja, aqui no Brasil dizer que "não podemos comparar custom shop com standards" é algo errado, já que todas estão na mesma faixa de preço.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
O problema é que ainda que lá nos EUA uma Custom Shop custe o dobro de uma Fender ou Gibson, aqui no Brasil tanto elas como as custom estão na mesma faixa de preço, ou seja, aqui no Brasil dizer que "não podemos comparar custom shop com standards" é algo errado, já que todas estão na mesma faixa de preço.

Cara há um equivoco enorme no que vc falou, uma R9 no Brasil, importada pelo importador oficial é quase 30mil reais,e uma Standard na casa dos 9 a 10mil. Se for por importação direta uma Standard de série sai de 6 a 7mil, e uma custom entre 14 e 17mil.

Então não tem erro, de qualquer forma qualquer Custom aqui ou lá, vai ser bem mais cara que as de série.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


nichendrix

Eu falo das custom shops mais elevadas do brasil, N Zaganin, Seizi Tagima, etc... não falei de john suhr ou algo do tipo

O que estou querendo dizer com o meu post é que essas guitarras de marcas consagradas, elas não são apenas mais caras no Brasil só por causa da importação, mas por causa também de uma supervalorização absurda delas aqui no reino das bananas.

MauricioGT-
Veterano
# dez/09
· votar


o certo é comparar:

Standard x Standard
Custon x Custon e por ae vai porque ae vc vai estar comparando da forma correta sem "puxar a palha" pra nenhum lado.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioGT-

Sim, esse serial o ideal, eu concordo com você, mas os impostos de importação são tão bizarros que um instrumento standard importado chega no mesmo preço de um custom shop nacional.

Fender American Standard Telecaster:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121514152-guitarras-fender-tele caster-american-standard-zeradas-_JM

N.Zaganin:
http://www.twotone.com.br/produto.asp?id_produto=1942&id_catalogo=5

Eu concordo que é injusto comparar as duas, mas elas estão na mesma faixa de preço, o que eu posso fazer? A custom shop, ainda que nacional, é tão boa quanto uma importada standard e custa menos...

No final, ambas possuem vantagens e desvantagens, só quero mostrar que existem muitas opções.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


P.U.L.S.E
Cara, eu gosto muito das N.Zaganin, são guitarras de primeira qualidade, da mesma forma acho o Tagima muito foda, tenho uma guitarra feita por ele, uma das ultimas que ele fez quando ainda tinha o controle da Tagima, e embora ambas sejam instrumentos da mais alta qualidade, eu não acho temeroso comparar eles com instrumentos de fora.

Digo isso porque com certeza eles tem padrão pra bater 99% das guitarras de série top que eu conheço, mas o padrão deles ainda não chega numa "true" custom shop de lá. E não ache que é barata, porque não são. Uma Les Paul N.Zaganin, pra dar um exemplo, bate fácil qualquer Les Paul Standard, mas custa 9mil reais, mesmo usando materiais mais baratos e mão de obra muito mais barata também.

Imagine isso de outra forma, você paga 5mil dolares por uma Les Paul N.Zaganin, esse é o preço da da R9, e quase 3mil dolares a mais que uma R6, R7 ou R8, com esse valor, que são guitarras com um padrão de qualidade que nas N.Zaganin só existem, quando existe, quando ele mesmo faz a guitarra (o que não é comum, normalmente ele só supervisiona os outros luthier, já que ele tem que comanda a Tagima também), ou seja, via de regra você vai pagar 5mil dolares por uma qualidade que não está condizente nem com uma de 3500-4000 dolares nos EUA e que chegam aqui fácil por esse preço se você for e trazer pessoalmente, e já incluido os impostos no valor.

O Tagima a mesma coisa, eu tenho uma guitarra feita por ele, amo essa guitarra, não vendo, não troco e nem dou e nunca estive tão satisfeito com uma telecaster, mas a verdade é bem simples, ela não se compara com uma Fender Custom Shop, mas com certeza é melhor que as de série, foi bem mais barato também, mas falta um pentelho de qualidade pra elas se equipararem com as Fender Custom.

Enfim, eu acho que embora essas guitarras tops estejam altamente overpriced aqui, essas custom nacionais também estão, e o preço que pedem nelas só se justifica porque as originais estão muito acima do valor de mercado em uma proporção que faz com que elas pareçam vantajosas.

O que falo com isso é que a gente não tem uma cultura de pagar pela qualidade que leva, e sim de olhar o valor da etiqueta, como disse acho os instrumentos dessas duas custom nacionais, alguns dos poucos que podem chegar lá fora e ter um padrão de serem chamados de Custom Shop, mesmo que a qualidade média deles seja condizente apenas com os instrumentos de linha mais simples das custom de lá. Estou dizendo com isso que o que se paga por elas, via de regra, é muito acima do que elas realmente valeriam se fossem cobrado um preço condizente com a qualidade delas.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


nichendrix

Ué cara mas a Custom Shop do Zaganin que eu coloquei ali custa 3990 reais... tudo bem que é uma telecaster, mas a les paul é tão mais cara assim?

Sempre ouvi dizer que as guitarras da Fender possuiam uma simplicidade muito maior do que as da Gibson, mas não imaginei uma diferença dessa proporção o_O

Se eu entendi direito então, as Fenders Am Standards são bem mais "overpriced" do que as Gibsons Standards...?

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
mas a les paul é tão mais cara assim?

A unica Les Paul N.Zaganin que vi foi na Two Tone, 9mil e uns quebrados o preço de lá, era a segunda ou era terceira guitarra da série, e a cor ambar dela era soberba de tão linda, não cheguei a tocar nela, mas a opinião geral ao observar e ao conversar com o pessoal da loja é que ela até estava acima das de série, mas faltava um pouco pra encostar na Gibson (falta um pentelho como falou o vendedor), embora desse pra brigar com uma R8 Plain top, a mais simples das Les Pauls Standard da Custom Shop da Gibson.

Eu conheço essa guitarra, eu até acho que ela vale 3990, mas não é esse o preço médio das N.Zaganin, em geral elas ficam na casa dos 5 a 6mil novas.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Eu fiquei babando nessa aqui hehehe:

http://www.twotone.com.br/produto.asp?id_produto=1940&id_catalogo=5


Você me disse que elas estão custando entre 5~6 mil? Será que ele diminuiu o preço? Pergunto isso porque a N Zaganin mais cara da Two Tone está menos de 5 mil reais, e todas elas são novas.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
Sempre ouvi dizer que as guitarras da Fender possuiam uma simplicidade muito maior do que as da Gibson, mas não imaginei uma diferença dessa proporção o_O

Cara, acho que basta entender 2 coisas. O Leo Fender criou as Stratos e Teles para serem guitarras baratas, boas mas muito baratas, tanto que até o inicio dos anos 70, elas quando muito chegavam a 150 dolares, uma Les Paul no minimo valia 4 a 5x mais que isso. Pra garantir que elas fossem baratas ela em geral usava Alder e Ash, que são madeiras muito usadas pra duas aplicações, fazer carvão ou pisos de "tacos" quando de baixa qualidade, ou fazer móveis e portas e pisos mais trabalhados quando de alta qualidade.

De qualquer forma a abundância e o uso generalizado tornava essas madeiras, mesmo que de alta qualidade, bem mais baratas que por exemplo, spruce, mogno, rosewoods em geral, maple e afins.

Mas via de regra em termos de construção, elas são muito mais simples de fazer que qualquer guitarra da linha da Gibson, é só ver o nível de mecanização de uma fabrica das guitarras de série da Fender, que é muito mecanizada, enquanto as Gibson embora também sejam mecanizadas, precisam de muito mais intervenção humana que as Fender.

Se eu entendi direito então, as Fenders Am Standards são bem mais "overpriced" do que as Gibsons Standards...?

Isso mesmo, as isso vale tanto pra cá, quanto pra lá.

A verdade é que se Hendrix, Clapton e outros fodões do final dos anos 60 não tivessem usado Stratos e Teles, ela seria modelos de guitarra bem mais baratos até hoje.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


P.U.L.S.E
Você me disse que elas estão custando entre 5~6 mil? Será que ele diminuiu o preço? Pergunto isso porque a N Zaganin mais cara da Two Tone está menos de 5 mil reais, e todas elas são novas.

A Two Tone já vendeu amplificador de amigo meu, e dizia que era novo, já que ele usou realmente muito pouco e o amp não tinha uma poeira fora pra contar história. Enfim, eu só acredito nisso se sair da N.Zaganin pra mim.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Muito obrigado pelas explicações.

Realmente eu não sabia que as Fenders de linha são tão supervalorizadas assim.

Fico imaginando quanta grana a Fender lucrou nos últimos 30 ou 40 anos $_$

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


P.U.L.S.E
Muito obrigado pelas explicações.

Realmente eu não sabia que as Fenders de linha são tão supervalorizadas assim.

Fico imaginando quanta grana a Fender lucrou nos últimos 30 ou 40 anos $_$


Bom, Marketing existe pra isso, e que precisa de Marketing melhor que Jimi Hendrix tocando fogo nelas que nem macumbeiro?

SObre as N.Zaganin, eu repito uma impressão que compartilho com outros usuários da marca, elas tem uma qualidade similar às Am. Deluxe e Am. Vintage tops de linha, as realmente tops do Zaganin (com madeiras como Alder e Ash) é melhor que isso até, mais quando vc testa uma Custom Shop da Fender ao lado delas, vc vê que até chegam no nível das mais simples, mas não passam disso.

Esse preço só justifica por 2 motivos, o fato de ser customizável e o fato que uma Am. Deluxe ou Am. Vintage custam o dobro ou o triplo disso aqui. Em um mercado com paridade de condições, ela seria um pouco mais cara que as Fender de série, porém mais barata que as de linha.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


Não tenho a menor dúvida que alguns raríssimos luthiers por aqui, como o Zaganin, fazem instrumentos que estão acima das linhas de série de uma Fender ou Gibson. Indiscutível. Mas não chegam junto de uma custom shop americana de verdade. É um meio termo. Mas também vale observar que uma Custom Shop americana, na loja de fábrica, no país de origem, é bem mais barata que as "Custom Shop" brasileiras (acho que ainda merecem as aspas). Mesmo porque atualmente o Zaganin vende até captadores com a marca dele. Essa questão o próprio Tagima fala. A Les Paul do Zaganin é um absurdo de cara, eu não pagaria 9 mil reais numa jamais. Eu já experimentei 2 delas, inclusive a que o nichendrix comentou. É boa, acima de uma Standard, bonita, bem feita, mas não vale 5 mil dólares nunca, jamais.
Quanto à questão dos preços entre Fender e Gibson serem "overpriced", entendo e concordo com o colega nichendrix, mas é um ponto de vista generalizado. Mas por outro lado, devido à fome de lucros exagerada no Brasil por parte do importador da Fender, estas sempre foram bem mais caras que as Gibson. Isso se você comparar o preço de uma Samash, por exemplo, com uma Made in Brasil, digamos. Ultimamente o preço das Fenders tem caído se tomarmos em conta essa proporção.
Só um adendo, é prática comum de alguns lojistas venderem instrumentos usados com pouco uso como novos. Vou até mais longe, alguns instrumentos de vitrine que ficam em exposição à vontade do cliente pegar e experimentar, na minha opinião deixou de ser novo. É um instrumento de exposição, de vitrine.

edalko
Veterano
# dez/09
· votar


Pra mim, guitarra é madeira, construção e ferragens.

E levendo em consideração isso, a marca desimporta. Se a guitarra é excelente, independe de ela ser Zaganin, Fender Custom, Gibson, o que for.

Há excelentes guitarras de marcas mediocres, como há merdas de guitarras de marcas top.

Agora, considerando esse trinômio, é do consumidor ver se é válido pagar a diferença absurda de preço em objetos que darão o mesmo resultado final.

wppereira
Veterano
# dez/09 · Editado por: wppereira
· votar


edalko
Pra mim, guitarra é madeira, construção e ferragens.

Eu ainda incluo captação nessa lista. Os fatores que mais me influenciam na minha escolha é qualidade da madeira e captação. Com esses dois qualquer guitarra soa legal, independente da marca. Mas acredito que construção tem uma relação direta e muito importante com durabilidade também.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


edalko
Isso é verdade, concordo com você. O problema é que o mercado não concorda, na hora de vender uma Fender ou Gibson é uma coisa, chega até a valorizar bastante, o que não ocorre com uma guitarra de luthier que ás vezes é melhor do que dessas marcas.
Dificilmente eu compro uma guitarra pensando em vender, mas como me conheço e já vendi muita guitarra, isso eu levo em consideração. Já passei muita raiva na hora de vender ou trocar, neguinho me prova que o valor da minha guitarra é uns 40% do que eu paguei, estando muito bem conservada. Só para atestar o que falei, eu já tive algumas guitarras de luthier e atualmente tenho uma.

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


MMI
O fator revenda é foda mesmo. Nenhuma marca segura os preços dos usados como Gibson e Fender. Pode ser a melhor guitarra, que vai desvalorizar pra caramba... Um bom exemplo é a ESP. Eu sou um fã incondicional da marca. Na minha opinião a ESP fabrica instrumentos muito melhores que Fender e Gibson, na mesma faixa de preço, mas vai tentar revender uma ESP...Se conseguir 50% do que pagou é muito...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MMI
wppereira

Depois que o edalko achou uma Pensa-Suhr dos anos 80 por 3900, eu não duvido mais nada de desvalorização, especialmente aqui, que essas marcas são pouco conhecidas. Isso me faz lembrar uma D'Aquisto que tem pra vender na Soul Shine por 13mil. Nos USA ela chega fácil no preço de uma Gibson L5.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


É pessoal... Saiu de Fender e Gibson fica complicado a revenda.
Lembro que há vários anos atrás, me ofereceram uma Tom Anderson, linda, mas eu nunca tinha ouvido falar nem imaginava o que pudesse ser. Lembro que toquei bastante tempo, achei legal, estava bem mais barato que uma Gibson Standard mas eu não quis aquela desgraça de guitarra sem marca que nunca tinha ouvido falar, apesar de muito boa. E o cara penou, demorou meses para conseguir vender aquela obra de arte e teve que baixar mais o preço. Santa ignorância a minha, hoje não deixaria passar. Mas como eu na época, o mercado não dá o devido valor para este tipo de guitarra, é meio que Fender e Gibson e depois o "resto".

EternoRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Talvez fuja um pouco do foco da conversa... mas assim... Imaginem um LP de R$ 2.000,00... agora imagine uma LP de R$ 4.000,00, uma de R$ 7.000,00 e uma de 9.000,00.

Uma guita de R$ 2.000,00 não é uma guita ruim.... Uma de R$ 4.000,00 é uma boa guitarra...

Daí me pergunto... guitarras que vão lá na casa dos R$ 10.000,00... Tirando todo o glamour de se ter um guitarra de R$ 10.000,00, e tirando toda a paixão e fascínio que nossos instrumentos nos causam.... O que se faz com uma guitarra de R$ 10.000,00 que não se faz com uma de R$ 4.000,00 ???

Haja vista que ambas serão ótimas guitarras... Acho que o essencial é tomar cuidado pra não virar refem de marcas...

Já cansei de pegar instrumentos onde o vendedor diz... Trocentos mil reais... e put's... o instrumento faz a mesma coisa, tem o mesmo conforto, usa as mesmas peças de um instrumento que não custa nem a metade... aí vc questiona e o cara solta... "Ah... mas gibson é gibson... ou fender é fender..." seja a marca que for... Quero ver na prática alguém provar que uma guitarra "top pro" da marca tal seja realmente melhor do que a maioria das guitas com as quais estamos acostumados a tocar.

O que quero dizer é que existe um tremendo superfaturamento no comércio de instrumentos e como alguém falou por aí, um instrumento de mais de 4.000 é um absurdo sim. Foi criada a lenda do quanto mais caro melhor... e os donos de grandes marcas se aproveitam disso pq sabem que seja qual for o preço oferecido, alguém vai comprar... só pra poder dizer... eu tenho o guita "top pro" da marca tal... puta ilusão de quem se mata pra comprar e pura demagogia dos fabricantes.

Logo... essas discussões não levam a nada.

Ho ho ho... Feliz natal !!!

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


EternoRocker
O que se faz com uma guitarra de R$ 10.000,00 que não se faz com uma de R$ 4.000,00 ???
Oq se faz com uma Gibson que não se faz com uma Tonante??

Brincadeiras a parte, entendi o seu ponto e concordo em partes. Acho que existe sim diferença de qualidade entre uma guitarra de R$4,000 e uma de R$10,000. As diferenças são geralmente cosméticas, na qualidade de construção e na qualidade da madeira.

No entanto, tb acho que a diferença entre uma guitarra de R$10,000 pra uma de R$4,000 é muito menos perceptível que a diferença entre esta última e uma guitarra de R$2,000.

EternoRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Por isso coloquei entre uma guita de R$ 4.000,00... pq já é um instrumento com ferragens melhores, melhor captação, madeira, bla bla bla... Fala sério.... Tonante por R$ 4.000,000.. nem se Jesus tivesse tocado Stairway to Heaven com ela... fala sério !! :p

Ta aí... quer maior sacanagem que as signatures... Sinature Steve Vai... R$ 24.000,00 pq é o modelo que o Vai usa... É ou não é pra tacar uma bomba na porcaria do fabricante... puta caça níquel !!!

Por mais bem construída, por melhor que sejam as peças... ainda que usem madeira contrabandeada da Xurupita... nunca vai ser justo tal valor por um instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade da Gibson