Qualidade da Gibson

Autor Mensagem
alanstu
Veterano
# dez/09 · Editado por: alanstu
· votar


Se fosse uma Epiphone Special o povo tava metendo o pau, so porque a guitarra é uma grana até os defeitos somem, que pessoal mais materialista so pensa só no preço que o equipamento vale.
Se a guitarra ta zuada ta zuada naum interessa a marca ou o preço, fazer o q.
Pode ter zumbido de taquara rachada, mas é gibson nossa oh oh.
Claro, quem naum quer ter uma, mas ser otario é outra coisa ficar falondo bem colocando mais e porques onde naum existe, veio zuada tem que trocar, se fosse minha tinha devolvido, nem no luthier tinha levado, e talvez nem comprasse da mesma marca.

Lord Sigis
Veterano
# dez/09
· votar


Foi criada a lenda do quanto mais caro melhor... e os donos de grandes marcas se aproveitam disso

É assim em todo o comércio. Porque aqui no Brasil só é bom o que é caro.
A NZaganin, por exemplo, é uma das marcas que leva essa regra no bolso. Seus instrumento são bons? Lógico. São excelentes! Mas a madeira é nacional, a mão de obra é nacional e até captadores nacionais (Cabrera) eles tão usando. Portanto não justifica tais preços. Mas é regra é essa: cobra caro que será considerado bom.
Uma Fender Custom custa acima dos 3000 dólares.
Uma NZaganin Custom custa mais de 4000 reais.
Avaliando localmente, dentro de cada economia, tá estranho isso.
Mesma coisa com relação ao amps de boutique por aqui.
Um Serrano dos mais simples, não fica por menos de 2800 reais.
Um Barber do 50W é em torno de 2500 dolares.
E num amp nacional como os da Serrano, a maioria das peças, com exceção de jacks e potenciometros, é nacional ou chinesa.
Vai entender.
Mas...
Não costumo questionar preços, sinceramente.
Não costumo porque quem vai atrás de algo de boutique, custom é porque quer pagar caro.
Mas quer pagar caro por algo inquestionável.
Se o cara tá pagando 3000 reais num head de 50W, acho necessário que tudo seja da melhor qualidade.
Quando eu abri aqui um tópico sobre o fato do Zaga usar captadores "Zaganin" e manter o mesmo preço, apareceram vários hipócritas me cucificando.
Quem vai atrás do Zaga, como eu fui e ainda estou indo, quer algo totalmente diferenciado.
Eu não aceito em uma guitarra que poderia encomendar a eles que viesse com os tais captadores NZaganin, que ninguém nem sabe de onde vem.
Nem aceito que venha dentro de um bag qualquer... Não é custom? Que seja como tal então.
Me disseram que o Zaga vai lançar uma linha de guitarras mais baratas... ou seja... tão pensnado já como empresa grande, em lucro a qualquer custo, se isso for verdade.
O zaga lançou amps faz pouco tempo, todos viram. Com valvulas Sovtek??? Qual é.. Pelo menos JJ, no mínimo.
Bom, quero deixar bem claro que estou atrás de uma outra guitarra e já faz um bom tempo e por isso to levantando tudo isso. Vou querer uma guitarra de boa a excelente e custará caro. Por isso to avaliando tudo.
Não me prendo a marcas nem a preços. Quero que seja bom e ponto final. Mas quero pagar caro por algo reallmente caro.
Tenho já dois amps brazucas hand made, um dos quais do Pedrone e não troco por nenhum Marshall ou Fender da vida. Meus amps são excelentes. Sei que são melhores que qualuer um desses de linha de produção.
Portanto, não me venham com questionamentos hipócritas, como antes fizeram, sem pensar, pois acredito no produto nacional e na capacidade de nossos artesãos e hand-makers.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


EternoRocker

VOcê está certo em muita coisa do que disse, mas eu acho que você não entendeu uma parte da lógica da coisa.

Existe um limite onde a qualidade é claramente perceptível, pela minha experiência, esse limite está mais ou menos na casa dos 3000 dolares. Até ai, a diferença entre o instrumento dessa faixa e o da faixa anterior é claramente perceptível, cada faixa traz realmente um valor agregado muito grande pelo preço.

Daí pra cima as diferenças vão ficando cada vez mais sutis, tão sutis que muitos nem sequer percebem que elas existem. Falo por experiência própria.

Eu mesmo levei alguns anos pra perceber a diferença de qualidade de uma Fender Custom Classic para uma Tom Anderson, por mais que se fale que a Tom Anderson é melhor que as Fender tanto de série quanto Custom, a diferença dela pra uma Custom Classic é muito menor que a desta pras American de série como a Am. Deluxe e a Am. Standard.

O mesmo vale pra Gibson de série e PRS, por mais que as PRS sejam mais trabalhadas que as Gibson de Série, a distância entre uma Gibson USA e PRS é muito menor que a distância entre uma Gibson USA e uma Epiphone.

Chega um ponto, que pra mim é na casa dos 3mil dolares, onde as diferenças vão ficando tão pequenas, que realmnete fica a cargo de cada um, de cada gosto e de muita experiência senti-las.

Nesta faixa, a pessoa que faz os instrumentos tem que ser muito mais qualificada (mão de obra cara), os materiais tem que ser melhores (então mais caros), o tempo de produção é maior (gastando recursos que poderiam ser usados em outras linhas de produção), a escala é menor (menor numero de itens vendidos). Enfim, isso tudo encarece o preço do instrumento, e nem sempre o resultado vai ser muito perceptível ou objetivo.

Não é mais o lance de melhorou 50% em relação à faixa de preço anterior, a melhora muitas vezes é inferior a 1%, uns 95% dos guitarristas não perceberia essa diferença, mas essas guitarras não são feitas para essa maioria, são feitas pro 5% que conseguem perceber e que pagam por esses instrumentos.

Quem não consegue vai se contentar com a guitarra de série, quem consegue perceber tal diferença, vai pagar o que for por esse incremento quase imperceptível.

Por isso que eu costumo dizer que essa pequena diferença entre o quase perfeito e o perfeito, é um poço sem fundo de dinheiro.

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


Lord Sigis
Você está sendo um pouco contraditório no seu post. Fala que não liga para marcas, que seu Pedrone é melhor que qualquer amp de série e tudo mais... Mas critica o NZaganin pelos caps próprios que vc nem sabe de onde vêm. Você já testou os caps dele? Pra mim, você está criticando os caps dele pq não são de uma marca que você conhece...

Outro ponto que coloco é a questão de um amp Pedrone ser melhor que qualquer Fender e Marshall. Eu realmente não sei pq seria tão melhor se os amps do Pedrone são essencialmente cópias dos amps dessas marcas, lembrando que a comparação deve ser justa (custom para custom) como vc mesmo disse.

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


alanstu

Se fosse uma Epiphone Special o povo tava metendo o pau, so porque a guitarra é uma grana até os defeitos somem, que pessoal mais materialista so pensa só no preço que o equipamento vale.

Acho que você está enganado ! Os tópicos que mais rendem neste FCC são aqueles em que alguém critica ou aponta defeitos num instrumento de boa qualidade.

E por que ? Pelo simples fato das criticas feitas à instrumentos como a Epi Special serem, em sua maior parte, verdadeiras. É como chutar cachorro morto ! A Epi Special não é a pior guitarra do mundo. Quem diz isso é por não ter tocado nas Lespas Giannecas dos anos 80'. E as Giannecas custavam caro para o caráleo !

A Epi é um instrumento barato de uma marca com certo renome, então você acaba pagando mais pela marca que pelo instrumento. Mas todo mundo sabe que o instrumento e limitado, logo ninguém perde tempo em criticar. É o chamado senso comum.

Mas quando alguém reclama de uma Gibbo, uma PRS, uma Fender, só para ficar nas mais conhecidas, bem... Isso é incomum !

Daí participam do tópico os que realmente tem interesse em descobrir detalhes sobre o apontado deslize da renomada fabricante, os curiosos, os admiradores da marca e modelo e, em pequeno número, aqueles que, como na fábula da raposa e as uvas, se sentem melhor desfazendo do seu objeto de desejo.

Ou então aqueles que se sentem mais confortáveis ao saber que instrumentos caros também tem problemas como instrumentos baratos. Pensam assim: Economizei dinheiro !

Ficam felizes e satisfeitos em saber que as Fenders, como a SXs e Shelters que possuem, podem ter um nut menos que perfeito. Só esquecem a freqüencia com que isto acontece com uma ou outra marca.

E para deixar bem claro, antes que me acusem de estar tomando o partido da Gibson, afirmo: Não possuo guitarra desta marca, mas possuo uma SX SST57. hehe

T+

Lord Sigis

Mas...
Não costumo questionar preços, sinceramente.
Não costumo porque quem vai atrás de algo de boutique, custom é porque quer pagar caro.


Não me prendo a marcas nem a preços. Quero que seja bom e ponto final. Mas quero pagar caro por algo reallmente caro.

?????

Discordo. Eu não gosto de pagar caro, mas não abro mão de um mínimo de qualidade. O problema é que:

Qualidade raramente é barato !

Então... As vezes a gente tem que pagar um pouco mais pela qualidade. Mas outras vezes o produto é simples, inovador, bem planejado, manufaturado com técnicas modernas que redundam num produto excelente com preço final bem atraente. Eu gosto destes também ! E os compro, sem me importar com a ausência de uma aura de exclusividade que só as coisas "caras" tem.

T+.

HALzheimer
Veterano
# dez/09
· votar


EternoRocker

O que se faz com uma guitarra de R$ 10.000,00 que não se faz com uma de R$ 4.000,00 ???

Gastar dinheiro!

E na MAIORIA esmagadora das vezes, de forma absolutamente inútil.

E eu tb me incluo entre os patetas...

Não é raro ver um zé qualquer tirando um sonzaço com uma Tamija, um pedalzinho Boss e um valvestate.

PQP! Me recuso a tocar de Tamija... desse ranço não sei se vou me livrar, mas reconheço q é patetice escarrada!

Ver o zé qualquer detonando deve significar algumas coisas... alguém se arrisca a elaborar a questão?

Enfim, em toda essa discussão, todo mundo tem um pouco de razão... heheheheh.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Lord Sigis
Me disseram que o Zaga vai lançar uma linha de guitarras mais baratas... ou seja... tão pensnado já como empresa grande, em lucro a qualquer custo, se isso for verdade.

Ele é empresa grande, afinal é ele quem controla a Tagima, no caso eu creio que ele lançaria uma linha intermediária entre as Tagima de série e as N.Zaganin Custom. Isso é pensar como empresa grande sim, mas isso ele faz há muito tempo, tanto que na hora que ofereceram pra ele a opção de ser o responsável pela fábrica, da Tagima, ele não pensou 2x.

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Lord Sigis

Me disseram que o Zaga vai lançar uma linha de guitarras mais baratas... ou seja... tão pensnado já como empresa grande, em lucro a qualquer custo, se isso for verdade.

nichendrix

Ele é empresa grande, afinal é ele quem controla a Tagima, no caso eu creio que ele lançaria uma linha intermediária entre as Tagima de série e as N.Zaganin Custom. Isso é pensar como empresa grande sim, mas isso ele faz há muito tempo, tanto que na hora que ofereceram pra ele a opção de ser o responsável pela fábrica, da Tagima, ele não pensou 2x.

Bem... A Tagima já lançou os modelos mais requintados, os 737 Custom, com captadores Seymour Duncan e tarraxas Gotoh de fábrica. Não tenho visto muitas no comércio ou nas mãos de amigos. Sinal que não tem sido bem aceitas pelo mercado, seja lojista ou consumidor. Questão de preço, talvez.

Quem sabe os instrumentos não vão ocupar o mesmo nicho com as guitarras ostentando a marca N.Zaganin. O nome tem mais "appeal" entre os guitarristas. Mas o preço ainda é uma questão importante. Seria um instrumento para disputar o mercado com as Fenders MIM, por volta de 2k de royales. Acho que as Tagimas 737 Custom são bem mais caras !

Só o tempo vai dizer.

T+.

jonas.hetfield
Veterano
# dez/09
· votar


Zero Zen
A 737 custom custa em torno de 3000 mil reais; :S
A infinity custom tambem...
absurdo..

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix
É exatamente assim que funciona. Pegando uma marca, a diferença entre os modelos iniciais são grandes, fáceis de se perceber. Chegando nas tops, a diferença é quase nada, sutil, ás vezes chega a ser uma questão de gosto pessoal mesmo. Por exemplo, pegando a linha Custom Shop da Fender, a diferença entre uma Classic, NOS, Closet Classic e Masterbuilt são poucos os que sabem e percebem (claro, sem contar diferenças gritantes como escala clara e escala escura). O preço varia muito entre essas!
Tem também a questão que conhecer um instrumento, na minha opinião, é tocá-lo por alguns dias, pelo menos, para sentir suas virtudes e defeitos. Por exemplo, os atuais braços assimétricos da Gibson são um pouco estranhos para quem está acostumado com outros, mas muito mais estranho para quem eventualmente só toca com uma Ibanez. Não é simplesmente tocar uma escala, falar que a "pegada do braço" é ruim e sair dizendo que é porcaria. Tocando por alguns dias se nota melhor qual é a desse braço. Mas tem muito sujeito que nem conhece a guitarra e vem falando "acho ruim" e tal. Mas tudo bem, é um fórum aberto, escreve quem quer, lê quem quer e leva em consideração quem quer, desde que seguindo as regras.

Zero Zen
Mas quando alguém reclama de uma Gibbo, uma PRS, uma Fender, só para ficar nas mais conhecidas, bem... Isso é incomum !
Nem é tão incomum, é fácil apontar problemas em cada uma dessas que você citou. O que é incomum é o monte de garotada que frequenta (também) esse fórum conhecer e falar com propriedade de uma guitarra dessas. Tem também o fato dessas guitarras serem sonhos de consumo de muitos aqui, endeusam essas marcas e se alguém falar mal, neguinho quer partir para a briga.
Você tem toda razão, preço alto e qualidade muitas vezes caminham juntos. Mas dentro de um bom senso... rsrsrs

Abç

MundoGuitarra
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix
MMI

Por exemplo, pegando a linha Custom Shop da Fender, a diferença entre uma Classic, NOS, Closet Classic e Masterbuilt são poucos os que sabem e percebem

É como a galera que diz que nunca tomaria whisky falsificado mas na verdade nunca saberia a diferença entre um whiskão esquemão e um Royal Salute (incluindo eu, é claro), hehehe :)

abraço

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MMI

Nem é tão incomum, é fácil apontar problemas em cada uma dessas que você citou. O que é incomum é o monte de garotada que frequenta (também) esse fórum conhecer e falar com propriedade de uma guitarra dessas. Tem também o fato dessas guitarras serem sonhos de consumo de muitos aqui, endeusam essas marcas e se alguém falar mal, neguinho quer partir para a briga.

Quanto mais numeroso e difundido o instrumento/marca/modelo, maior o número de usuários que poderá opinar, apontar defeitos e preferências.

O fato é que aqui no FCC a grande maioria possui instrumentos de menor valor, normalmente de origem chinesa, subcontratados, com maior disponibilidade nas lojas e portanto mais sujeito a defeitos que uma marca que tem um nome e uma tradição a zelar.

Grande parte destes fabricantes não estão preocupados em manter um nível de qualidade ou mesmo melhorá-lo. Querem conquistar o mercado e explorá-lo com a maior lucratividade possível. Pouco importa se nos anos vindouros tenham que iniciar uma nova campanha de marketing para outra marca no headstock.

Ainda mais quando a garantia é de meros 03 meses.

Existem empresas sérias, é claro, que fabricam bons instrumentos a preços convidativos, cito, por exemplo a Cort e a Crafter. Coreanos com um nome a zelar.

Mas a grande maioria...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


HALzheimer
Não é raro ver um zé qualquer tirando um sonzaço com uma Tamija, um pedalzinho Boss e um valvestate.

PQP! Me recuso a tocar de Tamija... desse ranço não sei se vou me livrar, mas reconheço q é patetice escarrada!

Ver o zé qualquer detonando deve significar algumas coisas... alguém se arrisca a elaborar a questão?


Sinceramente, pra mim timbre é algo muito ligado a experiência que se tem com o equipamento, e isso é muito relativo, já que envolve fatores psicologicos, a influência de certas coisas na vida do cara, o nível de conhecimento que ele tem do equipamento dele, o tempo que ele teve pra explorar as possibilidades do equipamento etc.

Eu já conheci gente tocando de Tagima, meteoro e pedais boss, tirar som muito melhor que muito carinha com PRS e Tom Anderson plugados em um Rivera com pedais e racks top de linha. Aí tu olha o perfil dos dois, o cara com equipamento simples é musico profissional, passa o dia dando aulas de musica e as noites tocando com bandas e musicos diversos, usa o mesmo equipamento há anos, enquanto o outro cara é um empresário, que toca uma vez por semana quando dá e se apresenta com banda uma vez na vida e outra na morte, e que toca mesmo só por amor ao instrumento.

Enfim, tudo depende do quanto o cara foi capaz de explorar o equipamento dele e obvio dos gostos pessoais de cada um, portanto isso é bem relativo.

Usando a mim como exemplo, eu toco melhor com minha semi-solida, não por ela ser melhor que outras, mas ser a guitarra que tenho mais experiência tocando, esse conhecimento a mais dela, faz com que eu faça coisas ou me sinta seguro para arriscar coisas que normalmente eu não faria com as outras. Como ela é uma Gibson, todas as guitarras da marca matém uma certa semelhança entre sí na tocabilidade. Sempre que eu tiver numa situação de tocar com equipamento dos outros, see tiver uma guitarra no padrão Gibson (tamanho e largura da escala, tipos de captadores, formato do corpo etc), é essa guitarra que eu vou escolher pra tocar, porque é a que está mais perto do padrão que eu normalmente toco, portanto terei menos dificuldade de me adaptar.

EternoRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Eu disse de 4.000 pra frente... de 4.000 pra trás é claro que tem diferenças.....

Estamos aí...

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


Zero Zen

Exato, tem vários instrumentos de qualidade até boa feitos na Asia. Por exemplo, todas as PRS SE são feitas na Coréia, mas os que vi tem um bom padrão também. Mas tem uma boa parte que tem um padrão bem baixo, só que, como dizem aqui, "uma relação custo-benefício favorável"...

Lord Sigis
Veterano
# dez/09
· votar


wppereira
Você está sendo um pouco contraditório no seu post. Fala que não liga para marcas, que seu Pedrone é melhor que qualquer amp de série e tudo mais... Mas critica o NZaganin pelos caps próprios que vc nem sabe de onde vêm. Você já testou os caps dele? Pra mim, você está criticando os caps dele pq não são de uma marca que você conhece...
Citei o meu amp do Pedrone para que não venham com acusações ridículas de que não valorizo o que é nacional. O que quero dizer é que nada me convence que um Pedrone seja inferior a um Fender ou Marshall desses de produção em série só porque são feitos nos fundos de uma garagem no Brasil. Já quanto aos custom fica meio difícil comparar. Mas mesmo assim duvido que sejam inferiores. Eu quis dizer que não troco ele por mais nenhum outro amp. Comprei, gostei, fiquei.
Ele precisa melhorar, porque o processo de melhoria deve ser sempre algo contínuo.
Quando disse que não me preocupo com marcas foi isso mesmo que eu quis dizer. Só que, como eu disse, estou à procura de uma guitarra diferente, de qualidade diferenciada. Procurei então uma zaganin.
E achei caras. Não por ser brasileira, como alguns diriam, mas sim porque acho que os preço não tão batendo.
Uma Suhr das mais fodas custa seus 4500 dolares.
Por que uma Zaga com madeira nacional, mão-de-obra nacional custa mais de 5000 reais (esse é o preço das stratos dele)?
Temos que avaliar dentro de cada economia, de cada país.
E sem hipocrisia de novo, a questão com relação aos captadores é justamente a que vc disse: não conheço. E creio que ninguém conhece. Se valguém confia, compre. Eu não.
Tanto que se eu fosse encomendar uma guitarra a eles, teria que vir com Fender, Lollar, Van Zandt, SD, Dimarzio ou algo conhecido, provado e aprovado. São excelentes guitarras e isso ninguem discute. Fui na Two TOne certz vez e pude comprovar bem isso. Mas não acho que tenham o valor que ele pede por elas. Só isso.
No mais, sem excessos de nacionalismo caloroso, meu post foi bem claro e espero que ninguem tente entender o que eu não disse.

Zero Zen
Qualidade raramente é barato !


That's the point!

Dessa forma, o caro TEM que ser bom. Em suma, é isso que quero dizer.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MMI

Cara, falou tudo, eu acho engraçado é que tudo é um processo, eu mesmo aprendi essas diferenças junto com o pessoal que comprava na minha mão. Como a maioria pedia produtos de Custom Shop e eu em geral comprava os de série achando a oitava maravilha do mundo. Eu terminei sendo obrigado várias vezes a confrontar os dois e perceber as diferenças, mas não nego que algumas dessas diferenças até hoje eu tenho muita dificuldade pra perceber, e muito provavelmente isso se deve ao fato de não ter tocado por muito tempo nesses instrumentos a ponto de perceber essas diferenças mais claramente.

MundoGuitarra
É como a galera que diz que nunca tomaria whisky falsificado mas na verdade nunca saberia a diferença entre um whiskão esquemão e um Royal Salute (incluindo eu, é claro), hehehe :)

Tem um amigo meu que o barato dele é vinhos, ele gasta mais com vinhos que eu com guitarra, rapaz o cara toma um gole e diz que é feito da uva tal, com aromas disso e daquilo, em toneis de carvalho vermelho, e pisado por pés sem chulé de loiras italianas esculturais, e eu olho pra ele com cara de abestado e digo, pra mim tem o gosto de vinho normal.

A diferença é que ele se treinou pra conhecer aquilo, pra mim vinho é algo que eu tomo depis do almoçode domingo com meus avô, pra ele é uma mistura de hobbie, prazer e estilo de vida. Ele já fez vários cursos pra conhecer, viajou meio mundo pra visitar fábricas, compra e toma com frequência, planeja até as viagens com a esposa em função do vinho, logo as chances de eu achar um vinho ruim bom e ele não, são as mesmas de eu dar pra ele uma Tagima e uma Tom Anderson e ele dizer que é quase a mesma coisa.

Zero Zen
O fato é que aqui no FCC a grande maioria possui instrumentos de menor valor, normalmente de origem chinesa, subcontratados, com maior disponibilidade nas lojas e portanto mais sujeito a defeitos que uma marca que tem um nome e uma tradição a zelar.

Aliás aqui vai um adendo, o pessoal muitas vezes fala dos defeitos porque "leu na net", mas esquecem que tanto que isso é fruto da percepção de uma pessoa (que é diferente de uma pessoa pra outra), quanto esquece de levar em conta a frequência desses problemas ou qualidades.

Sem contar que um consumidor satisfeito, vai falar bem da guitarra dele em média pra mais 4 pessoas, o insatisfeito vai falar mal da guitarra dele em média pra 12, isso é um numero que vem sendo pesquisado há algumas decadas e é estatisticamente comprovado.

Junte tudo, jogue no liquidificador, e você terá uma horda de tópicos reclamando da Gibson e enaltecendo a SX.

Lord Sigis
Veterano
# dez/09
· votar


QUando eu for pros EUA ano que vem vou comprar a guitarra que desejo. Fender, Gibson, Shur o que for. Mas tem que ser custom. Americana por americana já tenho na minha american series (e diga-se de passagem não é lá essas coisas). Vou ter que me conter e esperar.
Lá eu vou olhar, pegar, testar, tudo.. e com opções de escolha.
Comprando uma Fender custom por US$ 3000, se eu tiver sorte de não ser taxado, pago pouco mais de 5000 reais. E se for taxado, tá valendo ainda assim.

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


Lord Sigis
Por que uma Zaga com madeira nacional, mão-de-obra nacional custa mais de 5000 reais (esse é o preço das stratos dele)?
Temos que avaliar dentro de cada economia, de cada país.


A única coisa mais barata no Brasil é a mão de obra. As custom shops americanas tb são feitas com madeiras de lá ou de muito fácil acesso e não são mais caras que as madeiras utilizadas pelo Zaga. Além disso, todo o hardware da guitarra feita aqui é importado, provavelmente dos EUA.

Não acho as Zagas caras quando penso em uma Suhr por 3,500 dólares. O custo de material do Zaga deve ser maior que o do John Suhr ou do Chihoe Hahn.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Pessoal, só vou comentar uma situação com vocês aqui...

Então, hoje fui numa loja aqui, e vi uma Fender Mexicana (a única Fender que eu vi por aqui xD)... perguntei:

-Quanto custa?

O cara disse:

-R$3000!

Bom, eu não me espantei com esse preço, pois, com exceção do Mercado Livre, todas as lojas estão vendendo por preços parecidos com esse.

Eu ainda não toquei nela, vou voltar amanhã lá para testá-la.
O que me espantou foi que eu não me impressionei com ela, tudo bem que ela não é uma MIA, mas como todo mundo faz uma propaganda tão imensa da Fender, pensei que eu ia ficar de queixo caído só de olhar, mas não foi isso o que aconteceu... pode até ser que ao tocar nessa guitarra eu me impressione e tudo mais, só que ela é uma guitarra normal, feita com madeira :P.

Então eu cheguei a conclusão que, não importa qual guitarra você compre, seja de 300 ou de 30.000 reais, você nunca vai achar que está bom... pode até ser que por alguns meses você pense que é a melhor guitarra e tudo mais, só que no fim das contas, você vai querer outra.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Eu terminei sendo obrigado várias vezes a confrontar os dois e perceber as diferenças, mas não nego que algumas dessas diferenças até hoje eu tenho muita dificuldade pra perceber, e muito provavelmente isso se deve ao fato de não ter tocado por muito tempo nesses instrumentos a ponto de perceber essas diferenças mais claramente.

O pior é que essa história é exatamente isso. Confesso que para te dizer claramente a diferença das Fender Custom Shop que tive, eu mesmo teria uma certa dificuldade para não ser subjetivo. A Classic tinha suas diferenças de construção, abaixador de corda no headstock, escala de rosewood, braço com muitos birdeyes. A NOS tem braço claro em flamed maple, tarrachas com trava e sem abaixadores, que dá um timbre um pouco mais agudo e claro, afinação resistente a alavancadas. Mas objetivamente em timbre e construção de uma maneira geral, são Fender Stratos próximas do melhor que podem ser, prefiro a NOS, mas objetivamente não sei te dizer por que.

Lord Sigis

Finalmente posso dizer que concordo com você. Só tome cuidado, uma vez falei que as American Series/Standard não eram lá essa maravilha e quase fui linchado. Até um fulano veio me criticar porque eu ficava "escraxando" os outros.
Vou te recomendar a experimentar muito e definir sua escolha melhor desde já. Não deixa para ver quando chegar porque mesmo lá você não encontra montes de custom nas lojas, são raras. O ideal é acertar por email/telefone antes de chegar.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

É tudo complicado de explicar mesmo. Pega um Steve Rothery do Marillion, ele tem uma renca de guitarras custom, mas pra ele a melhor guitarra dele ainda é a Squier que ele tocava nos tempos aureos do Marillion, vez por outra ele reclama de não poder mais levar ela pra estrada pela idade dela, mas que acha ela melhor que as outras... mas agora q não tem a Squier, só anda de Custom Shop hehehehe

Lord Sigis

Completando o que o MMI falou, realmente tu tem que dar uma combinada com as lojas antes, porque embora lá seja a terra das custom shop, a maioria das marcas custom não vendem em loja, a não ser por Custom Order, onde o vendedor encomenda a guitarra pra custom shop em nome do cliente (ou da própria loja), para futura revenda. Mas nas Guitar Center e Sam's Ash ou qualquer loja maior, não é dificil encontrar algumas custom das marcas mais famosas como PRS, Gibson e Fender, via de regra pelo menos uma tem, mas outras marcas como Tom Anderson, Suhr e afins, são bem mais raras de achar.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


não é dificil encontrar algumas custom das marcas mais famosas como PRS, Gibson e Fender, via de regra pelo menos uma tem, mas outras marcas como Tom Anderson, Suhr e afins, são bem mais raras de achar.

é isso aí. Mas mesmo assim, pode acontecer de não achar o modelo que você procura.

MMJr
Veterano
# dez/09
· votar


A qualidade esta diretamente relacionada ao preco...

Essa acabou de sair do forno....
Foi lancada esta semana....

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/D usk-Tiger/Next-Generation.aspx

Valeu...

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
Então eu cheguei a conclusão que, não importa qual guitarra você compre, seja de 300 ou de 30.000 reais, você nunca vai achar que está bom... pode até ser que por alguns meses você pense que é a melhor guitarra e tudo mais, só que no fim das contas, você vai querer outra.

Essa á mardita da GAS!!!!!

Lord Sigis
Veterano
# dez/09
· votar


MMJr
A qualidade esta diretamente relacionada ao preco...

Nem sempre. Mas deveria.

rsf
Veterano
# dez/09
· votar


MMI


uma vez falei que as American Series/Standard não eram lá essa maravilha e quase fui linchado.

....hoje estou com preguiça, se não, seria linchado de novo..hhehehehehe - brincadirinha...
mas aproveitando o ensejo.. no seu dicionario, o que quer dizer exatamente "não é lá essas coisas"?
No meu dicionário a expressão "não é lá essas coisas" tem o mesmo significado de "meia-boca", no seu também?

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


rsf
Significa que não é tudo aquilo que se imagina quando vc pensa nas Fenders antes de ter uma por algum tempo, pelo menos foi isto que entendi

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Estava procurando um vídeo que faz uma comparação entre uma Gibson 59 (vintage) e uma Custom Shop R '59. Nessa comparação, a Gibson "ruinzinha" é uma das melhores fabricadas atualmente, uns 6 mil dólares lá nos EUA. Na verdade, a intenção seria comparar os captadores DiMarzio com os PAF originais, mas acaba comparando as guitarras, a ressonância e o som, de uma maneira geral. Fica bastante claro que a ótima Gibson Custom Shop R '59 fica pequena perto de uma 59 de verdade, até no preço, diga-se de passagem (um "trocadinho").




rsf
Pergunta isso para o Lord Sigis porque quem disse foi ele, da guitarra dele. Para mim, é uma guitarra de uma das linhas mais simples da Fender, a que começa a receber algum merecido cuidado na costrução e materiais que uma guitarra que sustenta o logo da Fender deveria receber. Ainda está na faixa inicial onde guitarras mais caras mostram claramente porque são mais caras, de uma forma geral.
Mas depende do referencial, no vídeo que eu postei o cara deve ter achado a R 59 dele uma "guitarra que não é lá essas coisas" ou "meia-boca", como estão falando aqui. Isso porque a vintage não ostenta um título de Custom Shop nem nada, foi só mais uma guitarra normal da linha de produção quando foi produzida, vendida relativamente barata na época se pudéssemos comparar o valor de 1959 com os 6 mil dólares de hoje. Só que hoje uma legítima 59 vale seu peso em ouro, virou objeto de adoração, item de colecionador milionário etc.

MauricioGT-
Veterano
# dez/09 · Editado por: MauricioGT-
· votar


rsf
"não é lá essas coisas"

Que ela é boa , mas não tão boa a ponto de ser excepcional.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade da Gibson