Elaboração de Texto com Sugestões para um melhor uso/andamento do Fórum Cifra Club. Poste sua ideia

Autor Mensagem
FeaR-ME
Veterano
# dez/09
· votar


guitarclub
aproveitando, na minha opinião deveria ser proibido tópicos de "qual guitarra comprar com x reais?", "qual guitarra: guitarra x ou guitarra y?", "como conseguir timbre do guitarrista x?".

É proíbido, de certa forma, tópicos repetidos, sendo estes na maioria das vezes repetidos..

guitarclub
Veterano
# dez/09
· votar


FeaR-ME
mas daí vão vir com aquela desculpa (que inclusive eu já usei) de que "cada caso é um caso"...

FeaR-ME
Veterano
# dez/09
· votar


guitarclub
Não necessáriamente...

Enfim, imagina se rola msm a revolução dos FCC, fica td perfeito e acabam com essa historia de novato e veterano.

Ai quem se cadastrar no novo FCC e postar merda vao vir falando:
"Ai ai.. esses pós-rev (pós revolução).. só falam merda msm"

E vão retrucar:
"Todo pré-rev se acha, mas tem muito pré-rev ai q nao sabe porra nenhuma e entra nos tópicos só pra zombar os pós-revs q muitas vezes são bem melhores músicos..."

Hehehe, viajei!

guitarclub
Veterano
# dez/09
· votar


FeaR-ME
haha, não duvido!!

acho que deveria manter esse novato / membro / veterano, mas não considerando apenas o "tempo de casa", mas também os posts. como em muitos outros foruns, posts em OT não deveriam contar, já que lá pode dar uma floodada e tals.

joabfarias
Veterano
# dez/09
· votar


Achei as sugestões apresentadas muito boas.
Uma sugestão na estrutura:

- A formatação da data dos posts poderia indicar, de certa forma, a sua antiguidade (posts com mais de x meses teriam a data em vermelho e negrito, por exemplo)
Ou alguma outra forma de explicitar visualmente que o post é antigo.

A denúncia de "ups" desnecessários também deveria ser fomentada. Tem uns caras que ficam dando up só pra vencer os outros pelo cansaço e forçar a dar uma resposta.

Talvez devesse ser proibido haver dois posts seguidos do mesmo usuário. Se o cara quiser, ele edita o post e acrescenta o que quiser, ao invés de ficar dando up.

guitarclub
Veterano
# dez/09
· votar


joabfarias
mas quando vc edita seu post, perde uma parte da credibilidade...

por isso tem vezes que posto umas 2 vezes seguidas.

FeaR-ME
Veterano
# dez/09
· votar


guitarclub
Como perde credibilidade?

É só colocar EDIT: na parte editada.

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


Tenho uma única sugestão: Moderação. Todo tópico deve passar pela moderação antes de ser publicado.

Tudo bem, vai precisar de mais moderadores, mas acho que essa medida resolve muita coisa.

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


joabfarias
Talvez devesse ser proibido haver dois posts seguidos do mesmo usuário. Se o cara quiser, ele edita o post e acrescenta o que quiser, ao invés de ficar dando up.


Uhmmm, bastante interessante!!! Se for necessário o próprio edita seu post, mas desta forma não terá um Up....Interessante!

eduardodff
Veterano
# dez/09 · Editado por: eduardodff
· votar


Vai chegar um momento que o fórum vai parar, pois tudo já foi respondido ou perguntado, aí nego vai ficar só desencavando tópicos!!!!

joabfarias
Veterano
# dez/09
· votar


eduardodff
Vai chegar um momento que o fórum vai parar, pois tudo já foi respondido ou perguntado, aí nego vai ficar só desencavando tópicos!!!!

Isso só vai acontecer quando o mundo parar de girar. Cada equipo novo terá um novo review, uma dúvida nova (que não seja respondida através de uma busca) sempre aparecerá, etc.

Acho impossível parar. Se tudo der certo, vai acontecer o que todos querem: só posts não repetidos.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


A minha sugestão: um pouco mais de TOLERÂNCIA tanto pelos veteranos, quanto pelos membros e novatos (e os moderadores também).

As vezes, ignorar e relevar certas coisas é a melhor forma para a convivência.

=)

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


edalko: Enviado: 1/dez/09 10:21

Ótimas idéias!

Abs

joabfarias
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
A minha sugestão: um pouco mais de TOLERÂNCIA tanto pelos veteranos, quanto pelos membros e novatos (e os moderadores também).

Isso resolve a metade do problema, mas só a metade. Mesmo que todos ussassem uma linguagem extremamente polida, alguns novatos (ou não) ainda continuariam a postar coisas repetidas, no fórum errado ou não pertinentes.
E pra isso funcionar são necessárias denúncias. Não dá pros moderadores lerem tudo o que é postado. Acho que as denúncias em geral precisam ser estimuladas.

Dycall
Veterano
# dez/09
· votar


Achei muito legais as sugestões que já foram dadas até agora, mas tem uma que a moderação tem que realmente considerar:
Criar subcategorias- Foi quase que uma unanimidade de todos os users tanto novatos quanto veteranos, se tanta gente pensa igual não deve ser uma ideia ruim!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


SUGESTÕES

1) Já que a busca é um item essencial, creio que o campo de busca deveria estar localizado no canto esquerdo da tela e não no direito.

2) Na tela de confirmação antes de criar um tópico haver um sinal de exclamação (!) bem chamativo e na mensagem de confirmação, apresentar um texto com os tópicos relacionados ao assunto. Algo assim:

Já existem pelo menos 3 tópicos relacionados ao assunto:
(1) No nonon nononon
(2) Nono nnonononon
(3) No nonononno

Vc tem certeza que precisa criar mais este? Lembrando que tópicos repetidos poderão ser removidos conforme regra "x".

Marcosrcf
Veterano
# dez/09
· votar


Só a criação de sub-foruns já ajudaria pra caramba! (como já disseram)
Vou pensar em algumas melhorias, se lembrar de algo que não foi citado eu posto aqui!

marcos.
Veterano
# dez/09 · Editado por: marcos.
· votar


Uma sugestão minha seria

que a busca de topicos tivesse as opções iguais a do youtube.

procura por topicos por ordem de data, por popularidade, por numero de visitas
essas coisas todas ai

assim por exemplo... alguem procura por uma guita de 800 conto
e usando a busca..e vendo o topico mais acessado.
acharia facilmente a resposta
e não ficaria paginas e paginas até achar um topico que realmente tivesse boas respostas .=.

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


brunoliam

Fala Lian,grande coléga. Boa idéia,toda e qualquer mudança,quando é para melhor,é sempre válida. Grande abraço e valeu pela atitude aí.

EDIT Vou só me ater na sugestão de que o Clube abra espaço para maior número de moderadores. Evitando assim a "sobre carga" de trampo para os colégas moderadores existentes. E para que de certa forma,possa atender melhor as exigências da atual quantidade dos membros existentes neste respeitável clube. Que até onde digo: Humildemente,na atual conjuntura,é difícil que somente os atuais dêem conta de tudo. Frente a proporção dos moderas que temos X quantidade de membros existentes,é humanamente incompatível. Grande abraço !!!!!!!!

rsf
Veterano
# dez/09 · Editado por: rsf
· votar


minha seleção das sugestões postadas até agora:

1- Sub-categorias para melhor filtrar o conteúdo. (Manubio/Nichendrix/Edalko)
2- Forúm só para "Compra de equipamentos-classificados etc" (Guitarhome/De Ros/Edalko)
3- Fixação das regras em local mais claro e visível, estabelecendo punições gradativas de acordo com as infrações. (ogner)
4- Aumento do número de moderadores - (nichendrix)
5- Existir um certo "target" pra que um membro comece a abrir tópicos. Número de posts ou tempo de uso. (Rabbit/Nichendrix/Edalko)
6 - Ao citar o texto de fulano, aparecer o nick deste fulano automaticamente antes da citação (MauricioBahia)
7- sistema de busca por criterios tipo ordem de data, por popularidade, por numero de visitas etc (marcos.)
8– Um botão pra destruir o quarto do cara que infringir as regras (LeandroP)
9 - direito ao criador do tópico de bloquear certos participantes hehehehe...brincadeirinha...hehehehe

0s demais acho que é "exagerar" na dose ou perfumaria inutil..
alteração pontuação, engessamento reviews etc...aí é "doutrinar" demais a criatividade e a liberdade dos participantes...vai ficar algo chato e entendiante...todos fazendo o mesmo, do mesmo jeito...na minha opinião, excesso de normatização é uma maneira fácil de se instituir a mediocridade....

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


edit

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


Edit

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


rsf
na minha opinião, excesso de normatização é uma maneira fácil de se instituir a mediocridade....

Ou uma maneira de organizar a informação, olha o Harmony Central, é o fórum de gear mais util do mundo, um dos motivos é justamente a sessão de reviews ser separada do fórum em si e ser padronizada. O cara tem que analizar uma série de itens importantes, mas pode fazer isso com uma frase ou um texto inteiro.

E a vantagem é que dentro do fórum, não há toda essa coisa de compro a ou b??

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


brunoliam

Não consigo entender a minha sugestão. 6

hauheuhauhea...

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


ogner

Nem eu, redigi mal demais. Hheheheh

Edit: Já re-redigi, acho que melhorou.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


brunoliam
3- Uma sessão de classificados. (De Ros)

Embora seja uma boa sugestão, ela não pode ser implementada porque tem sites que pagam pra anunciar aqui, como o mercado livre por exemplo, que não ficariam satisfeitos se outros fizessem anúncios gratuitamente.

Fora que nas transações poderia dar alguma merda e as pessoas envolvidas arrumarem um jeito de meter o fórum no meio e trazer problemas para o Sam.

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil

Também pensei nisso, mas ainda não triamos as sugestões, está é uma espécie de etapa inicial, uma fase de agrupamento. =)

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


Lista atualizada, se houve algum esquecimento ou omissão, favor informar-me.

1- Sub-categorias para melhor filtrar o conteúdo. (Manubio)

2- Forúm só para "Compra de equipamentos" (Guitarhome)

3- Uma sessão de classificados. (De Ros)

4- Review padronizado, ao menos parcialmente (Manubio)

5- Limitar o número de votos a um medida diária, o que pode vir a desestimular "piadistas" ou ao menos não recompensar suas piadas gratuitas. (Headstock)

6- Instituição de restrições a cadastros recém efetuados quanto a criação de tópicos. Instituição de uma espécie de pontuação atribuída a faltas, tais como uso de lingujar inapropriado, falta de respeito, brigas, que se atingido, pode resultar na suspensão do cadastro. (ogner)

7- Apagar tópicos repetidos que já foram fechados (brunoliam)

8- Fixação das regras em local mais claro e visível, estabelecendo punições gradativas de acordo com as infrações.

9- Tópicos como os de explicação de teoria (e.g. Modos Gregos), sobre eletrônica básica, Review de equipamento por faixa de preço, ou com características de determinados modelos de intrumentos poderiam ser colocados como fixos (stick)

10- Não rotulação por membro novato, membro ou veterano. Mas talvez ligada a outro fator. Número de posts por exemplo.
(Murillo)

11- Aumento do número de moderadores

12- Existir um certo "target" pra que um membro comece a abrir tópicos. Número de posts ou tempo de uso. (Rabbit)

13- Sistema de votação moderado para tópicos stick. (Gazparzin)

14- Mais ênfase aos tópicos em Stick eles devendo estar logo na página inicial do FCC, abaixo de cada fórum em letras bem miúdas. (MauricioBahia)

Exemplificando o ponto 14:

Guitarra - Troca de dicas e exercícios para guitarra
Tópicos fixos: Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III; Sala de bate-papo do fórum de guitarra; Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se; Usando a guitarra no PC - VST, Standalone e Gravação.; Tópico pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda; Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra; Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação; Indice de Reviews de Guitarras e Peças

15- O dono do tópico pode positivar ou negativar quem posta, mas apenas o dono do tópico. Essa contabilização de votos positivos ou negativos pode dar ao usuário uma média de pontos que aparece no seu perfil. Ai para-se de ver o membro pelo tempo que esta no fórum, mas sim por quanto ajuda. (Thyagw)

16 - Ao citar o texto de fulano, aparecer o nick deste fulano automaticamente antes da citação. (MauricioBahia)

Ex:

fulano: citação entra aqui

ou

fulano disse: citação entra aqui.

17 - Criação de sub-fóruns com moderadores específicos, eleitos pela própria comunidade, estando ele sujeito a perder a posição por razões a serem determinadas. (nichendrix)

18- Expansão do títulos atribuídos a usuários, sendo eles baseados em factores como contribuição qualitativa e frequência, não mais em apenas tempo de Fórum. Também atribuir a certos foristas, de acordo com sua capacidade e formação, tarefas específicas; tais atribuições devem ser julgadas por moderadores, estabelecendo-se um número mínimo de votos entre eles para que se atribua tal função a tal forista. (nichendrix)

19- Limitação inicial por parte do Fórum ao forista recém-cadastrado quanto à possibilidade da criação de tópicos. Tal limitação pode ser uma obrigação de ter a criação de tópicos sujeita a uma aprovação prévia, por exemplo. (nichendrix)

20 - Sistema de busca mais direcionado ao mesmo tempo em que se condiciona a criação de tópicos ao uso da mesma. (nichendrix)

21- Padronização dos Reviews assim como a criação de um sub-fórum que lhes acomode de forma satisfatória visando à criação de um ponto de compilação de informações com o objetivo de facilitar (ainda mais) a consulta. (nichendrix)

22- Melhorar o sistema de formatação, como tags do tipo, quote, spoiler e afins, de preferência com pelo menos um tipo de tag pop-up. Por exemplo em um quote muito grande ele ficaria minimizado e quem quisesse ler, poderia clicar pra vero quote e por aí vai. Isso ajuda muito a organizar visualmente o fórum. (nichendrix)

rsf
Veterano
# dez/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

acho que não me fiz claro...então, vamos de novo....
não falei em ORGANIZAÇÃO (sim, acho necessária) falei em NORMATIZAÇÃO (em doses corretas é bom, em excesso emburrece e entedia). No que se refere à NORMATIZAÇÃO, sim citei os reviews "pré formatados ou pré tabulados" como exemplo..acho que o sujeito deve fazer o review do melhor jeito que lhe for possível e não como eu ou vc achamos ser melhor, ainda que os americanos pensem diferente...entendo como razoável um forum especifico para reviews e que sejam indicados alguns pontos para abordagem, mas isso como um mero "indicativo"...pelo que li no post que sugeriu isso, a "formatação" proposta é mais ampla do que isso. Porém, se entendi errado peço desculpas antecipadas.. A proposito, quanto ao Harmony Central, , com todo respeito a quem gosta, lá dizem tanta "merda" sobre equipos quanto aqui, só que em inglês....Enfim, na minha opinião, tão importante quanto organização é mudaça de postura e atitude dos usuários, digamos, mais comprometidos com o proposito do forum que é debater, informar, ser informado e, por que não, divertir-se...e que tenham capacidade para, por exemplo, não afundar um tópico que tinha tudo para ser informativo, construtivo, esclarecedor e divertido..como aquele tópico dos beatles.. o tópico afundou não por culpa da desorganização do forum, mas por culpa da desorganização mental de uns dois ou três que fuderam com os beatles e o tópico..hehehehe

Bom, para terminar minha participação nesse tópico:
Tenho consciência plena de minha desimportancia nesse Forum e que a minha presença ou ausencia aqui não faz a menor diferença, o que não me impede de constatar que se para entrar nesse forum eu tiver que ler um "manual de instruções" a cada tópico que eu criar ou post que for fazer, bom aí vou procurar outro passatempo que seja menos "dificil" e mais divertido....hehehehe

Slash Hammett
Veterano
# dez/09
· votar


moderaçao poderia trabalhar mais. o q mais tem por ai é "qual guita até 500 reais q eu posso comprar?" e nada é feito.
tem uma pancada de usuario folgado, mala e q só posta porcaria aqui (bem aqueles que se acham os donos da verdade, nao aceitam qdo discordam dele, nao sabem discutir e etc) no forum e mais uma vez nenhuma atitude é tomada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Elaboração de Texto com Sugestões para um melhor uso/andamento do Fórum Cifra Club. Poste sua ideia