【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# mar/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


bielcamboim
então cara, vamos por partes...

acredito que vc queira gravar audio e video "ao vivo", e não dublar, certo?

Então os passos a se tomar:

-Primeiramente arme tudo para a gravação no Reaper.

-Prepare a BT e a sua guitarra.

-Prepare a sua câmera pra filmar.

-Comece a filmar; após isso, dê alguns segundos de margem pra edição, e então comece a gravar no Reaper (lembrando, grave a BT e a sua guitarra juntos!).

-Após acabar de gravar o audio, novamente dê mais alguns segundos de margem no final, e então pare a filmagem.

No final disso, você vai ter o audio pronto pra ser mixado, e o vídeo pronto pra ser editado. Depois de editar o audio dentro do Reaper mesmo, renderize o projeto; no final você vai ter um arquivo mp3 ou WAV (o que vc preferir) final. Lembre-se de SEMPRE renderizar na maior qualidade e resolução possíveis.

Aí que vem a parte mais chata e trabalhosa da coisa, a edição de vídeo.
Eu indico vc usar o Sony Vegas pra editar o vídeo, mas tbm existem outros programas, como Adobe Premiere, e até mesmo movie maker...

A única questão é que os editores mais profissionais demandam muito mais recursos do PC, e por isso eles requerem especificações mínimas que as vezes são bem altinhas..rsrs atente-se a isso...

Passando pra edição propriamente dita:

Existem milhares de tutoriais no youtube ensinando a editar vídeos, tecnicas e recursos dos programas editores e etc... Não vou entrar nesse meio, até pq nem tenho "culhões" pra isso, só sei fazer o basico mesmo...xD

Pra sincronizar, você vai abrir no editor, em uma "video track" o arquivo de vídeo que vc filmou, e em outra track, o arquivo final do audio que vc renderizou. Aconselho expandir a "waveform" da pista o máximo possivel, para que vc possa "encaixar" o audio e o video com a maior precisão...

Aí é só questão de olhômetro mesmo... vai ajustando e vendo quando vai ficar certinho...

Sobre usar efeitos de vídeo, aconselho fazer isso apenas depois de sincronizar, pois isso vai pesar no processamento e vai ficar muito mais dificil acertar a sincronia depois....

Acredito que esses tópicos tbm podem te ajudar:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/272654/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/274871/

Espero ter te ajudado!
Abraço!

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


E no caso de gravação usando a entrada USB ? Estou usando uma Line 6 e POD FARM e dá tudo certo, ou seja, o som sai e consigo gravar (Audacity) com exceção que quando toco, o som sai com um atraso de milésimos. Já quando ligo direto no line in, dá certo. Alguém poderia me ajudar. Detalhe... sou leigo no assunto ok ?
Fico muito grato a quem puder me dar essa força.

abç

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


bilhans
mas quando vc diz direto no line in, é a guitarra direto lá, sem a pedaleira, ou a saída da pedaleira ligada por um cabo de audio??

gustavo132ish
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder
cara, to precisando da sua ajuda com o reaper agr!!
baixei instalei direitinho, mais n consigo fazer o reaper encontrar o th2!!
pode me ajudar com isso??

se alguem tbm souber oq eu devo fazer tbm fico grato!!

vlw!!

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


gustavo132ish
hum... já desconfio do que possa ser...
A instalação foi perfeita né??

partindo do principio que sim, vamos aos passos...

-Durante a instalação, apareceu alguma tela pra vc definir para que pasta iria o plugin (arquivo .dll) do TH2? Em caso positivo, você colocou esse arquivo na mesma pasta onde estão os outros VSTs (em sistemas windows, geralmente fica em "Arquivos de programas > Steinberger > VST Plugins")??

-Se fez isso e não apareceu, sugiro vc ir nas configurações do Reaper, e definir novamente essa pasta como pasta raiz dos VSTs; antes disso, vc pode mandar um "clear cache/re-scan", e ver se aparece lá...

Tente esses passos, e qq coisa posta aqui de novo!

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


Puxa cara....
agora fiquei na dúvida, pois durante a instalação só fui dando NEXT.. .NEXT... e NEXT...
Vou desinstalar e reinstalar novamente e qq coisa posto aqui. Mas estranho, é que como escrevi antes, esse atraso de milésimos dá mesmo que eu não esteja usando programa nenhum. Só de ligar a LINE 6 na USB e tocar a corda, o attraso aparece.
Mas valeu o toque heim ?! Obrigado !

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


strinbergshredder
strinbergshredder
bilhans
mas quando vc diz direto no line in, é a guitarra direto lá, sem a pedaleira, ou a saída da pedaleira ligada por um cabo de audio??

Ligo o módulo LINE 6 na USB e a guitarra no módulo. E o atraso parece que é em relação ao micro sacou ?

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


bilhans
eu sei mano, entendi o que vc disse...

minha duvida é referente a isso aqui q vc escreveu:

E no caso de gravação usando a entrada USB ? Estou usando uma Line 6 e POD FARM e dá tudo certo, ou seja, o som sai e consigo gravar (Audacity) com exceção que quando toco, o som sai com um atraso de milésimos.quando ligo direto no line in, dá certo.

Pelo que eu enteni, ligou pelo USB, dá um pouco de atraso. Ligou na line In, fica sem atraso. Mas COMO VC LIGA NA LINE IN que eu não entendi, é direto "guitarra > line-in", sem pedaleira, ou "guitarra > pedaleira > out da pedaleira (não USB) > line in" ??

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


Como disse, sou leigo no assunto e então vamos lá.
Eu tenho um módulo (não é uma pedaleira não) de som, externo que tem duas entradas LINE, duas MIC, etc. Junto com este módulo, vem uns CDs (pod farm, monkey, etc) Ele serve pra simular uma cacetada de sons de amps, mics, efeitos de guitarra, baixo, etc. O nome deste módulo é UX LINE 6. Então eu ligo a guitarra ou mic nele (com cabo P10 normal) e dele (através de um cabo USB), eu ligo na entrada USB do PC. Mesmo sem estar gravando com o AUDACITY. Só mesmo dele estar ativado, quando toco na corda, o som sai com um atraso de milésimos de segundos de atraso. Daí, não sei se o problema é nos sofwares ou se é no micro. Já otimizei o micro, mas ainda assim continua. Te agradeço pela paciência companheiro ! Valeu mesmo !

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


Completando...
quando ligo na LINE IN do micro, eu uso do mesmo jeito, ou seja, ligo a guitarra no módulo LINE 6 e uso a saída line out do módulo (RCA) e ligo na line in do micro (P2). Aí não dá atraso. Só usando a USB que dá.

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


bilhans
ah sim, agora clareou bastante!

pela minha interpretação, arrisco dizer que seja o seguinte...

Quando você liga pelo USB, você usa o Driver do módulo, que o windows reconhece normalmente, já que sai som e tudo mais... porem a parada aí são as configurações dos simuladores que vc usa.... vá nas configurações, e procure por alguma coisa escrita "drive", e vendo qual está selecionado lá, procure por alguma configuração de "buffer", que é muito provavel que exista...

Encontrando tal configuração, ajuste-a até vc conseguir o menor atraso possivel ,sem que altere qq coisa na qualidade.... Se for isso deve resolver...

Já quando vc liga direto pelo line-in, vc usa ou o Drive nativo do windows, ou o Asio, que seja qual vc estiver usando, já deve estar corretamente configurado...

gustavo132ish
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder
deu certo!! vlw, só q quando eu to tocando n sai som, mais dps quando coloco pra ouvir o som sai normalmente!! oq q eu faço?

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


gustavo132ish
isso vc tá usando ele dentro do audacity né?

Vc tem que ativar a monitoração da gravação; não sei no audacity como é e onde se ativa, mas no reaper ele fica na propria track, com um botão com um desenho de um falantezinho...

gustavo132ish
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder
isso vc tá usando ele dentro do audacity né?
não!! só o ths dentro do reaper!! ele recebe o som da guitarra, mais quando toco o som n sai!!
eu ja consegui uma vez gravar só a guitarra e dps ouvir oq ficou gravado(n sei nem como fiz isso kkk) mas enquanto eu toco o som simplesmente não sia!!

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


gustavo132ish
ah sim, é no Reaper!! aí vc tá falando a minha língua!

Quando vc abre a track e escolhe o TH2 como plugin, as duas coisas que vc tem que fazer são:

-Apertar aquele botão "AR" da track, o vermelhinho. (Armar a gravação)
-Apertar o Botão do falantezinho (monitoração de gravação)

Feito isso vc vai ouvir o som mesmo sem gravar, e quando for gravar vai ouvir tbm!
Experimenta aí!

gustavo132ish
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder
reparei q o som ta passando primeiro pelo reaper pra dps ir pro th2, pq parece q ta fazendo o th2 só receber o audio dps q a gravação esta feita!!
quando toco o th2 n recebe o cinal, mais quando coloco pra ouvir a gravação ele recebe o sinal!! tenho q abrir o th2 antes do reaper??

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


gustavo132ish
vixi cara, então talvez a track possa estar com alguma configuração de "record input/output"....

Não me lembro perfeitamente onde se faz essa configuração, mas se não me engano vc clica com o botão direito na track, e vai ter opção de "record in/out"...

Se for isso, vc vai ali, e coloca pra "record output"...

o que isso quer dizer?
Se estiver em "record input", vai ser gravado o sinal que está entrando no VST, por isso que vc só ouve com o efeito depois que já está gravado...

Colocando em "record output", vai ser gravado apenas o sinal que sai do VST, no caso, já com o efeito...

ps: e a dica que eu dei acima (post), também é válida...

bilhans
Membro
# mar/13
· votar


Valeu cara ! Vou tentar isso agora a noite e depois posto aqui o resultado ok ?
bração !

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


bilhans
show cara, testa sim e depois diz o resultado!

Ismah
Veterano
# mar/13
· votar


Guitar link vs. Usb phone adapter

Galera desmontei um guitar link e um adaptador de fones como este:

http://img1.mlstatic.com/placa-de-som-e-microfone-usb-externa-audio-3d -51_MLB-O-3967317624_032013.jpg

Cheguei a uma única conclusão: a coisa é a mesma! Vou pegar e soldar no lugar dos conectores P2 fios que terminam num P10 fêmea. Tive apenas um descuido com a solda e estraguei o unico que dispunha, assim estou no aguardo de outros dois. Melhor que isso, só se a placa tiver processador... Quanto ao custo? Bom paguei 14 reais no adaptador + 6 reais (2 x 3,00) nos P10 Fêmeas...

DemoJunior
Membro
# mar/13
· votar


Gente me ajuda '-' , Eu to com o amplitube .. o Cabo p2/p10
So que aqui as caixa de som tao quebrada , eu uso o fone , e plugo o fone na parte de tras da CPU , na ponta verde ..
Eu to tentando tocar a guitarra aqui no pc , faço tudo direitinho , mas quando coloco a guitarra no line-in , nas opções de som nao aparece nada ..
Eu to muito embolado aqui .. me ajudem pf

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


DemoJunior
Não aparece nada nem no windows ou dentro do amplitube??

DemoJunior
Membro
# mar/13
· votar


Nao '-' , Tipow , eu coloco a guitarra plugada no pc , dai eu abro o amplitube . Mas cade o som no fone ? ;s

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


DemoJunior
ah sim....

por acaso as barrinhas de sinal do amplitube se mexem, ou não dá nem sinal de vida??

DemoJunior
Membro
# mar/13
· votar


Velho, foi mal, mas eu sou meio burrinho rs' , e to começando a mexer nessas coisas agora .. onde fica a barrinha de sinal ?

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


DemoJunior
kkkk, não esquenta...

observa em baixo, onte tem "input signal", se alguma barrinha de sinal se mexe enquanto vc toca...

DemoJunior
Membro
# mar/13
· votar


Eu não achei o "input signal" , Deve ser pq eu uso o amplitube 3 '-'
Cara voce tem facebook ? è melhor para explicar

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


DemoJunior
então cara, o que eu uso é justamente o amplitube 3 ...hehehe

tenho face sim, vou te passar por recado...
só que hoje eu to em casa de bobeira, no trabalho eu não tenho acesso ao face, mas aqui ao forum sim...

acho que é mais facil te ajudar por aqui mesmo...xD

DemoJunior
Membro
# mar/13
· votar


Blz cara , intaao . . acho que é pq eu sou burro mesmo :x e não achei a barrinha de sinal , mas tipo , Eu to achando que é por causa do fone slá '-'
O que eu faço primeiro ? Fala ae o passo a passo '-' , pq lana 1º pag ta falando do Guitar rig 4

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


DemoJunior
então cara, é exatamente a mesma coisa que vc tem que fazer, apenas o programa usado que é diferente, mas é tudo igualzinho, os mesmos procedimentos....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone