【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
Jube
Veterano
# ago/16
· votar


Stefanw
Já usou noise gate ?

LucasCosta13
Membro Novato
# set/16
· votar


Galera, uma dúvida em relação à gravação do Reaper junto ao Amplitube.

Consegui fazer o Reaper ler o Amplitube porém há um problema na hora da gravação: A gravação sai com um som muito diferente do que os efeitos que eu coloco no Amplitube. Pra falar a verdade fica um chiado infernal, como se estivesse na distorção máxima mesmo comigo não usando distorção no Amplitube e usando pouco ganho. Ou seja, eu escuto ao tocar junto da backtrack um som clean mas ao final da gravação junto com o Reaper fica esse som da guitarra como bem chiado e muito distorcido. Alguém sabe o que pode estar afetando a gravação? Algum problema de configuração?


Os passos que eu estou fazendo para iniciar a gravação são esses:

- Abro o Reaper com Amplitube fechado;
- CTRL+T, abrindo uma nova track e então apertando os botões vermelho(Record Arm/Desarm) e Auto-Falante (Record Monitoring: OFF>ON), em seguida o FX selecionando o Amplitube;
- Regulo os efeitos que irei utilizar e fecho a janela do Amplitube;
- Abro uma nova track (CTRL+T), aperto insert inserindo a Backing Track;
- Clico no FX da primeira faixa para abrir o Amplitube e em seguida seleciono ambas as faixas e começo a gravação da música.

Se alguém puder me ajudar agradeço desde já, alguma dúvida ou se quiserem que eu coloque o som da gravação para se ter uma idéia melhor posso fazer um upload da mesma. Obrigado!

LucasCosta13
Membro Novato
# set/16
· votar


Bom galera, preciso de ajuda em outra questão.

Resolvi tentar gravar com o Guitar Rig 5, tudo beleza. A princípio não tinha gostado do programa mas consegui configurar os efeitos dos pedais e o amplificador direitinho e curti o som final. Gostei muito da opção dele de poder colocar um atalho usando o teclado para, por exemplo, ativar um pedal de distorção.

Segui os passos do tutorial para utilizar o GR5 com o Reaper, e deu tudo certo. Porém há um problema chato utilizando ele com o Reaper: Não consigo utilizar os atalhos do teclado usando o FX do Reaper.

Existe alguma configuração pra que eu possa usar os atalhos (opção 'Controller' do GR5) enquanto gravo com o Reaper?
(PS: Aderi os atalhos no 'NumBoard' do teclado: número 0 'insert', Vírgula 'del' e o Enter. Não creio que seja esse o problema mas...)

Agradeço desde já a ajuda.

pedropohren
Membro Novato
# out/16
· votar


Pessoal! Preciso de ajuda...

Há alguns meses comprei uma placa de captura de som (Tascam modelo US 144 MKII), só que eu descobri depois de comprar que ela é uma placa meio old, e que os drivers dela não rodam no Windows 10 (eu já atualizei a minha máquina e não pretendo voltar atrás, ficou muito melhor), alguém aí sabe como eu posso fazer essa placa rodar no meu sistema? E se sim, como eu configuro ela pra isso?

Informações úteis: Como programas de gravação, eu só tenho o Amplitube 3.5 (free) e o Audacity. Talvez mais pra frente baixe o Cubase ou o Pro Tools...

GPONTESFM
Membro
# nov/16
· votar


Estou configurando o meu PC para utilizar o Ubuntu Studio e estou usando um cabo P-10 / USB para capturar o som da guitarra. Consegui instalar e configurar o Reaper e estou utilizando o WaveOut.
Consegui deixar a latência em 46 ms (esse valor está bom?) utilizando Samplarete em 44100 Hz, porém tive que deixar o Buffer em 8 x 256. Isso dará uma perda de qualidade muito grande? O Buffer inicial estava em 8 x 1024.

glaucoblues
Veterano
# dez/16
· votar


Boa tarde.

Tenho um violão elétrico, comprei o cabo e o adaptador pra conectar no pc. Acontece que tenho um som com 2 caixas ligadas ao pc, o cabo do som ta ligado na saída verde, e o cabo do violão liguei na saida azul line in. Feito isso, o som do violão não está saindo nas caixas de som, mas se eu ligar o cabo do violão na entrada de microfone da base do som (gradiente), o som sai pelas caixas normal, mas não é isso que eu quero, pois meu objetivo é testar uns efeitos de pedaleira no violão, pra treinar uns exercícios, eu preciso que o som saia do computador, pra eu poder usar os softwares. Alguém sabe onde eu to errando? Meu windows é o 7 32 bits.

Abraços.

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


Galera, boa tarde.

Eu já comprei duas vezes o guitar link. Uma veio com defeito e a outra parece ok. Instalei o ASIO, fiz tudo certinho, mas ao plugar no guitar rig, o som sai clipado (acho que é esse o termo), é como se a saída fosse alta demais e o som ou chia, ou estoura nos fones de ouvidos. Ao tentar gravar, mesma coisa.

Isso pode ser por causa da placa de som do meu notebook asus?

Se eu comprar uma pedaleira que tenha função de interface de áudio, acontecerá a mesma coisa?

Uma interface behringer baratinha, resolve?

strinbergshredder
Veterano
# jun/17
· votar


thiago stteffen
Cara, geralmente os Guitar Links têm uma chavinha "Low/High", já tentou alternar entre elas pra ver se muda algo?

Caso não tenha funcionado, realmente pode ter algum problema com seu Guitar Link...

Isso pode ser por causa da placa de som do meu notebook asus?
Acredito que não, pois o Guitar Link substitui o processamento do audio, não utilizando sua placa de som nativa.

Se eu comprar uma pedaleira que tenha função de interface de áudio, acontecerá a mesma coisa?
Acredito que não, pois o poder de processamento dela geralmente é melhor do que o do Guitar Link, permitindo uma maior qualidade.

Uma interface behringer baratinha, resolve?
Talvez. Qual o modelo de interface que tens em mente? Lembre-se sempre de uma coisa... qualidade e preço são duas variáveis diretamente proporcionais...

Espero ter ajudado cara! Qualquer coisa só perguntar aí! Abraços!

Buja
Veterano
# jun/17 · Editado por: Buja
· votar


é como se a saída fosse alta demais e o som ou chia, ou estoura nos fones de ouvidos. Ao tentar gravar, mesma coisa.


O mesmo que ja aconteceu infinitas vezes comigo e ainda acontece.
É so botar um preset que come 40% da cpu e ja era. Plocs, travamentos, bugs. E qualquer preset com 2 delays ou auto-wah ou um amp estilo high gain come mais de 40% de cpu. Meu pc é um i3, 4gb, com guitar link generico, tudo instaladindo, formatao com win10 sem instalar nada alem de asio, guitar rig, reaper, e mais nada.

Apelei e peguei uma multiefeitos basicona que resolveu o problema dos patches. O reaper roda liso até 10 tracks (sem plugins).

Pergunte-se:
Qual é a configuracao do seu pc?
Qual preset voce está usando?
Quanto ele está comendo do seu processamento?

Uma interface behringer baratinha, resolve?
Nao. Se o pc for fraco ou estiver rodando muitos processos ao mesmo tempo, ou com virus, nem uma genesys g128 resolve.

Edit: voce tem 2 caminhos.
1 - Ouvir os conselhos do strinbergshredder, que eu boto a mão no fogo que conhece bastante disso e sabe timbrar usando guitar rig, interface e plugins, e usar de bastante paciencia ai com seu pc.

2 - Apelar pra ignorancia e pegar uma multi-efeitos pra retirar o processamento do pc e usar somente uma daw limpa pra gravar.

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


2 - Apelar pra ignorancia e pegar uma multi-efeitos pra retirar o processamento do pc e usar somente uma daw limpa pra gravar.

@buja, uma multi-efeitos vc fala uma pedaleira? Pensei na boss me-25 e na zoom g5n. Pensei até na g1xon, mas essa nao tem interface de áudio.

@strinbergshredder, sim, já tentei alternar. O meu pc é um i5 com 8gb de ram, mas é um asus, não é voltado pra usuário parrudo.

Estranho que nao parece que o PC esteja carregado, pelo menos nao notei isso nos processos através do gerenciador de tarefas/processos. Eu queria pegar uma pedaleira emprestada pra fazer o teste, mas nao conheço ngm que tenha, meu professor deixou comigo uma boss gt-6 mas ela nao faz interface com o pc. Shit.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


thiago stteffen
Pensei até na g1xon, mas essa nao tem interface de áudio.

Eu ACHO que a g1xon tem interface de audio imbutida sim.
Pra que serviria esta saida USB?

https://www.zoom.co.jp/sites/default/files/styles/product_feature/publ ic/products/product-features/g1xon_rearView.png?itok=EOACXHUI

Corrigindo: Engracado, ela realmente nao serve como interface de audio. Botaram so pra atualizacao de firmware. Porcaria hein.

Pensei na boss me-25 e na zoom g5n.

Ha de se testar. Porem a g5n é mais nova que a me-25. Acredito que ela seja mais cheia de features e tenha um timbre bem melhor que as zoombido antigas.


O meu pc é um i5 com 8gb de ram,
Tente arrumar entao quem tenha uma interface de audio melhorzinha pra voce fazer o teste. Uma m-audio, alesis, focusrite.

Mas eu ja fiz bastantes testes com minha guitar link, inclusive plugada num celular moto g1 pra voce ter ideia. O poder de processamento e memoria é muito, mas muito menor do que um pc.
O que notei é que os plocs sumiram, e nao tinha ruido infernal. O problema era a latencia.

Cheguei a conclusao que o problema nao é o guitar link, e sim o guitar rig baixado nesses torrentz da vida. Testei com amplitube tambem, os plocs eram piores ainda. Sei la, meu negocio resolveu com uma zoombido.

O strinbergshredder por exemplo ja fica muito melhor resolvido com uma interface de verdade. É como ele mesmo diz:

Lembre-se sempre de uma coisa... qualidade e preço são duas variáveis diretamente proporcionais...

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


@buja, obrigado pelo seu tempo em responder mano.

Meu problema é assim, eu sou só um musico de quarto, toco somente pra mim e tal, mas gostaria de fazer umas composições saca? Então para mim, seria pouco pratico ter um set de pedais e mais interface separada e etc. O ideal seria uma pedaleira só pra brincar, tocar com fone de ouvido e eventualmente fazer umas gravações, por isso pensei na zoom. Estes modelos mais legais já sao interface de audio.

Tambem to achando que o problema é esses guitar rig de torrents. Pra falar a verdade nem sou adepto de pirataria, tudo q eu tenho é legalizado, o foda é eu pagar o software e nao ter certeza se vai funcionar saca? Se eu tivesse 100% de certeza que funciona, nem compro pedaleira, compro o software e de boas.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


thiago stteffen
O problema que eu vejo no software (falando como estudante de eng de software) é que futuramente voce vai querer, ou fazer upgrade no pc ou fazer upgrade no software.

Se fizer upgrade no pc, inevitavelmente terá que fazer upgrade de sistema operacional.
Por exemplo: um pc de 2gb com win32, gerencia os 2gb de memoria. Ja nao gerencia 4gb, que faz-se necessario um upgrade pra win 64 bits, e um processador compativel.
Fazendo upgrade de sistema operacional, as chances do software que voce comprou dar problema ou incompatibilidade é grande! Perde o investimento.

Se fizer upgrade de software, hora ou outra, ela dependerá de requisitos mais exigentes de hardware. Logo, voce fará upgrade de hardware. Logo fará upgrade de sistema operacional. Logo, entrará no loop que perde o investimento.

---

Ao contrario, se voce pega uma pedaleira, e nao mudar o firmware dela, e mantiver os drivers originais, ela vai durar por um tempo muito maior do que o software. E o dia que ela ficar obsoleta (seja por falta de compatibilidade com SO mais novo, seja por obsolescencia programado mesmo) voce ainda poderá vende-la como item "pegavel" ainda. Nao da pra vender licença de software tao facil como se vende uma zoom 505.


Se eu tivesse 100% de certeza que funciona, nem compro pedaleira, compro o software e de boas.

E eu lhe garanto, que 100% de certeza que funcionará, voce não terá.
É muito mais certeza que uma pedaleira vai funcionar 100% para o que ela se propoe, do que um guitar rig funcionar 100% para o que se propoe.

É o mesmo caso do video game vs pc por exemplo. É so analisar bem e ja sabe a resposta.

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


Amigo meu emprestou a fast track m-audio usb. Mesma coisa. Ligo ela no windows 10, o windows reconhece de boa. Consigo escutar o audio do windows pela interface.

Ligo o amplitube, só chiadeira, barulho, quase fiquei surdo. Liguei via fone de ouvido pq não tenho caixa de som.

Ja configurei o amplitube certinho, coloquei o input e output corretos, e mesmo assim, nada.

stuwarning2
Membro Novato
# jul/17
· votar


Galera, alguém pode me ajudar?
Meu notebook tem entrada mista e comprei aquele adaptador que tem uma entrada p2 e duas saidas pra microfone e fone de ouvido. Porém ao conectar a guitarra na saida do microfone, o computador não reconhece e continua funcionando apenas o microfone interno.
Alguém sabe como resolver isso?
Obrigado

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


stuwarning2

Pelo que parece, teu note deve ser preparado pra headset, pra receber conector p2 de 4 vias (terra, L, R, e mic).
Não sei que adaptador vc tá falando, mas imagino que seja tipo um conector macho p2 e dois fêmea p2 também, sendo um entrada de audio (mic) e outro saida de audio LR.
Se for o caso:
- já tentou ligar a guitarra na outra entrada? Talvez o adaptador esteja com os pinos diferentes...
- Talvez teu note esteja esperando que esteja tudo conectado pra funcionar o mic, já tentou conectar o fone + a guitarra?
- Outra possibilidade é que a impedância da guitarra ou nível de sinal é muito diferente do que o computador espera do micc, daí ele acha que não tem nada ligado; já experimentou usar um mic normal na entrada ao invés da guitarra?

Outra coisa, normalmente o resultado não fica lá aquelas coisas ligando a guita direto na placa de som do PC (a menos que seja uma placa específica pra isso). Isso pode ter impacto tanto na qualidade do timbre como na latência (delay, atraso) de reprodução. O ideal é usar uma interface.
Opção barata e funcional:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706986741-guitar-link-adaptador -p10-para-usb-guitarra-baixo-violo-_JM

Outras opções menos baratas e muito melhores:
Line6 studio POD
M audio Fast Track
Behringer U-phoria

JonGouveia
Veterano
# jul/17
· votar


E aí, galera, tudo bem?

Hoje, pela primeira vez, usei o Guitar Rig ao vivo, tocando na igreja. Todo mundo elogiou o som, disseram inclusive que ficou melhor que meu V-Amp 2.

Porém, usei a guitarra plugada ao notebook por um adaptador, e tô pensando em comprar um Guitar Link. Como não uso amp, ligo na mesa de som da igreja, e queria saber:

Considerando que a saída de fone é de baixa impedância e a mesa tem entradas XLR de baixa impedância e P10 de alta impedância, qual a melhor opção pra fazer essa ligação?

OBS: estive olhando os manuais da mesa e da interface. A saída de fone da guitar link é de 50 ohms de impedância. A entrada XLR da mesa é de 20k ohms e a outra é na faixa de k ohms também, não lembro o valor exato.

Agradeço desde já.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


JonGouveia
Guitar Rig ao vivo
Todo mundo elogiou o som
É, fica bom mesmo. Ontem eu comprei um mini system pra ligar no meu notebook (usado, 50$ no olx), e só de zueira liguei a guita na interface, simulador de amp saindo no mini system. E não é que não ficou nada mal? Achei até estranho kkkkk Imagino que um bom preset de guitar rig direto no PA (mais flat que o mini system) funcione muito bem.

Porém, usei a guitarra plugada ao notebook por um adaptador, e tô pensando em comprar um Guitar Link.
Eu ia falar pra vc comprar uma interface, mas um guitar link já quebra um galho enorme. Faça isso!


Considerando que a saída de fone é de baixa impedância e a mesa tem entradas XLR de baixa impedância e P10 de alta impedância, qual a melhor opção pra fazer essa ligação?

Ligar saída de baixa impedância em entrada de alta impedância não tem problema. Pode ligar a saída de fones na entrada P10 da mesa.
Como entrada XLR eu presumo que seja balanceada, a ligação ideal meeesmo, seria a saída de fones passando por um DI box (exemplo no mercado livre) que vai transformar o seu sinal não balanceado em sinal balanceado, e depois pra entrada XLR da mesa. Mas essa segunda opção é mais pro caso de vc notar ruidos estranhos, testa a primeira opção primeiro. Aliás, como o guitar link tem saída para fones P10, vc pode ligar essa saída com um cabo P10~P10, fica mais seguro contra mal contato!

JonGouveia
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
Valeu cara, vou fazer os testes.

Só mais uma coisa: eu poderia usar um cabo p10 stereo pra ligar a interface na mesa? A entrada p10 da mesa é stereo? Ou precisaria de uma cabo em Y?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


JonGouveia
Normalmente as entradas da mesa são mono. Caso vc teste nessa mesa e descubra que é stereo, vc vai ter que fazer um cabo que seja uma ponta P10 mono pra ligar no phone out, e a outra ponta P10 stereo, sendo que a ligação no P10 setero é Tip+Ring no sinal do Tip do P10 mono, e Sleeve tudo junto, GND. É bem simples.

A ligação ficaria ASSIM

Mas acho que não vai precisar, normalmente é mono mesmo. Provavelmente a mesa vai ter duas entradas no canal, uma MIC e uma LINE, tenta ligar primeiro no LINE, se não der certo, liga no MIC.

JonGouveia
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
Muito obrigado!

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Galera to afim de comprar os seguintes produtos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738214177-interface-de-audio-be hringer-u-phoria-umc22-melhor-que-um2-_JM

Uma interface da behringer com pré ampli midas

E tambem unsm onitores baratinhos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720284570-par-de-monitores-ativ os-microlab-b70-20-watts-rms-_JM

Mas tenho uma dúvida, a interface da behringer, tem saidas L e R, pelo que entendo, esses monitores conectam-se um ao outro e depois sai apenas um cabo. O que fazer? Ou eu nao estou entendendo nada?

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Comprei os dois. Para ligar, comprei um cabo que é p2 macho em uma ponta e sai dois p10 mono para plugar na interface.

Animado esperando chegar os brinquedos rs

strinbergshredder
Veterano
# jul/17
· votar


thiago stteffen
Parabéns cara!!

Bons sons com os brinquedos novos!!

Les Strato
Veterano
# jul/17
· votar


Essa interface da behringer ai é das boas ou vale mais a pena guardar uma grana e ir numa fast track pro ?

Estou a fim de dar um up nos equips de gravação aqui (tanto os do pc quanto de microfonação dos amps) e estava considerando uma dessas.

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


strinbergshredder

Valeu mano!


Essa interface da behringer ai é das boas ou vale mais a pena guardar uma grana e ir numa fast track pro ?

Estou a fim de dar um up nos equips de gravação aqui (tanto os do pc quanto de microfonação dos amps) e estava considerando uma dessas.


Cara pelo que eu pesquisei, entre as opções que eu tinha e a grana q eu tinha, essa UMC22 é legalzinha pq o preamp é midas. Mas é meio consenso que fast track, focusritte e etc são melhores, mas eu estou realmente precisando da interface pra começar a fazer meu som. Qdo chegar e eu testar eu falo se gostei ou não. Eu consegui fazer funcionar o guitar link (aquele baratinho, de 50 reais) mas ele tem um chiado q eu detestei, espero que a interface seja mais "lisa".
Pelo menos essa umc22 é mais legal que a um2, mas com certeza não é um negócio top pra kct (eu acho).

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Caras, chegou a umc22 em casa. To achando animal, gravo o som de forma mto cristalina, mas to com um problema.

Toda vez q eu vou ver um video, abrir um amplitube ou reaper, ou seja, qq coisa q for usar o som da interface, a saída L dá um estalo, um "pop". Tentei inverter os monitores, trocar cabos, mas isso sempre acontece. Ela nao fica estalando depois de iniciar uma musica, ou depois q vc ta com um amplitube ou guitar rig aberto, mas na hora que abre, a caixa dá um estalo. Alguem ja lidou com isso?

AzrhaellJPA
Membro Novato
# ago/17
· votar


Pessoal qual a forma mais simples de eu fazer a seguinte ligação, mas com bom som :

Guitarra > Pedais > Pc > caixa de som edifier x100

No caso eu teria que usar alguma placa de som para fazer isso?

Em relação a programas teria que ser 1 simulador de amplis né ?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


AzrhaellJPA
Sim, precisa ter um simulador rodando no PC. Tem um monte por aí, é só escolher e comprar (ou piratear). Acho que todos tem trial também.

Você pode ligar o pedal na entrada de mic do pc (buraco vermelho) e ligar a edifier na saída de som (buraco verde). Vai funcionar, mas tem os problemas de latência e ruído. Se quiser dar um upgrade nesses dois problemas, faça o ideal que é usar uma interface de áudio (placa de som externa).

Bem como os simuladores, tem um milhão de opções de interface também. A mais barata que conheço seria a Guitar Link (link pro google), que dá pra achar por menos de 100$.
As opções mais baratas e populares de interface superiores ao guitar link devem ser m-audio fast track pro, m-audio m-track, behringer u-phoria, presonus audiobox e semelhantes. Todas essas devem custar entre 300$ e 600$.

Brunaowarning
Membro Novato
# set/17
· votar


Boa tarde.
Depois de um mês usando o Guitar Rig, aprendi bastante coisa com ele, me veio uma dúvida agora.
Como ainda esotu estudando teoria, a maior parte do tempo eu passo tocando musicas que eu gosto, baixo a backing track, coloco no guitar rig e toco junto com a música, mas a qualidade da mesma no meu amplificador é muito ruim, mas muito ruim mesmo, não fica um som bacana, eu queria ligar no meu aparelho de som, fazendo a mesma ligação com cabo saindo do notebook, tem algum risco de dar algum defeito? usando a primeira vez a única coisa que notei é com som com distorção sai bem zoado, mesmo com guitar rig.
Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone