【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
Andreziculaxxx
Veterano
# fev/12
· votar


Koki
Um line 6 novo custa 500,00

Valeu cara, tava pensando nisso mesmo, pois é só para tocar na madruga.
+ R$ 500,00 eu só ia usar agora para comprar um ampli melhor

Anflor
Veterano
# fev/12 · Editado por: Anflor
· votar


DioDisciple
Galera...é o seguinte

Eu abro uma track no reaper, gravo e só depois eu consigo colocar os efeitos do Guitar Rig 4. Porém, na hora que abre o Guitar Rig no Reaper, não dá pra ouvir, ou seja, eu não sei como vai ficar o resultado final. Só dá pra ouvir na track com o FX.


Cara, isso acontece porque você não está monitorando a entrada, esta opção vem por padrão desativada no Reaper (estou usando a v4.10rc3 - September 24 2011)
Clique com o botão direito no VU meter da track que você vai gravar e selecione a opção: "Monitor Input". Dá uma olhada no print aí embaixo para saber onde fica.
No caso eu estou usando o Revalver MkIII da Peavey, mas a configuração para monitorar durante a gravação é a mesma indiferente do plugin que esteja usando, neste caso o Guitar Rig ou o Revalver.

Reaper

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


GrungeMan
pô velho, nesse caso eu acredito que seja algum problema relacionado com o pc mesmo, ou com o windows....


GALERA
pessoal, desculpem se por acaso eu demorar em responder; a velox está fora do ar há quatro dias e não tem previsão de voltar....
enquanto isso, vou visitando a lan house de tempo em tempo...
desculpem!!

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Koki
Cara, vou te falar.
Eu tenho esse guitar link ae da behringer e acho que da pra quebrar um galhão.


Eu estou para comprar esta interface da behringer desde quando eu vi nas lojas há uns 4 anos atrás. Mas eu sempre consegui um bom som com minha antiga placa de som onboard. E agora eu tenho uma Sound Blaster Live (a mais barata possível) e também consigo configurar certinho.
A latência também nunca foi problema para mim.

Mas a minha dúvida é a seguinte, em relação ao timbre e chiados, tem muita diferença entre esta interface da behringer e uma placa de som onboard? (ou no meu caso a SB Live, que tem exatamente o mesmo resultado) Eu sempre fui curioso para testar, tenho medo de comprar e não sentir diferença nenhuma na sonoridade.
O post ficou meio comprido, mas se puder me ajudar, te agradeço.

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
cara, desculpe me intrometer ^^
na verdade, o guitar link vai melhorar sim; pois ele fará a conversão analógico/digital, assim não sobrecarregando em nada o PC; ele só é usado para processar o audio e tal; assim não precisando tratar da conversão....

sem contar que o ruído diminui bastante e algumas pessoas que usam já disseram que a timbragem ficou bem melhor, pois a placa onboard de certa forma "comia" os agudos da EQ, e o guitar link solucionou esse problema...

de qualquer forma, eu tbm tô mirando um guitar link há bastante tempo....
só falta eu começar a trabalhar...

Koki
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor

Vish, agora a coisa ficou séria.
Eu com a minha placa de som onboard do notebook não conseguia muita coisa boa não.
Chiadeira braaava, falta de ganho e essas coisas.

Agora vc com uma Soundblaster não sei, cara.
Tem que testar mesmo pra ver se vai ter melhora ou não com a interface.

Tevisdigo
Veterano
# fev/12
· votar


Olá, tenho umas duvidas
tenho uma placa de som onboard (SoundMax HD audio 0/| )
ainda não comprei a guitarra, ( vou pegar uma Shelter sg Detroit ou uma Strinberg CLG - 45 )
sera que esta placa que tenho vai conseguir definir bem o som da guitarra ?
e outra pergunta, valeria mais a pena comprar esse guitar Link da Behringer ou um Amplificador Newell GRX 200 ?

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Tevisdigo
sera que esta placa que tenho vai conseguir definir bem o som da guitarra ?

Olá, a minha primeira placa de som onboard era uma Soundmax e eu conseguia tocar em tempo real (sem latência) tranquilamente no Guitar Rig em Standalone. Como plugin dava um pouco de atraso, acredito eu que por causa do processamento extra do software em questão. Quanto ao timbre, existe um corte de frequencia por causa da impedância da guitarra, normalmente as frequencias mais altas são cortadas. A entrada de linha e a entrada de mic do PC não são ideais para plugar uma guitarra ou baixo, para isso existem as interfaces.

Eu toco no PC com o Guitar Rig há muito tempo sem uma interface adequada e consigo um som razoável, não é perfeito, mas eu consigo tocar em tempo real, não se percebe o atraso no processamento. Pretendo adquirir uma interface porque agora eu quero fazer umas gravações decentes. Te aconselho a pesquisar no forum, tem muita discussão sobre isso por aqui.

Para simplificar, eu te diria para não comprar interface por enquanto, tanto que vc ainda nem tem a guitarra. Testa na placa onboard que eu tenho certeza que com paciência vc vai conseguir configurar certinho. Mais para frente vc pode comprar uma interface, porque há sim diferença no timbre e na definição do som da guitarra no PC. Não conheço este Amplificador para te ajudar, mas de antemão eu já te digo que a interface não substitui um amp, eu prefiro tocar no amp do que no PC. Uso o PC para tocar com qualidade em baixo volume para não incomodar os vizinhos, e para tirar músicas. Entre um e outro, eu ficaria com o amp...


Abraço.

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


Alguem pode me dizer se a gravação ficou boa e se existe alguma maneira de melhorar?

karbono14
Veterano
# fev/12
· votar


Estou querendo comprar uma interface pra ligar a guita no pc, alguem sabe me dizer se ligar a guita na pedaleira e a pedaleira no guitar link vai funcionar normal?

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


karbono14
cara, dependendo da pedaleira, ela já vem com saída USB, e assim, vc não precisa usar nenhuma interface; a própria pedaleira já faz esse serviço...

qual pedaleira vc possui ou tem em mente comprar?

Andreziculaxxx
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder
Koki
Galera

Caras, é melhor comprar uma Pedaleira Zoom G1 Next do que o guitar link da Behringer? Ou vou logo no ampli e que se f... todo o resto?

No meu caso vou utilizar para aprender e praticar durante a madruga no meu apê com os fones e só não quero gastar uma fortuna sem realmente entender o que estou comprando. Aqui tem muita experiência junta e isso é muito bom, mas parece que quanto mais leio post no FCC mais na dúvida fico sobre o que será bom para mim.

Já vou comprar uma Squier Strato Standard e um ampli da Newell Grx500, mas só vou utilizar o ampli raramente, pq se não os vizinhos vão me jogar pela janela. Daí a necessidade de um dos sistemas USB ou o ampli só no fone.

karbono14
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder

Então cara eu tenho uma g1xnext

Ai eu não queria usar o amplitube, guitar rig essas coisas, gostaria de ligar junto com a pedaleira pra eu ir fuçando nela.

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Andreziculaxxx
cara, no teu caso, se a g1 tiver saída USB, é mais vantagem.
pq vc terá a opção de usar ela tanto no amp como no PC...

já se ela não tiver saída USB, daí cabe a vc escolher; se dará preferência ao amp ou ao PC...

como vc quer poder praticar e tudo mais com silêncio por causa da vizinhança, recomendo o guitar link, pois vc terá uma variedade muuito maior de timbres e opções de amps pra usar.
Com o seu amp e fones de ouvido + pedaleira, vc terá algumas possibilidades devido à pedaleira, mas terá menos possibilidades do que com o programa...

espero ter te ajudado com a sua dúvida, mas vc sabe que escolha final tem que ser sua..

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


karbono14
bom, nesse caso, o guitar link + pedaleira será uma boa; vc poderá usar todos os timbres exclusivamente da pedaleira direto no DAW (reaper, cubase, pro tools, etc) pra fazer as suas gravações...

Anflor
Veterano
# fev/12 · Editado por: Anflor
· votar


strinbergshredder
recomendo o guitar link, pois vc terá uma variedade muuito maior de timbres e opções de amps pra usar.
Com o seu amp e fones de ouvido + pedaleira, vc terá algumas possibilidades devido à pedaleira, mas terá menos possibilidades do que com o programa...


Acho que vc não respondeu pergunta que foi feita. Me parece que o Andreziculaxxx está indeciso entre o Guitar Link e a pedaleira da Zoom, porque ambos têm interface USB. A dúvida dele se refere quanto à qualidade da interface da pedaleira, se é equivalente ao da Guitar Link. Eu mesmo também tenho esta mesma dúvida e estou esperando alguém que tenha alguma destas pedaleiras da Zoom com interface para dar um parecer válido quanto à qualidade da interface, para não criar um tópico desnecessário.
Tudo o que ele pode fazer com o Guitar Link, pode também ser feito com esta pedaleira quando conectada via USB no PC, com a vantagem dos efeitos da Zoom embutidos na pedaleira.
Mas, Andreziculaxxx, eu concordo com o strinbergshredder, sinceramente acho desnecessário você comprar pedaleira se não for usar junto com o amplificador. Compra o Guitar Link que é mais barato agora que vc está começando. Os efeitos do Guitar Rig (que eu conheço muito bem) são muito superiores ao de qualquer pedaleira que eu já testei. E vc ainda tem outras opções, como o Amplitube.
Lembrando que tocar guitarra no PC não substitui um amplificador, pelo menos para mim.

Estamos todos aguardando algum usuário que tenha esta pedaleira da Zoom para comentar sobre a qualidade da interface...

Abraço.

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
na verdade, eu só não dei uma resposta completa ^^..

no caso nao consegui checar se a G1 Next (sem pedal de expressão) tem saída USB com interface; a G1.x Next (com pedal de expressão) eu já acho que tem..

mas pra todos os efeitos, a pedaleira tem taxa de conversão A/D de 24 bits; já o guitar link são 16 bits, se não me engano...

nesse caso, a pedaleira terá uma qualidade maior....

mas se for pra usar os efeitos da pedaleira nas gravações, eu indico a zoom G2.1 Nu, que tbm tem interface e vêm com novos processadores, que dão timbres com maior qualidade...

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder
É, com a pedaleira ele tem mais opções mesmo, mas será que vale a pena o investimento para alguém que está começando?
Será que não vale muito mais comprar um amp de 35w e o guitar link que vai dar quase a mesma coisa que a pedaleira da zoom?

Eu nunca toquei nas novas pedaleira da Zoom, mas já toquei em muitas da Boss e da Line 6, e posso te garantir que com o Guitar Rig eu consigo sonoridade muito superior.

Ao meu ver,
pedaleira Zoom:
- Mais opções de efeitos;
- Taxa de conversão 24 bits; (será que faz diferença?)
- Mobilidade; (Apenas se tocar em um amp, sem amp não faz diferença)

Guitar Link,
- Preço;
- Custo/benefício; (cumpre o necessário para tocar no PC)
- Qualidade da interface bastante conhecida; (OK, sabemos que funciona)

Em 2003 eu comprei uma pedaleira Zoom 1010 de segunda mão e já tocava há bastante tempo e fiquei super feliz, hoje a gurizada tá preocupada com qual interface USB vai começar a tocar guirarra o_O.
E nem é tão grande a diferença assim...

E era isso!

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
pois é cara...
e o seu questionamento é perfeito; é exatamente o que pesa pra cada lado...

a única coisa é que o Andreziculaxxx, no final das contas, que vai ter que escolher...

karbono14
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder
Anflor

Pelo menos minha g1x next não tem usb, senão me engano é nas g2nu pra frente

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


karbono14
bom cara, nesse caso eu indico o guitar link, ou então vc vende a sua pedaleira atual e pega uma da 2ª geração com interface...

karbono14
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder

é que o Andreziculaxxx que perguntou:
Caras, é melhor comprar uma Pedaleira Zoom G1 Next do que o guitar link da Behringer? Ou vou logo no ampli e que se f... todo o resto?

e como eu tenho a zoom g1xnext sei que elas não tem USB

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


karbono14
ih, é mesmo cara...
desculpa aí; eu confundi ^^

foi mals...

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


karbono14
e como eu tenho a zoom g1xnext sei que elas não tem USB

Nós também sabemos que as G1 não têm interface USB. Como a dúvida era entre a pedaleirasda Zoom e a interface da Behringer, eu julguei que ele tivesse se confundido com o nome da G1 e da G2. (Não vou escrever os nomes completos).

Andreziculaxxx
Veterano
# fev/12 · Editado por: Andreziculaxxx
· votar


strinbergshredder
Anflor

karbono14

É galera estou caminhando mais para o guitar link, pq pelo q vcs falaram não vai fazer tanta diferença uma pedaleira agora. Com a USB posso usar o guitar rig e gravar minhas aulas.
Acho que acabei levantando um tema complicado, pois acho q ninguem teve ou usou os dois né. Vou aprender na manha e junto a grana para comprar uma pedaleira de verdade no final do ano (Boss, sei lá) pq ainda sou tosco e acho q efeitos não vão fazer milagre por mim.
Acho legal se a gente conseguir chegar a uma conclusão sobre esses dois equipamentos, pois seria legal usar essa pedaleira no guitar rig e gravar as nossas músicas. vlw

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Andreziculaxxx
esse é o ponto!
a pedaleira vc pode usar tanto no PC como no amp, mas ela é muito mais cara, comparada com o guitar link, sendo que a praticidade de tocar direto no PC usando os programas é bem maior....

mas não se esqueça que vc que deve avaliar o que será melhor; nós só damos nossa opinião/dicas...

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Andreziculaxxx
pois seria legal usar essa pedaleira no guitar rig e gravar as nossas músicas

Só para salientar, como o karbono14 disse, a pedaleira COM interface USB é a G2.1 Nu, e não a G1x next. A pedaleira que substitui o Guitar Link é somente a G2.1 Nu. A outra pode ser ligada no PC também, mas só através da saída de som, e não de uma interface própria pra isso.

lucianopp
Veterano
# fev/12
· votar


Instalei o amplitube 3 aqui no notebook, mas a resolução do notebook é 1766x768, ou seja, o programa é maior que a tela e corta um pedaço de baixo do programa a parte de gravação e o programa não tem opção de diminuir ou aumentar de tamanho.

Alguém sabe como resolver isso ?

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


lucianopp
velho, eu tbm já tentei mas não tive sucesso...
acho que não é possível resolver isso daí...

eu passei a usar o Reaper pra fazer as gravações, e é muito melhor que isso aí...

lucianopp
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder

Nossa que mal feito esse programa hein, como os caras não pensam nessas coisas ? puts.

Esse programa que vc falou, ele faz esse esquema de simular pedais, distorção e tal ou só serve pra gravar mesmo ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone