【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


Pessoal, eu estava pensando um jeito de poder tocar guitarra e fazer umas "gravaçãozinhas" e não incomodar o pessoal aqui, aí pensei nessa opção, mas tenho uma placa onboard acho que é realtek, se eu plugar nessa placa ai o plug P10xP2 com a guitarra, ele pode queimar? Ou pode queimar se aumentar o pontenciometro de volume ou algo? E quanto a saida do som, usar a caixinha do pc vai sair um som horrivel né? Estava pesquisando uns headphones, vi sobre um Koss Porta Pro e akg 414, alguem usa esses fones para essa finalidade? O som fica bom?

Obrigado... (desculpe pelas perguntas ingênuas, mais eu queria saber se pode acontecer algo antes... xD)

strinbergshredder
Veterano
# jun/11 · Editado por: strinbergshredder
· votar


rodrigojr94
aí kra, eu há pouco tempo tbm tava lutando pra poder ajeitar minha guita no pc. pentelhei muito o pessoal nesse topico, mas enfim consegui. sobre a placa, não queima não, a ñ ser q a parte eletrica da sua guitarra esteja "bixada"; quanto aos falantes, tbm ñ dão problema desde q vc saiba configurar o programa nas partes de noise gate, agudos, etc, coisas que poderiam estragá-los.minha placa de som eh uma AverMedia PCI Analog q eh onboard, e funcionou direito, e meus falantes são simples falantes embutidos no monitor da positivo

DICA: TENHA BOM SENSO AO UTILIZAR OS VST's (volume, ganho, agudos,etc...)

EDIT: Espero que tenha sido de ajuda!!
\m/ abraço!! \m/

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


strinbergshredder
Opa, ajudou bastante cara, vlw. Mais agora queria saber se deve colocar um pré entre a guitarra e o pc se for ligar em linha, pois li em uns sites, que se ligar em linha a guitarra no pc direto, dá muita "chiadeira", alguns falam para ligar um pedal qualquer bypass, não sei se é verdade.

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
pois é, tbm ja ouvi falar que eh bom usar um pedal para dar um boost de sinal, mas não eh estritamente necessário; quanto a ligar direto em linha, o lance eh vc configurar o buffer no programa, aí surge a questão " lag X qualidade do som".
quando fui configurar o meu vst de inicio tbm tinha essa chiadeira, mas configurando o buffer(uso 2048 amostras) se elimina o chiado, ficando com um mínimo lag

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
O sinal que vem da guitarra, assim como o do mic, não é amplificado. Não vai queimar tua placa, desde que a elétrica da guitarra esteja tudo ok, fica tranquilo.

Sim, caixinhas normais de pc vão te dar um som sofrível. Uma opção é comprar um desses home theaters ou bons fones mesmo.

jaycrow
Veterano
# jun/11
· votar


Fala galera, blz?

Eu instalei esse AMplitube 3 e reparei que a tela dele não dá pra maximizar, resize no programa. E fica cortando a parte de gravação no final do programa Amplitube 3.

Alguém pode me ajudar, por favor?

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


pior q eh, eu ñ tinha raparado nem q tinha isso lah....

Eu instalei esse AMplitube 3 e reparei que a tela dele não dá pra maximizar, resize no programa. E fica cortando a parte de gravação no final do programa Amplitube 3.

Alguém pode me ajudar, por favor?
²

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


Sim, caixinhas normais de pc vão te dar um som sofrível. Uma opção é comprar um desses home theaters ou bons fones mesmo.

Tenho um multi uso aqui, será que adianta?

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


adianta sim kra, qualquer saída de som funciona, ateh as caixinhas multi-uso ou falantes integrados ao monitor.
o unico ponto eh q a qualidade sonora ñ será tãaaaao boa quanto a de um sistema de som melhor, mas fica trankilo q da sim...

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


...qualquer saída de som funciona, ateh as caixinhas multi-uso ou falantes integrados ao monitor.
o unico ponto eh q a qualidade sonora ñ será tãaaaao boa quanto a de um sistema de som melhor, mas fica trankilo q da sim...


Tipo, se eu ligar a caixa de multi uso ou fone como saída, ele vai ficar com um som embaçado igual quando ligo a guitarra direto no amp? Por exemplo, quando toco guitarra pelo amp normal, o som ficava embaçado por causa da distorção, então vai ficar a mesma coisa? Tenho um Crate FW15r, mas acho que nessa ocasião não vai dar para usar ele.

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
vc diz pela distorção que vc aplica pelo amp??
se for isso ñ será a msm coisa ñ, apenas o som limpo da guitarra ou então com os efeitos que vc usará do VST q vc escolher
qualquer efeito que ateh então era aplicado pelo amp não será mais utilizado

Arimoxinga
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94


cara! o seguinte use apenas um pedal de drive ou uma pedaleira antes de mandar o som para o pc! minha placa é realtek e funciona na boa se quiser pode conferir uns sons no meu perfil!

Dica: use apenas um drive com pouquissimo ganho 4 ou 3 por ex. antes de mandar a guitarra para o PC

Dica2: não use noise gates ou noise reductor, até por que não será necessário (mas se for necessario opte por noise reductor e use moderadamente).

Dica3: evite usar pedais de distorções do VST use apenas distorções dos amplificadores simulados.

Dica4: procure se informar sobre impulses! e o interessante seria usar headfones também ajuda na hora de timbrar eu uso um vagabundo de 30 pratas que supra minhas necessidades.

Peace!!!

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


strinbergshredder
Opa valeu pela ajuda.

Arimoxinga
Opa, brigadão cara, vo usar essas dicas, tambem tenho um headphone vagabundo aqui, vo ver se consigo usar ele para isso.

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
blz, estamos aki pra ajudar e sermos ajudados...
a proposito teu amp eh legal hein.....

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


strinbergshredder
kkk comprei ele semana retrasada se não me engano, gostei dele, tem uma distorção e um reverb bom. Enfim, vo comprar o plug P10xP2 e depois vou ver se vai ficar bom. Valeu.

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
adaptadores p10/p2 funcionam, mas tem boas chances de dar mau contato.
se estiver ao seu alcance, compre um guitar link que vai melhorar sua conexão.
mas ñ tem problema nenhum usar o adaptador, ok??
\m/ abraço!!\m/

rodrigojr94
Veterano
# jun/11 · Editado por: rodrigojr94
· votar


strinbergshredder
Huum, voce usa essa interface para gravar? Vlw, mas agora to sem grana, comprei o amp agora to meio quebrado kkkk.

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94
não, mas o pessoal que indica ela, por ser útil, prática e acabar com a latência

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


Acho que vou comprar o adaptador mesmo, mas precisa ser mono ou stereo? Vi um mono e outro stereo pra vender e ouvi também algumas pessoas falando para optar pelo adaptador de ferro ao invés dos comuns de plastico. Mas quanto à acabar com a latência, se usar o Asio4all e dar umas configurada igual está no tutorial não fica bom?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rodrigojr94

Se vai ligar o plug da guitarra, que é mono, o adaptador deve ser mono também.

De ferro é melhor pq o peso do plug faz o de plástico ficarem meio frouxos e darem mau contato.

Mas quanto à acabar com a latência, se usar o Asio4all e dar umas configurada igual está no tutorial não fica bom?

Depende do seu micro. Só testando.

Abs

Rodrigo830
Veterano
# jun/11
· votar


E se eu quiser q a guitarra vá no PC, passe pelo programa de efeitos e o som saia na minha caixa de som?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Rodrigo830: E se eu quiser q a guitarra vá no PC, passe pelo programa de efeitos e o som saia na minha caixa de som?

É só seguir os passos do 1o. post do tópico ou a atualização do mesmo.

Abs

Oijpedro
Veterano
# jun/11
· votar


Não sei se isso aconteceu com alguem, porque nao li as 33 pags.
Bem, o windows detecta o som, com o cabo ta tudo ok, e com a guitarra tb, e com adaptador tb.
o fato é, não sai o SOM da guitarra, SAI BARULHO, CHIADOS ALTOS... e não sai som, mas quando eu bato a palheta nas cordas o rig detecta, porque a barrinha de som sobe... alguém pode me ajudar?
icarei MUUUUUUUITO agradecido.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Oijpedro

Tenta isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115817/p1#6469992

Abs

ps. desconsidera o programa citado.

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Eu to sem efeitos e com um amp que tem a dist péssima, então vou fazer uma coisa que já fiz, que é usar o pc como pedaleira com o sinal voltando pro amp.
Fica Guitarra > Line In > VST > Line Out > Amp.
É uma boa configuração. O problema é que não sai só o som da guitarra no amp, sai tudo, o alerta do avast, a BT, tudo... Queria fazer de uma forma que saísse a guitarra na saída da frente e o resto nas caixinhas de som, que estão ligadas na saída de tras..

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
entendi sua questão.
tente fazer o seguinte: vá la no mixer do seu SO, e desative a parte sons do sistema; é esperado que suma o tal do som do avast, etc.
já a BT eh possível que fique na parte de alto-falantes, blz. aí vc deixa o volume
agora a guitarra vc configura a entrada como line-in, normal, e a saída de som, em vez de colocar alto-falantes, driver de som primario, ou qualquer outra coisa que apareça, vc coloca como line-out, que enviará esse sinal para o teu amp.
faça esse teste e vamo ver no q q vai dar...
espero q tenha ajudado...

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


strinbergshredder

Valeu. Pensei nisso, mas ainda não tenho como por em prática... Só segunda.

punkrocker_77
Veterano
# jun/11
· votar


me mudei e nao tive como trazer guita+ampli e pelo visto o ampli sem chances de vir pois é um vulcano g200 um trambolho enorme, e gostaria de trazer minha guita e tocar no lap, com esse tutorial da pra eu tocar de boa em casa no notebook e ouvir no fone? nesses programas ja tem efeitos? como eu faria pra ligar um pedal de distorçao e usar os efeitos dos programas?

strinbergshredder
Veterano
# jun/11 · Editado por: strinbergshredder
· votar


felipelfln
blz, então segunda tu testa la e depois posta aki os resultados que aí a gente ve o q mais q dah pra fazer se ñ rolar

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


strinbergshredder

Ta. Valeu.

punkrocker_77

Da tranquilom pra usar em casa, mas seria bom se vc tivesse aquelas caixinhas grandes e boas.. Ou até monitores.
Os programas são super completos e tem ótimos efeitos. Talvez vc até aposente seu pedal de dist.. Talvez seja mais pratico ficar sem ele.. Mas se for usar ele usa como se fosse no amp: Guitarra > Pedais > PC...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone