Para os Fender maníacos e fanáticos!

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


não quis saber se era Standard, Deluxe, Custom Shop...
Alías, nem sabia o que era isso...rs

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


Ant--

valeu pelas dicas aí..a proposito, ao vivo o quadro é mais expressivo...mas é verdade, assim como na guitarra, para "se soltar" é preciso ter segurança e confiança nas mãos, certo de que elas farão o que a sua mente quer que elas façam..mas isso só com "quilometragem" como vc falou...
Assiti seu vídeo...pô, lay lady lay" é muito foda...tá no set list JOKERMAN?
Pelo repertório, a Hard Blues deve fazer toda a ituiutuba dançar de rostinho colado..hehehehehe
parebens pelos teus dons e talentos...sucesso para vc....

Will Bejar

cara, vc ainda estava olhando para ela na parede quando comprou..e eu que comprei a minha pela internet...hhehehehehe.mas é como vc diz, a marca possui um nível de qualidade que permite essas "ousadias", já outras.....

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
É, então...eu ia comprar a SX pela net, mas aí apareceu uma Squier Standard e pensei "pq não???"...afinal eu já tive uma California e achei bem honesta (afinal a Squier é "step-guitar"...rs).

Eu comprei a Fender e não me arrependo.

Fisherman
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar

Cara, ela é muito boa. O Bertola regulou ela em março deste ano.
Até agora está tudo perfeito. Nada de oitavas desafinadas, e nenhum problema. Só falta eu aprender a tocar!!!

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Fisherman
O importante é ficar satisfeito e ser honesto...pq se um dia vc não estiver mais satisfeito, acho que a revenda deve ser honesta, tipo um coisa que me chateia são os vendedores do ML que anunciam FENDER SQUIER, saca???

Fisherman
Veterano
# nov/09
· votar


MMI

Valeu cara. Bom saber que vc me entendeu.
Abç.

Fisherman
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar

Vc está certo. No ML tem muito vendedor mala.

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Fisherman
vendedor mala
Não é mala...é sacana mesmo (ou desinformado!!!)



Extra! Extra! 15 pessoas enganadas!!!
(hehehehe)

HALzheimer
Veterano
# nov/09
· votar


MMJr

Não recomendo levar "ao pé da letra" tudo q foi dito pelo Leo Fender (ou George Fullerton, Ritchie Flieger, etc). Mas não dá prá tirar esses caras prá idiotas...

A história do Ash, se bem lembro, deve estar no Stratocaster Chronicles do Tom Wheeler ou foi contada pelo Flieger. É legal para desmistificar essa lenga lenga exagerada em torno das madeiras. Tem um monte de Fender pré-CBS, feitas tb de Ash, Poplar e Basswood e várias pós-CBS, só com o tampo de Alder...

O Flieger conta as surpresas q aparecem nos testes cegos feitos entre os caras da própria Fender. Nas madeiras, por exemplo, entre Alder, Ash, Poplar e Basswood, a maioria prefere o Poplar, pela combinação de conforto (é leve), pela definição e equilibrio do som e pelo sustain... Mas se o mercado prefere o Alder, "vamos fazer de Alder", nem q seja de qualquer Alder de R$1,99, típico das guitarras chinesas de U$50.

A história do braço "V Shape", foi numa entrevista do Bill Carson. Antes de vender a Fender prá CBS, Leo já andava doente. Ao tirar uma férias, deixou um funcionário encarregado de fazer o shape final dos braços. Quando voltou, foi examinar os finalizados e... surprêsa... ficou puto quando viu uns 300 com o tal "V shape". Irritadíssimo, perguntou para o Bill Carson, o q eles fariam com aquele lixo. BC respondeu : instale-os nas guitarras e para quem reclamar na garantia, basta fazer a trocar... hehehehe

Philipi
Veterano
# nov/09
· votar


Nossa então foi um Shape inicialmente mal feito é isso?
Aew o pessoal gostou e pegou fama?
Ou o cara criou um Shape novo mesmo, assim contrariando o LeoFender?
Bom se foi algo para contrariar o LeoFender é normal que ele chame de merda rsrs.
Interessante muito boa essa historia.
Também tem historias de que o dono da Tonante se encontrava com o CarlosAssale e fala que as Dolphin não iriam dar certo por fazerem guitarras tão sofisticadas e falava que não iria dar certo e etc. algumas guitarras da antiga Dolphin parecem bem rústicas, mas pelo que eu sei todas eram perfeitamente tocáveis, ou seja tinham um bom controle de qualidade, já a Tonante chegava a usar tarraxas de violão nas guitarras.
rsrs acho que estamos mal acostumados com os novos tempos em que quase qualquer um pode ter uma guitarra descente por um preço baixo para aprender a tocar.

HALzheimer
Veterano
# nov/09
· votar


Philipi
Nossa então foi um Shape inicialmente mal feito é isso?

Hehehehe... sim, uma "cagada" e tanto.

É legal detonar a Fender... desmistificar geral. Mas confesso q tenho um fetiche pela marca, embora tenha mil ressalvas aos modelos atuais.

Já dizia um pateta qualquer:
- Fender é Fender!

As CS (NOS ou Relic) são fantásticas... não exatamente as guitarras, mas a concepção, a idéia. O respeito e o culto à tradição, mesmo q movido por outro$ intere$$es tem q ser saudado.

Pega o caso da Peavey, por exemplo... não colocam no catálogo, sequer, uma reissue das maravilhosas T-60 do Johnny Copeland. Uma vergonha!

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


HALzheimer
A história do braço "V Shape", foi numa entrevista do Bill Carson. Antes de vender a Fender prá CBS, Leo já andava doente. Ao tirar uma férias, deixou um funcionário encarregado de fazer o shape final dos braços. Quando voltou, foi examinar os finalizados e... surprêsa... ficou puto quando viu uns 300 com o tal "V shape". Irritadíssimo, perguntou para o Bill Carson, o q eles fariam com aquele lixo. BC respondeu : instale-os nas guitarras e para quem reclamar na garantia, basta fazer a trocar... hehehehe

Eu conheço essa história de outra forma, em 1957 (o ano de introdução do V-Shape) alguns luthiers da Fender tentaram copiar o V-Shape do braço dos Violões Martin pré-guerra, por acharem confortável, e o Leo Fender não gostou disso e achou que aquele shape era um lixo, o resto é todo igual.

Inclusive os grandes usuários de V-Shape, como o Clapton, deram preferência a este tipo de braço, justamente pela semelhança com os braços dos Martin.

Eu já tive uma American Standard de Poplar e a medeira fica muito legal com Stratos, foi a Strato americana com som mais estalado que já tive.


Philipi
Nossa então foi um Shape inicialmente mal feito é isso?

Muito dificilmente, como falei antes, esse shape já existia nos violões Martin.

Ou o cara criou um Shape novo mesmo, assim contrariando o LeoFender?

Ele não criou um Shape, novo só contrariou o Leo Fender ao usar o Shape de outra marca.

Aew o pessoal gostou e pegou fama?

É isso aí, a maioria da fama da Fender vem pelos caras que usaram elas, não por um controle de qualidade excepcional, O Leo Fender criou uma Guitarra para ser muito barata e popular, tanto que uma Strato na época do lançamento custava a paritir de 60 dolares, enquanto uma Les Paul custava a partir de 295 dolares. Ele preferiu usar madeiras faceis de encontrar e que estivessem altamente disponíveis.

O Alder é uma madeira muito usado para fazer moveis e para construção de casas, especialmente populares, e em jardinagem pra fazer arvores em miniaturas, tipo um bonsai. Outra grande aplicação do Alder é na recuperação de solos arrasados por queimadas, como parte do processo de produção de adubo e como fonte de nectar pra criação de abelhas. Outros usos bem comuns são a produção de carvão usado para alimentar caldeiras ou para produzir polvora. E é muito usado para defumação de peixes e carnes também. Até pra produção de tinta para tecido serve.

Um dos motivos do preço do Alder der baixo é que é uma madeira muito usada em reflorestamento, porque cresce rapido, atingindo o ponto de corte em pouco mais de quatro anos. Obvio ela tem seus meritos na produção de instrumentos, pois é uma madeira leve, não muito densa que tem um timbre brilhante e com bom sustain.

O Ash não é muito diferente, é uma das principais madeiras usada para produzir lenha para caldeiras, fornos, fornalhas, lareiras e afins, também bastante usada para produzir carvão. É muito usada como arvore ornamental em ruas e jardins e bastante apreciada como madeira para movelaria porque é muito boa para ser usinada. Também é muito usada na confecção de compensados para uso em interiores e moveis de compensado. E passou a ser usada em instrumentos eletricos, por ter uma sonoridade aguda e muito sustain.

No fim, não tem como existir toda esta coisa de que as Fender antigas eram tão diferentes das atuais, porque no fim elas tem uma construção muito simples, usando madeiras muito baratas. Isso é algo que nem a Fender nem a maioria dos imitadores conseguiu mudar, quem faz stratos melhores mesmo, teve que mudar o projeto, vide as Tom Anderson, Suhr e Pensa, até mesmo o Leo Fender mudou o projeto nas Music Man e G&L.

Philipi
Veterano
# nov/09
· votar


HALzheimer
Bom fetiche pela marca eu admito que até eu tenho pelas Japonesas dos anos 80(Fender's e Squier's dos anos 80), mas também acho que essas MIJ dos anos 80 valem bem o preço.

nichendrix
Pow Show, amei o seu post.
Então é verdade que o Poplar parece com o Alder na sonoridade?

Agora eu penso também algo que talvez eu esteja errado, mas veja só, uma guitarra em 3 peças tem 3 peças de +/- uns 11cm, ou seja acredito que a arvore da qual foi tirada tinha que ter um bom diâmetro para fornecer peças dessa medida, isso tbm aumenta as chances do corte ter sido radial, pois a maior peça que pode ser e fornecida pela arvore vai ser a radial(se eles não dividirem ela em partes), logo a arvore deve ser bem antiga para chegar a esse diâmetro(até porque dizem que o Alder tem um diâmetro bem pequeno), logo quem pega uma madeira tão nobre retirada de uma arvore tão antiga deve dar uma atenção e um trato bem melhor do que uma que foi tirada de uma arvore mais nova, o que me leva a crer que se a guitarra é em menos peças ela tenha uma grande tendência da madeiragem dela ser melhor do que uma em varias peças?
No caso em uma guitarra que é em varias peças deve ocorrer exatamente ao contrario do que supostamente ocorre com as em menos peças?
Para mim parece fazer sentido o que você acha?

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Philipi
Então é verdade que o Poplar parece com o Alder na sonoridade?

Parece um pouco, mas ao mesmo tempo é um timbre mais macio também, mais redondo, não sei descrever com outras palavras, eu acho um timbre mais sofisticado e rico que o do Alder, talvez por isso seja usada pra fazer violas, violinos e violoncelos também.

Rapaz um Alder quando é muito pequeno tem o diametro de 6" na ponta mais fina que dá uns 15cm, o tamanho médio em idade de corte é entre 8 a 24" na ponta mais grossa. Então peças de 11 centimentros são bem simples de se conseguir com arvores a partir de 8 anos.

Vc pode cortar ela com até 3" de diametro se a aplicação for uso pra celulose ou lenha/carvoaria.


ela tenha uma grande tendência da madeiragem dela ser melhor do que uma em varias peças?

Não vejo uma relação direta, a qualidade da medeira não é um produto apenas da idade da arvore, mas principalmente do tempo e qualidade da secagem da madeira.

O motivo pela qual guitarra chinesa é barata, é porque eles usam secagem artificial ao extremo, enquanto a maioria dos fabricantes só usa a secagem artificial de forma limitada, para que não influêncie na qualidade da madeira.

Instrumentos Custom em geral só utilizam secagem natural.

A idade da arvore influência no som, pq dela deriva a densidade da madeira, a formação dos veios, etc.

No caso em uma guitarra que é em varias peças deve ocorrer exatamente ao contrario do que supostamente ocorre com as em menos peças?

Nem tanto, a colagem enrigece a estrutura do corpo, e isso prejudica um pouco a vibração natural da madeira, mas dependendo da forma como foi feita, isso não prejudica o som, muitas vezes até se traduz em um som melhor, vide as construções saduiche, que combinam características de várias madeiras pra criar um timbre único.

Enfim tudo tem vantagens e desvantagens.

Para mim parece fazer sentido o que você acha?

Pra mim não faz muito sentido não.

HALzheimer
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix

Essa da Martin é outra versão q rola... levo + fé no relato do Bill Carson, puro e simples... Mas seja qual for a causa do "equívoco" do empregado, relevante é q LF achou uma merda. Tempos depois, o defeito "agradou" uma pá de guitarristas.

LF tb fazia cagadas... ou pensava em fazer. Chegou a cogitar -seriamente - em descontinuar a fabricação das Teles, pq achava q a Strato era muito superior e ninguém + compraria o modelo antigo.


Philipi
o que me leva a crer que se a guitarra é em menos peças ela tenha uma grande tendência da madeiragem dela ser melhor do que uma em varias peças

Uma leve tendência... e só. Em termos de madeira, nada é muito conclusivo. É o q demonstra os testes cegos para comparação de madeiras referidos pelo Flieger.

Os braços, por exemplo... alguns preferem os tradicionais one piece maple (neck/fingerboard) pois favorecem (mesmo?) clareza e definição... outros preferem em duas peças (neck-maple/fingerboard-rosewood), pois deixam o som mais macio e com + corpo. E por outras razões (estabilidade, por exemplo) braços em várias partes são usadas em guitarras com Floyd, pois aguentam melhor as bruscas variações de tensão.

Philipi
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Ahm bom saber, e também tem que se levar em consideração que deve ter mais de uma espécie de Alder, e algumas podem ser melhores do que outras neh.
Eu tava vendo os caras tem um esquema para aceleração natural das arvore de madeira nobre, eles colocam elas mais próximas uma das outras para elas disputarem pelo Sol(ou algo do tipo), e também outro jeito não tão Natural é um sistema de irrigação que eles tem, assim a arvore não fica dependendo somente da chuva, dizem que a madeira cresce bem mais rápido e ainda fica muito melhor pois não passa por secas(ou coisas do tipo) que prejudicariam na qualidade delas.
Mas então, esse é um assunto muito interessante que vale a pena ser discutido.
Outra coisa que ouvi falar é que quando uma guitarra tem um tampo de alguma madeira esse tampo influencia muito no tipo de som.
Eu imagino que uma Strato em Mogno com tampo em maple deve ficar próximo do Alder, bom não sei, mas e interessante se questionar sobre isso.

HALzheimer
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Então é verdade que o Poplar parece com o Alder na sonoridade?
Parece um pouco, mas ao mesmo tempo é um timbre mais macio também, mais redondo, não sei descrever com outras palavras, eu acho um timbre mais sofisticado e rico que o do Alder, talvez por isso seja usada pra fazer violas, violinos e violoncelos também.


Eu não sabia dessa... muito interessante.

Philipi
Veterano
# nov/09
· votar


HALzheimer
Interessante essa das Teles e dos braços em varias partes para guitarras com Floyd !!!
Bom saber!!!

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


HALzheimer
Sinceramente, besta é quem leva o Leo Fender a sério, ele não sabia a diferença de um dó pra um ré. No livro de 40 anos da Strato fala que os V-Shape surgiram justamente pq alguns luthiers pensaram em usar o shape dos antigos Martin.

SObre braços, quanto maior o numero de peças feitas com veios dispostos em direções perpendiculares, mais forte é o braço, e braços de Maple não são apenas One Piece, boa parte das Fender vem com Braço de mais de uma peça de maple, as American Deluxe por exemplo vem com braços de 3 peças de maple e a escala de maple é colada e não feita em sistema one piece.

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix


Sinceramente, besta é quem leva o Leo Fender a sério, ele não sabia a diferença de um dó pra um ré.

Observando o legado que o Leo Fender deixou, parece que não saber a diferença entre um dó e um ré não fez a menor diferença....
e isso não é eu que estou dizendo...é a história..

a proposito...segundo seus critérios, acabo de descobrir que sou besta...

Raizen
Veterano
# nov/09
· votar


Bom, minha Fender American Standard que eu paguei 2000 reais em 2001 e hoje custa 6500 reais vai muito bem, obrigado.

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


HALzheimer

É legal detonar a Fender... desmistificar geral. Mas confesso q tenho um fetiche pela marca, embora tenha mil ressalvas aos modelos atuais.

quando alguem começa uma frase dizendo "é legal detonar alguem, desmistificar geral".. o que vier depois, com certeza, carecerá de credibilidade...mas, enfim, só por curiosidde.....Não precisa nem apontar as mil, mas diz aí umas dez ressalvas q já tá bom...fiquei curioso...

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
Observando o legado que o Leo Fender deixou, parece que não saber a diferença entre um dó e um ré não fez a menor diferença...

Cara, na boa ele construiu bons instrumentos, mas nunca tocou, vc não precisa saber tocar pra construir instrumentos de qualidade, luthieria é acima de tudo um trabalho de machetaria e não de musica.

Agora pelas próprias afirmações dele ao longo da carreira, você que muitas das coisas que ele fez não agradaram tanto aos musicos. Por exemplo, ele achava que a Strato e a Tele não eram boas guitarras, pra ele os melhores modelos que ele criou foram as Mustang, Jazzmaster e Jaguar. Modelos que nunca cairam na preferência da maioria dos musicos.

Ele não achava o V-Shape um bom shape, no entanto caiu no gosto popular, e como essas vão várias e várias coisas que ele fez que pensou que não eram boas, mas que agradaram a maioria dos musicos. E grande parte do motivo de haver essa discrepância entre o que ele achava e o que os musicos achavam é o fato de que ele não tocava.

a proposito...segundo seus critérios, acabo de descobrir que sou besta...

Eu acho que você está levando as coisas muito a ferro e fogo, já que eu só quis dizer que não se pode levar muito a ferro e fogo as palavras do Leo Fender, por embora um grande invetor, não era musico, portanto não poderia saber 100% o que agrada ou não um musico, mesmo que tenha acertado mais que errado em sua vida.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Fender é animal. (ponto final, fato, sem discussões, quem não tem... procure ter, quem não conhece... procure conhecer, quem não gosta.. dane-se, só não vem falar mal)

Ass. Hendrix, Clapton, Knopfler, Gilmour, 190329032 de outros guitarristas...

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

beleza...mas mesmo não sabendo a diferença do dó para o ré, e ter cometido ao longo da história alguns equivocos, até porque não foi músico, o Leo Fender entrou para a história da humanidade não foi por seus erros, mas pelos seus acertos..... o cara deu o pontapé para mudar o mundo..hehehehehe...porra, como não levar um cara desses a sério?


quanto ao Eu acho que você está levando as coisas muito a ferro e fogo
foi só uma brincadeira com a sua afirmação.. é que às vezes esqueço de colocar aquele maldito "hehehehe" no final.....hehehehe
um abraço aí, enciclopédia de 1,90m.....

HALzheimer
Veterano
# nov/09
· votar


Philipi
Interessante essa das Teles e dos braços em varias partes para guitarras com Floyd !!!
Bom saber!!!


Sobre as Teles, isso tá no livro do Tom Wheeler q eu referi antes. Se é verdade? Tanto faz...

Sobre as os braços em várias partes, faz sentido, vide as Ibanez Prestige, por exemplo, típica guitarra de alavancadores... heheheh. Neste caso, as madeiras do braço ficam sujeitas à variações de tensão (alavancadas up and down) e tendem a "trabalhar" com o tempo, o q é indesejável e nem sempre compensado por regulagens do tensor. O braço em várias partes "tende" a ser + estável, tb em razão dos diferentes modos q cada parte reage às variações de tensão... uma espécie de compensação entre as partes, fortalecendo o conjunto. É por aí...


nichendrix

Essa do livro dos 40 anos da Fender deve ser cascata do LF, glamourizando a origem do V Shape.

E, é claro, nem todos são one piece... mas as minhas são e eu prefiro assim. Não por qualquer diferença prática ou teórica sobre as características sonoras... Só por birra, mesmo. Se não é one piece, prefiro as com espelho rosewood ou outra madeira. Questão de gosto pessoal, só.

rsf
quando alguem começa uma frase dizendo "é legal detonar alguem, desmistificar geral".. o que vier depois, com certeza, carecerá de credibilidade...mas, enfim, só por curiosidde.....Não precisa nem apontar as mil, mas diz aí umas dez ressalvas q já tá bom...fiquei curioso...

O q veio depois do "desmistificar geral" q carece de credibilidade?

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
quando alguem começa uma frase dizendo "é legal detonar alguem, desmistificar geral".. o que vier depois, com certeza, carecerá de credibilidade...mas, enfim, só por curiosidde

É complicado, como disse o Les Paul na ultima entrevista dele, criou-se uma mistica em cima de instrumentos antigos ou usados por gente famosa que faz com que eles pareçam instrumentos magicos, quando na verdade são apenas instrumentos, e ele inclusive afirma que hoje em dia tem tantos instrumentos bons quanto antigamente, alguns bem melhores.

Como eu disse, a Fender fabrica instrumentos ótimos, mas muito simples, e não tem grandes complicações construtivas nem grandes sofisticações técnicas, portanto qualquer projeto fiel ao original Fender vai dar um resultado semelhante. Agora semelhante está longe de ser igual, portanto eu acho que muito da fama de boa guitarra da Fender é muito merecida, mas também não faz mágica.

Agora se tem gente que quer é detonar, é problema de quem quer detonar, eu ainda quero mais umas 3 ou 4 Fenders aqui em casa.

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf
porra, como não levar um cara desses a sério...

EU não disse não necessariamente levar, mas no fim, não dá pra levar tudo a sério.

HALzheimer
Essa do livro dos 40 anos da Fender deve ser cascata do LF, glamourizando a origem do V Shape.

Rapaz acho que não, até porque ele estava morto em 1994 ano dos 40 anos da Strato, outra é que o livro não foi encomendado pela Fender, e já estava sendo feito quando a Fender decidiu patrocinar o livro, já na gestão do Bill Mendello. Na verdade se não me engano existe um documentário baseado no livro também.

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

EU não disse não necessariamente levar, mas no fim, não dá pra levar tudo a sério.

verdade, mas vc concorda comigo que também não dá para "desmerecer" tudo..hehehehe

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf
verdade, mas vc concorda comigo que também não dá para "desmerecer" tudo..hehehehe

Com certeza, o cara fez grandes invenções e sabia o que estava fazendo, tanto que se você procurar tocar nos modelos feitos por ele em uma ordem mais ou menos cronológica, você vai ver que eles sempre tem melhorias em relação aos anteriores.

Embora não tenha sido musico e muitas vezes tenha errado ao tentar prever como eles se relacionariam com os intrumentos, ele sabia muito bem o que fazia.

No fim nem Einstein acerto 100% da teoria da relatividade, porque o Leo Fender tinha que ser absoluto??

E o legado tanto de um quanto de outro você vê todos os dias, o do Leo Fender nos permitiu apreciar Hendrix, Clapton, Knopfler, SRV, George Harrison, Rory Gallagher, etc. Como desconsiderar tudo isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para os Fender maníacos e fanáticos!