Por que a gurizada nova são fanáticos por técnic. e veloc. e não conseguem construir um bom timbre?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# jan/11


Então rapaziada,

não estou criticando ninguém, mas já ouvi alguma molecada ae dizer que o Santana é tosco! Que o Jeff Beck é resto!

Sendo que pra mim, esses são grandes magos de timbres e não velocistas!

Vejo alguns novinhos (não estou falando na idade, mas sim novos no aprendizado!) tocando na velocidade da luz sem uma frase bem composta sequer! O timbre parece grito de rato! E acham que estão abafando e tal!

Com velocidade as frases ficam bonitas também, desde que bem compostas!
Mas pelo amor... componham música que não pareçam um exercício de 5 min. que ae não aguentamos!

Ouçam de tudo, apurem o ouvido antes da técnica! Blues, jazz e rock tradicional!
Atijam o status de auditores dos grandes para descobrir suas características e segredos!
Tirem o máximo do amp, do pedal, da sua cabeça!
Descubra o som, destrua-o e reinvente de novo!
Teste!
Fuce!
Pense!
Crie característica para seu som! Não seja um robo guitarrista!

Pelo bom gosto, pelo bem da música, e pelo futuro da guitarra consciente!

Valeu! Mandem os comentários ae! Não me crucifiquem, só quero ajudar!

Doggy
Veterano
# jan/11 · Editado por: Doggy
· votar


Eu gosto de coisa nova, diferente.

Uma vez eu curtia Blues, Hard-Rock e essas coisas...

Mas enjoei das mesmisses da pentatonica.

Hoje ouço muito Jeff Loomis, Marty Friedman, Jason Becker...
Os caras tem o mesmo estilo, mas nenhum se parece com o outro! Diferente de Blueseiros "feelentos", que soam todos iguais pra mim.


E sobre a questão timbre:

Pro pessoal que tá começando, geralmente é isso: Drive no máximo, médio no mínimo e fim.



E por favor, não insinuando que você falou isso, mas saiba reconhecer que tocar rápido não é demérito.

Abç!

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Concordo!

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


acho que tocar rapido nao é ruin de forma alguma , porem acho que grande parte dos novos guitarristas tem se escondido atraz disso e tira parte da melodica da musica , eu sempre concentri meus estudos em ter tecnica mas ter o melhor som possivel

e cheguei a conclusao que tecnica é muito bom acompanhado de um bom timbre um bom fraseado e conhecimento musical para uma composiçao

e acho que com todos os itens acima a velocidade pode ser desprezada ja que na minha opmiao é so mais um fator na musica que tem que ser bem usado , e NAO REGRA

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Adendo: Acho que hoje os setups dos equipamentos são muito genéricos...

Hoje em dia, a vontade de muita gente é EMG + ENGL Powerball, ou EMG + -inserir qualquer amp valvestate-.

Não falando que é um timbre ruim, mas no fim, dá tudo na mesma...

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


Doggy
E por favor, não insinuando que você falou isso, mas saiba reconhecer que tocar rápido não é demérito.

Perfeito! Aqui no cifraclub, tenho visto muito frases do tipo, e inclusive alguns que acham que pra ser um degrau acima no nível guitarrístico tem que desprezar shred e só saber de Pink Floyd.

AInda bem que é só aqui mesmo...

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
isso foi uma indireta pq meu nick é um album do floyd?

voce ta brincando né , pq embora goste do floyd escuto muito malmsteen , steve vai , joe satriani , que nao sao devagar ,
como tbm escuto hendrix , page , jack white , bb king buddy guy
clapton

entao oque eu disse foi baseado en tudo que escuto e da proxima vez que for falar de alguem no topico por favor use o nome nao entre linhas Agradeço

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11 · Editado por: Daniel Orp.
· votar


Tenho 14 anos e minhas influências não são Malmsteen, Steve Vai e outros fritadores, apesar de saber que caras como esse tocam muito, mas não faz meu estilo. Estou mais pra influências de John Mayer, David Gilmour, Hendrix, Stevie Wonder (sim, apesar de não ser guitarrista er)
Fritação para mim fica em segundo plano, não é para ser diferente e nada assim, mas simplesmente não gosto.
Respeito quem gosta de alavancadas de deixar as cordas frouxas, two-hands na velocidade da luz, mas eu não me importo com isso.
 
Mas também acho que tem muito preconceito com gente dessa idade, não é porque eu tenho 14 anos que eu gosto de Marshall, Les Paul e Slash.

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
Esse é o único fórum em que vejo nego sendo crucificado por não gostar de Gilmour! rs

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


TheDivisionFloyd
Claro que não! Jamais cara, e inclusive nem vi seu post.
Eu sou louco por Pink Floyd, escutei TODA a discografia umas mil vezes.
Não me entenda mal, por favor!

EDIT:
Até porque, lendo seu post agora, concordo plenamente com ele. Você nem de longe se encaixa no perfil que eu falei.

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Galera...

Olha só...

Acho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal mesmo, bacaninha. xiiiiiiiiiiiiiiqui tocar rápido, naum tem nada de mau nisso, o tópico só está reparando que isso naum é tudo, e que o timbre está ficando pra trás! Grandes velocistas, são feras e tem bons timbrres. Vide Yngwyw Malmsteen, Van Hallen, Vai, Satriani, etc!

São monstros da velocidade e de bons timbres! O tópico visa ajudar galera que tá começando!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Por que a gurizada nova são fanáticos por técnic. e veloc. e não conseguem construir um bom timbre?

Porque a gurizada é nova, e tem muito ainda o que aprender, quanto mais você fica maduro suas opinões mudam.


Eu sou da turma do Blues, prefiro mais o feelling do que a fritação.

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11 · Editado por: TheDivisionFloyd
· votar


EDITADO

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


vou pegar meus óculos porque a discussão vai ser longa...

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


TheDivisionFloyd
Cara, não to entendendo. Eu não falei NADA a seu respeito, NADA! E já disse, concordo com seu post. Por que tá falando essas coisas?

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Geralmente quem quer fritar e não sabe é pq tá começando, e quem tá começando não tem noção de timbre, rs...

Não me recordo de nenhum shredder bom de verdade com um timbre ruim...

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
tranquilo tive a impressao errada entao

eu defendo que a gurizada que começa te um meio na hora de escolher suas influencia para nao se limitar a soo fritar ou so ser melodico e tire o melhor som possivel

e sobre timbre concordo que falta um pouco de cuidado ultimamente com isso

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


TheDivisionFloyd
Perfeito! =)

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
o cara foi mau ae , é que eu tava lendo uma outra coisa dai demorei pra posta , mas ta tudo certo cara

daniel_guitar
Veterano
# jan/11
· votar


TheDivisionFloyd
e cheguei a conclusao que tecnica é muito bom acompanhado de um bom timbre um bom fraseado e conhecimento musical para uma composiçao

concordo completamente

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Sem querer desvirtuar, mas já desvirtuando:

Porquê fui negativado? Por falar que blueseiros soam todos iguais pra mim?

Lamentável essa atitude de alguns membros.

(deveria ter algum modo de ver os "pontos" dos seus posts, sem precisar ser positivado pra saber se foi negativado...)

JC_Junior
Veterano
# jan/11
· votar


Cara eu até escuto Satriani e Vai apesar de não ser o meu estilo de tocar, escuto mais mesmo para manter a mente abertar e sempre tem algo pra se aproveitar mesmo não gostando do estilo.

Agora uma coisa que eu não gosto é que quase todos os guitarristas nessa linha "Shredder" possuem o mesmo timbre com pouca variação entre eles, é sempre aquele timbre chato e enjoativo de superstrato + amp hi-gain.

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


JC_Junior

Já ouviu The Ninja do Cacophony? Shredzinho clean, talvez você goste!

E sobre as superstratos, são mais usadas pelo conforto mesmo...

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Bons comentários acima.

Eu penso o seguinte sobre toda essa conversa de ''fritação''.

Às vezes, eu não entendo o que o cara está querendo dizer, quando chama alguém de ''fritador''. Seria aquele cara que só toca rápido o tempo inteiro ou aquele que une muito bem a melodia com uma velocidade muito rápida? Eu consideraria a segunda. E, sobre esse aspecto, eu diria que a velocidade É, SIM, necessária. As vezes, eu me canso de ouvir Blues porque muita coisa fica sempre no mesmo ritmo... notas bem vagarosas com 3~4 segundos de bend ou vibrato. Também me canso de ouvir só velocidade.

Eu acho que o bom músico é o músico versátil. Sabe mesclar a melodia com a velocidade, no momento certo da música. Faz tudo isso de uma maneira impactante, que tira a música daquela mesmice e a torna muito rica. Na guitarra, temos esses exemplos perfeito em: Paul Gilbert, Satriani, Edu Ardanuy, Juninho Afram, Buckethead e, É CLARO, Jason Becker (o melhor guitarrista Neo-Clássico, na minha opinião).

Na música erudita, temos MUITOS fritadores: Mozart, Chopin, Paganini, Bach, Vivaldi e muitos outros, que eu não vou ficar citando uma lista enorme de nomes. Todos esses eram ''fritadores'' e produziram as músicas mais belas e ricas de todos os tempos.

Mas a escalada do guitarrista é bem assim: no início, ele pensa que só velocidade é que é o importante. Mais tarde, pensa que ''slow hands'' e bends intermináveis é que são o cool e, então, despreza os ''fritadores''. E, no final, ele vê que a musicalidade, riqueza e versatilidade está na união dos dois mundos em seus sútis detalhes.


Certo, acho que NINGUÉM vai ler o que eu escrevi, de tão grande que ficou. Mas tudo que eu penso, dentro da composição no mundo musical, está aí.

Abraços

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Na música erudita, temos MUITOS fritadores: Mozart, Chopin, Paganini, Bach, Vivaldi e muitos outros, que eu não vou ficar citando uma lista enorme de nomes. Todos esses eram ''fritadores'' e produziram as músicas mais belas e ricas de todos os tempos.


+1 por esse parágrafo!

makumbator
Moderador
# jan/11 · Editado por: makumbator
· votar


Leomju

Até concordo com boa parte da discussão até aqui, mas tenho uma opinião um pouco diferente da maioria.

Eu sou acostumado com música erudita desde muito cedo(até por tocar o contrabaixo acústico em orquestra e recitais), e dentro desse universo tal divisão entre música "com muitas notas rápidas" e as "mais lentas e com poucas notas" simplesmente não faz sentido.

Para um músico erudito é importante desenvolver TANTO a agilidade e destreza de frases rápidas QUANTO um bom cantabile e leveza de uma frase com poucas notas. Não há motivo para se fixar em apenas uma vertente, pois nesse universo há sempre as duas coisas coexistindo. Um instrumentista que se recusar a estudar uma das vertentes não poderá tocar boa parte do repertório de primeira linha de seu instrumento.

Por exemplo, peguem um compositor "padrão" como J.S. Bach. Nas suas obras há tanto linhas melódicas leves e cantáveis(que aqui no FCC identificariam como música com feeling) quanto "pirotecnias" intrincadas e tecnicamente desafiadoras(muito mais que boa parte do repertório "shred" de guitarra).

Não vou nem citar compositores mais recentes, pois no romatismo(por exemplo) isso foi levado ainda mais a fundo.

O motivo disso tudo é que os grandes artistas procuram explorar toda a variedade sonora, e ela está tanto no "lento" quanto no "rápido".

Para mim uma discussão que busca separar as duas coisas não faz muito sentido em termos puramente musicais. Pois definitivamente uma coisa não exclui a outra. Um instrumentista completo tem que desenvolver ambas, pois são ferramentas necessárias para se expressar diferentes efeitos musicais. É nisso que acredito e pratico

EDIT:

Vinícius Iron

Estava escrevendo antes de ver seu post, e assino embaixo do que vc postou. A minha opinião é muito próxima da sua nesse ponto.

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


Vinícius Iron
eu li seu post haha

cara concordo plenamente

so nao entendi essa parte de dize que vivaldi é fritador e bach , eu escuto musica erudita bastante , acho que nossos padroes de fritador sao diferentes hahaha , acho que com uma orquestra e varios intrumentos diferentes fazendo determinados arranjos diferentes da um efeito de fritaçao mas nao considero a mesma , posso estar enganado , embora acho todos que voce citou grandes musicos com algumas excessoes que sao genios

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


TheDivisionFloyd

Pode ser que Bach não seja... Mas Paganini é praticamente o primeiro Shredder, hehehe


abç!

makumbator
Moderador
# jan/11 · Editado por: makumbator
· votar


TheDivisionFloyd

Qualquer concerto para um instrumento solista(por exemplo, concerto para violino orquestra, piano e orquestra, flauta e cordas, etc...) tem partes altamente "fritadas" para o solista. Ao mesmo tempo em que na mesma peça há trecho melódicos e lentos. A variedade de climas e expressões comandam a grande arte.

J.S. Bach e Mozart por exemplo, eram exímios virtuoses(Bach no violino, cravo, órgão e viola da gamba e Mozart no piano e violino). Mas isso não os afastou da produção verdadeiramente artística, que abraça tanto trechos intrincados quanto melódicos.

Um dos maiores virtuosos da história foi Franz Liszt (pianista e compositor), mas também sabia fazer cantar seu instrumento, e não produzia apenas música "rápida".

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Doggy
+1 em cada post seu pra parar de chorar.

Mas está certo em partes, muitos blues são quase iguais.

makumbator
Falou tudo!


Eu acho que se pode se passar sentimento numa fritação, como se pode não passar sentimento nenhum num blues igual a muitos outros existentes por aí. O que vale é a idéia que você quer colocar na música, e para isso pode se usar tanto a velocidade como notas mais melódicas. Acho que ambos devem ser usados juntos se forem necessários, isso para passarem o todo o sentimento que a música deve ter.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que a gurizada nova são fanáticos por técnic. e veloc. e não conseguem construir um bom timbre?