Minha Opnião ~ Timbre x Pegada ~ Resposta MauricioBahia

Autor Mensagem
Soul Wyx
Veterano
# ago/09


MauricioBahia
Ainda não tem nenhum tópico específico. Crie um, já expondo minha opinião e respondendo à sua opinião.
Vou começar falando sobre a dinâmica:
Acho que dinâmica é a pegada, palhetada forte/fraca, continua, definião na palhetada. Acho que tudo entra dentro da dinâmica da sua pegada. E se tem uma coisa que a pedaleira não consegue reproduzir, é essa dinâmica perfeitamente. Acho que um pedal que tenha dinâmica é essencial para que se tenha um bom "timbre".
Chorus, flanger, phaser, delay, e outros nessa mesma classe, eu acho que são Extras, e que não vai fazer "diferença" no timbre final.
Pedal/amp com qualidade, ao meu ver: Boa Dinâmica, Boa definição, Boa equalização. Assim ele vai reproduzir fielmente a sua pegada. Acho que conseguimos um bom timbre sem precisar de equipamentos top, mas uma guitarra de 150 reais, com uma pedaleira de 100reais, num cubo multiuso de 10W com alto falante de 6', é inviável ter um bom timbre, não terá definição, muito menos dinâmica, não conseguirá mostrar o seu som e nem sua pegada. Um bom amp, uma boa guitarra, é o suficiente para ter Definição e Dinâmica. é suficiente para um bom timbre. Um bom amp: CondorGX35R, Definido limpo e claro e uma boa guitarra: Shelter SST62/57, Definida e Limpa com boa construção.
Captadores: os que estão na minha VivaGoldII (Fábrica), são muito definidos. O da ponte quente, e o do braço definido. Acho que no timbre final ele será só "Extra".

Agora, depois de mostrar as minhas opiniões sobre assuntos vagos, vou fazer a conclusão:

Um timbre, bom, vem certamente dos pedais, amplificadores, e guitarra. Mas por melhor que seja o seu equipamento, ter um timbre bom não é ter uma música boa, nem ter uma boa sonoridade com a guitarra. E a música e sonoridade só pode vir de uma pessoa: DO GUITARRISTA.
A diferença da distorção de um JCM 2000 para um pedal Boss DS-1.
O DS-1 é bem mais abelhudo, o JCM mais na dele. O JCM tem mais peso.
Sim, isso vai mudar o timbre final. Mas, será uma distorção COMO QUALQUER OUTRA. Pode ser que uma seja mais recomenda para tal estilo, mas o que fará a distorção soar, será o guitarrista. A do JCM2000 pode ser mais agradável aos ouvidos, mas o guitarrista que vai fazer o som dela. E pode ser que o guitarrista do DS-1, toque mais "Bonito" que o do JCM, ou não. E o que vai fazer com que as pessoas gostem do seu som: Não é se a distorção produz som com Harmônicos pares ou ímpares. E sim se ela é audível. E ela tornará audível , apenas se o guitarrista souber tocar.

Então o breve resumo:
Sim, o equipamento influi e muito no timbre, mas a única pessoa que pode fazer o equipamento soar adequado será o guitarrista. Não adianta ter 100Pedais/Racks/Amps/Guitarrs, você não vai tocar melhor por ter isso.
Vai chegar um guitarrista, plugar um JackHammer em um CondorGX35R usando uma VivaGoldII e vai fazer você repensar sobre esses 30.000Reais em equipamento. [/Brincadeiras à parte.


[/Edit caso algo saia errado

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
Eu crei um tópico exatamente sobre isso a pouco tempo atras então você não usou a busca :P.

Eu concordo com você, também acho que a pegada é fundamental, que o som não vem só dos equipamentos mais sim da pegada do guitarrista também.

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
Nossa, acho que até postei no seu tópico.
Mas bem, agora já criei.


MAIDENMANIACO2009
Esse tópico é para você também, na sua busca Irracional, atrás do timbre dos tios maiden. Aliás, você sabe o que é terça?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


Eu nào poderia concordar mais! perfeito.

Konrad
Veterano
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar


Rapaz, sou membro desde dezembro, acho, e já vi esse assunto ser discutido exaustivamente, já está mais do que estabelecido que a a "pegada", é fundamental.... mas a discussão sempre descamba para lados nem sempre amigáveis.... espero que não seja o caso desta vez.

O pessoal sempre tende a levar aos extremos. tipo "ah, mas pegada nenhuma faz uma tonante soar legal em um Warm Music", ou "um Bassman e uma Fender Strato nas mãos de um m.... não seria nada"... etc.... Vamos ver....

edalko
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx

Fala fio, necessitava vc abrir um tópico para responder ao Mauricio Bahia???? não poderia ter postado num outro topico ja aberto sobre o assunto???

Além disso, o tema já está cheirando naftalina de tão velho... discussão que, mesmo ultrapassada, pessoal insistem em "ressuscitar".

A pegada creio que seja a personalidade que o cara impõe ao timbre, mas tem todo um contexto que deve ser analisado.

Vc até pode identificar que é o Santana tocando, dada a linha melodica e padrões que ele usa, mas achar que ele vai tirar seu lindo timbre de uma golden plugada num frahm é acreditar no coelhinho da páscoa.

Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/09
· votar


Pegada é tudo.

Pegada é 90% do timbre na minha opinião.

Quando vc começou a estudar guitarra, aquele timbre ridículo, aí ia seu professor tocar na mesma guitarra, no SEU timbre e ficava muito louco o som, e com vc iniciante uma porcaria... Já aconteceu isso cmg.

Hoje eu entendo o porque..

Vejo guitarristas iniciantes fazendo solos, totalmente sem vida as notas, sem brilho e mais um pouco. A mão deles e maturidade na guitarra ainda não atingiram um patamar suficiente pras notas irem ganhando vida.

Nada como um ótimo vibrato e bends afinadíssimos pra completar a pegada que não é só tocar com força na palheta, é desde quando vc tira a guitarra do case.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Soul Wyx

Poxa um tópico com meu nome no título, que honra! Stick, stick:-))

Eu concordo plenamente contigo tanto que sempre digo que o problema do meu set sou eu!

Achei o seu tópico importante pq é outro depoimento pra galera pensar um pouco antes de sair comprando captadores caríssimos, pedais de marca ou mesmo amps valvulados. A não ser que a pessoa tenha dinheiro dobrando. Aí tudo bem...

O que tenho tentado "pregar" aqui no FCC é a mística de que o "melhor" existe.

Quando eu era moleque eu queria uma uma Fender, é lógico, mas era caro demais então ganhei uma Tonante verde, linda (eu achava hehe) do meu pai. Como não tocava nada, foi perfeito pra mim. Depois que comecei a tocar, conhecer outros guitarristas e experimentar outros equipos acabei trocando a Tonante por uma Snake! Me dei bem. Mais tarde acabei vendendo essa Snake pra angaria fundo pra comprar um Strato Hondo (indicada pelo meu primo, que é música) por U$500,00 e que tenho até hoje. A minha referência era que o guitarrista do RPM tinha uma e se ele tinha uma deveria ser boa) Esse processo de trocas foi de 1986 a 1988. Meu amp era um valvuldo que nem lembro a marca, emprestado pelo meu primo por um bom tempo. Alías eu nem tinha noção de valulado. Aquilo era um só um amp e pronto. Ele me emprestou também um Rockman que era um pedal pra prender na cintura que tinha overdrive e chorus eu acho. Fuquei uns 2 anos assim até que parei de tocar.

Hibernei por 18 anos e acordei no FCC! hehe Acordei pirado com tanta coisa acontecendo e um montão de guitarras, equipos e informações privilegiadas! Resolvi comprar um amp!!! hehehe

Há tanta coisa rolando e tanta informação que acho que é muuuito mais fácil ter equipos hoje em dia e por isso a gente acaba esquecendo da guitarrista, de nós mesmos e perdendo tempo mais com sonhos do que realidade, gastando a grana (as vezes que não tem) pra comprar algo supra sumo!

Só pra registrar, essa coisa de "o melhor pedal" a "melhor guitarra" não existe. O que existe é usar e experimentar e "sentir" que aquela guitarra/equipo é o "melhor" pra ele e isso é tá no meio musica e tem contato com equipos variados. Pra mim, mero "tocador" de fim de semana, o que resta são as opiniões de quem conhece, com o Bertola e outros caras que estão em contato diário com isso aí.

Pra fechar, acho que o FCC é uma ótima fonte de consulta pra te dar um "luz" o resto depende exclusivamente de meter a mão na massa, ir numa loja e testar os equipo, assistir vídeos do Youtube, etc. Ou seja, se virar pra tentar conhecer, pelo menos de longe o que "acha" que é bom pra você, que faz parte do equipo! Aliás, estudar é "O" upgrade... :-)

Abs!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
MauricioBahia
Parabéns aos dois!
Apenas quero acrescentar que existem sim equipamentos melhores que os outros, mas o fundamental SEMPRE SERÁ O MÚSICO.
Abçs

Guynho
Veterano
# ago/09
· votar


Eu sempre tive isso em mente...

Eu já vi guitarrista água de pedra, com uma Eagle e uma 505, e já vi nego com Ibanez e GT-10 tocando musiquinha de celular...

Eu tenho uma banda, e talz, faço bases, e alguns solos. Eu sou um, que não consigo diferenciar as nuances de timbre, diferenças entre um laney e um marshall hibridos, por exemplo. Portanto, eu não to desesperado querendo o melhor, pq eu nem ao menos consigo reconhecer ainda o melhor. Mas tipo, eu sei que o pedal de chorus do meu amigo é melhor que a simulação de Chorus da minha ME-20. Mas mesmo assim...

Só que tem um amigo meu, que é musico, que uma vez me disse: "Não tem timbre que salve uma musica ruim"

Eu tb acho que o importante é o musico. É como qualquer outra coisa. Se o cara quer ser médico, vai ter que investir grana em livros, horas em estudo, e tempo pra ganhar experiência, até ir atingindo a excelência. Assim é com a Musica. Aliás, assim é com tudo na vida, até com fazer sexo...=D

Abraço!

Soul Wyx
Veterano
# ago/09 · Editado por: Soul Wyx
· votar


MauricioBahia
Mauricio Luiz Bertola
Pelo menos acharam válido o tópico.
;D

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhh... uma experiência bacana. Há uns 10 dias atrás, fui no Bertola pra ele regular minha Telecaster e acabei comprando um baixo! uhahua.

Sempre quis ter uma baixo pra gravar umas músicas que tenho.

Bom, lá no atelier do Bertola que é uma "baixaria" da porra, heheh, pois são muitos baixos; até pq ele é baixista! O GAS foi forte. Aí eu fui perguntando o preço de cada um e experimentando todos. Hhahahaha. Eu não entendo nada de baixo, nunca fiquei mais de 2 minuto com um na mão. Chequei a conclusão que queria o mais leve e barato da tropa, até pq achei a pegada bacana e som agradável pra mim do baratinho. Viva, comprei e estou com ele aqui feliz da vida. Vou trocar os knobs e o escudo pra ficar mais maneiro. huhu!! Coloque cordas NIG, que foi o mais barato que encontrei. \o/ Pra mim, que não toco nada esse baixo é o melhor que há! BBB (bom, bonito e barato).

Ahhh... o amp. Pra que amp se vou tocar em linha no meu micro.

Abs

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
putz,,uma vez eu fui regular minha guita, e acabei comprando 3 pedais...to pagando até hoje.

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
O maior intuito é ajudar os novatos ae:
Não sair comprando tudo pela frente.
O maidenmaniaco, sabe todo o set do maiden la, mas acho que ele nem deve saber a famosa terça.


Hoje, estamos eu, minha VGII e meu CondorGx. Só, e to tirando um Drivezão, meio que AC/DC e Lez Zeppelin. A minha pedaleira eu passei. Agora com o dinheiro vou pegar um jack hammer, eu testei ele e foi o drive mais gostoso que eu já ouvi.
;D

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208452/

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
É, eu vi la quando fucei seu perfil.
;D
Mas, já fiz. Agora vamos ver se sai algo bom daqui.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
De falar em timbre e pegada eu to com uma Epiphone LP Standard aqui em casa, logo logo eu posto um review :).

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
;D
Eu to feliz com a minha. Amanha vou comprar quentinha e blindar, porque ela ta sofrendo muito interferência.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
hehe também to feliz com minha Schecter \o que infelizmente estourou uma corda ontem!

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Hibernei por 18 anos

O que houve? 18 anos é muito tempo....

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
Falando em Floyd, eu travei minha floyd.
Fico bem legal, ela não desafina nem querendo.
To meio rock n roll agora, quero só um pedal de dist pra ficar feliz.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
Mas já que você travou não pode usar né? Ai não vai desafinar mesmo.
A minha eu nem travei pois uso bastante e desafina muito pouco mesmo depois de muito tempo pisando em cima dela e levantando ela pela alavanca.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
haha, quanto mais eu judio da minha, menos ela desafina... acho engraçado nego que compra floyd pra da alavancada de moça! é pra viajar mesmo...

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


concordo com o que foi dito, acrescentaria um outro fator que, por incrível que pareça, muitos ignoram mas é, imho, 50% do timbre: tocar ALTO ! amps e pedais de guitarra foram projetados para tocar em volumes altos. só dá para saber realmente o som deles quando se abre o volume. Esse é o motivo principal pelo qual guitarristas "de apartamento" têm timbre ruim e estão sempre trocando o gear com poucos resultados... isso vale até mesmo para simuladores

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Curly
Exatamente!!!

Esse é o motivo principal pelo qual guitarristas "de apartamento" têm timbre ruim e estão sempre trocando o gear com poucos resultados... isso vale até mesmo para simuladores


Cara eu não estou nem ai, eu toco alto o suficiente aqui no meu AP mesmo, e nunca ninguém reclamou, mas também respeito o volume de noite com os vizinhos.
Quando eu morava em outro AP eu morava no 13 andar (décimo terceiro andar) e lá debaixo do terreo dava para escutar eu tocar :P.
Mas também, sempre dei sorte com vizinhos, graças a Deus.

Fora que tocar em volume baixo também nem da aquele "tesão" de tocar, se for pra tocar baixo prefiro nem tocar.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Curly: 50% do timbre: tocar ALTO !

Bem lembrado! É uma diferença grotesca quando toco baixinho, no quarto e alto com a banda. Nossa, sem comparação. A dinâmica então... hehe nem se fala. E olha que meu amp é transistorizado. Imagino um "varvulado"!

GuitarHome: e for pra tocar baixo prefiro nem tocar.

Eu acho muito pior tocar baixo. Aliás eu gosto de som alto pra cacete!! hehe Mas eu toco até com a guitarra desplugada, vendo TV, no banheiro! É uma festa!

Abs

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Então você toca no banheiro?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


brunoliam: O que houve? 18 anos é muito tempo....

Cara, fui morar fora e acabei trabalhando com outra coisa. É vida... Mas só a guitarra ficou parada. O violão foi, é, e sempre será meu fiel companheiro!

Abs

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


pois é... apesar de ser frustrante, acho que o respeito aos vizinhos vem em 1o lugar, afinal, quem trabalha o dia inteiro tem o direito de chegar em casa e descansar... infelizmente, não tenho uma solução 100% para esse problema...

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
haha.. entao voce é outro viciado em guitarra, eu toxo vendo tv, lendo, estudando,usando pc...só ainda n toco cagando por questões sanitarias..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha Opnião ~ Timbre x Pegada ~ Resposta MauricioBahia