Direito de resposta e opinião sobre a influencia da madeira no timbre.

    Autor Mensagem
    joris_141
    Veterano
    # nov/11


    Continuo não aceitando a proposta de que uma madeira vá influenciar no timbre de uma GUITARRA, no caso do VIOLÃO eu concordo, que até a cor dele pode influenciar, mas que numa GUITARRA o tipo de madeira influenciar? Puro mito de macaco velho... Já fiz varios testes... Não tem como! É como se fosse um computador, a carcaça dele não vai influenciar no chipset e no processador. Como se fosse o captador e a parte metalica da guitarra que interfere no som final... A final, tenho certeza que havera muita polemica aqui, porem éssa é minha opinião, e podem me criticar o bastante, porem aceito somente as construtivas.

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Tópicos Relacionados:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/274187/relacionados.html

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    joris_141
    Curioso como depois de mais de 20 anos de trabalhgo com luthiería, e de ouvir colegas (Mestres Luthiers), como Sérgio Buccini, Samuel Martins, Eliézer de Lara, Jacimário, Simões, etc, etc, Tenho (aliás, todos esses renomados profissionais) uma certeza absolutamente contrária à sua....

    victorhb
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: victorhb
    · votar


    joris_141

    Guitarra não é um computador, de forma simultanea o som é captado e ressoa na madeira, e aí cada madeira tem características diferentes. É óbvio que influencia.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    joris_141

    Até que se prove ao contrário, vc está redondamente enganado. E sim, VOCÊ que tem que provar isso que está dizendo.

    Já fiz varios testes...

    Cadê???

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Close topico!!!

    Dever ter uns, deixa eu pensar...

    UM BILHÃO de topicos sobre isso???????????

    joris_141
    Filhão, vai ler, estudar, aprender, se informar!!!

    CLOSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    victorhb
    renatocaster
    Esse rapaz não sabe o que está dizendo, nem tem competência para tal.
    Mas o mais curioso é a sua teimosia infantil e sua incapacidade de MUDAR de opinião face a realidade, o que denota um estranho e questionável comportamento...
    Abç

    herikguitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    joris_141

    É, cada um tem sua opinião, mas eu discordo totalmente... Um exemplo claro que eu gosto de falar é uma Telecaster. Se você fizer uma com corpo em Ash ou Alder, ela fica com som clássico das Telecaster, usando como exemplo a Fender Telecaster, desde que também se coloque os captadores clássicos de Tele. Agora se você fizer uma em Mogno, não vai ficar a mesma coisa.

    E por que ? Porque simplesmente cada madeira tem sua sonoridade. Algumas propagam um som mais agudo, outras os mais graves e etc. O Mogno por exemplo, responde melhor aos sons graves, se não me engano, por isso é preferencialmente utilizado em Les Paul. Telecaster, a madeira mais usada é Ash ou Alder. Strato: Já vi em Cedro, Ash, Alder e Basswood...

    A madeira da escala, também influencia no som final, não tanto como a do corpo, mas influencia sim.

    E a qualidade da madeira também influencia no Timbre. Se você pegar um Mogno bem cuidado, seco, e bem tratado, o resultado do Timbre final da Guitarra vai ser diferente de uma feita com um Mogno mal cortado, cheio de nodas, muito verde e etc.

    Claro que o som da Guitarra, não é formado apenas pela Madeira, ainda existem os Captadores, Cordas e etc, mas sem madeira boa o som da Guitarra não vai sair legal. (Abrindo excessão pra Guitarra de Acrílico, que acho que o Steve Vai usou, me alertem se estiver errado.)

    Abç!

    joris_141
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    A ressonancia produzida pela madeira e imperceptível no ouvido humano, muito pequeno mesmo! A ressonancia de um encordamento, é 50X mais essencial na originalidade de um timbre do que o timbre da madeira.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    joris_141
    Da onde vc tirou isso?

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    herikguitar
    É, cada um tem sua opinião,

    N]ão velho, não é cada um tem sua opinão não!! Esse cara esta com a opinião ERRADA!!!!! Ponto, fato!!!!!!!

    Close!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    joris_141

    A ressonancia produzida pela madeira e imperceptível no ouvido humano, muito pequeno mesmo! A ressonancia de um encordamento, é 50X mais essencial na originalidade de um timbre do que o timbre da madeira.

    Huauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha, que ridículo isso.

    É como diz aquele velho ditado: " Mente vazia é a oficina do capeta".

    Rapaz, vá procurar fazer uma coisa mais produtiva nesse dia de feriado, pelamordedeus!!! Procure ocupar a sua mente com coisas que sejam sadias e relevantes.

    herikguitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ogner

    Concordo com você, só quis não ser tão duro com ele... E o Mauricio Luiz Bertola está totalmente certo quando fala que
    Esse rapaz não sabe o que está dizendo, nem tem competência para tal.

    Tem que estudar, pesquisar e testar bastante antes de vir fazer uma afirmação dessas por aqui ou em qualquer outro lugar.

    Abç!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Direito de resposta e opinião sobre a influencia da madeira no timbre.