【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Edmarcio
Membro Novato
# set/20
· votar


AmonSakurasou

Na minha opinião, a squier assim como epiphone, ltd e todas essas marcas by alguma outra, são linha simples, iniciante (low end, entry level).

Intermediária, no meu ponto de vista, seria as guitarras básicas da primeira linha.

Depois viriam as custom shop da vida...

Entendo que com o dólar beirando os 6 reais, qualquer guitarra simples para iniciante está a preço impraticável em que se compraria normalmente qualquer intermediária.

T-Rodman
Veterano
# set/20
· votar


nem tanto Edmarcio
tem muita gente hoje que jura de pé junto que prefere uma Epiphone ou Squier das linhas mais refinadas do que uma Fender ou Gibson das mais simples. LTD também já tem sua linha que tem gente que prefere elas às ESP.
Mas pra gente, hum, só tem Epiphone e Squier das mais simples - principalmente Epiphone que acho que só tem modelo de linha, que já tão em estoque há uns 5 anos aqui no BR (nunca vi uma Epi das linhas 2019 e 2020 que o povo posta em reviews no youtube, aqui no BR) Ainda nas Epiphone tem uma linha inteira de Les Paul 'com o head com ângulo corrigido' que evita a famosa quebra do headstock quando ela cai no chão. As Squier paranormal series tb. Se veio já não tem mais em estoque. E LTD acho que deve ter uns 3/4 modelos de entrada e só - o que corrobora com o que você diz, mas não chega a ser a verdade real, apenas a nossa, no BR, rs.

Iagoblum
Membro Novato
# out/20
· votar


Procuro uma lespaul ate 2 mil reais para fazer upgrades... Pode ser uma do mercado de usados, alguem manja?

LeandroP
Moderador
# out/20 · Editado por: LeandroP
· votar


Iagoblum

Cara, essa passa um pouquinho do seu orçamento (apesar de estar muito barata!).
Mas, é uma excelente guitarra! (tenho uma canhota - puta som!)
Dispensa upgrades e vem com um case excelente.
Trastes jumbo em inox de fábrica. Os captadores são muito bons também. Quando comprei a minha imaginei que poderia fazer upgrades. A única coisa que troquei até hoje foram as cordas. Tenho há anos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1665065365-guitarra-tanglewood -les-paul-cherry-sunburst-com-case-_JM?searchVariation=64660596102#sea rchVariation=64660596102&position=5&type=item&tracking_id=246bdd8e-274 e-4487-ae85-1d9ec8a3b796

Iagoblum
Membro Novato
# out/20
· votar


Bela guita!!
Oq me impede de cair dentro são as vintages v100, corts 250 e epiphones
Não penso em valor de revenda, seria uma guita pra vida inteira..
Gostei muito dessa Tanglewood, mas não conheço muito e gostaria de te perguntar se o hardware dela leva vantagem em cima do wilkson das vintages?

LeandroP
Moderador
# out/20 · Editado por: LeandroP
· votar


Iagoblum

Sim, o hardware dela é excelente.
Como eu disse, quando comprei a minha imaginei que tivesse que fazer algum upgrade, como trocar os pickups ou as tarraxas. Não precisei fazer nada! A guitarra é com o corpo e braço em mogno (braço colado) e tampo em maple. Os humbucker são do tipo PAF, muito equilibrado. Dá pra tocar bossa nova e hardrock numa boa. As marcações do braço são em madrepérola e no headstock em abalone, bastante discreto. A parte elétrica são com fios encapados, e muito bem feita.

A minha eu não vendo pelo dobro do anúncio.

Essa é a minha (improviso - guitarra, amplificador e um pedal TS):

https://www.youtube.com/watch?v=6Ay792A-90Y

Tsutomu
Membro Novato
# out/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Gostaria de algo até 1500 reais se possível (pode ser um pouco mais também, não tem problema).

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Será para tocar mais em casa e fazer algumas gravações (negócio mais amador mesmo, pq meu negócio é black metal então não precisa de algo tãaaaao bem produzido)

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
No caso eu não utilizo amplificadores, eu toco direto no PC com uma interface de áudigo Behringer UMC22

d) Qual é o seu nível técnico?
Não sou iniciante, já toco fazem uns 7-8 anos, porém eu diria que sou mediano, não sou muito bom tocando.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Minha mão é pequena, então gostaria de algo com um braço que não seja gordinho e possa ter mais velocidade. Não acho modelo strato bonito então se puder ser um modelo diferenciado
Vou usar para tocar metal (Death, Black e Thrash)

ticbs
Membro Novato
# out/20 · Editado por: ticbs
· votar


Fala pessoal, tudo bem? Sou da turma que depois de 10 anos voltou a tocar guitarra nesta quarentena. Quero gastar uma grana e se puderem ajudar, eu agradeceria.

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até 8k

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Tocar em casa.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Uso só uma pedaleira mooer ge-150 (toco em apto) e caixas monitoras da edifier.

d) Qual é o seu nível técnico?
Sou intermediário.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Hoje tenho uma epiphone lp standard, mas que tenho achado muito desconfortável de tocar ultimamente - por conta do peso e do encosto quando toca sentado. Procuro conforto, timbre e beleza (sou apaixonado por maple top) nesta ordem. Orcei Music Maker, Peruzzo e SGT, dos quais SGT eu acho que tem os acabamentos mais bonitos de longe, mas já vi muitos comentários falando mal por aqui, então estou considerando outras opções - inclusive de marcas tradicionais novos e/ou usados

Edmarcio
Membro Novato
# out/20
· votar


ticbs

Com essa verba eu procuraria um instrumento usado de primeira linha. Gibson ou fender.

Na verdade você não deixou claro suas preferências, mas pesquisando com calma consegue tranquilamente uma strato am std ou um lp studio plus ou tribute.

As Gibson tem alívio de peso.

ticbs
Membro Novato
# out/20
· votar


Com essa verba eu procuraria um instrumento usado de primeira linha. Gibson ou fender.

Na verdade você não deixou claro suas preferências, mas pesquisando com calma consegue tranquilamente uma strato am std ou um lp studio plus ou tribute.

As Gibson tem alívio de peso.



Muito obrigado pela resposta. Peço desculpas por não ter sido claro, estou procurando super stratos estilo Ibanez ou Surh, mas consideraria uma boa fender HSS. De Les Paul, não gosto tanto do acesso as casas mais agudas e hoje to tendendo mais pra Strato/Super Strato pelo conforto do braço e peso. Tem alguma recomendação de loja (física ou online) que trabalhe com usados? Eu olhei bastante ML e OLX, mas não me sentiria seguro comprando por market place com um monte de falsificação que existe hoje em dia.

MarceloSoares
Membro Novato
# out/20
· votar


Olá pessoal! Estou com dúvidas na escolha de uma guitarra, e de antemão agradeço pela colaboração.

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até R$ 3.000

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Estudo, hobby, gravações eventuais.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Possuo um amp. da Roland, que pro meu uso me atende bem, além de outros equipamentos .

d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?

Bem, toco à aproximadamente 10 anos. Minha primeira e até agora única guitarra é uma Les Paul Sx GG1 Custom. Estou querendo dar uma diversificada no som, e agora busco por um modelo Stratocaster. Confesso que, desde que tive oportunidade de tocar na de um amigo, tenho muita vontade de ter uma Squier Classic Vibe. Porém, com o dólar na cotação atual, é pra mim impossível o investimento de 4.000 bolsos, ou até mais, numa guitarra. Mesmo as usadas, na minha região (Recife), estão muito acima do meu orçamento. Tendo isso em vista, fiquei resignado em investir numa strato Squier Standard.

Porém, nos últimos dias, tenho lido e escutado boas referências sobre a Tagima T-805 Brazil Series. Confesso que ainda não tive oportunidade de testá-la, porém gostaria de ter a opinião de vocês quanto a essas dúvidas:

1) a Tagima t-805 é uma melhor escolha quando comparada à Squier Standard levando em consideração o valor relativamente próximo ?
2) Realmente vale a pena investir mais de 4.000 em uma Classic Vibe ou a Tagima/Standard possuem qualidade relativamente próximas às CV sendo 1.000 bolsos mais baratas? Se na opinião de vocês custo benefício da Classic Vibe ainda for bom, e a qualidade da guita for realmente muito superior, posso fazer um esforço ou até esperar alguns meses pra tentar pega-la.

Obrigado!!

HortaRates
Membro
# out/20
· votar


MarceloSoares
Cara, 3k a 4k numa Squier é sacanagem, não vale nem f*dendo. Já pensou em olhar o mercado de usados? Uns meses atrás peguei uma Squier Strato Standard por 1400 reais, o que eu acho que é um preço dentro da realidade do instrumento. Nunca pagaria 3k nessa guitarra.
Eu nunca toquei numa CV, mas e Standard tem uma ótima qualidade. Já vem com ponte 2 pivôs e captadores de alnico, é um modelo interessante.

MarceloSoares
Membro Novato
# out/20
· votar


HortaRates

Cara, 3k a 4k numa Squier é sacanagem, não vale nem f*dendo.
Então, imaginei isso. Se tivesse realmente condições de dar 4k agora, eu segurava e pegava uma fender mex usada.

Já pensou em olhar o mercado de usados?
Aqui na minha região, estão pedindo numa Standard usada aprox. 2.000. Uma nova é 2.400, acho que não compensa uma usada nesse valor.

Já vem com ponte 2 pivôs e captadores de alnico
Isso! Pessoalmente considero uma vantagem pra mim a ponto com dois pivôs. As Classic Vibe não têm.

Enfim, aí resta a dúvida então, já descartando as CV: pelo valor relativamente próximo, vale mais a pena uma Squier Standard ou uma Tagima t805? Alguém já tocou nessa Tagima?

Gianinni
Membro Novato
# out/20
· votar


Eu es

Gianinni
Membro Novato
# out/20
· votar


Eu estava querendo comprar uma guitarra barata, uma Gianinni G-101 e tunar ela, vale a pena??

Xablau Sama
Membro Novato
# out/20
· votar


Boa noite, eu tenho uma mg32 e sei que muitos de vocês não gosta dela kkkkk. Eu estou em dúvida entre uma Tagima tg 530 (strato) e uma Tagima Tw 61, eu gosto muito do som delas mas eu não sei por qual trocar.
Eu quero pegar 1 delas pra poder tocar na igreja

Alguém de vocês já tocou nelas? Alguém pode me ajudar?

Fernando_filhooo
Membro Novato
# out/20
· votar


Bom dia pessoal! Estou pensando em voltar a ter uma guitarra e queria uma opinião/ajuda de vocês.

Vou tentar dar uma rápida contextualizada na minha situação antes.

Eu não toco guitarra a mais de 15 anos. Eu tive uma na minha adolescência, e depois nunca mais, só um violãozinho pra brincar de vez em quando. Só que recentemente veio pandemia, tive uma filha, e agora nossa rotina é mais caseira, de modo que me deu vontade de voltar a tocar guitarra em casa mesmo.

Desde a adolescência eu sempre tive o sonho de ter uma Les Paul naquela estética da Cherry Sunburst, sou absolutamente apaixonado pelo modelo. Cheguei perto de comprar uma na época, mas acabei indo fazer faculdade longe e desisti.

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Como eu não tenho nenhum equipamento, eu vou ter que comprar a guitarra e o amplificador (quero algo pequeno de estudo em casa mesmo - e minha esposa me pediu que eu escolha um modelo minimamente bonito pra não destoar tanto em casa rsrs). Então pensei em gastar até no máximo uns 2k na guitarra.

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Tocar dentro de casa mesmo, com som baixo e/ou conectado no fone de ouvido (moramos em apartamento).

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Eles não existem rsrs. Quero pegar um amplificador pequeno já com distorção (pra não precisar pegar mais pedais/pedaleiras), daí depois vou lá no fórum de amplificador perguntar.

d) Qual é o seu nível técnico?
Na guitarra sou iniciante para intermediário.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Cara eu queria muito que ela fosse do modelo Les Paul, porque minha vontade de voltar a tocar está muito relacionada ao meu sonho antigo de ter uma. Se não fosse essa alta do dólar pós-pandemia, minha ideia seria pegar uma Epiphone LP Standard/Classic, mas elas tão por volta de 5/6k agora. Em uma rápida pesquisada aqui pelo fórum, eu cogitei uma Strinberg LPS230 ou uma Shelter Nashville (essas duas tão por volta de 1k uma nova). Tem a Epiphone Special, mas a estética dela é diferente da Cherry Sunburst. Pelo menos as que eu vi eram de outras cores, e nem tinham o escudo.

Tem algum outro modelo legal de entrada, algo que vocês recomendam?

Ed. Collis
Veterano
# out/20
· votar


Fernando_filhooo
Cara, se não fosse sua vontade enorme de ter uma Les Paul, eu iria sugerir alguma Strato devido à sua versatilidade.

Se você quer mesmo uma Les Paul, seja pelo formato ou pelo timbre, talvez consiga achar uma usada a um bom preço. Tem aquela série, se não me engano chamada SG, que tem umas de menor custo.

Agora, uma dica que te dou com relação ao equipamento: se você vai tocar em casa e se vai usar fones, já pensou em usar tudo digital?

Muita gente torce o nariz, mas dá pra brincar bastante com um Windows com VoiceMeeter e um Guitar Rig 5. Você tira tanto timbre diferente que nem vai ligar muito pro tipo de guitarra que você tem nas mãos. Digo isso no sentido de que você pode soar praticamente como qualquer guitarrista que você queira. O que vai diferenciar é apenas a tocabilidade do seu instrumento.

Agora, voltando às suas dúvidas:

Considerando que você queira um equipamento padrão, pense nas músicas que você gostaria de tocar e então procure pesquisar qual ou quais tipos de pedais terão os efeitos que você vai querer imitar, como overdrive, delay, chorus etc.

E, apesar da pandemia, se ainda está se decidindo pelo modelo que quer comprar, recomendo muito experimentar bastante as guitarras para saber se você vai gostar mesmo ou não daquele modelo específico antes de comprar.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Fernando_filhooo

Tanglewood Les Paul - Excelente!

Fernando_filhooo
Membro Novato
# out/20
· votar


Então, a minha guitarra da adolescência era uma Strato. É um modelo que eu até curtia bastante, mas eu realmente não queria morrer sem antes ter tido minha Les Paul haha Eu curto demais o formato, o design, o timbre etc.

Eu até dei uma olhada no ML para ver se aparecia algo usado interessante, mas tava bem difícil mesmo, por isso passei a cogitar uns modelos mais "genéricos" e abandonar o sonho da Epiphone mesmo.

Sobre os equipamentos, vou até dar uma considerada nessa questão digital sim, tenho pesquisado sobre isso e pode ser uma opção legal, ao menos inicialmente. Quem sabe no futuro posso ir incrementando com pedais etc.

HortaRates
Membro
# out/20
· votar


Fernando_filhooo
2k eu acho que você consegue pegar uma Epiphone Les Paul Standard em Cherry Sunburst usada. Já tive esse modelo uns bons anos atrás, e vou te falar... De perto essa guitarra é maravilhosa, o acabamento é muito bem feito. Principalmente se você conseguir pegar uma que tenha o "veneer" bem figurado.
Dá uma olhada no mercado livre ou OLX da sua região e vai oferecendo o quanto você quer nos modelos que achar.

brunoeZ
Membro Novato
# out/20
· votar


[Fernando_filhooo

Cara, na olx aqui já apareceu várias epiphones lp custom nessa faixa de preço. E tem tbm as lp100 koreanas, vintage v100 e condor clp

Voce pagando a vista, com certeza consegue um preço muito bom

felipe bento pereira
Membro Novato
# out/20
· votar


Boa tarde!
Gostaria que alguém me dissesse se a Peavey Extreme23 é boa ou não?!
Alguém que tem ou já teve ela poderia me dizer?!
Sei que ela possui apenas um humbuker, parece ter uma pegada mais crua, e aparentemente parece ser uma guitarra que não é muito cara no quesito upgrade!!
Procede?

Jeff_Shade
Membro Novato
# out/20
· votar


Salve glr, sou de MG e to querendo comprar uma Les Paul bem custo beneficio (Na faixa de R$ 1000,00), que tire um som legal e tenha um design semelhante à Gibson na medida do possível.
Enfim, dentre as opções abaixo, qual vocês me recomendariam?

Shelter Nashville
Strinberg LPS 230
Strinberg LPS 260
Memphis MLP 100

E também, teriam alguma outra recomendação?
E qual seria a diferença da Nashville Nas305 e a Nas400?

rahsky23
Membro Novato
# nov/20
· votar


Jeff ultimamente as Shelter estão muito boas.
Descartáveis a Memphis, e não conheço essas strinbergs.

De uma olhada nas Sx, vc encontra usadas por esse preço e são melhores que as Shelter que na minha opinião é a melhor das opções que vc citou.

rahsky23
Membro Novato
# nov/20
· votar


Pessoal, tenho uma Tagima Pr100 e surgiu a oportunidade de pegar uma Cort M600t. No caso eu voltaria 1300 reais.

Acham que vale a troca?

brunoeZ
Membro Novato
# nov/20
· votar


rahsky23

Você ta voltando quase o preço de uma cort usada já.... aqui na olx tem duas por 1500 zeradas, mas pagando a vista talvez voce consiga um preço melhor ainda, da uma pesquisada com calma

rahsky23
Membro Novato
# nov/20
· votar


Você ta voltando quase o preço de uma cort usada já.... aqui na olx tem duas por 1500 zeradas, mas pagando a vista talvez voce consiga um preço melhor ainda, da uma pesquisada com calma


Entao eu ja vi essas da OLX o problema é que as pessoas sao de outra cidade e nao querem fazer envio por que seria por transportadora. E essa que eu falei esta na minha cidade.

Cardan.Avelar
Veterano
# nov/20
· votar


Parei de tocar em 2013 e estou querendo voltar agora... Estou por fora dos modelos atuais, mas queria comprar uma strato com boas madeiras (sólida, no máximo 3 cortes) para tunar com novas ferragens e novos captadores. Podem me ajudar indicando modelos novos? Ou até usados pra procurar no mercado livre?

arantes.sa
Membro Novato
# nov/20
· votar


Boa tarde amigos. Quais cordas vcs me indicam para a guitarra Tagima Vulcan? Apenas para tocar em casa algumas vezes por semana. Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda