【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
BanzaiPippeline
Membro Novato
# ago/20
· votar


As guitas que o Bertola indicou são modelos para iniciantes. Ele como luthier deve ter indicado essas pois além de ser o mais adequado para quem está começando (como é o seu caso), acredito que tenham uma boa construção, se não ele não teria indicado.

Eu acho caro pagar 1400 conto em uma Tagima t-635 (minha opinião, claro, até pq da pra pegar uma SX por esse preço ;) )


Entendi, agradeço a orientação.
eu ja toco violão, acabo entrando na mesma situação do rapaz acima, se eu pegar algo muito iniciante, vou acabar querendo trocar logo.

Quais as principais caracteristicas a se olhar ao comprar uma guitarra?
no violao eu entendo +-, mas pra guitarra sou meio perdido.
por exemplo, eu gosto de tocar mais rock classico, nao quero nada heavy metal.

Santinhow
Veterano
# ago/20
· votar


Eu ando querendo muito uma Les Paul legal, na faixa dos 1500 ou menos(se conseguir parcelar). Já tenho uma Ibanez indonésia e toco profissionalmente. Andei vendo umas Condor CLP2 chinesa com tarracha Grover, já olhei SXs, Walczak, mas tô bem perdido pra qual lado ir.

AmonSakurasou
Membro Novato
# ago/20
· votar


BanzaiPippeline

Quais as principais caracteristicas a se olhar ao comprar uma guitarra?
no violao eu entendo +-, mas pra guitarra sou meio perdido.


Eu costumo olhar marcas e modelos. Por exemplo, marcas que eu normalmente procuro que possuem um preço legal e qualidade boa são as Tagima, Cort, Squier, Condor, SX, Jackson, Ibanez, Shelter...

Porém, essas marcas tem "submarcas" que são as guitas de entrada, para iniciantes, como a Memphis (by Tagima), Lyon (by Washburn), evite tbm as Special series (por exemplo Tagima t-635 special) e tbm as marcas antigas como Golden, Gianini (Sonic series dos anos 80/90), Jennifer e a famosa Tonante.

Dessas que eu citei como "submarcas" e antigas, eu passo longe! kkkk.
Não procuro nada relacionado a elas pois ou são produtos para iniciantes ou com qualidade muito baixa.

Quanto aos modelos strato, les paul, tele ou qualquer outro, é questão de gosto msmo.

Resumindo, evite marcas com nomes "fulano by Ciclano", guitas dos anos 80 como Gianinni e Tonantes e foque em marcas como as citadas mais acima (Tagima, squier) e Specials.

Valeu!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# ago/20
· votar


AmonSakurasou

Quais as principais caracteristicas a se olhar ao comprar uma guitarra?
no violao eu entendo +-, mas pra guitarra sou meio perdido.


Eu costumo olhar marcas e modelos. Por exemplo, marcas que eu normalmente procuro que possuem um preço legal e qualidade boa são as Tagima, Cort, Squier, Condor, SX, Jackson, Ibanez, Shelter...

Porém, essas marcas tem "submarcas" que são as guitas de entrada, para iniciantes, como a Memphis (by Tagima), Lyon (by Washburn), evite tbm as Special series (por exemplo Tagima t-635 special) e tbm as marcas antigas como Golden, Gianini (Sonic series dos anos 80/90), Jennifer e a famosa Tonante.

Dessas que eu citei como "submarcas" e antigas, eu passo longe! kkkk.
Não procuro nada relacionado a elas pois ou são produtos para iniciantes ou com qualidade muito baixa.

Quanto aos modelos strato, les paul, tele ou qualquer outro, é questão de gosto msmo.

Resumindo, evite marcas com nomes "fulano by Ciclano", guitas dos anos 80 como Gianinni e Tonantes e foque em marcas como as citadas mais acima (Tagima, squier) e Specials.

Valeu!



Obrigado pelas dicas, vou bem esclarecedor.
quando voce disse pra evitar marcas com nomes, voce quer dizer daquelas series tipo " Tagima - Juninho Afram" ou somente reforçou sobre as submarcas?

eu tinha visto justamente uma tagima JA que originalmente tem um custo mais elevado e estava sendo vendida por um preço excelente.

AmonSakurasou
Membro Novato
# ago/20
· votar


BanzaiPippeline

Essas são o que a gente costuma chamar de modelos "Signature" de algum guitarrista. São modelos relativamente bons, porém normalmente tem o preço mais elevado e a qualidade equivalente a uma guita q custa menos do que ela.

Por exemplo, uma JA dessas custa, vamos supor, 2000,00. aí uma outra guita da propria Tagima, que não tem o nome de nenhum guitarrista, mas que possui as mesmas especificações de madeira e captação custa 1000,00

Ou seja, as Signatures vc paga mais caro pq leva o nome do guitarrista, mas não quer dizer q ela seja melhor q outra sem nenhuma assinatura. Normalmente as pessoas compram essas guitarras mais pq é fã do guitarrista q usa ela, mas no geral, são boas sim.

E outro detalhe, tem modelos signatures "iguais" mas que possuem peças diferentes, por exemplo essa JA. Existe a JA1 e a JA2. A JA1 é a top, com peças de primeira e madeiras melhor selecionadas. A JA2 tem as mesmas madeiras, mas não são selecionadas do mesmo jeito da JA1 e peças de menor qualidade, mas não são ruins.

Valeu!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# ago/20
· votar


AmonSakurasou

Certo, a que eu tinha visto é justamente a JA2, recem trocada as molas da ponte e estou colocando um outro instrumento no negocio.

1.400,00 - JA-2 usada, sem detalhes, regulada, mas tudo isso tem que ser conferido né.
acabaria ficando por 700,00 de volta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


BanzaiPippeline
Cara, se você quer algo MUITO diferenciado, vais pagar bem caro.
Porém, hoje em dia (e eu sei bem disso pois estou nesse meio de luthiería desde 1980...), as guitarra de iniciante tem uma qualidade MUITO maior do que tinham décadas atrás (esse segmento nem sequer existia!), e, uma visita a um bom luthier deixará a guitarra bem adequada para tocar.
A Squier que te indiquei é superior à Tagima que vc colocou antes.
Abç

BanzaiPippeline
Membro Novato
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado cara,
Minha ideia nem é algo diferenciado, é mais um produto de certa forma bom e com um bom preço tb, essa tagima ja-2 seria uma "oportunidade",principalmente por aceitar outro instrumento no negocio.

essa squier é bem legal mesmo, está na minha lista tbm, só estou vendo se acho uma cor que me brilhe os olhos (creme c/ escudo tortoise) hehe.
cheguei a ver tbm modelos sx sst 57 e sst 62.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


BanzaiPippeline
Também não gosto muito dessa cor não... Mas deve ter outras...
cheguei a ver tbm modelos sx sst 57 e sst 62.
Também são legais... Já fiz regulagem geral e "up-grades" em várias delas...
Abç

instrumentista
Membro Novato
# ago/20
· votar


E isso, para mim, é pouco relevante.
bom pode ser ignorância minha, eu sou mais do violão então na minha concepção existe uma diferença brutal nesse aspecto, nas guitarras semi-acústicas funciona diferente??? se sim que bom, é uma preocupação a menos :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


instrumentista
Sim, funciona. A influência da madeira é MUITO menor.
Os modelos que lhe passei acima tem mui bom custo-benefício. Conheço-os e já trabalhei com eles.
Abç

MLMR
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá, como a pessoal do comentário a cima to muito a fim de uma les paul, eu sou iniciante, toco violão há alguns anos e, não queria começar com uma guitarra muito ruim, minha faixa de preço é no máximo 1300. Nos comentários anteriores vi sugestões das sx e condor, porém, elas estão +1500, fora do meu orçamento. Como não entendo to bem em dúvida do que escolher, se é melhor madeira solida ou laminada, se é melhor esperar as coisas normalizarem, se os preços estão fora do normal. Algumas dessas compensa?
Vi essa shelter, mas nao sei se é boa, se por ser ponta de estoque influência alguma coisa.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604564868-guitarra-shelter-na shville-400-les-paul-bk-ponta-de-estoque-_JM?searchVariation=605447143 70#searchVariation=60544714370&position=3&type=item&tracking_id=435ee8 76-3b7f-4e8b-82fb-4acf513b7a5a

Vi essa michael:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1612811869-guitarra-michael-le s-paul-gm730n-vs-_JM#position=7&type=item&tracking_id=46cfc144-61c1-41 c6-a82f-b19feb4f97e6

E essa golden, q vi não é muito popular aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1247080931-guitarra-golden-gld 155g-les-paul-brown-burst-_JM?searchVariation=38483603530#searchVariat ion=38483603530&position=6&type=item&tracking_id=a723fe6a-6ea2-43a3-8f 05-0fedafff689a

HortaRates
Membro
# ago/20
· votar


MLMR
Eu sugiro dar uma checada no mercado de usados. Essa Golden aí é bem falada, vem com captadores Wilkinson de fábrica. O Bertola sempre fala que é uma guitarra bem ok.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


MLMR
A Shelter Nashville é honesta, tem o design original e tem braço colado.
A Golden é boa, mas o design é diferente.
A Michael 730 tem braço aparafusado, Já a 750N tem braço colado e é muito boa.
Abç

MLMR
Membro Novato
# ago/20
· votar


undefinedEu sugiro dar uma checada no mercado de usados. Essa Golden aí é bem falada, vem com captadores Wilkinson de fábrica. O Bertola sempre fala que é uma guitarra bem ok.

Eu não olhei usados, pois, eu não saberia avaliar e na minha cidade não tem luthier. Uma nova eu já vou ter problemas para fazer a regulagem.

kelvinlm
Membro Novato
# ago/20
· votar


Boa noite, pessoal! Eu vou iniciar os estudos na guitarra agora e gostaria de dicas sobre qual guitarra comprar. Gostaria de uma guitarra les paul. Eu estou disposto a gastar até uns 1200 reais, sendo usada ou nova, tanto faz. Pesquisei e gostei bastante da condor clp2, porém o valor dela subiu muito nos últimos tempos e tive dificuldade de achar uma na faixa de preço que eu estipulei. Alguém poderia me dizer se posso encontrar algum equipamento no mesmo nível ou similiar? Além disso, haveria um lugar na internet para procurar preços além do mercado livre/olx? Agradeço as respostas desde já!

GuitarWorld
Membro Novato
# ago/20
· votar


Boa tarde, eu troquei a ponte floyd e coloquei uma gotoh. Problema: as pontas dos parafusos traseiros que ficam nos saddles e que travam as cordas ficaram para fora do "backbox". Se eu trocar esses parafusos por uns menores será que dá algum problema ? Não queria aumentar o "backbox". Grato

Zurezin
Membro Novato
# ago/20
· votar


Como primeira guitarra achei uma Memphis mg32 por 300, ta valendo?
E também tem o amp borne de 300,da pra fechar um estudo de iniciante por 600 pila. Meu orçamento ta bem baixo

AmonSakurasou
Membro Novato
# ago/20
· votar


Zurezin

Cara, tá ótimo. Essa MG32 é uma guita "clássica" para iniciantes pq tem um custo benefício ótimo. Outra que o pessoal indica bastante tbm nessa faixa de preço é a Condor RX20. Entre essas duas, a melhor é a que tiver um melhor preço kkk

O amp pra iniciante pode ser qualquer um tbm, desde que seja específico para guitarra.

Resumindo, essa guita por 300 ta num preço bom e o amp tbm. 600 conto no kit da pra aprender de tudo!

Zurezin
Membro Novato
# ago/20
· votar


Resumindo, essa guita por 300 ta num preço bom e o amp tbm. 600 conto no kit da pra aprender de tudo!


Fechou, valeu!
É só para começar os estudos da parte de teoria musical mesmo. Quando eu tiver uma grana monto um setup melhor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


kelvinlm
Veja as que citei acima.
GuitarWorld
Não há problema se os para fusos couberem na ponte e os mesmos cumprirem seu papel.
Zurezin
Sim.
Abçs

shadowman89
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: shadowman89
· votar


Alguém sabe me dizer se tem algo do mesmo nível e preço(2200) de uma Cort X11(24 trastes) porém com ponte fixa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


shadowman89
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1493023778-guitarra-jackson-di nky-minion-js1x-pavo-purple-291-2223-552-_JM?quantity=1&variation=5369 2418782#position=36&type=item&tracking_id=f197ec67-0054-4271-bf5e-06c7 7f848a42

shadowman89
Membro Novato
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caramba, nunca tinha visto essa guitarra haha escala de 22.5"! Pelo visto vou ter que abrir mão das 24 casas mesmo. De qualquer modo, muito obrigado pela atenção Bertola!

HortaRates
Membro
# ago/20
· votar


shadowman89
Cara, dá uma olhada na Ibanez RG 321. Não sei se esse modelo ainda é fabricado, mas você consegue encontrar uma usada por menos de 2000. É uma RG com ponte fixa, HH e corpo em mogno.

Zurezin
Membro Novato
# ago/20
· votar


Tem um vendedor com um anuncio de uma epiphone special II gothic por 700 reais, é um bom negócio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Zurezin
Não.
Abç

AmonSakurasou
Membro Novato
# ago/20
· votar


Zurezin

Se não me engano a série Special II da Epiphone são feitas com madeira do corpo compensada (famoso biscoito waffer kkkk). Uma dica: Fuja de Epiphone (ou qualquer outra marca famosa) que tenha "Special" no nome. e por fim, 700 conto num biscoito é muito caro

Valeu!

HortaRates
Membro
# ago/20
· votar


AmonSakurasou
Já tem bastante tempo em que as Special da Epiphone não são fabricadas mais em compensado.
De toda forma, eu não pagaria mais de 450 reais numa Epi Special, é uma guitarra de entrada com tudo bem vagabundo.

Edmarcio
Membro Novato
# ago/20
· votar


Fuja de Epiphone (ou qualquer outra marca famosa) que tenha "Special" no nome

A linha Fender mudou a nomenclatura este ano, mas até então utilizava o Special para sua linha de entrada das americanas, com headstock estilo anos 70.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda