【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


Edmarcio

Essa publicação é muito bacana, mas, está desatualizada (é de 2010).

Entre no site da Squier e você poderá observar melhor o que mudou de lá pra cá. Não precisa trocar o hardware! Nem a captação. A não ser que busque por um timbre mais específico.

sOK
Membro Novato
# jun/20
· votar


Entendi, acho q vou ficar com a de Mogno mesmo, oq n gostar eu troco e se não tiver oq ele me informou sobre o timbre dela eu devolvo ou vendo.

alx_alb
Membro Novato
# jun/20
· votar


Edmarcio
Opa! Cara vc pegou o espírito da coisa, rs. Mais do que uma necessidade, é um desejo. Mais do que uma necessidade, é um desejo. Com essa pandemia, realmente é inviável viajar, os preços compensam muito. Falando nisso, é tranquilo trazer de fora? (transporte, alfandega etc..).


Recomendo fortemente a leitura desse blog Louco por guitarras, que é de grande conhecimento em strato e fenders.

Valeu, vou olhar! E continuar pesquisando. Abraço!

Edmarcio
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: Edmarcio
· votar


LeandroP
Realmente esse blog é antigo, mas na minha opiiniao excelente,. Aprendi muito com ele.

Gostaria de deixar claro que minha opinião não pretende denegrir alguem ou fazer juízo de poder aquisitivo.

Comprar instrumentos de primeira linha no brasil, na minha opinião, nao compensa comprar novo na loja.

Recentemente tive a oportunidade de adquirir uma gibson les paul studio faded cherry 2012 com captação burstbucker pro e case original, em estado de nova (mint conditions) por um valor próximo a de uma squier nova, conforme os valores do site.

Obs.: meu sócio que aprender a tocar violão. Eu sugeri a ele um com cordas de aço e largura de nut o menor possível. Além de sugerir que ele compre o mais barato e fuleiro que tiver. Se ele pegar gosto, ele compra um bom depois. Se ele já tivesse gosto pela coisa, aí teria umas recomendações melhores...

alx_alb
Em 2013 eu trouxe do México uma lpj e um amp fender hot rod deluxe e nao tive qualquer problema.

Em 2014 eu trouxe dos eua uma strato e uma lp. Voos de la são mais visados na alfândega. Meu amigo passou com a lp livre e eles me pararam. Tive que pagar a multa pra receita. Com o dólar a 2,3 na época, mesmo pagando os impostos ainda sim compensou muito.

Em 2015 um amigo trouxe 3 teles de LA sem problema algum.

Eu nao teho coragem de pagar o valor pedido no brasil pelos instrumentos novos. Não digo isso por causa da importadora e loja, mas com os impostos se paga no minimo o dobro do que vale. Por isso, em minha opinião, os instrumentos usados são muito mais atrativo.

Se você curte o som de strato, procure uma fender americana ou uma japonesa reissue. Uma mexicana deluxe ou chinesa modern player não farão muito feio.

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


Edmarcio
Gostaria de deixar claro que minha opinião não pretende denegrir alguem ou fazer juízo de poder aquisitivo.
Comprar instrumentos de primeira linha no brasil, na minha opinião, nao compensa comprar novo na loja.


Tranquilo. Eu compreendo e concordo contigo. E esse mercado é muito dinâmico, muda muito, tem muitas nomenclaturas, muitos modelos e variedades sobre um mesmo modelo. Também, como diz no próprio blog sobre as épocas boas e ruins das Fenders. E o cambio também acaba sendo determinante nas nossas escolhas. O legal mesmo é acertar no alvo e escolher a guitarra que vai proporcionar bons momentos rs

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


Edmarcio
Por isso, em minha opinião, os instrumentos usados são muito mais atrativo.

E podem estar bem amaciados pra tocar.

Over-Drive
Veterano
# jun/20
· votar


Pessoal, quão grande é o salto de qualidade entre a Memphis MG52 e a Tagima TW55? Ambas são feitas com madeira maciça ou alguma possui compensado?

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


Over-Drive

Tem um review aqui no forum sobre a MG 52, recomendo dar uma lida pra ter uma noção dela.
https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/288589/

Sobre a TW 55, eu nunca toquei em uma, mas pelos padrões Tagima, com ctza tem uma qualidade melhor que a Memphis (o quão melhor, aí eu já não sei kkk). Se for como outras tagimas clássicas, deve ser o corpo em Marupá e Braço e escala em Maple e a captação e ferragens melhores que a Memphis.

xxx-Black_Wolf-xxx
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: xxx-Black_Wolf-xxx
· votar


LeandroP
Amigo, obrigado pela ajuda! Depois de pensar muito, decidi comprar a Cort, não só pelo preço, como também pelo design.

Joa1zinho
Membro Novato
# jul/20
· votar


A guitarra está trastejando quando toco desligada ( meu cubo chega amanhã) dou um jeito de regula-la ou o captador não capta o som do trastejamento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/20
· votar


Joa1zinho
Se não sai no amp não é trastejamento. Simples assim.
Mas antes de qualquer consideração, leve sua guitarra a um luthier habilitado para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral inicial.
Abç

Joa1zinho
Membro Novato
# jul/20
· votar


Eu regulo meus violões, pq na cidade que morava não tinha luthier, vou dar uma pesquisada na internet pq luthier nessa pandemia tá difícil kkk vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/20
· votar


Joa1zinho
Eu estou trabalhando normalmente...

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


Bom eu não sou um guitarrista expert, meu instrumento mesmo é violão, tenho uma sx LP que eu comprei fazem alguns anos, como guitarra não é meu instrumento principal, sou beeeem mais do violão, nunca procurei trocar ou ter mais de uma. Porém agora me veio a vontade de tocar umas coisas diferentes, como jazz, blues clássico (chet atkins por exemplo) e me veio na cabeça comprar uma guita semi sólida (hollow body) o problema é que não manjo nada desse tipo de guitarra pra saber se marca x é melhor que y, so tenho duas coisas em mente:

1: não quero uma nova SX (boa guitarra, não to falando mal,mas é aquela não é o melhor som nem a melhor qualidade) que eu comprei basicamente um blank e tive que sair trocando captação, tarraxa e ponte, queria algo que fosse confiável pelo menos de ferragens, captação é até um upgrade aceitável ja que não precisaria comprar nada importado.

2: não quero laminadas, quero algo que trabalhe com madeiras maciças no "tampo" (não sei se é o nome mais correto") e no restante do corpo.

Sugestões? Preço MÁXIMO do investimento: 4.500,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/20
· votar


instrumentista
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811373349-guitarra-ibanez-semi -acust-af-55-tf-_JM?searchVariation=41419898270&quantity=1&variation=4 1419898270#searchVariation=41419898270&position=2&type=item&tracking_i d=601284f2-bde5-4ecc-9ece-aaf3ca87a925

Sanarticus
Membro Novato
# jul/20
· votar


Olá pessoal! Tudo beleza? :)

Estou procurando uma segunda guitarra para comprar. Atualmente tenho a famigerada Ibanez RG350EX, sem nenhum upgrade, que me serve bem para o meu uso, mas estou precisando de uma guitarra complementar para deixar na afinação dropada, pelo estilo de som que eu gosto. Não tenho preferências por marcas, mas gostaria de algo que não fosse mais do mesmo da Ibanez e conseguisse trazer alguma melhoria ou fluidez maior na forma de tocar (técnica), e não fosse uma mega raridade pra se achar. Vou escrever um pouquinho, e tentar quebrar em 2 posts pra não ficar muito grande. Se eu me empolgar, me desculpem desde já!

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até R$2000. Preferência por instrumento usado.
b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Treino de técnica, gravações de covers e composições. Sem uso profissional.
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Ibanez RG350EX (Indonesia), Fender Frontman 10G, SansAmp GT2, Fuhrmann Analog Delay.
d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário. Toco qualquer base sem grandes dificuldades. Focando atualmente exclusivamente em técnicas de solo. (velocidade, precisão e expressão)
e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Conforto/pegada macia no braço que possibilite ausência de tensão, floyd rose, acesso fácil as últimas casas, timbre e componentes que favoreçam metal e hard rock.

Sanarticus
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Sanarticus
· votar


Algumas observações adicionais:
1) Tive uma LTD M-10 que vendi a pouco tempo atrás, não me adaptei muito bem com a tune-o-matic. Sentia constantemente perder o apoio relaxado da mão direita na ponte por ser muito fina. Por isso minha preferência por floyd (mais costume do que necessidade de alavancadas monstruosas). Um pouco de dificuldade que encontro hoje na Ibanez é de fazer bends expressivos e sustentar com vibratos, destrói bastante meus dedos, mas acredito que seja má técnica minha ou alguma regulagem do que características da guitarra em si.

2) Certa vez fazendo aula, cheguei a tocar em uma guitarra Yamaha mais antiga, daquelas que só tem o "Yamaha" escrito em letras colossais no headstock, sem o símbolo da marca, e com floyd rose própria da Yamaha também. O fato interessante, é que quando tocava alguns treinos em alta velocidade para meu professor, normalmente conseguia uma diferença entre 10 a 20 bpm a mais nessa guitarra em comparação com a Ibanez, que sempre usei pra treinar em casa regularmente mas nunca a levei pra aula.
Isso se tornou um mistério e até hoje não entendi o porquê de eu fluir mais nessa Yamaha, que inclusive era pouco valorizada na escola, tanto que nem sabiam o nome do modelo. Só o que me passaram é que era uma "TRS-Pro" mas isso não é um modelo de guitarra e sim de ponte. Pesquisando Yamahas véias com essa ponte, cheguei nos modelos de RGX, que não conheço nada sobre.
Hoje penso que nunca levei em consideração essas questões de braço em "U" ou em "C" e não sei nem qual é o da Ibanez inclusive haha. Se alguém com proficiência e paciência conseguir me ajudar a pontuar esse mistério da diferença das duas que pode ter causado essa fluidez, eu não só agradeço, mas também já consigo ter alguma diretriz mais clara pra comprar a próxima guitar. Pago ao Mr.M um latão de Skol! :D

3) Pesquisei bastante aqui no fórum, e talvez por vários tópicos serem muito antigos algumas guitars são semi-impossíveis de achar hoje em dia, como a tal da Cort X-TH que me chamou atenção mas não se encontra mais. Alguns modelos que considerei/considero pelos posts:
- Jackson Jdr 94 (me parece similar a Ibanez na tocabilidade, mais do mesmo, com adendo de ser japonesa)
- Cort EVL K4 (vi vídeos no youtube e os tais EMGHZ não me impressionaram)
- Cort Viva Gold II (não gosto muito de jack no meio do corpo, mas é relativamente fácil encontrar esse modelo já tunado com Seymour)
- Cort X-11
- Alguma LTD que não seja tune-o-matic
- A famigerada Yamaha random que me subiu 20 bpm automagicamente (risos)

4) Em off: Sou grande fã do George Lynch, em quem me inspiro muito e vejo pelo menos um vídeo dele por semana, mas certamente não disponho de 10k+ pra comprar uma ESP signature do homem. Não encontrei coisa "comprável" para meros mortais similar ás Tigers e Kamikazes dele, e nem sei se é possível tornar algo parecido com pouca grana.

Ufa, é isso! Desculpem o tamanho do post, tentei ser bastante detalhista levando em conta que ir até uma loja e simplesmente testar todos os modelos seria mais seguro, mas na época atual isso está bem complicado. Sugestões e conselhos são mais bem-vindos do que nunca!

Obrigado desde já! Abraço!

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu meu amigo :)

AmonSakurasou
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: AmonSakurasou
· votar


Sanarticus

Cara, te entendo, pois tive uma "necessidade" parecida, pois tenho uma guita com Floyd Rose, mas no caso eu estava atrás de uma guita com ponte fixa pra poder mudar a afinação sem precisar ficar regulando a ponte inteira, e acabei comprando uma Tele com captação HSH kkk

Mas enfim, vamos lá. Nessa faixa de preço, tem muitas guitas com uma construção muito boa, como as Washburn WR 154, Cort X series e a série Viva (como você mesmo citou), tem algumas da Tagima, como a K2 hand made (essa é muito gosto pessoal pq tem 27 trastes e o design não agrada a todos kkk) e outras da série Signature. Todas essas eu encontrei no MercadoLivre entre 800,00 e 1700,00 em uma rápida pesquisa.

Como você disse na sua experiência usando uma Yamaha e teve o desempenho melhor do que com sua Ibanez, eu acredito que talvez a pegada da Yamaha tenha ficado mais confortável pra você, mas isso tbm pode ser questão de regulagem do instrumento.

O interessante seria testar cada uma dessas guitas e ver qual se encaixa melhor na sua pegada, mas como isso é meio impossível pq essas guitas quase não acham em lojas e ainda mais nessa pandemia, aí não da pra arriscar ficar indo em lugar pra não achar as guitas kkkk

Mas da uma pesquisada, compara as especificações delas com sua Ibanez ou da Yamaha, se souber ao certo o modelo dela, e tenta pegar algo próximo pra não ter uma diferença gritante que possa te deixar desconfortável tocando.

Valeu!

HortaRates
Membro
# jul/20
· votar


Sanarticus
Na minha opinião essas opções de guitarra aí que você citou e sua Ibanez são guitarras extremamente semelhantes. Você provavelmente não vai sentir tanta diferença assim se pegar uma dessas, vai ser praticamente trocar 6 por meia dúzia. Eu já tive esse modelo que você tem da Ibanez, e já tive uma Viva Gold também, e sinceramente eu prefiro a Ibanez. Se eu fosse você, pegava outra.

O que vai te fazer tocar mais rápido e fluido é estudo, não equipamento. Mas usar cordas mais leves dá uma impressão de maior facilidade e deixa os bends e vibratos mais macios. Tente diminuir a espessura de suas cordas na sua guitarra principal (se usa 0.10, troca pra 0.09, por exemplo), e verá que faz uma diferença bem grande. Na guitarra que for usar com afinação mais baixa, acho que tem que ser pelo menos 0.10.

Sanarticus
Membro Novato
# jul/20
· votar


AmonSakurasou
Obrigado por aumentar a gama de opções! Vou dar uma estudada nesses modelos que você citou. Quanto mais opções melhor!
Essa dica de comparar a Yamaha com a Ibanez é bem bacana, ruim é não saber o modelo da Yamaha, mas vou atrás. :)

HortaRates
Também tive essa impressão de ser tudo muito semelhante, por isso até resolvi pedir ajuda aqui, tenho muita dificuldade em perceber a diferença entre esses modelos, fora a captação, que ainda sim é difícil de perceber já que a qualidade do amp normalmente mascara as coisas em vídeos.
Tenho noção dessa questão da fluidez ser do estudo também, e é até por isso que conheço bem pouco de construção e componentes das guitars já que só foco em tocar e estudar mesmo. :(
Mas agradeço muito as considerações!

Estou aberto a sugestões de guitars também que sejam superiores a Ibanez.
Dando uma pesquisada nesses modelos que citei achei meio estranho a questão dos valores. Era comum ler nos tópicos antigos daqui que sempre a galera via diferença enorme de preço nessas guitarras, e sugeriam "pegar a mais barata e dar upgrade". Eu comprei a RG350EX por R$1.500,00 a cerca de 1 ano, e notei que tem várias dessas Corts em OLX e ML na mesma faixa de preço. A vantagem disso é que na comparação dá pra focar mais na qualidade individual das guitars e não nos valores em si, o ruim é que isso deixa a gente sem muita referência, como "o que é justo" buscar numa guitarra de R$1.000,00, R$1.500,00, R$2.000,00, etc.

HortaRates
Membro
# jul/20
· votar


Sanarticus
Cara, essas guitarras aí tem uma faixa de preço e de qualidade parecida. Muitas, inclusive, são feitas na mesma fábrica, pelas mesmas pessoas. A fábrica da Cort produz vários modelos Ibanez (ou produzia, até recentemente).
O critério de desempate pra mim, neste caso, seria:
- Marca, porque uma marca mais famosa é mais fácil de revender. Entre LTD, Cort, Jackson, Tagima e Ibanez, a Ibanez é consideravelmente mais fácil de passar pra frente.
- Preço: Olhe os preços dos modelos das guitarras em dólar, pra ter uma ideia se são da mesma categoria. Preços praticados no Brasil não refletem a realidade dos instrumentos. 100 dólares pode ser a diferença entre uma linha intermediária pra uma linha Intermediário-Premium de uma mesma marca.
- Estado do conservação: quanto mais nova, melhor.

E é isso. Não vai ter muita diferença entre uma guitarra superstrato feita no sudeste asiático na faixa entre 300 e 400 dólares.

AmonSakurasou
Membro Novato
# jul/20
· votar


Sanarticus

Disponha XD!

Só deixando mais uma opinião aqui, a série RG da Ibanez são guitarras excelentes, e por 1500,00 foi um preço bacana. As Cort, LTD e essas que possuem guitarras na faixa de 1000,00 e 2000,00, principalmente com ponte modelo Floyd Rose, vem com pontes bem inferiores a Edge Zero. Isso influencia bastante o som. Caso encontre essas guitarras com preço bom, eu já pensaria em mais pra frente trocar a ponte por uma Gotoh ou Schaller

Guitarras superiores a essa Ibanez é só outra Ibanez kkkk, aí dps disso já entra em outro patamar, de PRS, ESP, Pretiges séries e por aí vai kkkk

Valeu!

Sanarticus
Membro Novato
# jul/20
· votar


HortaRates
Muito boas as informações, vou considerar isso a partir de agora, e ver essa cotação. Os preços pelos quais a galera vende esses instrumentos usados varia muito mesmo. Sem querer desvirtuar muito minha dúvida, só fiquei curioso no que é considerado linha intermediária e linha intermediária-premium, você tem alguns exemplos de modelos pra eu ver do que muda de um pro outro?

AmonSakurasou
Muito bom adendo mano! Eu comprei a RG justamente depois de praticamente 1 mês pesquisando em fóruns e perguntando pras pessoas. Sei muito pouco sobre qualidade de pontes e tal, mas noto bastante o quanto o povo fala de outras guitars em precisar trocar a ponte ASAP. Como disse, na Ibanez não troquei nadinha até hoje, e tenho muito dificuldade em perceber o que o captador das outras tem de melhor vendo vídeos, etc.
Como minha jornada na guitarra é meio solitária (não tenho amigos músicos), eu nem tenho contatos próximos pra testar outras guitars e talz, por isso costumo considerar bastante a opinião de vocês. :)
As vezes nem eu mesmo tenho total noção da qualidade do instrumento que eu tenho por não ter outras referências mesmo, não me orgulho, mas fico feliz de ter acertado na primeira na escolha (depois de tocar por anos em guitarrinhas AriaPro e Wave haha).

Pelo as dicas que recebi, concluo que se for pra ter uma guitarra "meio diferente" da Ibanez só pra dropar afinação, e na mesma faixa de preço, qualquer uma dessas que citei serve se estiverem bem conservadas pois são bem similares, e ela já é uma das melhores nessa categoria. Se quiser algo com algum improve, tipo captadores e ponte melhores, teria que gastar muito mais de 2k em um instrumento que não vai fazer tanta diferença na pegada/tocabilidade. É isso?

HortaRates
Membro
# jul/20
· votar


Sanarticus
Geralmente as intermediárias premium tem alguns componentes melhores, tipo captadores de marca, algum hardware de marca, ou talvez acabamento diferenciado. Mas são instrumentos feitos no mesmo lugar que os intermediários.
A Ibanez tem a linha RG que é intermediária e outras linhas parecidas mas com captadores Dimarzio (RG Premium) ou EMG (RGA).
A LTD tem por exemplo a EC-256 que é intermediária e a EC-401, intermediária premium com captadores EMG.

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pelo que eu li aqui e conversando com alguns vendedores essas madeiras dela são laminadas, eu estou enganado?

onalos
Membro Novato
# jul/20
· votar


Opa! Cara vc pegou o espírito da coisa, rs. Mais do que uma necessidade, é um desejo. Mais do que uma necessidade, é um desejo.

alx_alb
Assim como você, eu também voltei a praticar depois de vários anos parado.
Já tinha uma squier standard e é bem legal, mas não tem o "mojo" de uma fender. Ano passado pesquisei (inclusive aqui no fórum) e muitos de meus amigos músicos me aconselharam uma Squier Classic Vibe. Mas como eu já tenho uma squier, acabei optando por um modelo superior. Cogitei até luthier, mas me desaconselharam princialmente por eu ser iniciante. No final fiquei entre uma Fender e uma Yamaha Pacifica 612, acabei comprando uma Fender Player Plus Top. A guitarra é mexicana, linda, dá vontade de tocar o tempo todo, mas pela tocabilidade, praticamente não sinto diferença entre ela e a squier.
Mas, como diz meu Pai: "Mais vale um gosto do que um tostão no bolso"

Notare16
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Notare16
· votar


Pessoal, comecei a praticar tem uns 2 meses com um violão clássico e estou em busca de uma guitarra, pretendo gastar ~R$1000, quero uma Les Paul porque pelo o que pesquisei, ela tem um som mais pesado que Strato/Tele e é o que eu quero, fiz uma pesquisa e a mais barata que achei foi a Strinberg LPS 200, R$750~900 (o valor mais barato pagando no boleto), foi uma das poucas que gostei do visual pois não tem escudo, eu acho guitarras com escudo muito feias, queria saber se alguém tem experiência com esse modelo, se a marca é confiável etc. Se não, teriam recomendação de marcas/modelos confiáveis?
PS: Ainda não olhei lojas físicas por conta da pandemia mas pretendo fazer isso quando normalizar em vez de comprar direto pela internet, aqui no Centro do RJ tem uma rua com no mínimo 5 lojas de instrumentos.

Modelo: LPS200
Formato do Corpo: Les Paul
Madeira do Corpo: Basswood Sólido
Acabamento: Brilhante
Braço: Maple
Construção: Bolt-On Neck (Junção Parafusada)
Escala: Rosewood 24,75
Marcações: Dots (bolinha)
Tensor: Bi-Lateral
Nut (Capo Traste): 42,5mm
Número de Trastes: 22
Encordoamento: .09 / .042
Número de Cordas: 6
Ponte: Tune-O-Matic
Captador Ponte: Humbucker Passivo
Captador Braço: Humbucker Passivo
Jack: P10
Tarraxas: Cromada (Die Cast)
Escudo: N/A (Este modelo não possui)
Utilização/Mão: Destro
Controles: Potenciômetro de Volume (1), Potenciômetro de Tonalidade (1) e Chave Seletora de 3 Posições

Parece que o braço dela é parafusado, vi alguns comentários dizendo que braço parafusado em Les Paul é horrível mas não entendi o porque, isso poderia atrapalhar um iniciante?

AmonSakurasou
Membro Novato
# jul/20
· votar


Notare16

Cara, com 1000,00 eu pegava uma Shelter Nashville, uma Condor ou uma SX. Essa Strinberg não é ruim pra quem vai começar, mas ela vc encontra por 400~500 reais, que é um preço mais justo, ao invés de 900 conto.

A questão do braço ser parafusado ou colado em uma Les Paul tem toda uma história de mitos e fatos, de que uma tem mais sustain e o som mais encorpado e essas coisas, mas pra mim, o que vale mais nesses casos é a captação e onde tu vai plugar essa guita (pedais, amps). Eu prefiro braço parafusado, simplesmente pq se caso der problema no braço dela, você pode trocar e vida que segue. Não to falando que o braço vai do nada empenar e nunca mais voltar, mas uma simples queda pode danificar de uma forma que o conserto não vale a pena. Isso em uma guita com braço colado é o pior pesadelo. Tem diferença entre os dois? tem, mas precisa ter um ouvido bem treinado pra perceber isso e é uma coisa mais sutil.

Concluindo então, por 1000 conto eu iria numa guita usada que são um pouco melhores que essa Strinberg, como as que eu citei, e questão de braço ser colado ou parafusado, eu pegaria parafusado por "segurança".

Valeu!

caduhm
Veterano
# jul/20
· votar


to afim de comprar a cort kx300, vcs sabem se ela é uma boa guitarra?
to encontrando ela entre 2850 e 3600, pelo preço vale, ou existem opções melhores por esse preço
obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda