【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Johnmayer45acp
Membro Novato
# jun/20
· votar


Boa noite, alguém me da um conselho sobre que guitarra comprar
Fender stratocaster american standard Rosewood
Fender stratocaster american standard maple
Fender stratocaster american deluxe Rosewood
Um padrão que eu vi e que as stratos com escala em Rosewood custam de 5 a 6 mil (usada), e as stratos de maple são de 5800 a 7000 alguém sabe o porquê?
Eu toco Eric clapton, hendrix, Stevie Ray vaughan, David Gilmour, Jeff beck e Eric Johnson.
Eu sou apaixonado por blues, rock clássico, slow blues, essas coisas, eu estava buscando um timbre bem clean, eu uso um amp serrano que simula o twin Reverb, tava pensando em comprar um amp mas pensei q era melhor comprar uma guitarra, pq eu uso um vox night train pra timbre sujo e esse serrano pra limpo.
Eu queria saber se e real a diferença de timbre entre escala de maple e Rosewood, ou se e só estética, e, se a diferença for real, qual se adapta melhor ao meu estilo de tocar.
Eu tinha me decidido pela de maple, por que falam que a de Rosewood e mais aveludada, e a de maple mais aguda e estalada, mas então me disseram que a de maple tem muito verniz e que aquilo dificulta para solos rápidos, etc. E parei pra pensar, que talvez seja verdade, pq o Malmsteen usava uma de Rosewood.
Vcs acham que qual tem um timbre melhor para o meu timbre e estilo, e, vcs realmente acham que atrapalha? Eu tenho uma guitarra com escala de maple e uma com Rosewood, e, pra ser bem sincero, nunca percebi a diferença na tocabilidade, mas esse cara me disse q e pq a minha não e infestada de verniz, mas que as fender vem um absurdo, o qq vcs me dizem disso?

Johnmayer45acp
Membro Novato
# jun/20
· votar


Boa noite, alguém me da um conselho sobre que guitarra comprar
Fender stratocaster american standard Rosewood
Fender stratocaster american standard maple
Fender stratocaster american deluxe Rosewood
Um padrão que eu vi e que as stratos com escala em Rosewood custam de 5 a 6 mil (usada), e as stratos de maple são de 5800 a 7000 alguém sabe o porquê?
Eu toco Eric clapton, hendrix, Stevie Ray vaughan, David Gilmour, Jeff beck e Eric Johnson.
Eu sou apaixonado por blues, rock clássico, slow blues, essas coisas, eu estava buscando um timbre bem clean, eu uso um amp serrano que simula o twin Reverb, tava pensando em comprar um amp mas pensei q era melhor comprar uma guitarra, pq eu uso um vox night train pra timbre sujo e esse serrano pra limpo.
Eu queria saber se e real a diferença de timbre entre escala de maple e Rosewood, ou se e só estética, e, se a diferença for real, qual se adapta melhor ao meu estilo de tocar.
Eu tinha me decidido pela de maple, por que falam que a de Rosewood e mais aveludada, e a de maple mais aguda e estalada, mas então me disseram que a de maple tem muito verniz e que aquilo dificulta para solos rápidos, etc. E parei pra pensar, que talvez seja verdade, pq o Malmsteen usava uma de Rosewood.
Vcs acham que qual tem um timbre melhor para o meu timbre e estilo, e, vcs realmente acham que atrapalha? Eu tenho uma guitarra com escala de maple e uma com Rosewood, e, pra ser bem sincero, nunca percebi a diferença na tocabilidade, mas esse cara me disse q e pq a minha não e infestada de verniz, mas que as fender vem um absurdo, o qq vcs me dizem disso?

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


Johnmayer45acp

Me parece q vc está um pouco eufórico kkkk, mas vou dar minha opinião.

Esses papo de madeira, escala clara e escura, qual tem o melhor som e essas coisa toda é tudo conversa fiada (MINHA OPINIÃO).

Praticamente todo o som do instrumento vai depender de CAPTAÇÂO, AMPLIFICADOR e PEDAIS (uns 95% do som do instrumento) dos 5%, da pra dar uns 4% pra madeira do corpo, e o resto pro braço/escala.

É praticamente mínimo a diferença de som da madeira usada no corpo, e no braço então nem se fala. Pra tu perceber a diferença do comportamento das madeiras do corpo e braço/escala com relação ao som total do instrumento, tu tem q ter uma audição de golfinho, morcego, sei lá kkkkk

Quando tu ligar a guita no amp com um mínimo de overdrive, é a mesma coisa q te tu estar de olhos fechados, num quarto escuro com uma mulher bonita e uma mulher menos bonita. Tu vai pegar uma achando q é a outra kkkk. Enfim. madeira do instrumento interfere minimamente no som, q tu não consegue perceber.

Se fosse um instrumento acústico, como violão, aí faz sentido discutir sobre o comportamento sonoro de cada tipo de madeira, vibrações, etc...

Então, voltando a sua pergunta, qualquer uma dessas Fender vai servir de bom tamanho pra tocar o q tu gosta, ou seja, escolhe a mais bonita kkkkkkk

K2_Loureiro
Veterano
# jun/20
· votar


AmonSakurasou
Só complementando: diria que menos de 5% do som da guita é por conta da madeira. Claro, se puder comprar uma madeira melhor é bom por causa do conforto, durabilidade etc. Tem um vídeo da Malagoli testando duas madeiras diferentes e a diferença é ínfima, uma simples timbragem deixariam iguais.
Abraço!

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


K2_Loureiro
Exatamente!
Coloquei 5% ali só pra comparar mesmo, mas é praticamente imperceptível a diferença q a madeira faz no som de um instrumento elétrico como a guitarra.

É como você falou, comprando com uma madeira de boa qualidade (que eu acredito q essas Fender q o amigo ali falou com certeza devem ter) pra te dar uma boa estabilidade, conforto, durabilidade, é o mais importante. O som do instrumento, só acrescentando mais um item bem importante dos que estão ali que eu não havia citado, seria então:
CAPTAÇÃO, AMPLIFICADOR, PEDAIS e USUÁRIO kkkk
Valeu!

Johnmayer45acp
Membro Novato
# jun/20
· votar


Obrigado pelas respostas, eu vi uma fender stratocaster American professional, e uma elite a ultra (antigamente era chamada de deluxe, confere essa informação?) E sinceramente, eu achei a professional muito superior, com um som mais aberto e vivo, de strato, enquanto a elite me pareceu fechado, tipo uma guitarra com humbuckers, me pareceu que a captacao noiselles é um humbucker disfarçado de singles, porque tem menos ruído, mas o som e mais fechado, então, eu vou riscar a deluxe da lista, por que usa noiselles, vou comprar uma strato professional ou uma standard, eu vou plugar num serrano baseado no twin Reverb e plugar um Ibanez ts9 ou ts808(prefiro o ts9, tem um pouco mais de médios), então acho que vai ficar bem legal, valeu pelas respostas, e provavelmente vou comprar um com escala de rosewood, pois dizem que e mais confortável, e eu acho mais bonito tbm. Vlw pelas respostas

eloynjunior
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: eloynjunior
· votar


Alguém tem ou já tocou as Les Paul Strinberg LPS 280 e LPS 260.
Ambas em Mahogany, sendo a 280 com braço colado e a 260 parafusado.

Já procurei sobre elas aqui, mas muitos tópicos são antigos e a maioria das respostas são compre a marca X ou Y que é melhor, mas hoje já não se encontra mais essas marcas X ou Y novas.


Vi também um vídeo de um teste em uma PHX LP5 e parece ter um timbre legal. Essa eu não encontrei nada por aqui.

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


eloynjunior
Eu testei no começo do ano a LPS 260 quando fui no meu luthier buscar minha guita. Comentei com ele que estava atrás de uma guita com ponte fixa e ele tinha regulado essa guita de outro cliente que comprou e já levou direto nele pra regular. Dei uma testada de uns 10 min nela basicamente

Pelo que eu pude testar, ela é uma guita de acordo com o preço que se paga nela, o som e a pegada dela soaram bem pra mim (ela estava toda regulada e com cordas novas). No geral eu gostei dela.

O que você pode (DEVE, na verdade) é testar e tirar as suas conclusões sobre ela. Nessa faixa de preço tem outras marcas que o pessoal aqui sempre comenta com relação ao custo benefício melhor que Strinberg, como SX, Shelter Nashville, Cort. Como nunca toquei essas, não posso opinar.

Valeu!

Johnmayer45acp
Membro Novato
# jun/20
· votar


Uma vez eu testei uma Strinberg les paul, não lembro o modelo, mas lembro de ter um excesso de gravez, e a equalizacao tava com menos graves que médios e agudos, não gostei mto

eloynjunior
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: eloynjunior
· votar


AmonSakurasou

Por enquanto, devido a pandemia, testar não vai ser opção.
Mas vi alguns vídeos da LPS260 e o timbre agradou também.

Já a LPS 280, escutei falar pouco a respeito....ela tem o preço similar à Tagima TLP.

Outra que o timbre parece bacana, pelos vídeos no youtube, é a PHX LP5
Obrigado pelo retorno.

Johnmayer45acp
Lembra qual o modelo?

Willianxb
Membro Novato
# jun/20
· votar


Olá, está fender seria uma boa pedida para iniciante?
https://www.megasom.com.br/produtos/guitarra-fender-mexicana-standard- stratocaster-arctic-white/

E a tagima stella?
https://tagima.com.br/detalhe.php?cod=59d6645ba47b0

Teriam alguma indicação? Procuro a stratocaster por ser um modelo versátil.

Gostaria de aprender a tocar músicas do Pink Floyd, David Bowie, Iron Maiden, Led Zeppelin, Dio.

Munich
Membro Novato
# jun/20
· votar


Eai galera, eu já pesquisei muito sobre modelos de guitarras.

Eu procurei mais os modelos strato pois acredito ser a ideal pros estilos que eu quero tocar ( Pop, Rock e Country ), e acabei chegando em três modelos diferentes:
-Tagima PR-200
-Tagima tg 530
-Sx sst 57

Eu já pesquisei muuuito e ainda não consigo chegar na conclusão de qual comprar, vocês podem me ajudar?

obs: vou comprar a guitarra nova

Over-Drive
Veterano
# jun/20
· votar


Olá, pessoal, bom dia.
Tô na dúvida entre essas duas guitarras e não sei qual comprar.
- Dolphin Telecaster Tele Rocket (dos modelos novos, com o logotipo novo da marca)
Braço/escala am maple
Corpo em basswood
Captação 2 single coils (não sei informar se são cerâmicos ou de alnico)
Ferragens dolphin cromadas

- Tagima Woodstock series TG530 Stratocaster (Modelo novo, mas anterior ao atual, possui o headstock com bico de papagaio)
Braço/escala em maple
Capitação cerâmica 3 single coils da tagima
Corpo em basswood
Ferragens da tagima

Qual das duas compensa mais? Vou usar primeiramente com drives de ganho médio, para tocar rock. O preço das duas é exatamente o mesmo. Não tenho informações se ambas possuem o corpo sólido ou mais informações sobre qualidade das tarrachas e ferragens.

FelipeeeeValois
Membro Novato
# jun/20
· votar


Gente, boa noite. Queria comprar uma guitarra até 4000 reais. Eu tinha achado a Charvel DC1ST, que tinha captadores EMG 81 e 85, em mogno por 3500, mas ela infelizmente esgotou. Adoraria encontrar alguma com esses captadores, mas nessa faixa de preço não tenho visto nenhuma, então se ela tiver um som legal já estaria bastante satisfeito kkkkkkkkk Gosto de tirar um som mais pesado, como Iron Maiden, Tremonti, Three Days Grace, etc. Enfim, sei que a galera aqui entende muito, então vou ficar contando com a ajuda de vcs kkkkkkk Muito obrigado! :D

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


Munich

Pelos estilos que você gosta de tocar eu recomendaria uma Strato padrão (3 singles). Agora, entre a TG-530 e a SX sst-57, eu iria de SX (nunca toquei nela, mas na TG-530 eu já consegui testar e esperava algo parecido com uma T-635, mas é bem inferior). A SX parece ser do nível da T-635.

A PR-200, por ter 2 Humbuckers vai ter um som mais encorpado e menos opções de timbre pra tocar diversos estilos diferentes, mas parece ser uma boa guita tbm, mas eu iria de Strato clássica que da pra tocar desde MPB até metal ;).

Over-Drive

A mesma coisa que eu falei para o amigo acima. Strato clássica tem mais opções de timbre por ter 3 captadores do que essa Telecaster que só possui 2 captadores. Por conta disso, dá pra tocar de tudo nela. Essa tele eu não achei nenhuma informação precisa do acabamento e das ferragens, então mais um motivo pra indicar a Strato da Tagima.

Finalizando, essas são minhas indicações, levando em conta que vocês são iniciantes na guitarra (eu acho kkkk). E mais, sei que nessa época de pandemia é meio inviável, mas o correto, pra escolher a guitarra certa é com certeza TESTAR o instrumento (mas fiquem EM CASA! kkl Vão pesquisando, vendo vídeos e tirando todas as dúvidas do instrumento antes de comprar).

Valeu!

eltito008
Membro Novato
# jun/20
· votar


Boa noite a todos. Estou vendo uma fender MIM modelo Signature Jimmie Voughan por R$5.500,00 no mercado livre e achei o preço relativamente barato comparado com outros lugares, onde ela chegava a custar R$12.000,00. O vendedor, que tem boas qualificações, me disse que ela é nova e ficava apenas na vitrine e que tinha as tags, bag e caixa original. Conferi o número de série no site da Fender e ele bate com o das fotos,com isso gostaria de saber se o serial number batendo já é o suficiente pra atestar que a guitarra não é falsa ou algo do tipo. Gostaria de saber se o preço é por volta de R$6.000,00 mesmo ou os sites que estão superfaturando ela. Agradecido desde já.

xxx-Black_Wolf-xxx
Membro Novato
# jun/20
· votar


Bom dia! Preciso de ajuda para escolher uma guitarra .
Pois bem, eu toco guitarra há 4 anos, já improviso bem e sinto a necessidade de pegar outra guitarra, ir além da minha stratocaster guerreira XD...
Eu gosto bastante de tocar Metalcore, Heavy Metal, sons pesados no geral. Como não estou podendo ga$tar muito, pretendo comprar uma guitarra na faixa dos R$1.000,00 - R$1.200,00. E nessa faixa de preço, encontrei no Mercado Livre duas opções bem interessantes: a Cort X100 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1559647024-guitarra-cort-super -strato-x100-opkb-open-pore-black-burst-_JM?matt_tool=19811555&matt_wo rd&gclid=EAIaIQobChMI3reSi9KX6gIVRQmRCh1DRQAMEAQYASABEgKRCPD_BwE&quant ity=1&variation=58048857850 e uma Ibanez Grg170 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-856262160-guitarra-ibanez-grg- 170-dx-bkn-_JM?quantity=1#position=8&type=item&tracking_id=802a1e3d-4f 28-4e72-99e7-7166acdeb46b
Obs: seja qual guitarra for a guitarra que eu escolher, pretendo fazer upgrades futuros (colocar captadores EMG e tarraxas Gotoh com trava)
Qual devo comprar?

xxx-Black_Wolf-xxx
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: xxx-Black_Wolf-xxx
· votar


A espessura do braço também faria diferença na minha escolha, uma vez que fazer sweep na minha strato causa dor na minha mão rapidamente... Então quanto mais fino o braço da guita, maior será a chance de comprar.
Conheço a fama que as Ibanez têm de terem o braço fino, com o formato "C", mas até onde sei, isso é inexistente nas guitarras de entrada, como a Grg170.
Já as Cort, já ouvi falar que têm braço confortável... mas isso seria braço fino no caso?

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


xxx-Black_Wolf-xxx

Ambas são bonitas.

É importante você observar a ponte das duas guitarras. Sendo a Ibanez com ponte flutuante (apoiada sobre dois pivôs) e a Cort com ponte trêmulo (fixada no corpo da guitarra com 6 parafusos).

Como você curte sons pesados, eventualmente até com mudança na afinação (afinação mais baixa), eu iria de Cort, em razão da ponte, pois fica mais fácil regular e manter a ponte sempre ajustada a medida que mudamos a afinação do instrumento. Pontes do tipo flutuante dão mais trabalho pra equilibrar (a não ser que trave a ponte e ela fique fixa).

Sobre o braço ser confortável é algo muito relativo. E se o foco maior for este, daí eu recomendo experimentar a guitarra antes de comprar.

alx_alb
Membro Novato
# jun/20
· votar


Segue o questionário! Desde já, grato pela ajuda! Se estiver faltando informação, estamos ae!
a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
10.000 a confirmar, vide abaixo.
b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
tocar como hobby, estudar, no futuro compor, tocar com banda em estudio

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
não tenho nada. Desejo comprar um jazz chorus JC40 e aos poucos comprando pedais.

d) Qual é o seu nível técnico?
iniciante, que está voltando a estudar teoria depois de anos através do fica a dica premium e livros do Nelson Faria e Almir Chediak. Toquei há muitos anos em meia duzia de gigs na adolescência e ensaios em casa/estúdio.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Desejo um modelo versátil que tenha tocabilidade tanto limpa ou com efeitos. Desde jazz, progressivo, hard rock, metal , rock 70. Pela versatilidade pensei numa Fender Stratocaster (vale a pena o modelo sem ser o americano?).

Breve resumo: tenho 43 anos, não quero me aventurar em instrumento de baixo custo e qualidade. Comecei com violão Tonante e guitarra Finch. Chutei o valor de 10k mas não sei ainda quanto é necessário para ter um instrumento de qualidade e ser feliz, rs. Estamos em plena pandemia, logo , tão cedo não será possível ir testar uma guitarra numa loja (afinal, quando isso será possível?). Tenho ciência dos riscos de comprar pela internet sem testar, no entanto comprando um equipamento top, menores são as chances de dar problema, salvo defeito grave de fabricação. Após comprado, somente quando for seguro sair de casa, procurar um luthier pra regular. É o que eu lembro por enquanto.

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


alx_alb

Eu compraria uma guitarra modelo strato com um humbucker na ponte.

Veja esta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1406551469-guitarra-fender-squ ier-black-and-chrome-strat-hss-lr-black-_JM?matt_tool=19811555&matt_wo rd&gclid=Cj0KCQjw0Mb3BRCaARIsAPSNGpUtkKqfl-e1fAtJUFC7tRR7T4i0_72df1sxH S4z7N8lfgW5paF_nHkaAiADEALw_wcB&quantity=1

Não é uma Fender americana. É uma Squier feita na China. Mas, com o padrão de qualidade das americanas. E o preço muito além das americanas também.

Evidentemente que, independente da guitarra que você comprar, é importante levar a guitarra a um luthier pra que ele possa fazer uma avaliação mais profunda, e eventuais ajustes.

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


xxx-Black_Wolf-xxx

Como o LeandroP disse, a ponte da Cort, por ser um tremolo ao invés de flutuante, garante que você possa mexer na afinação da guita sem precisar ficar regulando a ponte inteira, como ocorre com pontes flutuantes.

Agora, comparando as guitas em si, a serie GIO da Ibanez são modelos de baixo custo da marca, então praticamente só tem o nome da marca, mas não a qualidade de uma Ibanez RG, por exemplo. Essa Cort tbm é uma linha de entrada da marca, então não deve diferenciar muito da Ibanez. Questão de captação, a Ibanez é HSH, então da mais opções de timbre, mas em questão de qualidade dos cap deve ser parecido ou equivalente a Cort.

Questão do braço, como o próprio Leandro disse, o ideal é experimentar e ver se é confortável pra você, pois não da pra comparar de outra forma.

Qualquer uma das duas vai ser uma boa base para dar uma tunada mais pra frente, mas EU (minha humilde pessoa kk) vou pelo lado da Cort, se comparado com a Ibanez. Pela estética mesmo das marcações do braço (não curto "dente de tubarão") e pq se eu fosse pegar qualquer uma delas pra tunar, eu iria trocar a ponte tbm, e a ponte tremolo de 6 parafusos da gotoh é mais barata que a de 2 pivôs kkkkkkk

Valeu!

sOK
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: sOK
· votar


Olá, queria saber se uma Les Paul usada com escala rosewood e toda em Mogno feita por luthier com braço colado por R$600 vale a pena
Eu tô entre uma Cort Zenox z42 FT de R$900 e essa Les Paul, queria a q melhor me atendesse.

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


sOK

Muito barata essa Les Paul feita por luthier.
Só que não tem como avaliar um instrumento apenas com essas informações. Este "barato" que eu disse por custar muito caro (perder o dinheiro).
Diante desta dúvida, eu iria nessa Cort.

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


alx_alb

Sem contar que essa guitarra é linda!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1406551469-guitarra-fender-squ ier-black-and-chrome-strat-hss-lr-black-_JM?matt_tool=19811555&matt_wo rd&gclid=Cj0KCQjw0Mb3BRCaARIsAPSNGpUtkKqfl-e1fAtJUFC7tRR7T4i0_72df1sxH S4z7N8lfgW5paF_nHkaAiADEALw_wcB&quantity=1

(é a mesma)

AmonSakurasou
Membro Novato
# jun/20
· votar


sOK

Nem tudo que é feito por luthier vai ter uma qualidade acima do padrão. Além da madeira usada nessa guita, tem q ver quais são os outros componentes dela (Ferragens, captação, elétrica...).

E mais, a madeira praticamente não interfere no som da guita, é uma coisa mais estrutural e que precisa ter estabilidade. Ou seja, vale muito mais uma guita com madeiras mais comuns como cedro e marfin, BEM SELECIONADOS, do que mogno.

Outra dica, evite guita com braços colados, por precaução mesmo. Caso aconteça algum acidente com ela e o braço fique danificado ou quebrado, você pode perder o instrumento por inteiro. Braços parafusados é só mandar fazer outro ou comprar de um mesmo modelo da guita e colocar no lugar ;)

Valeu!!

alx_alb
Membro Novato
# jun/20
· votar


LeandroP
Tudo bem? obrigado pela sugestão. Vou pesquisar sobre o humbucker na ponte. Squire vou pesquisar mais, tem uma faixa bem variada de preços, mas estou mesmo inclinado a uma Fender. Abraço.

Willianxb
Membro Novato
# jun/20
· votar


A tagima stella é uma boa guitarra para se iniciar? Ou seria melhor uma strato squier standard?

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


alx_alb

A Squier é licenciada pela Fender na fabricação de instrumentos e acessórios. Existe uma variedade de modelos stratocaster da Squier. Séries mais simples e com preço acessíveis, aumentando gradativamente, até modelos profissionais. Os modelos como Bullet, California, Mainstream são esses "de entrada", como costumam dizer. Outros modelos são mais requintados, fabricados com mais critérios. Eu tenho uma modelo standard stratocaster e não deixa a desejar em absolutamente nada em relação às americanas. Me custou 1/3 do valor.

Dê uma olhadinha no site deles. Dá pra ter uma ideia melhor. Boa sorte na escolha!

http://www.squier.com.br/index.php?link=produtos&codsag=0&codage=E022& codcom=0&codpro=0&codlan=T

Edmarcio
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: Edmarcio
· votar


alx_alb

Prezado, você assim como eu, já tem uma certa idade. Ralou e trabalha duro pra realizar seus sonhos. Se você se sente confortável e quer comprar uma guitarra de primeira linha, faça-o.

Recomendo fortemente a leitura desse blog Louco por guitarras, que é de grande conhecimento em strato e fenders.

Squier é segunda linha da Fender assim como Epiphone é segunda linha da Gibson.

Mesmo dentro da primeira linha da Fender ainda existem as fabricas de origem e modelos. Americana é a mais cobiçada, tendo alguns modelos em anos específicos da japonesa tão boa ou melhor. Tem fábrica também no México e até na China... isso tudo como primeira linha.

Todas as fábricas e marcas de todos os segmentos, possuem segundas e terceiras linhas para atender o diversos públicos. Se você está disposto a comprar um Audi eu não vou te falar, compra um Volkswagen que é a mesma coisa, afinal é do mesmo grupo, compartilham peças e tecnologias...

Guitarra para hobbista não é necessidade é desejo, então faça o seu valer.

Com o dollar ao valor que está, fica difícil comprar uma fender americana nova, no valor que está disposto a gastar. Minha recomendação? Usada.

Se você insistir em uma guitarra nova, 0km, pode pensar nas linhas de acesso da Fender, mas não caia na besteira de comprar uma Squier porque não será a mesma coisa, mesmo trocando captadores e hardware.

No meu ponto de vista, a vantagem de comprar um instrumento usado é você não perder valor caso queira vender. Com sorte, pode até valorizar.

Com a pandemia hoje, viajar para comprar está um pouco fora de viabilidade, mas em 2014 eu tive a oportunidade de viajar e trouxe uma Fender Stratocaster American Standard e paguei 1250 USD. A série special custava 1000 usd e hoje a equivalente custa 1150. Acredito que a correspondente da am std hoje seja a american professional e custa 1450 usd.

Eu tomaria cuidado ao adquirir uma Fender japonesa (MIJ ou CIJ) com corpo em basswood. O tradicional é usar Alder ou Ash.

Fender mexicana Standard costuma ter o corpo feito de várias peças de alder e captação cerâmica, as americanas costumam ser feitas de 3 ou menos peças e captação em alnico. Se optar por uma fender mexicana nova, procure uma versão deluxe ou signature, fugindo das standards já será uma melhor aquisição.

obs.: Tenho uma Fender Strato Std mexicana do ano de 1998 que pretendo vender, além de uma tele fsr em ash que é bacana e mais honesta pelo o que custou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda