【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
CardosoP
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: CardosoP
· votar


SkyHawk
Mas se você pegar uma guitarra com 2 HH as músicas com sons limpos (tipo U2) não ficam boas, não é mesmo? Ou dá para tocar tudo só com humbuckers?


SuicideGuy
Minha vontade era colocar os 2 para tocar com a mesma guitarra, só que na loja daqui não tinha nem o Mustang 2 nem o 40 XL por lá... Achei um review do Mustang 2 vs 40XL (além de mais outros 2 lá) aqui ó:
, achei bem legal, eles acabam dando a vitória para o Mustang 2, com o 40XL bem próximo.

Como eu imagino que não vou usar o looper tão cedo, estou tendendo mais para o Mustang mesmo por poder conectá-lo no PC para alterar os presets e tal... Agora é torcer para alguma alma boa encontrar esse amp online para compra! :D


EDIT:
Esse Rob Chapman tem um vídeo muito bom sobre como comprar uma guitarra, nele ele afirma que comprar uma guitarra "vagaba" acaba atrapalhando o desenvolvimento de quem está começando porque você acaba não gostando do som e não sente vontade de tocar a guitarra. Em parte ele está certo, fico pensando se ao usar uma GGX ligada num Mustang ou 40XL eu não iria ficar com a sensação de que o som não está legal e atribuir a minha ignorância ao tocar o instrumento hehehehe...

Vou continuar quebrando a cabeça até encontrar alguém para ir testar a Seizi Stone (HSS) na loja... Caso contrário vou preferir juntar uma grana e pegar um HSS melhorzinha, sem corpo de basswood como você recomendou lá no início hehehe!!

Então agora já estou pensando em aumentar o orçamento só para a guitarra em até R$1100, estou pesquisando aqui uma Squier HSS, ou Yamaha 112VCX, alguma recomendação entre essas?

A opção no momento é:
Seizi Stone Hss Preta Esc Branco 7259 - R$749 (pelo preço, acho que vale mais a pena gastar mais 300 contos e pegar uma melhor!)
Corpo: Basswood (:/)
Braço: Maple
Escala: Rosewood e/ou Maple
Captadores: 2 caps KZ single / 1 cap Humbucker
Ponte: Strat Style
Chave Seletora: 5 posições
Controles: 1 volume e 2 Tones
Trastes: 22 trastes
Ferragens: Cromadas

Squier Fat Stratocaster Rosewood Preto Metálico - R$949
Corpo: Agathis (melhor que basswood, né?!)
Braço: Maple, C-Shape
Escala: Bordo
Raio da escala: 9.5" (241 mm)
Trastes: 22 trastes Jumbo médio
Ponte: Synchronous Twin-Pivot Tremolo
Captador da ponte: Humbucking Pickup
Captador do meio: Alnico Magnet captadores single-coil
Captador do braço: Alnico Magnet captadores single-coil
Chave Seletora: 5 posições
Controles: 1 Volume, 2 Tom
Cor das ferragens: Cromadas
Comprimento da escala: 25.5" (648 mm)
Largura do Nut: 1.650 (42 mm)

Guitarra Pacifica 112VCX Preta YAMAHA - R$999
Corpo: Alder (melhor que basswood, né?!)
Braço: Maple
Captadores: Alnico V Single x2, Alnico V Humbucker x1
Controles: 1 controle de volume, 1 chave de 5 posições e 1 de tonalidade com Push-Pull Coil Tap SW
Escala: Rosewood (25 1/2" > 647.7mm)
Ferragens: Cromadas
Ponte: Vintage Tremolo com Block Saddle
Tarraxas: Tarraxas Diecast Cromadas (malditas diecast, mas podem ser alteradas no futuro)

Squier Vintage Modified Stratocaster Hss BLK - R$1150
Corpo: Cedro Indiano (nunca vi isso! wtf?! é melhor que basswood?)
Braço: Maple
Trastes: 21 Med Jumbo
Escala: Rosewood ( 25,5" )
Acabamento: Gun Metal Grey
Ferragens: Cromadas
Ponte: Vintage
Captadores: 1 HB-112 B/50 humbucking pickup, 2 Duncan Design SC-102 Stack pickups
Chave Seletora: 5 posições
Controles: 1 Volume, 2 Tom

Dúvidas, dúvidas... G.A.S. na veia!

SkyHawk
Membro
# ago/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


CardosoP
Claro que dá para tocar som limpo com humbucker, a grande maioria das guitarras de jazz são grandes clássicas semi-acústicas com humbucker ! Vide a ES 335 da Gibson, as Archtop de diversas marcas. Na verdade som clean de humbucker é o que há mais sofisticado em termos de timbre.

Eu sou da turma do clean e do crunch tanto de humbucker quanto de single coil e não existe isso de não dar para tocar algo com esse ou aquele estilo de guitarra, eu toco até metal de semi-acústica e toco jazz ultra clean de hotrails de alta saída !!!!!

CardosoP
Membro Novato
# ago/13
· votar


SkyHawk
Opa, essa informação eu não sabia, estava com a impressão como vi no review lá da "concorrência" que guitarras com 2 humbuckers é para rock e o som limpo dela, em músicas mais "brilhantes" não ficava bom... Putos!

Eu fiquei aqui pensando ao pesquisar o ampli se as distorções e efeitos não iriam influenciar bem mais do que os captadores serem SSS ou HH...

Agora fundiu tudo hahuehuahua

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP

kk humbucker tem um ótimo som clean, não como um sigle da fender ou um dimazio, mas não tem nada a ver.

CardosoP
Membro Novato
# ago/13
· votar


fnxZIKAAA
Pois é, coisa de iniciante, vá desculpando aí! HEHEHEHE

Mas deixa eu com minha HSS mesmo, depois se pegar gosto testo outras! O problema é que a imensa maioria dos modelos de guitarras abaixo dos R$1000 são todas em Basswood...

SkyHawk
Membro
# ago/13
· votar


Os humbuckers tem sonoridade mais densa, os single coils são mais estalados, eu adoro clean de humbucker e gosto de drive forte de single ..... Kkkkkkkkkkkkkk !!!!! Tudo invertido mas muito bom e funciona, o humbucker dá complexidade no clean e o single ajuda a não embolar com distorção.

É tudo a mão do guitarrista e a regulagem geral de amp, efeitos e volume da guitarra.

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
Não creio que uma guitarra em Basswood vá ser um problema não. Pelo menos não no começo. Se você pegar uma Giannini GGX e colocar num amplificador desses eu DUVIDO que o som vá sair ruim. Se você quer saber, a maioria das pessoas faz exatamente o contrário. Compram uma Strato em Alder ou uma Les Paul em mogno pra começar e colocam ela num amplificador vagabundo que cabe dentro do bolso de tão pequeno. Eles continuam em frente sem maiores problemas e eu garanto que o som deles vai ser bem pior do que o seu (não se esqueça que o amplificador influencia mais de 70% do seu som e não a guitarra). Quantos iniciantes tem a oportunidade de começar em um Mustang ou um 40XL? Não conheço nenhum. Só toquei em um Mustang quando eu já sabia tocar e me apresentava já haviam se passado muuuitas luas. hehe

Qual guitarra serve para o que? O pessoal é taxativo em dizer que isso não existe. Eu até concordo mas concordo 90% e não 100%. É fato que qualquer guitarra serve pra tocar qualquer música, temos gente fazendo metal de semi acústica super feliz da vida igual o colega ali em cima e gente fazendo samba em guitarra em formato de tridente com captação ativa (agora peguei pesado xD). O que eu estou tentando dizer é que tudo vai depender do seu gosto musical. Eu tenho um amigo que tema mesma guitarra que eu (Fender Modern Player HSS), eu gosto de tocar Clean no captador do braço ou na posição intermediária usando o do braço e o do meio ao mesmo tempo com o tone reduzido pra tentar "imitar" um humbucker de ganho baixo. Já esse meu amigo, faz exatamente o contrário, ele se amarra nas distorções do braço e do meio e curte o clean do humbucker da ponte. Como você pode ver, depende só de você. E as pessoas? Vão gostar disso? Não sei! Tudo vai depender de como você toca e do seu feeling ao transmitir isso pro público. Você pode agradar e desagradar em qualquer configuração.
Mas e os 10% que você não concorda com essa ideia SuicideGuy? Bom, você pode tentar qualquer coisa e qualquer configuração, mas isso exige uma certa maturidade musical, sair inventando mil firulas exige que você saiba bem o que está fazendo. Tanto que é mais comum você ver certos tipos de guitarra em certos estilos. E isso também não é atoa. Cada guitarra e cada configuração tem um timbre expecífico. Posso fazer distorção pesada de single? Posso, mas só se eu gostar do som embolado que vai ficar, pois se eu quiser algo mais definido, não posso negar que uma Les Paul com humbucker de alto ganho na ponte vai se comportar melhor. Então, embora não haja uma regra, tem um certo fundamento (você dificilmente vai ver o Iron Maiden tocando semi acústica por exemplo, vai ver alguém fazer em algum momento, não tem nada de errado nisso, mas não é comum justamente pelo timbre se comportar de uma maneira "não usual" digamos assim).

Quanto as guitarras que você citou e as madeiras. Já descarto de cada a Seize. Se for pegar algo em Basswood, pega a Giannini GGX que vai ser mais barata e não vai trazer um resultado muito diferente em termos de timbre.
As Squier geralmente não tem preços justos com a exceção da Classic Vibe e uma outra que agora não me recordo, mas que não é essa ai :p
Agathis é um Cedro de qualidade inferior. É melhor que Basswood sim.
Eu nunca toquei na Pacífica, mas eu tenho um amigo que é fã da série e só toca com ela e mais nada. O cara já teve todas as pacíficas que você pode imaginar, hoje ele tem uma Pacífica de mais de R$3.000,00. Como ele é muito "pró" não acredito que ele seja algum doido varrido, a guitarra deve ser ótima mesmo. Com essa ai é em Alder e é HSS, provavelmente é a melhor guitarra que nós encontramos até agora dentro das expecificações que você queria. Até então a guitarra em Alder formato HSS mais barata que eu conhecia era a que eu tenho (a Fender Modern Player). Mas com certeza eu sabia que tinha mais, eu só não sabia e continuo não sabendo quais, pois eu nunca tinha me interessado por HSS. Ou era SSS ou então Les Paul. Só agora que eu entrei nesse mundo do HSS.

Enfim, se não encontrar nada HSS em Alder mais barato que a Pacífica, creio que ela seja a melhor escolha mesmo. Só se você considerar uma Stratocaster SSS que você acha mais barato. Ai te recomendaria a SX SST 62 ou 57 que são em Alder e custam uma média de R$550,00. Mas se seu desejo é uma HSS então descarte, pois a pior coisa é comprar uma coisa e ficar de olho comprido em outra imaginando como teria sido comprá-la
:p

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
Putz agora que eu reparei!!!!!
Essa Pacífica além de ser uma HSS em Alder por menos de R$1.000,00 (1 real a menos xD) ela tem captação em ALNICO!!!!!!!!

Cara isso por 999 pratas está de graça. Nunca tinha visto uma guitarra com corpo em Alder e captação em Alnico tão barata assim. Nem a minha Fender não veio com captação em Alnico (comprei uma captação nova em alnico só esse mês e ainda nem mandei trocar). E olha quanto ela está custando:
http://gangmusic.com.br/produtos/Cordas/Guitarras/Guitarra-Fender-Mode rn-Player-Stratocaster-HSS-/3765/

Mais que o dobro!!

Se você pode pegar essa Pacífica, aposto que não vamos encontrar nada melhor que ela por este preço. As características técnicas dela são incríveis. Só não conheço mesmo a qualidade da construção, mas isso chega a ser o de menos diante do que temos e pelo preço que temos.

OBS: Só tome cuidado pra não estourar seu orçamento, se enforcar por causa de GAS é bem comum nesse ramo. Uma guitarra barata pra quem não sabe tocar não é mal negócio, você pode pegar uma guitarra mais cara no futuro sem problemas. Vendendo uma GGX vc recupera metade do valor, então só vai ter perdido umas 150 pratas do preço inicial dela. Comprar a Pacífica ou qualquer outra mais cara no futuro sem estourar o orçamento também pode valer a pena. Enfim, faça os cálculos
;-)

martinsmiranda
Membro
# ago/13
· votar


Galera, Jackson King V Js32t (ponte fixa) ou BC Rich Warlock Metal Master??

Jackson King V

BC Rich Warlock

Alguém conhece alguma das duas?

CardosoP
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: CardosoP
· votar


Pois é, cara! Quando vi o review dela feito pelo endorser da Yamaha (o do Angra hehe) nem acreditei quando ele falou que os captadores eram de alnico...

Só as malditas tarraxas de diecast é que me incomodam, mas como te falei antes, entre uma Pacifica de 999 e uma Squier de 949, vale mais a pacífica?

Achei ela nesse valor na MundoMax (pode falar os nomes das lojas aqui?!).

Confesso que visualmente a Pacifica me agrada mais por ser toda preta hehehe, incluindo o headstock :D

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
E as novidades só aumentam. Também só agora que eu fui reparar que essa Pacifica além de tudo que eu já disse também splita o humbucker. Esse é um recurso que algumas HSS tem pra que quando você puxe o botão do tone você "quebre" a ligação do humbucker e transforme ele em um single. Ou seja, você vai poder ser tanto HSS quanto SSS, vai variar seu timbre do jeito que bem entender. Não chega a ser 100% igual a um single, mas eu diria que chega a ser 95% parecido com um single de verdade.

CardosoP
Membro Novato
# ago/13
· votar


Vocês recomendam a MundoMax? Posso comprar sem medo? Agora que vi que o frete é grátis bancado pela Yamaha, acho que fecho a compra dessa belezinha amanhã mesmo!

VALEU MUITO PELA AJUDA, SuicideGuy, SkyHawk e fnxZIKAAA

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
Rapaz, loja Física eu só conheço no Rio de Janeiro. Fora isso conheço alguns sites famosos na internet. Mas calma, não sai fechando não!! Deixa eu dar uma olhadinha nos sites que eu conheço aqui pra ver se tem algum mais barato e que seja confiável primeiro.

A propósito, nunca comprei pela MundoMax, mas tenho amigos que já compararam. Tudo dentro da normalidade até onde eu sei. Se quiser ficar mais seguro, vá até o "reclame aqui" e veja se a empresa tem problemas não resolvidos. Só não vá julgar errado. Todas as empresas imagináveis tem reclamações nesse site, as boas empresas no entanto resolvem os problemas, enquanto que picaretas não se importam em resolver os contra tempos que eventualmente acontecem.

Eu tenho que dormir agora, mas amanhã por volta das 10:00 eu volto aqui e posto se achei essa guitarra nas minhas fontes mais confiáveis com condições melhores.


martinsmiranda
Antes que você se sinta abandonado velho. Infelizmente não manjo nada dessas guitarras ai. Quem costuma ajudar o pessoal aqui com esse tipo de guitarra e também com pontes Floyd é o lukas.moreira, mas ele anda meio sumido. Eu mesmo saco de Stratocaster e Les Paul.
:-(

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP

Comprei na musicalbrasil, mas a mundomax é boa tbm xD

CardosoP
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: CardosoP
· votar


SuicideGuy
Tranquilo, cara! Fico no aguardo, mas realmente esse preço dos caras está muito bom, nem no MercadoLivre tem por menos de 1000 hehehe! Fica a dica para quem estiver pesquisando uma SSS/HSS!

EDIT: Mal aí pelo double-post, nem percebi :P

CardosoP
Membro Novato
# ago/13
· votar


fnxZIKAAA
Pena que a MusicalBrasil quase não tem guitarra para vender hehehe, muitos modelos esgotados! Mas agradeço pela indicação, já vou anotar aqui e deixar guardado para consultas futuras!

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
Fiquei tão empolgado quanto você. Acabei de procurar em 12 sites que eu já comprei e que eu confio. Nenhum deles tem mais barato. Na verdade só encontrei em 1 site e estava por R$1.519,00 na "Estudio Som João". Nem no mercado livre eu não consegui encontrar mais barato que esse preço. Com frete grátis então!

Essa eu vou guardar aqui no meu bloco de notas. Quando aparecer alguém procurando uma Stratocaster por 1 barão vou indicar essa sem dúvida.

CardosoP
Membro Novato
# ago/13
· votar


SuicideGuy
Então se empolgou e nem foi dormir né? Vou fechar então com eles amanhã quando chegar do trampo hehehe!

Aqui no fórum bem que podia ter uma seção onde cada "dono" relatasse os acontecimentos com suas respectivas guitarras no dia a dia, tipo a Quatro Rodas faz com o teste de longa duração dos carros, onde eles compram os modelos e ficam dirigindo e relatando os problemas, etc...

Seria muito bom entrar em cada tópico das guitarras que pesquisei e tirar dúvida com quem tem o equipamento em mãos, né? Mas quem sabe no futuro hehehe! :D

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


CardosoP
Esse seria o papel do Review. O problema é que os caras querem comprar a guitarra e fazer review no dia seguinte. A minha guitarra por exemplo não tem nenhum review aqui no fórum. Depois de amanhã completo um mês com ela. No final de semana devo trocar a captação. Vou usar mais uns dias e ver como ficou. Só depois que eu vou fazer o review relatando tudos os prós e contras dela. Assim o review fica mais honesto, pois já terei conhecido melhor a guitarra.
;-)

Agora fui!!
Boa noite galera!

rodrigo_angra
Membro Novato
# ago/13
· votar


Há alguma guitarra Stratocaster melhor que a Squier Standard (made in Indonesia) na faixa de preço de MIL reais? Valeu!

rodrigo_angra
Membro Novato
# ago/13
· votar


Me refiro a guitarras novas e não usadas.

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


rodrigo_angra
Estávamos falando disso agora pouco. O CardosoP encontrou uma joia rara. Uma Yamaha Pacifica HSS com split por R$999,00 e frete grátis. Ela é em Alder e os captadores em Alnico!

http://www.mundomax.com.br/guitarra-pacifica-112vcx-preta-yamaha

Bota qualquer Squier no chinelo tranquilamente.

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar


SuicideGuy

o.O é japonesa ainda! show

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


SuicideGuy
A guitarra é show, mas esse Headstock é muito feio...

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar


lukas.moreira
Horroroso!! Mas Headstock bonito só o da Fender mesmo. E eles processam quem faz o headstock igual.
:-(

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


SuicideGuy
Eu prefiro os da Jackson, invertidos =D

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


martinsmiranda
Rapaz, li seu post aqui, desculpe a demora.
Então, eu nunca peguei uma B.C Rich pessoalmente, sempre ouvi falar bem, mas não tenho conhecimento de causa.
Quanto a Jackson, a minha guitarra é da linha indiana da Jackson, feita da mesma madeira e mesma linha de produção dessa que você falou. Levando em conta a minha, a madeira é bastante de grave, pelo menos eu achei. Ela tem uma característica extremamente comum de guitarras asiáticas que é o scarf joint, o headstock tem uma madeira diferente do restante do braço. Tem gente que reclama, eu não vejo problemas. Os captadores são bacanas, nada de incrível. Qse certeza que são cerâmicos. Ostrastes é que eu achei muito bons.
Acho uma guitarra boa e barata, se fosse floyd não valia a pena, mas ponte fixa eu acho que é uma boa. Agora se estiver muito cara vale a pena procurar outras, pois não é uma guitarra top de linha.

rodrigo_angra
Membro Novato
# ago/13
· votar


SuicideGuy

A guitarra realmente é bacana, mas ao meu ver parece nao ter o som tão estralado como o da squier standart.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


SuicideGuy
Aproveitando, vi o teu comentário sobre eu estar sumido... Cara, trabalho, faculdade, Monografia, espirito empreendedor, malhação, namorada, tentando continuar minha vida nerd e meu processo de músico auto didata... Calcule meu tempo livre =D

martinsmiranda
Membro
# ago/13
· votar


Obrigado SuicideGuy e lukas.moreira!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda