【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
john Norum
Veterano
# ago/13 · Editado por: john Norum
· votar

MrSaulHudson

Cara te recomendaria olhas as shelter, porque essa golden acho que não e boa coisa, mesmo a captação sendo wilkinson não e a captação que só define o som da guitarra, e esses são os captadores humbucker mais baratos da wilkinson, são ceramicos. te recomendo shelter, michael e as condor clp.

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

john Norum
Eu conheço esse topico dele, quem me passou foi o Llukas.moreira. As vintage são ótimas guitarras, antes de escolher uma strato eu queria Les Paul, e estava decidida a pegar a Paradise, mas vi que meu timbre era mais para strato ou telecaster mesmo.

O Paulo May nunca testou uma Squier Classic Vibe, olha só nos comentários o que ele disse para um cara:
Tarcisio Junior5 de janeiro de 2013 15:00
Caro Paulo May

Seria bacana se você pudesse fazer review da Vintage V6M e da Squier Classic Vibe, acho que são ótimas guitarras, o que acha?

Abraços !!!!!

Responder
Respostas

Paulo May5 de janeiro de 2013 19:19
Tarcísio, tenho por regra só postar reviews quando de fato possuo a guitarra - não faz sentido fazer um review de um instrumento sem conhecê-lo bem ou apenas testando-o numa loja. Nesse caso da V52, postei porque é mais uma dica que um review - é bem provável que o preço dessas guitarras aumente em 2013.
No fórum da GP há vários posts (Jr., Tanaka) sobre as Classic Vibe (que são muito boas, por sinal).
Fico te devendo essas! :)

Responder

Então é um cara sensato, pq só testa instrumentos com calma, na casa dele, coisa que nós nao temos como fazer por falta de bala na agulha. Pois quem tem grana pra ficar comprando guitarras? Poucos...

As Squiers mais tops são bem faladas. O fato é que se vc mora numa região onde nao tem como testar os instrumentos, como é que vc faz? Fica na dependência dos bons ou maus comentários de quem tem ou de quem ja testou, eu sou um desses casos tive que dar um tiro no escuro e comprei uma Fender MIM, e ela chegou!! Ja toquei nela um pouco, e gostei bastante do som da captação principalmente na posição 2 e 5, mas meu cubo nao ajuda muito, e eu sei que mais pra frente vou ter que trocar a captação pra chegar no som que eu quero.

.SuicideGuy
Nao vejo a hora de ver esse seu review, quero saber se esses captadores do Edu Furletone são bons mesmo, to com G.A.S mode on ligada!

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

FabricioC
Prefiro Les paul e strato, mas uma força me faz gostar mais de strato por causa da alavanca. Sendo que na minha opinião, Les Paul tem um som mais encorpado ' gordo ' que me atrai também
Eu comecei com Strato por causa da alavanca, mas mesmo hoje com muito mais nível técnico do que quando comecei, uso a alavanca uma vez por ano bissexto. Não sei se você dá muitas alavancadas, mas se ainda vai aprender esse recurso e gosta mais da Les Paul então vá de Les Paul mesmo. Pra falar a verdade eu gosto mais de Les Paul do que de Strato. Só peguei a Strato por ela ser mais versátil na minha opinião. Na época que eu tocava Les Paul eu só fazia covers, principalmente grunge. Hoje eu estudo de samba, jaz, blues, valsa à ritmos pesados, por esse motivo, decidi pegar a Strato, o fato da minha ser HSS foi justamente pra não perder as "raízes" Les Paul e ter um humbucker de ganho alto na ponte pro caso da minha galera vir beber uma gelada no final de semana e fazer um barulho pesado como antigamente.

Esqueci de especificar, pra mim tem que ser de 24 casas kk
Mas essa vintage é show

Então melhor você pegar uma super strato, pois eu não conheço nenhuma Strato ou Les Paul com 24 casas.

john Norum
Cara te recomendaria olhas as shelter, porque essa golden acho que não e boa coisa, mesmo a captação sendo wilkinson não e a captação que só define o som da guitarra, e esses são os captadores humbucker mais baratos da wilkinson, são ceramicos.
Realmente, não é só a captação que define a guitarra, mas você já tocou de verdade a Golden nova e a Shelter Nashville (ter tocado só uma não vale). Acho que você não tocou as duas então velho. A Golden tem melhor acabamento, melhores ferragens braço menos gordo (o braço da Shelter é tão gordo que parece de violão) e captação cerâmica barata da Wilkinson em cerâmica que vem nele dá de 1.000.000.000 a zero na captação que vem na Shelter. Se você procurar reviews e dados mais profundos da Shelter LP, vai ver que o principal ponto fraco dela é a captação. Obvio que por esse preço o cara não vai achar uma captação TOP em alnico, mas ele ainda pode optar pela captação cerâmica de maior qualidade.

Alessca
Também quero ver. Ainda estou com medo desse cara ser louco, mas como as referências são as melhores possíveis (inclusive de quem só usava Rio Grande e Lollar), então vou correr o risco. Se tudo der errado, ainda vai ficar melhor que o captador de fábrica da Modern Player, então, sem maiores dramas. ^^

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca
e SuicideGuy
Assino embaixo.

SuicideGuy
Quais caps vc comprou?

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

lukas.moreira
O que me chamou a atenção no Edu Fullertone é que ele não tem um catálogo de captadores pra você comprar, como as outras empresas. Você adiciona ele no facebook, fala com ele no chat o que você quer e ele te diz o que vai fazer e quanto vai custar.

Eu na intenção de testar ele falei que queria um humbucker pra tocar um grunge pesado estilo AIC com os amigos mas que quando splitado pudesse ter som de Strato pra eu continuar os meus estudos com versatilidade. Disse também que queria os dois Singles com o som mais característicos das Stratos mais clássicas possível, e queria tudo noiseless pois tenho pavor a chiados e zumbidos. Ele respondeu pra mim dizendo que iria fazer um humbucker estilo o SD JB porém com umas modificações (que eu não consegui entender, pois ele fala em jargão extremamente técnico) pra que quando splitado ele tenha som de single. E que no caso dois dois singles ele iria fazer algo parecido com o Texas Special, porém ele ia deixar os polos enfraquecidos, pra dar um som mais vintage. Fui procurar saber sobre esses "polos enfraquecidos" através de outras fontes e descobri que os captadores vão perdendo o magnetismo com o tempo e que aquele som das guitarras mais antigas que escutamos hoje e que amamos é por causa disso. Ai na hora fiquei com medo de ter problemas técnicos por causa desses polos enfraquecidos, mas fiquei tranquilo depois de descobrir que demora uns 15 ou 20 anos até esse enfraquecimento começar a dar alguma diferença na sonoridade. Ou seja, ele vai fazer um Texas Special que demoraria duas décadas pra ter o som do captador que ele vai fazer.

Na mesma hora pensei: "Esse cara é doido!". Mas como as referências são as melhores possíveis, estou pagando pra ver se ele consegue fazer toda essa mágica que ele falou ou se ele realmente é doido varrido. Obviamente, vou postar os resultados assim que possível. Se ele for doido varrido vou fazer questão de espalhar isso por toda internet. Mas se ele realmente for tão bom, nunca mais uso outro captador e obviamente vou dar boas referências.
:p

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar

SuicideGuy

LOL, quanto fico esse humbucker?

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

fnxZIKAAA
Vai ficar R$199,00 no humbucker e R$175,00 em cada single, mas vou comprar com o adiantamento de salário, que só vou receber dia 23, então quando for fechar eu vou dar uma chorada pra ver se consigo reduzir mais.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

SuicideGuy
O HB tá barato. E a proposta é boa. Eu to juntando grana pra tentar comprar um amplificador de verdade pra mim (ta f... que meu pc deu pau e tive que comprar um qse novo...), mas vou falar com o meu luthier pra instalar um push pull e splitar os meus humbuckers tbm, só pra ter mais opções mesmo. Não vou ter grana pra comprar outra guitarra tão cedo com os amplificadores que eu to em mente =x
Espero que sejam o que vc espera deles!

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

lukas.moreira

Quanto sai mais ou menos um serviço desse de colocar um pulsh pull?
Nao tenho nem idéia de valores.
Também estou pensando seriamente num valvulado, pq meu cubo fx da onner tem uns efeitos muito artificiais...só servem pra brincar e ponto...
Exceto no clean, com efeitos ligados, logo me irrito com tamanha artificialidade.

Estou olhando um Fender super champ x2, que acho que para pequenos shows da para o gasto...no entanto ainda nao defini nada, só o ano que vem pra pegar um.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca
O preço eu ainda não faço ideia... Mas acho que não seja tão exorbitante... O trabalho é trocar um potenciômetro (no meu caso o tone, pq o volume tem o sistema de pré dos meus captadores), soldar os fios de volta na ordem desejada e pronto (eu acho).
Se eu não fosse tão lerdo com coisas de eletrônica eu mesmo poderia tentar isso, mas... Prefiro não arriscar...

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

Alessca
lukas.moreira
Instalar é relativamente fácil, é uma pequena modificação no esquema elétrico e um potenciômetro push/pull. Eu sou técnico em eletrônica além de mecânico de aeronaves. Mecho com coisas complexas e soldar não seria nenhum problema. Mas acredite em mim quando eu digo que não é só saber fazer uma boa solda. Também não me arrisco a fazer esse tipo de modificação, a quantidade de coisas que podem dar errado exigem que você tenha um "manual" em mãos ou conhecimento profundo sobre o produto antes de fazer o serviço, assim você minimiza riscos com imprevistos. E olha que eu já vi gente mandando refazer parte elétrica por algo simples, mas que o cara deu uma de curioso e acabou com a guitarra. Ou seja, imprevistos e complicações acontecem, e geralmente acontecem com quem não sabe exatamente o que está fazendo.
:p

Agora falando de preço. Um luthier bom faz isso rápido e sem problemas, mas o fato que nenhum luthier bom cobra barato. Um luthier que se preze não pega serviços de 20 pratas por exemplo. Ele vai cobrar caro, pois ele sabe que se algo der errado, vai ser de responsabilidade dele concertar tudo. A variação de preço nesses casos é muito grande, mas não acredito que algum luthier concorde em fazer por menos de R$50,00 (um luthier bom no caso).

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

SuicideGuy
Eu tava imaginando mais ou menos essa faixa tbm... A troca da ponte, que é um trabalho que exige uma certa paciência, saiu por R$100,00.

Alessca
Falando em amp, pelo menos o seu clean te agrada... Eu tenho que ligar a minha pedaleira com simulação de clean fender pra poder ficar aceitável aqui...
Eu to visando um Vira Lata ou um Acedo 288.

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar

SuicideGuy

Eu tenho uma shelter 305, não achei a captação muito ruim não, apesar de não definir bem algumas notas, serve por um bom tempo se o cara tiver iniciando, mas o braço é bem gordo kkk, peguei em uma strato da samick das antigas do meu professor perfeita a guitarra, como é antiga tem as mesma medidas das fenders, ela tem 3 singles sensacionais nem parecem singles, mas então parecia que eu tava pegando em poste e depois em um cabo de vassoura kkk.

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

fnxZIKAAA
Eu tenho uma shelter 305, não achei a captação muito ruim não, apesar de não definir bem algumas notas, serve por um bom tempo se o cara tiver iniciando
Claro, não dá pra dizer que é a pior captação do mundo. Até mesmo pelo fato da faixa de preço e qualidade do instrumento ser direcionados a iniciantes. Importante salientar que iniciantes não são tão exigentes e que o importante é aprender a tocar e pode praticar. Porém, o ponto fraco da captação da Shelter Nashville 305 deve-se não ao fato de "não prestar", mas ao fato de que não é uma captação compatível com sua faixa de preço. Existem captações de guitarras mais baratas que entregam mais resultados do que a dessa LP. A boa compra não é aquela que tem tudo do bom e do melhor, mas é aquela que te oferece um resultado justo pelo preço em todo o conjuntos. E sinceramente, não quero parecer grosseiro, até pq você tem uma, mas minha última Les Paul foi uma dessas e foi a pior guitarra que eu já toquei na vida (já disse isso várias vezes aqui nesse tópico). Custa uma média de R$600,00 e não é um preço honesto por ela. Eu não falaria tão mal dela se ela custasse metade disso.

ela tem 3 singles sensacionais nem parecem singles
Mas o single não é pior nem melhor que o humbucker, ele é só diferente. Se esse single não parece single, então ele não cumpre o papel dele.
:)

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar

SuicideGuy

Mas o single não é pior nem melhor que o humbucker, ele é só diferente. Se esse single não parece single, então ele não cumpre o papel dele.

uhauha nada cumpre sim, mais não apitam muito como esses singles de agora isso que eu quis dizer, com distorção são melhores que alguns humbucker haha.

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

fnxZIKAAA
Ah agora entendi então. Realmente tem uns singles cerâmicos de baixo custo que tem uma qualidade muito boa (a exemplo das SX SST 57 e 62). As Samicks antigas eram muito boas realmente. Em meados de 1997 eu queria uma Samick mais que tudo na vida, mas meu pai só teve grana pra me dar uma uma Lion By Washburn ^^

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

SuicideGuy
Eu conheci o mundo da guitarra com uma Lyon de um colega de sala... Eu achava ela o máximo, primeira guitarra que eu via pessoalmente né... Isso há um bom tempo atrás. Me traz boas recordações, a marca, primeiro contato com banda de garagem xD

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

lukas.moreira
Por acaso era aquela HSS?

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

SuicideGuy
Era uma SSS, acho que era o mais standard possível da marca.

SuicideGuy
Membro
# ago/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar

lukas.moreira
A minha era uma Sunburst HSS, foi minha segunda guitarra (nem queira saber o nível da primeira guitarra, mas pra você ter uma idéia a Lyon foi um upgrade) xD

Ahh pobreza, pobreza, pobreza. Tempos difíceis, mas foram bons tempos! HAUShUAShUAS

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

SuicideGuy
Cara, a minha primeira guitarra mesmo foi uma Memphis MG32, usada, que eu comprei em duas vezes de R$60,00 =D
Ela era ótima, pra esse preço. Aliás, ela era o mesmo nível daquelas Squier bullet/california de basswood...
É meu amigo, eu ainda estou vivendo os tempos difíceis... =x Vida de universitário é f...

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar

lukas.moreira

Tire o cartão minha guitarra minha vida e pague até 50% menos em produtos musicais, vem pra caixa vc também. Zoas isso ainda não existe u_u

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

fnxZIKAAA
É... os impostos sobre instrumentos musicais só aumentam aqui...

jhowbr
Veterano
# ago/13
· votar

veja isto, cristian carvalho é o nome dele:
https://www.youtube.com/watch?v=ZnbA0lsvq1A

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

lukas.moreira
Mas quando o cara tem um ganha pão já em mente a coisa melhora. Daqui a pouco tu está comprando guitarra TOP das TOP, nem vai precisar usar o cartão do fnxZIKAAA ^^

jhowbr
Esse moleque vai ter tendinite cedinho.

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

SuicideGuy
lukas.moreira
Mas eu pensava que um serviço desses era em torno de uns 150 reais. Se for no maximo 100 está barato. Aqui em São José do Rio Preto tem dois luthier de guitarra, em um que eu fui para perguntar sobre regulagem, ele me disse que dependendendo da guitarra o serviço ficaria de 80 a 130 reais. Se for guitarra com floyde rose é uns 130. Fiquei de cara.... Pq eu lembro que em 2010 mandei regular uma Michel que estava com braço empenado por 80 reais, e ela voltou bem regulada... Quanto é a media pra regular um instrumento pela primeira vez? É caro assim? E de quanto em quanto tempo tem que regular?

SuicideGuy
Membro
# ago/13
· votar

Alessca
O problema é que existe variação muito grande de preços nessa profissão e não tem como traçar um padrão de quanto custa cada serviço. Já vi luthier cobrando 40 reais em uma regulagem e outro cobrando 100 reais. Quando eu disse R$50,00 eu chutei por baixo, pois não acredito que algum luthier bom vá se dar ao trabalho de abrir seu instrumento por uma quantia que não valha a pena. Mas pode variar muito, muito mesmo.

Uma vez fiz serviço de regulagem, troca de captadores e blindagem com folha de cobre onde fechei o "pacote" todo por R$200,00. Outra vez eu fui em um luthier que me cobrou R$200,00 só pela blindagem. Enfim, varia.

Quanto a ter que voltar de tempos em tempos pra regular. Em geral não creio que exista uma regra. Eu só volto quando eu vejo que depois de um certo tempo a regulagem cedeu, alguma casa começou a trastejar ou problemas do tipo. Quando aparece alguma coisa pra regular geralmente vai aparecendo outra, ai é hora de voltar no luthier.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca
Acho que depende do lugar, da faixa de preço, do renome do luthier... Esse último serviço que eu fiz foi troca da ponte, blindagem, troca do nut e regulagem geral. O nut era do próprio luthier, ele é o representante da Graphtech aqui no Ceará, assim como o material da blindagem. Tudo saiu por R$ 245,00.
Uma guitarra com floyd é mais caro mesmo, pq dá trabalho balancear as molas pra manter a afinação e tal.
Agora se for só colocar corda e regular eu acho que R$ 50,00 seria o preço certo (regulagem simples).

fnxZIKAAA
Membro
# ago/13
· votar

SuicideGuy

Que nada uahua nem uso cartão faz tempo, cartão não minha mão é perigo de falência.

Onde eu vo o cara cobra 80 conto pra trocas os caps e 30 pra regula,um desconto pq faço aula uhahuauh

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

lukas.moreira
SuicideGuy

Acho que é um preço justo. Minha guitarra até que está regulada, só estou achando que as tarraxas nao estão segurando a afinação. De um dia para o outro as cordas desafinam um tom. Mas nao tem casa trastejando, as cordas estão novas...mas nao curti essas tarraxas, será que mandando regular elas vão segurar a afinação ? Ou vou ter que trocar as tarraxas? Achei o material usado nas tarraxas bem diferente do que eu vi na telecaster mexicana, parecia que era tão bem feito...achei as tarraxas idênticas as da Michel parecem de plástico com cobertura em níquel...nao gostei. E olha que nao dei nenhuma alavancada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda