【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
funk-strat
Membro
# mai/13
· votar

Eai galera blz? Então eu tenho 1000~1300 pra comprar uma strato,ai eu pensei em comprar uma sx sst57 ou 62 nova e turbinar ela,comprar tarraxas nut ponte e caps,ou eu deveria comprar um fender México usada e deixar ela do jeito que esta?

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar

Jorge Master
Encontrei no ML mas tenho receios, usada por 2.300... Fosse pelo menos semi-nova por 2000! Acho qe até por 2000 tenho coragem.

Usada eu teria coragem de pagar até 2,5k tranquilo. Essa hellraiser é um dos modelos top da Schecter, e está num preço muito bom levando-se isso em consideração.

Infelizmente não moro em SP, e não conheço lojas de lá.

Abrs.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar

funk-strat

Cara, acho que você não vai achar uma Fender Mexico usada por esse preço (mil a 1300,00).

Mas se você turbinar a SX acho que deve valer muito a pena sim, só que teria que dar um upgrade na parte elétrica também (não apenas captadores).

funk-strat
Membro
# mai/13 · Editado por: funk-strat
· votar

rcorts

Desculpe mas o que tem na parte elétrica precise mudar e qual será a diferença? Nao entendo muito disso
E se eu achar uma fender mexico um pouco mais caro que isso,vale mais a pena?

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

funk-strat

No geral são potenciômetros, capacitores e chave seletora que normalmente em guitarras de faixas de preço de entrada vem instalados de fábrica componentes genéricos, geralmente chineses.

Enquanto que guitarras de linha melhor já vem com esses componentes de excelente qualidade. Ex. A Fender usa os pots CTS e chave seletora Fender.

As diferenças podem ser percebidas tanto em termos sonoros quanto mecânicos e estéticos. Em termos sonoros, componentes melhores geralmente oferecem um controle mais gradual de volume e tone. Quanto a chave seletora, normalmente as genéricas criam um estalo na troca de captadores, ou ruídos indesejáveis. Já os componentes originais da Fender por exemplo são macias e não produzem esses ruídos.

Mas em termos de som, um componente que modifica bastante é o capacitor, já que é responsável por fazer um filtro de frequências ajudas no pot de tone. Os capacitores que vem de fábrica normalmente são cerâmicos. Um upgrade legal neste sentido é trocar por um do tipo paper in oil ou orange drop. No vídeo abaixo dá pra ter uma noção legal da influência dos capacitores no som da guitarra:

Enfim, são assuntos pra muita discussão. O que realmente você precisa saber é que geralmente são componentes de preços até razoáveis que oferecem bastante qualidade a qualquer guitarra. Se você mesmo substituí-los fica bem em conta. Mas se mandar pra luthier fazer terá que gastar uma graninha extra.

Na minha opinião, se você encontrar uma Fender Mexicana em torno de até uns R$ 1500,00 vale mais a pena. Mais do que isso já é meio puxado. Esse é um assunto polêmico, mas principalmente pelo preço de revenda vale mais a pena. Aí já é onde entra a marca mesmo. Sem falar que na Fender mexico, se você quiser pode trocar apenas captadores e já tá beleza pra ficar com uma strato legal.

Mas repito, dentro desse seu orçamento de R$ 1300,00 dá pra pegar uma strato SX e com alguns upgrades ficar com uma strato superbacana. Em termos de qualidade vai ficar foda. Mas no preço de revenda não dá pra esperar pegar tudo que você investir de volta. Esse é o contra.

Kolska
Membro
# jun/13
· votar

Galera devido aos seus Reviews do forum, decidi comprar minha EVL K-4 da Cort, consegui encontrar ela pelo belissimos 784 Dilmas, nem acreditei era um item de saldão, so com um pouco de oxidação, nada que interfira muito na sonoridade, agora esperar ela chegar (em 10 a 15 dias, vem do RIO) e postarei as fotos aqui para voces!!! Agora peço dicas de partes devo trocar nela para dar uma leve tunada, porque os CAPS EMG Hz me servirão por enquanto ^^!!

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Kolska
Cara, eu me focaria em colocar uma floyd da Gotoh nela, ai vai ficar muito bom.

Kolska
Membro
# jun/13
· votar

lukas.moreira

Obg pela dica, realmente o pessoal deu nota muito baixa na ponte dela!
Deve ficar sensacional xD com uma gotoh!!

Smith-ES335
Veterano
# jun/13
· votar

undefined

Smith-ES335
Veterano
# jun/13
· votar

Alguem ja viu essas novas Dolphin Les paul's http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484578588-guitarra-eletrica-les -paul-dolphin-rocket-lp-c-hardcase-_JM ?

o acabamento parece primoroso se comparado as outras que eu via antes e venda por ai. alguem ja tocou em uma?

MacRoods
Veterano
# jun/13
· votar

é melhor eu comprar uma squier HSS por 1100 reais (captadores seymour designed) ou uma tagima 635/ squier standard com SSS (800 até 1000 reais) e dps colocar um hambucker de qualidade?

Thejapamuri
Veterano
# jun/13
· votar

Pessoal, entre uma Ibanez RG 350 DX (eu achei ela linda) e uma Cort X-6 (ou X-11), qual seria a melhor? Ou teria uma guitarra com Floyd Rose melhor nessa faixa de preço?

(andei vendo uns tópicos, era uma rixa desgraçada entre essa Ibanez e essa Cort)

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Thejapamuri
Basswood por basswood, a ponte da Ibanez é melhor. A diferença dessa cort é o flamed maple.
Tenta testar as duas pra ver...

Thejapamuri
Veterano
# jun/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar

lukas.moreira

Vlw pela ajuda, vou ver se testo até o fim do ano (eu pretendo trocar meu equipo no final do ano, mas é sempre bom ja ter uma opinião pré-formada)

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

MacRoods
é melhor eu comprar uma squier HSS por 1100 reais (captadores seymour designed) ou uma tagima 635/ squier standard com SSS (800 até 1000 reais) e dps colocar um hambucker de qualidade?

É melhor você não comprar nenhuma das duas/três, porque com essa grana dá para:

a) pegar uma SX sst 57 ou 62 e colocar bons captadores e ter uma guitarra de nível bem acima dessas duas;

b) tentar pegar uma Squier Classic Vibe usada (essa sim é uma Squier que é decente).

Só uma observação extra: muita gente confunde esses captadores Duncan Design com Seymour Duncan. Os D.Design são tipo uma linha inferior para serem instalados em guitarras de linhas mais baixas e é uma excelente estratégia de marketing, mais do que um atributo de qualidade (pois querendo ou não leva o nome Duncan). Já os Seymour Duncan sim são captadores que realmente agregam valor em um instrumento.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Smith-ES335

Pra ser bem sincero. Nunca toquei em uma Dolphin desse modelo. E abrindo o jogo, tenho um certo preconceito com instrumentos da Dolphin mesmo, assim como com Squier (com exceções).

Mas analisando puramente as especificações do modelo e preço, achei essa guitarra cara pro preço. Na minha opinião, não valeria mais do que R$ 600,00, e já estou achando esse preço que citei alto. Les Paul com corpo em basswood, nada a ver.

Por um pouco a mais você consegue pegar uma les Paul SX (de braço colado, pois a de braço parafusado é de corpo de alder, que também não tem nada a ver com proposta de Les Paul, nem braço parafusado tem a ver também com Les Paul).

SX Les Paul braço colado

Joshua Casa
Membro
# jun/13
· votar

Fala ae galera.. eu queria a opinião de vocês em relação a um set pra fazer um som em banda cover do Alter Bridge, onde eu cantaria e faria a parte da guitarra do myles, então seria:

Cort M600

Vox V847

Jackhammer

Delay NIG - Analog Modula

Hot Boost Axcess

O que vocês mudariam? Colocariam ou Tirariam algo? Dê suas sugestões!!!

caiocxs
Veterano
# jun/13
· votar

Hey galera preciso de ajuda pra decidir que equipamento eu compro. Toco violão há dois anos e tá na hora de passar pra guitarra, sempre curti metal e rock e é basicamente isso que eu quero tocar. Tava pensando em pegar uma guitarra de modelo Les Paul ( sou gamadão nelas), um amp e um pedal de distorção, mas como eu sou novo ñ conheço muito e quero um equipamento bom preciso de ajuda. Posso gastar até 3000 reais com tudo.
Vlw!

Jorge Master
Veterano
# jun/13
· votar

Eai galera, andei ouvindo opiniões ai, será que não consigo uma boa Guitar Floyd Rose por média de 1.500? Ou que futuramente poderia trocar o Floyd por um realmente bom?

Ou uma Guitar com ponte tremolo mesmo! =) Agradeço opiniões!

Curti muitas Guitars, como Schecter, problema é achar essas raridades!

Kolska
Membro
# jun/13
· votar

Jorge Master

Cara tem as Cort nessa faixa, que tem excelentes criticas aqui no forum, além do que tu pode conseguir uma Ibanez usada (sem ser Gio), com uma ponte bacana.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Joshua Casa

Cara, quanto a guitarra e outros efeitos acho que tá bacana. Quanto ao Jackhammer acho até que pode responder bem com essa guitarra, MAS, não acho a melhor opção. Já tive esse pedal e já toquei Alter Bridge com a minha banda, por isso te digo que seria melhor uma distorção mais crunchada, só que com mais peso.

Eu te aconselharia algo na linha do Wampler Pinnacle II. Mas veja bem, esse pedal é bem caro, então eu lhe aconselharia a pegar uma réplica, ex.: Joyo crunch deluxe ou crunch distortion. Ou também Mooer Cruncher (só que acho que está mais caro do que o Joyo).

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

caiocxs

Meu, duas sugestões, não sei das suas realidades financeiras e no final das contas a decisão é sua, mas, trabalhando nessa faixa eu optaria por uma das alternativas abaixo:

a) pegaria uma Vintage V100 AFD (em torno de 1500 reais) + um amplificador de mais de 50W com um timbre legal;

b) pegaria uma Gibson Les Paul Studio e compraria um amp bem fraquinho mesmo só pra estudo. Futuramente investiria em um amp bom.

Nos dois casos você teria guitarras boas. No primeiro já ficaria com um amp legalzinho. No segundo ficaria com uma guitarra de renome e de boa qualidade, e juntaria grana pra pegar um amp bom no futuro, de preferência um bom valvulado. Aí sim seu som estaria maneiro.

Thejapamuri
Veterano
# jun/13
· votar

A, uma ultima duvida sobre a Ibanez RG 350 DX, a ponte Floyd Edge-zero II dela é boa? A qualidade do material usado é bom???

E valeria a pena comprar ela por 1,500 reais??? Ou um preço aproximado a isso?

JeffCardona
Veterano
# jun/13
· votar

Bom, estou começando no mundo das guitarras agora, toco violão faz 10 anos, e já tenho uma boa bagagem com o instrumento acústico, agora quero dominar as guitarras("it's a long way to the top..."). Geralmente compro um bom instrumento logo de cara, mas estou duro e tive a oportunidade de montar uma banda, portando a guitarra está indispensável(considerando que ja tenho cabos, mesa, amplificadores, cabeçotes, etc...), então vou procurar um instrumento mais "pi-pi-pi-tchu". Frequentando lojas encontrei muitas guitarras lindas(que é praticamente o que tenho condições de avaliar numa guitarra).

Bom, gostei MUITO da aparência da Golden GGS 500c. E sempre gostei de Les Paul.
http://www.eagle.com.br/g_detprod_cordas.asp?txtID=159

E tambémd a SX SG, gostei do conforto, e aparência.
http://www.habro.com.br/sx/prod_det.asp?str_ID=567

Ainda não pesquisei preços, mas acho que a primeira deve sair uns R$ 700, a SX acredio que uns R$900,00. Bom lendo dezenas de tópicos vejo que a preferência da galera é pela SX. Mas pretendo trocar os captadores independente da minha escolha, colocarei o Seymour Duncan(59' e JB) futuramente, considerando essas modificações, alguém poderia fazer uma análise da escolha mais racional? São dois modelos distintos, com características diferentes, mas ambos em agradam...

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

JeffCardona
Eu acho Golden uma droga cara.
Agora a SG de braço colado da SX é muito boa. Essa de braço parafusado é basswood. A de mogno e braço colado é qse o mesmo preço, e compensa muito mais.

Joshua Casa
Membro
# jun/13
· votar

rcorts

Obrigado de novo, cara!! Eu tava por uma dúvida interminável, entre gêneros e acabei enfim por escolher esse, eu sou louco pelo Alter Bridge e nada melhor que fazer um som como o deles.

Eu vou procurar aqui no centro do RJ pelo Joyo, mas se eu não achar, eu poderia comprar o Fuhrmann Punch Box pra usar provisoriamente ou até mesmo no lugar?

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

lukas.moreira
Agora a SG de braço colado da SX é muito boa. Essa de braço parafusado é basswood. A de mogno e braço colado é qse o mesmo preço, e compensa muito mais. [2] concordo.

Só um detalhe: em guitarras da China, o ideal mesmo é tocar em algumas na loja pra tentar pegar a melhor, mesmo entre o mesmo modelo, pois o controle de qualidade de produtos chineses (salvo casos especiais) não recebe tanta dedicação quanto em produtos americanos ou japoneses.

O que não significa que não se possa comprar pela internet, mas se for possível escolher com a guitarras em mãos, melhor.

Joshua Casa
Membro
# jun/13
· votar

caiocxs

Bem mano, de pedal eu recomendaria uns que eu curto e vejo que a galera fala bastante bem também, que são os da BOSS DS-1 e DS-2 ou o Fire Ultimate Distortion, que inclusive é nacional, ou um Marshall Jackhammer dependendo do sub-gênero que vá tocar.

A guitarra você pode olhar uma dessas 4, que é a Les Paul SX, a Shelter Nashville, a Strinberg CLP79 e as Cort CR (50, 100, 250..).

E como Ampli, acho bons o Giannini G65, Line 6 Spider IV, Giannini T Classic (Valvulado), Fender Frontman, algum da Blackstar..

Bem, como eu também to entrando aos poucos nesse mundo de equipamentos, não tenho graande experiencia, mas esses a galera até elogia aqui, mas teste, veja vídeos e se decida ou peça ajuda a alguém mais "frequentador" desse meio.. boas compras!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

jeffCardona
Ola amigo, descupa estar me metendo...
Dá uma olhada na shelter nashville (acho que ela esta uns 600 a 750 reais), pois já vi muita gente falando bem dela. Infelizmente não tive a oportunidade de tocar nela. :'(

Valeu e abração!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Joshua Casa
Eu vou procurar aqui no centro do RJ pelo Joyo, mas se eu não achar, eu poderia comprar o Fuhrmann Punch Box pra usar provisoriamente ou até mesmo no lugar?

Não conheço esse pedal. Vou escutar depois quando estiver em casa, porque aqui no trampo não rola. Depois respondo. Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda