Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho

Baixando 2ª aula... \o/

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho

tenho uma duvida, ou não... vamos ver rsrs

nas figuras 14 e 15 temos amostra de como colar o headstock com ângulo.
Porem na figura 15 temos a seguinte explicação:
Nesta forma de colagem temos uma estabilidade maior no headstock.devido a área colada ser maior

ai que ta minha duvida:
Se a peça cortada em ângulo é a mesma, como uma pode ter maior área colada que a outra? quando se corta em ângulo, a duas peças do corte não deveriam ter a mesma base?

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarDark
Verdade isso, tmb não entendi essa explicação...

toty
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
Parabéns, muito boa a 2ª aula, e desculpe a minha ansiedade, é que sempre tive vontade de fazer algo parecido, mas não tinha por onde começar, e agora que vc apareceu aqui no forum com essa idéia do curso, juntou a fome com a vontade de comer!!!
abçs

Clauber guns
Veterano
# mai/09
· votar


Tenho algumas questões

Tem muita diferença sonora entre uma guitarra feita com 2 ou 3 peças coladas?
E referente ao braço??
Tipo ele ser uma peça única ou ser duas peças influencia também?

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
Desculpa te perguntar isto só nesta altura do campeonato. Você (ainda) aceita alunos para construção de contrabaixo?

gucrispim
Veterano
# mai/09 · Editado por: gucrispim
· votar


baixei e já vou enviar o pré-projeto

thiagome
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho

Fiquei com uma dúvida na diferenciação de corpo sólido para semi-sólido devido a essa parte:

Casos de guitarras com top abaulado (arched top), tem a necessidade de seja calculado a espessura necessária para o abaulamento desejado.

Nesse caso, uma guitarra Les Paul com arched top seria classificada como corpo sólido ou semi-sólido?

Também fiquei com a mesma dúvida dos colegas sobre a junção no headstock X junção no braço, para headstocks inclinados, e como saber qual tipo escolher de acordo com o modelo (shape) do instrumento.

sobrevivente
Veterano
# mai/09
· votar


Mandei um e-mail agora.
As novas turmas vão começar o assunto do zero?

THRASH3R
Veterano
# mai/09
· votar


Aulas 1 e 2 no pente!

diogorock
Veterano
# mai/09
· votar


e ai Espetinho blza?

Estou preenchendo o pré projeto, mas surgiu algumas dúvidas:

Meu projeto é com base na Jackson Soloist SL1
http://www.jacksonguitars.com/products/specSheet.php?product=280307080 3

No Headstock, n encontrei as medidas para colocar da jackson, de angulação e junção tmb....

Na descrição do projeto, vc quer q coloque as caracteristicas q quero do instrumento, ou o material q pretendo usar?

Se puder dar uma analisada no link e me dar uma força, eu agradeço...

É claro q o projeto n vai ser uma réplica 100%, se n vai ficar muito caro hehehehe

Vlw até mais!!!!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


erico.ascencao

sim ainda da tempo de entrar na turma VII... senão so doque 6 meses
..
é so mandar um email com o nick do forum e o msn (caso tenha)

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarDark

Podemos observar na figura que ilustra a Junção no braço, que a área colada é maior devido ao fato de ter contato tanto com o braço como contato com parte da escala
Por isso a sustentação é maior.

Vejam na figura ==> Junção no braço

e Junção no Headstock

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


toty

Imagina.... se problemas..
É bom que vcs tenham essa anciedade

Continue sempre assim

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


thiagome

Nem sempre que a guitara for Arqueada no top ela vai ser semi-solida... somente se tiver as camaras internas

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


sobrevivente

Sim... mas novas turmas somente depois de 6 meses...
Mas vc ainda tem tempo.. mande o e-mail com o Nick..pegue as aulas..

E mande o pre-projeto ate dia 17/05.....
OK

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


diogorock

Vejo sim...e te mando por email
OK

Dorff
Veterano
# mai/09
· votar


acabei de me inscrever... to nessa... aulas baixadas...

fabãorenato
Veterano
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Olá Valter.

Eu já havia enviado o meu pré projeto, mas como haviam algumas dúvidas, eu estou reenviando um novo pré-projeto.

Ainda é uma telecaster, com corpo em madeira clara, tampo preto, escala escura (se eu puder encontrar ipê...gostaria muito que fosse essa a madeira, mas se houver melhores), 2 captadores single coil. A única coisa que eu gostaria de mudar seria o headstock. Eu quero um angulado. Algo em torno de 12°. Sei que foge das características da guitarra, mas como o projeto é meu, faço do jeito que eu quizer. Se você sugerir uma outra angulação um pouco maior/menor, tudo bem para mim.
Isso talvez possa ajudar a ter um braço um pouco mais fino que o tradicional. Eu quero priorizar também uma digitação fácil.
Tive pensando em fazer um corpo em sandwiche da seguinte forma:

uma lâmina de marupá (ou qualquer outra madeira clara), uma lâmina de madeira escura, uma lâmina de madeira clara, uma lâmina da mesma maneira escura e por último uma outra de madeira clara (a mesma da primeira).

Como o corpo das teles tem espessura padrão em 45mm, eu estive pensando em uma lâmina de 3mm de madeira clara, 2 de madeira escura. Essas seriam coladas de forma que a clara ficasse no meio. E "abraçando" estas 3 partes coladas viriam 2 lâminas de 18mm de madeira clara, totalizando os 45mm do corpo. Isso criaria um falso bindin em volta do corpo. Como não pretendo pintar, deixando a guitarra só com o verniz e na cor natural da madeira, acredito que fique muito bonito visualmente.

Esse projeto de corpo, bem colado, influenciaria negativamente no timbre?

Uma outra pergunta: minha noiva customizou umas caixas de madeira há algum tempo. Acontece que o verniz transparente que ela comprou, indicado pela loja, não secou definitivamente, mais parecendu uma cola, um grude. Tem uma caixa que há de se fazer uma forcinha para poder abrir a tampa. Isso acontece mesmo? Há de se fazer algum processo para secagem? Já tem mais de 6 meses que ela customizou essas caixas. Ela usou pincel para espalhar o verniz.



Eu estou enviando minhas dúvidas por email. Se eu estiver errado, sendo que tenho que usar para isto o fórum, me desculpe. Vou postar esse email lá.

Abraços

Clauber guns
Veterano
# mai/09
· votar


Ae tenho uma pergunta ñ só pro espetinho mas pra tods ;D

Uma strato com Corpo de Mogno, Braço colado e Humbucker fica zuado??

vo fazer uma strato mas queria algo diferente saka? ai pensei nisso

o que acham?

toty
Veterano
# mai/09
· votar


Clauber guns
Acho, que vc deveria fazer o que der na cabeça, lógico seguindo as recomendações do professor, mas por dar a luz a primeira vez acho que todos deveriam ousar ( By Heber_ MG)
Eu gostaria muito de fazer a Mockingbird, e se tudo correr bem vou conseguir!!! depois quero fazer uma SG Doubleneck! hehehe

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


Acho, que vc deveria fazer o que der na cabeça, lógico seguindo as recomendações do professor, mas por dar a luz a primeira vez acho que todos deveriam ousar ( By Heber_ MG)
Eu gostaria muito de fazer a Mockingbird, e se tudo correr bem vou conseguir!!! depois quero fazer uma SG Doubleneck! hehehe


legal ver os discípulos com suas ambições :D

boa sorte a todos! \,,/,

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Clauber guns

Cara vc poderia fazer a guitarra do jeito que vc quizer! Mas pelo que eu li, mogno é muito difícil de encontrar e se encontar sai caro. Com as informações que tive do Bertola, o Cedro-Rosa o substitui bem!
A guitarra não ficaria zuada não? Com o braço colado teria maior sustain, e com o cedro rosa ou mogno, teria um som mais grave! Dependendo do captador um som encorpadaço...acho que ficaria show!!!

Potatotinha
Veterano
# mai/09
· votar


Bom, se for possivel eu estarei entrando nessa...
mas minhas condições financeiras não estão muito boas no momento.
em torno de 100 reais da para começar com o projeto ?
abraços. irei enviar o email com meu nick

PedroA
Veterano
# mai/09
· votar


Aula baixada, infelizmente somente hoje novamente pois estava de serviço ontem, mas vamos ler e começar a por a mão na massa pra fazer o pre projeto!!

Potatotinha
Veterano
# mai/09
· votar


Pré Projeto enviado.
estarei atento as informações... como ainda não tive nenhum contato com o senhor ainda terei que tirar várias dúvidas.
Aliás, quando será a 3º aula ?
abraços!

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


E aí colegas de curso!!

Estou afim de fazer uma réplica do baixo Rickenbacker 4003. Pode ser um desafio um tanto quanto grandioso, mas deve valer a pena. A primeira dúvida é a seguinte: fazer o braço neck-through é muito foda ou não?

James Root_xD
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho

gostaria de fazer uma guitarra com base nas Ibanez RG...a minha
duvida é quanto as madeiras, quais eu deveria usar na guitarra??
se você puder mandar o nome de algumas delas e tambem
o preço que elas estão(aprox.) ia ajuda muito!
aah e parabens, o curso ta muito shoow...só axo q deveria ter 2 aulas pro semana... :D

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


====== Pessoal =======

Como estou recebendo muitos e-mails.. Vou demorar um pouco pra responder.. Mas ate o fim da noite estarei respondendo.. Ok

Manubio
Veterano
# mai/09
· votar


James Root_xD
acho que por enquanto até poderia ser, mas na hora mais prática não rola, pq nem todo mundo tem como mecher no instrumento durante a semana, ou seja, o cara iria ficar muito atrasado em relação ao resto da turma. Creio que o que o espetinho espera é que daqui a 6 meses todos estejam com a guitarra pronta

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se