Autor |
Mensagem |
fill.zanchez Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
Baixando 2ª aula... \o/
|
GuitarDark Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
tenho uma duvida, ou não... vamos ver rsrs
nas figuras 14 e 15 temos amostra de como colar o headstock com ângulo. Porem na figura 15 temos a seguinte explicação: Nesta forma de colagem temos uma estabilidade maior no headstock.devido a área colada ser maior
ai que ta minha duvida: Se a peça cortada em ângulo é a mesma, como uma pode ter maior área colada que a outra? quando se corta em ângulo, a duas peças do corte não deveriam ter a mesma base?
|
fill.zanchez Veterano |
# mai/09
· votar
GuitarDark Verdade isso, tmb não entendi essa explicação...
|
toty Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho Parabéns, muito boa a 2ª aula, e desculpe a minha ansiedade, é que sempre tive vontade de fazer algo parecido, mas não tinha por onde começar, e agora que vc apareceu aqui no forum com essa idéia do curso, juntou a fome com a vontade de comer!!! abçs
|
Clauber guns Veterano |
# mai/09
· votar
Tenho algumas questões
Tem muita diferença sonora entre uma guitarra feita com 2 ou 3 peças coladas? E referente ao braço?? Tipo ele ser uma peça única ou ser duas peças influencia também?
|
erico.ascencao Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho Desculpa te perguntar isto só nesta altura do campeonato. Você (ainda) aceita alunos para construção de contrabaixo?
|
gucrispim Veterano |
# mai/09 · Editado por: gucrispim
· votar
baixei e já vou enviar o pré-projeto
|
thiagome Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
Fiquei com uma dúvida na diferenciação de corpo sólido para semi-sólido devido a essa parte:
Casos de guitarras com top abaulado (arched top), tem a necessidade de seja calculado a espessura necessária para o abaulamento desejado.
Nesse caso, uma guitarra Les Paul com arched top seria classificada como corpo sólido ou semi-sólido?
Também fiquei com a mesma dúvida dos colegas sobre a junção no headstock X junção no braço, para headstocks inclinados, e como saber qual tipo escolher de acordo com o modelo (shape) do instrumento.
|
sobrevivente Veterano |
# mai/09
· votar
Mandei um e-mail agora. As novas turmas vão começar o assunto do zero?
|
THRASH3R Veterano |
# mai/09
· votar
Aulas 1 e 2 no pente!
|
diogorock Veterano |
# mai/09
· votar
e ai Espetinho blza?
Estou preenchendo o pré projeto, mas surgiu algumas dúvidas:
Meu projeto é com base na Jackson Soloist SL1 http://www.jacksonguitars.com/products/specSheet.php?product=280307080 3
No Headstock, n encontrei as medidas para colocar da jackson, de angulação e junção tmb....
Na descrição do projeto, vc quer q coloque as caracteristicas q quero do instrumento, ou o material q pretendo usar?
Se puder dar uma analisada no link e me dar uma força, eu agradeço...
É claro q o projeto n vai ser uma réplica 100%, se n vai ficar muito caro hehehehe
Vlw até mais!!!!
|
Valter Bergamo Veterano |
# mai/09
· votar
erico.ascencao
sim ainda da tempo de entrar na turma VII... senão so doque 6 meses .. é so mandar um email com o nick do forum e o msn (caso tenha)
|
# mai/09
· votar
GuitarDark
Podemos observar na figura que ilustra a Junção no braço, que a área colada é maior devido ao fato de ter contato tanto com o braço como contato com parte da escala Por isso a sustentação é maior.
Vejam na figura ==> Junção no braço
e Junção no Headstock
|
# mai/09
· votar
toty
Imagina.... se problemas.. É bom que vcs tenham essa anciedade
Continue sempre assim
|
# mai/09
· votar
thiagome
Nem sempre que a guitara for Arqueada no top ela vai ser semi-solida... somente se tiver as camaras internas
|
# mai/09
· votar
sobrevivente
Sim... mas novas turmas somente depois de 6 meses... Mas vc ainda tem tempo.. mande o e-mail com o Nick..pegue as aulas..
E mande o pre-projeto ate dia 17/05..... OK
|
# mai/09
· votar
diogorock
Vejo sim...e te mando por email OK
|
Dorff Veterano |
# mai/09
· votar
acabei de me inscrever... to nessa... aulas baixadas...
|
fabãorenato Veterano |
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar
Olá Valter.
Eu já havia enviado o meu pré projeto, mas como haviam algumas dúvidas, eu estou reenviando um novo pré-projeto.
Ainda é uma telecaster, com corpo em madeira clara, tampo preto, escala escura (se eu puder encontrar ipê...gostaria muito que fosse essa a madeira, mas se houver melhores), 2 captadores single coil. A única coisa que eu gostaria de mudar seria o headstock. Eu quero um angulado. Algo em torno de 12°. Sei que foge das características da guitarra, mas como o projeto é meu, faço do jeito que eu quizer. Se você sugerir uma outra angulação um pouco maior/menor, tudo bem para mim. Isso talvez possa ajudar a ter um braço um pouco mais fino que o tradicional. Eu quero priorizar também uma digitação fácil. Tive pensando em fazer um corpo em sandwiche da seguinte forma:
uma lâmina de marupá (ou qualquer outra madeira clara), uma lâmina de madeira escura, uma lâmina de madeira clara, uma lâmina da mesma maneira escura e por último uma outra de madeira clara (a mesma da primeira).
Como o corpo das teles tem espessura padrão em 45mm, eu estive pensando em uma lâmina de 3mm de madeira clara, 2 de madeira escura. Essas seriam coladas de forma que a clara ficasse no meio. E "abraçando" estas 3 partes coladas viriam 2 lâminas de 18mm de madeira clara, totalizando os 45mm do corpo. Isso criaria um falso bindin em volta do corpo. Como não pretendo pintar, deixando a guitarra só com o verniz e na cor natural da madeira, acredito que fique muito bonito visualmente.
Esse projeto de corpo, bem colado, influenciaria negativamente no timbre?
Uma outra pergunta: minha noiva customizou umas caixas de madeira há algum tempo. Acontece que o verniz transparente que ela comprou, indicado pela loja, não secou definitivamente, mais parecendu uma cola, um grude. Tem uma caixa que há de se fazer uma forcinha para poder abrir a tampa. Isso acontece mesmo? Há de se fazer algum processo para secagem? Já tem mais de 6 meses que ela customizou essas caixas. Ela usou pincel para espalhar o verniz.
Eu estou enviando minhas dúvidas por email. Se eu estiver errado, sendo que tenho que usar para isto o fórum, me desculpe. Vou postar esse email lá.
Abraços
|
Clauber guns Veterano |
# mai/09
· votar
Ae tenho uma pergunta ñ só pro espetinho mas pra tods ;D
Uma strato com Corpo de Mogno, Braço colado e Humbucker fica zuado??
vo fazer uma strato mas queria algo diferente saka? ai pensei nisso
o que acham?
|
toty Veterano |
# mai/09
· votar
Clauber guns Acho, que vc deveria fazer o que der na cabeça, lógico seguindo as recomendações do professor, mas por dar a luz a primeira vez acho que todos deveriam ousar ( By Heber_ MG) Eu gostaria muito de fazer a Mockingbird, e se tudo correr bem vou conseguir!!! depois quero fazer uma SG Doubleneck! hehehe
|
Joe Road Veterano |
# mai/09
· votar
Acho, que vc deveria fazer o que der na cabeça, lógico seguindo as recomendações do professor, mas por dar a luz a primeira vez acho que todos deveriam ousar ( By Heber_ MG) Eu gostaria muito de fazer a Mockingbird, e se tudo correr bem vou conseguir!!! depois quero fazer uma SG Doubleneck! hehehe
legal ver os discípulos com suas ambições :D
boa sorte a todos! \,,/,
|
fabãorenato Veterano |
# mai/09
· votar
Clauber guns
Cara vc poderia fazer a guitarra do jeito que vc quizer! Mas pelo que eu li, mogno é muito difícil de encontrar e se encontar sai caro. Com as informações que tive do Bertola, o Cedro-Rosa o substitui bem! A guitarra não ficaria zuada não? Com o braço colado teria maior sustain, e com o cedro rosa ou mogno, teria um som mais grave! Dependendo do captador um som encorpadaço...acho que ficaria show!!!
|
Potatotinha Veterano |
# mai/09
· votar
Bom, se for possivel eu estarei entrando nessa... mas minhas condições financeiras não estão muito boas no momento. em torno de 100 reais da para começar com o projeto ? abraços. irei enviar o email com meu nick
|
PedroA Veterano |
# mai/09
· votar
Aula baixada, infelizmente somente hoje novamente pois estava de serviço ontem, mas vamos ler e começar a por a mão na massa pra fazer o pre projeto!!
|
Potatotinha Veterano |
# mai/09
· votar
Pré Projeto enviado. estarei atento as informações... como ainda não tive nenhum contato com o senhor ainda terei que tirar várias dúvidas. Aliás, quando será a 3º aula ? abraços!
|
erico.ascencao Veterano |
# mai/09
· votar
E aí colegas de curso!!
Estou afim de fazer uma réplica do baixo Rickenbacker 4003. Pode ser um desafio um tanto quanto grandioso, mas deve valer a pena. A primeira dúvida é a seguinte: fazer o braço neck-through é muito foda ou não?
|
James Root_xD Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
gostaria de fazer uma guitarra com base nas Ibanez RG...a minha duvida é quanto as madeiras, quais eu deveria usar na guitarra?? se você puder mandar o nome de algumas delas e tambem o preço que elas estão(aprox.) ia ajuda muito! aah e parabens, o curso ta muito shoow...só axo q deveria ter 2 aulas pro semana... :D
|
# mai/09
· votar
====== Pessoal =======
Como estou recebendo muitos e-mails.. Vou demorar um pouco pra responder.. Mas ate o fim da noite estarei respondendo.. Ok
|
Manubio Veterano |
# mai/09
· votar
James Root_xD acho que por enquanto até poderia ser, mas na hora mais prática não rola, pq nem todo mundo tem como mecher no instrumento durante a semana, ou seja, o cara iria ficar muito atrasado em relação ao resto da turma. Creio que o que o espetinho espera é que daqui a 6 meses todos estejam com a guitarra pronta
|