Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Clauber guns
Veterano
# mai/09
· votar


fabãorenato
Joe Road
Então quero ousar (Heber devolve minha senha ;D)
Mas minha dúvida é mais referente ao som mesmo, se ñ iria ficar zuado


fabãorenato
Mas pelo que eu li, mogno é muito difícil de encontrar e se encontar sai caro
Me disseram isso tbm =/


o Cedro-Rosa o substitui bem!
e ele é mais barato e fácil de encontrar?

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Acredito que sim! Pergunte ao Bertola! Ele é mais indicado. Quando tive na casa dele, ele me mostrouuma firebird muito legal com corpo em cedro-rosa. Acho que é uma boa pedida. Pesquise mais sobre outras madeiras, e as possíveis de encontrar aí na sua região. Pesquise as madeiras mais propícias para cada parte do instrumento.
Veja este artigo, e sinta o drama de como é fazer um bom instrumento, e que para isto precisa de muita pesquisa!

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

toty
Veterano
# mai/09
· votar


Muito true esse curso, to muito ansioso pra meter o serrote na madeira!!!! hauhauhau

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


toty

HuahuHUHUAHhauHA

eu tbm :D

but... num tenho os equipamentos p/ isso...=( logo será terceirizado msm... =(

pow esse fds planejo ir em algumas madeireiras :D
ow... A venda de mogno é proíbida por lei né?
uma vez eu fui em uma madeireira e os kras pensaram que eu era um policial disfarçado... o.O rsrs

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


mas... como vou saber como é o tipo da madeira que eu vou comprar... o.O

e se me venderem gato por lebre...? ou melhor... compensado por mogno? haushauhsau

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


Ps: E antes de mandarem alguma piadinha... sim, eu sei diferenciar um compensado de um mogno, ok?

:P

toty
Veterano
# mai/09
· votar


Joe Road
Até a compra da madeira o "Prof" vai nos dar algumas dicas...

but... num tenho os equipamentos p/ isso...=( logo será terceirizado msm... =(
Meu pai tem umas maquininhas de marcenaria, mas são meia bocas, acho que vou ter tercerizar o corte tbm :(((

E Quanto as madeiras, o negocio e pesquisar mesmo pra não ser enganado.

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


toty

o problema do corte é ver se o marceneiro vai fazer certo...
Pq o que eu num quero é ver um flying v toda irregular....¬¬

aliás... será que vai sair muito caro terceirizar o corte?
se for... vai na base do canivete msm... :P

no melhor estilo macgiver \,,/,

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Eu fico preocupado é o corte do braço. Esse vai ser flórida!
Acho que com paciência e uma serra tico tico dá para cortar o copo. Acho que há de se fazer uma margem em volkta do desenho do corpo para poder dar acabamento, pois se cortar já na medida da planta da guitarra, ao lixar para dar acabamento a bixinha já vai perder nas medidas. Por isso eu acredito que seja necessário cortar comm uma margem de pelo menos 0,5 cm além do desenhoa da planta....uma margem de segurança.

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Estou querendo saber onde eu encontro uma serra bem fina, para fazer detalhes....galera eu já estou viajando aqui nas minhas idéias....ainda nem comecei já estou pensando em qual nome eu vou dar para a primeira...já pensei em prima, DE "PRIMEIRA", mas prima faz-se referência ás primas da VM!!!!

torão Bgi
Veterano
# mai/09
· votar


Joe Road

vc vai fazer uma flying v?? se sim, qual madeira vc pretende usar?? eu vou fazer uma tmb =D

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


fabãorenato

Estou querendo saber onde eu encontro uma serra bem fina, para fazer detalhes....

Será q com uma daquelas micro retfica Dremel num serve?


é... mas no caso de cortar com uma tico tico é mais fácil se for utilixar uma madeira de baixa densidade... agora pegar uma madeira com desnidade alta... aí complica....

e sobre o braço... realmente pelo que lí a respeito... é bem complicadinha de se fazer...

to mandando um link p/ vcs q foi o q me inspirou a montar uma guitarra... tipo não gostei muito do modelo final... mas me chamou a atenção a dedicação do kra p/ construir ela.

aqui ele vai explicando como ele a construiu :D
bom proveito

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


torão Bgi

vc vai fazer uma flying v??

vou sim! :D
adoooro este modelo!
tipo eu tinha feito um modelo de uma guitarra (bem agressivo e talz) mas pensando bem, achei melhor montar algo mais padrão p/ pegar as manhas, p/ aí sim montar a minha "ANGRY JOE ONE" BWAHAHAHAHAHAH * raio caindo ao fundo*

kkkkk

mas nem sei que tipo de madeira vou usar... =(
tow pensando em montar uma daquelas gibson com o com o braço e o corpo em uma peça só (tipo p/ trabalhar em uma peça só)

se eu achasse mogno seria uma boa (tipo madeira central que ficaria o braço e parte do corpo)... mas é caro (proíbida a venda) e complicada de se achar (fora o trabalho p/ esculpir)...

vou esperar as próximas aulas p/ me decidir em qual madeira utilizar (algo mais em conta mas com uma boa qualidade)...

vc já tem em mente qual madeira vai utilizar?

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Vou colocar o nome da minha primeira guita de EL DIABLO.

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Joe Road,

Estou cada vez mais entusiasmado com o curso, porque colegas como você que compartilham conhecimentos e disponibilizam no fórum são nota 10. Esse link pra apostila sobre estudo de madeiras para instrumento musical era o que eu precisava! Vou dar uma lida e depois posto comentários sobre ela. Porém de antemão já creio que é uma boa apostila, pois é uma pesquisa universitária. Obrigado!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


Acredito que sim! Pergunte ao Bertola! Ele é mais indicado. Quando tive na casa dele, ele me mostrouuma firebird muito legal com corpo em cedro-rosa. Acho que é uma boa pedida. Pesquise mais sobre outras madeiras, e as possíveis de encontrar aí na sua região. Pesquise as madeiras mais propícias para cada parte do instrumento.
Veja este artigo, e sinta o drama de como é fazer um bom instrumento, e que para isto precisa de muita pesquisa!


Boa tarde pessoal

quanto as dúvidas, vamos nos atentar as referente a aula em vigencia, pois a seu momento estaremos discutindo e estudando sobre isso.

Enviei a todos os alunos matriculados o programa do curso, pesso que leiam atentamente, ok

Grato a todos

Potatotinha
Veterano
# mai/09
· votar


Eu tbm vou "fazer" uma flying =).
acho que vou usar cedro rosa...
e uma pergunta... eu não tenho instrumento nenhum para cortar e tals, como eu posso fazer? mando meu luthier cortar e tals ?

Potatotinha
Veterano
# mai/09
· votar


E da para colocar um floyd rose nela ?

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal olha o que eu já descobri sobre madeira lendo a apostila que o Joe Road indicou:

"Das madeiras selecionadas para a construção do corpo, destacaram-se: o Marupá, que por ser uma madeira leve, já vem sendo utilizada por fabricantes de instrumentos musicais; o Tauari-amarelo, que apesar de ter uma densidade um pouco maior que a do Alder, suas outras características se assemelharam ao mesmo; o Pará-Pará pode ser uma excelente substituta para o Alder; o Pinho-do-Paraná possui excelentes qualidades, bem como um baixo DL; o Morototó apresentou-se muito semelhante ao Mogno e o Urucu-da-mata, sendo uma madeira leve, pode substituir o Basswood e ser uma boa alternativa para guitarras que necessitem de um som mais grave."

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


MADEIRAS !!!!!!

BOA TARDE, QUANTO A ESCOLHA DA MADEIRA, ESTAREMOS ESTUDANDO NAS PROXIMAS AULAS.

Muitos dos primeiros instrumento não serão com a madeira ou peças que voces sonharam, pra isso vai depender de seus recursos financeiros e disponibilidade de materiais em suas regiões.

O importante é que estarei analisando a região onde cada um mora, e estaremos fazendo uma catalogação das madeira encontradas por voces. Aguardem a proxima aula...
OK

E continuem postando, porem sempre deem atenção a aula da semana, ok..

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
opa, respondido cara ^^, só mais uma coisa...

Dependendo da colagem que vou fazer, o corte do headstock tem que ser maior que o outro né??

toty
Veterano
# mai/09 · Editado por: toty
· votar


Joe Road
aliás... será que vai sair muito caro terceirizar o corte?

Somente o corte eu acho que não vai ficar caro, o problema e ter que passar todo o serviço pra um marcineiro ai fodeu!!!


Pq o que eu num quero é ver um flying v toda irregular....¬¬
Mesma que a minha Mockingbird, não sai legal, afinal ela vai ser minha cobaia, Depois eu pretendo tentar fazer uma SG Double Neck, acho muito tesão essa guitarra!!!

Ainda bem que Maringá tem Bons luthiers, tem o cara que faz ou fez intrumentos por pessoal do Roupa Nova, tem o João Viola, o cara que fez uma viola da altura de uma casa, o Moises, que é pai do Jimmy Do Guitarbatle, ai é so pedir socorro
Ah adiciona lá no seu msn...

cabeludo_do_rockarrobahotmail.com

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


DUVIDA REFERENTE A ANGULAÇÃO DO HEADSTOCK.

Nosso colega fabãorenato teve umadúvida que estarei compartilhando com voces.

Ele perguntou se a angulação do headstock interfere na espessura do braço.

Bom a figura a seguir mostra como a tenão e a direção que a mesma tem no braço. Pressão e Tensão - Braço


Como podemos ver, a tensão total no conjunto braço/headstock é constante para aplicarmos a mesma afinação. Por issso quanto maior a angulação no headstock a pressão na pestana aumenta.

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
acabei de receber seu email, muito bom o programa do curso...

muito bem organizado, ta de parabens!!!

Joe Road
Veterano
# mai/09 · Editado por: Joe Road
· votar


ANGULAÇÃO DO HEADSTOCK.

Por issso quanto maior a angulação no headstock a pressão na pestana aumenta.

um angulo zero no headstock da guitarra tem menos pressão nas cordas, isso afeta muito sonoramente falando?

wprado
Veterano
# mai/09
· votar


Quero entrar tambem !!!

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
acabei de baixar o sua imagem sobre a pressão...

a explicação sobre como calcular as tensões vem nas proximas aulas?

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Joe Road

Falei da tico tico em relação ao corpo. A madeira mais densa é geralmente utilizada para ecala, como o IPÊ. É uma madeira escura e legal para escala. As madeiras para braço também são mais densas, mas não tanto como as da escala, portanto acho que dê para cortar tb....mas também a a plainagem!!!!

Slash Silva
O artigo da universidade eu coloquei aqui neste tópico, mas eu o encontrei aqui mesmo no fórum, num tópico antigo!

M4RTINS
Veterano
# mai/09
· votar


Porra, geral quer fazer flying v, alguem aí planeja alguma les paul?

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


M4RTINS

Porra, geral quer fazer flying v

Reparei isso tbm :P

hahahah

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se