Autor |
Mensagem |
toty Veterano |
# set/09
· votar
thiagome obrigado parceiro...
e Não desista tbm... devemos isso ao ESPETINHO!!!
|
toty Veterano |
# set/09
· votar
Anderson Grant Viu a strato lá? Agora estou com a duas pra trabalhar... mó trabalho pra tirar a escala antiga..
|
Anderson Grant Veterano |
# set/09
· votar
toty ah sim...esqueci, vc tem a fresa com rolamento né? beleza então....abçs.
isso mesmo.
|
# set/09
· votar
toty Viu a strato lá? Agora estou com a duas pra trabalhar... mó trabalho pra tirar a escala antiga.
vi sim, homi, tou doido pra fazer uma strato pra mim agora =p
quando terminar esse projeto já tenho trabalho, dois amigos me pertubaram pra fazer instrumentos pra eles, um baixo de 6 cordas e uma strato, vou encarar o desafio pela aprendizagem. Eles sabem é claro que ainda não sou profissional.
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
toty
e Não desista tbm... devemos isso ao ESPETINHO!!! faço minhas as suas palavras parceiro.
e não desisti não. apesar de estar postando muito pouco no forum, estou me equipando com ferramentas, comprei tupia, jogo de fresas, grampo sargento, broca forstner, serrote de costas, e mais algumas coisinhas....
dei uma erradinha na hora de tupiar a lateral do corpo e não ficou legal.... tirei d+ num dos lados, mas sem grilo vou usar esse "corpo" para treinar bem o uso das ferramentas e começar de novo, por isso ateh perguntei ao Valter sobre algumas madeiras q achei, pois as madereiras q conheço soh vendem prancha, entao quero otimizar a compra e pegar logo uma q de p corpo e braço.
também tow c duas stratos (uma completa e outra soh o corpo) q pretendo dar uma reformada para treinar.
abç
|
PedroA Veterano |
# set/09
· votar
toty tah dando gosto acompanhar seu trabalho. parabéns!!
Realmente a Mockinbird do Toty ta fod...
To devendo meu blog com as minhas fotos, mas vo posta logo
|
Glaubers Veterano |
# set/09
· votar
Eita nóis... agora sim o tópico ta bombanu hein!?
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
Espetinho Valter, uma outra dúvida. Eu sei que ainda não estamos falando de acabamento e tal, mas vi que tanto eu quanto o toty estamos com uma guitarras para reformar. Minha pergunta seria sobre qual o melhor método para retirar a tinta do corpo. Procurando em fóruns, vi três métodos mais usados:
-aplicar pintoff (removedor) e retirar o resto com espátula -aquecer a tinta velha com soprador térmico e retirar o resto com espátula -lixar todo o acabamento ateh chegar na madeira (verniz, tinta, selador, etc)
Qual desses métodos seria o mais correto, ou, se todos forem corretos, quais as vantagens e desvantagens de cada um?
|
borabaea Veterano |
# set/09 · Editado por: borabaea
· votar
Olá pessoal, sou da segunda turma e gostaria de saber se alguém aqui do curso é de Salvador. Moro em apartamento e logo terei dificuldades em encontrar espaço para meter a mão na massa.
Professor, Sobre a atividade passada para análise da faixa de frequencia das madeiras... essa semana farei a coleta das madeiras, mas imagino q procurando sobras em madeireiras conseguirei somente pedaços pequenos, que provavelmente não "corresponderão" a um pedaço de guitarra (a cerejeira de exemplo tem as medidas correspondentes a um braço de guitarra).
Por isso minha dúvida é: o tamanho das amostras de madeira interfere significativamente no resultado do teste?
Pessoal quem puder repostar ai os endereços de seus respectivos blogs, eu , calouro que sou, ficarei agradecido hehehehe valeu abraço
|
Valter Bergamo Veterano |
# set/09
· votar
thiagome
Vou responder sua ultima pergunta sobre a pintura..e amanh termino de responder o pessoal q postaram hioje,,,,
O melhor e mais indicado por nao danificar quimicamente a madeira, é a lixa, ou seja lixar ate remover a tintura.
Os outrs dois processos alem de serem sujos demais e instaveis, degradam a madeira se entrarem direto em contato com elas, humedecendo a mesma, e podem ate em cado de pentra na madeira, nao deixar esta segurar a pintura.
Dai vão algumas dicas:
Se a pintura original estiver boa, sem quebradiços, e a nova pintura for uma cor solida, é necessário apenas lixar ate retirar a camada de vernis e chegar ate que se veja o fundo aplicado no instrumento.
Caso a pintura seja muito ruim ou o resultado seja uma pintura na cor natural da madeira (Apenas verniz) ou uma cor tranlúcida (Verniz misturado com tingidor ou tinta) devemos retirar toda a tinta e fundo. Chegando ate a madeira.
Em ambos os casos, devemos lixar a superficie com lixas bem finas aos poucos. Aplicamos algumas demãos de seladora e novamente lixamos dempois de bem seca.
Apos é aplicado o fundo, que depende da pintura, podendo ser um fundo PU ou Primer Universal (utilizado em pintura Automotiva) ou entao a utilização de um fundo PU transparente (utilizado em marcenarias) ou ate mesmo um verniz para madeira fosco diluido com um pouco mais de solvente que o recomendao pelo fabricante.
Apos o fundo, novamente lixamos ai vem a aplicação da pintura.
Nos casos de cores solidas, podem utilizar a Lacanitrocelulose aplicando de duas a quatro demaos, nao muito grossas, lixamento com lixa dágua 1600 ou 2000, dai aplicação do Verniz PU, recomendo entre 3 a 6 demaos, finas.
Em cores translucidas devemos aplicar o verniz PU misturado com a Lacanitrocelulose não diluida (pois o solvende reage com o verniz). Deve se fazer testes com a proporção de verniz e tinta. caso a mistura seja muito alta, devemos aplicar duas demaos de verniz apenas para complementar a pintura.
Apos secar bem, lixamento com lixa dágua 1600 ou 2000 e polimento.
O resultado é uma pintura espelhada e muito linda, com o passar do tempo seu estano nao se altera desde que haja manutenções na pintura, que é um polimento semestral.
Ou podem utilizar o Esmalte Sintético, aplicando 6 a 8 demaos finas. Apos a secagem lixamento com lixa dágua 1600 ou 2000 e polimento. O resultado é uma pintura com brilho nao intenso, e cores nao vibrantes, utilizados em pinturas vintage. Não se pode aplicar verniz sobre este tipo de pintura.
Com o passar do tempo a pintura fica mais fosca e com aspécto queimado, igual a de guitarras antigas.
Caso voce ou algum outro alunos tenham duvidas, estou a disposição..
Fiz apenas um resumo do que seria o conteúdo das aulas sobre pintura.
OK
Abrs. e ate amanha.. Termino de responder a todas as duvidas..
|
Valter Bergamo Veterano |
# set/09
· votar
borabaea
Ná analise que estamos fazendo não, desde que tenha condições de colocar o fone e o microfone na mesma face da madeira..
OK
A ideia é ate compararmos analies de mesmas madeiras com tamanhos diferentes.
Os resultados finais vou passar aos alunos.... Será algo bem interessante..
OK Ate+
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
borabaea segue o link do meu blog parceiro: http://aprendizdeluthierday-by-day.blogspot.com
e sem essa de ser calouro, pois aki estamos todos aprendendo, ok? :D
abç
|
thiagome Veterano |
# set/09 · Editado por: thiagome
· votar
Espetinho Obrigado pelas informações sobre pintura. Vou postar um compilado das minhas dúvidas para te facilitar:
1ª: Só para esclarecer, as atividades que você solicitou que enviemos ateh o dia 14/09 são os mesmos resumos, projetos e planilha de custos que já haviamos enviado, só que atualizados com o conteúdo das ultimas aulas e as estimativas reais de tempo, custo e materiais para a conclusão do projeto?
2ª: Já ouviu falar nessas madeiras: muiracatiara e curupixá? Estava lendo algumas opiniões na internet e falam bem delas, dizendo que lembram o mogno tanto em cor/textura quanto em sonoridade. Você tem alguma opinião sobre elas?
3ª: Uma outra dúvida que fiquei é quanto a densidade da madeira. Quanto mais densa a madeira, a tendência é o som ser mais grave ou mais agudo? Sabemos que todas as frequências estaram lá, umas mais acentuadas e outras mais atenuadas, mas tenho lido vários materiais na net e parece que não há um consenso sobre isso. Eu acredito que tenderia ao mais grave, visto que o som, teoricamente, irá se propagar com menor velocidade. Me baseei nisso na comparação de uma escala de maple x uma escala de rosewood. O nítido que a escala de maple gera uma som mais estalado (menor densidade da madeira), enquanto que a escala de rosewood gera um som mais encorpado (maior densidade da madeira). Tanto que tem gente que afirma que o verdadeiro som de strato soh vem com escala d maple......
Abç
|
Avner Bertolin Veterano |
# set/09
· votar
tenho duvidas em relação a fresas da tupia , como eu consigo aquele rolamento de 1 cm que fica junto a fresa?
existe mais de um tipo de fresa que faça curvas circulares?? se tem é possivel comprar individual?
as madeiras achei marfim pra cá , além do cedro , itauba , cerejeira , ipê , grapia(garapa, caixeta), pinho , canela(varios tipos), alguns tipos de louro(freijó principalmente). mas vou ver na marcinaria o que eu consigo de sobras :)
outra coisa , fiz o desenho do meu projeto , mas ta me dando a impressão de ser muito grande , dae fui em algumas lojas de instrumentos e fiquei mais com essa impressão , digam o que acham.
tem 50cm da "cauda" até a extremidade do encaixe do braço. +5 cm da parte de baixo , é um modelo iceman.
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
Avner Bertolin a fresa com o rolamento na ponta eh mais fácil de achar. ateh nakeles kits de fresas do Mercado Livre tem. A com rolamento embaixo (no lado da haste) que, pelo que vi, eh mais difícil d achar. o que tenho visto o pessoal fazendo, até o colega Anderson Grant fez, eh comprar um rolamento a parte do mesmo diâmetro da fresa e colocar entre a mesma e a porca da pinça da tupia. acredito que em lojas de peças para aparelhos elétricos, ou em auto/moto peças vc deva encontrar no diâmetro desejado.
|
# set/09
· votar
Avner Bertolin thiagome que tenho visto o pessoal fazendo, até o colega Anderson Grant fez, eh comprar um rolamento a parte do mesmo diâmetro da fresa e...
exatamente, comprei o rolamento em uma loja especializada em rolamentos, mas rodei bastante até encontrar, se você tiver como comprar e puder esperar pode comprar na stewmac... o link da fresa é esse: http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for:_Routing/Ball_Bear ing_Router_Bits.html
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
Dica tem uma comunidade no orkut (nao posso postar o link agora pois estou no trab) chamada "Ferramentas para Luthier", é de um torneiro mecânico que está construindo alguma ferramentas de luthieria (serra faca, régua para abaulamento de escala em vários angulos, entortador de trastes, prensa para trastes, etc). vale a pena dar uma olhada.
|
toty Veterano |
# set/09
· votar
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=33077293 ta ai...
thiagome valeu pela dica;...
|
toty Veterano |
# set/09
· votar
a Propósito, uma dica tbm,]... Eu usei a serra circular ( http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/1/3E2741_1.jpg) mesmo pra fazer o corte pra colocação do tensor...
Si fizer com cuidado e paciencia pode dar certo...vcs podem conferir o resultado no meu blog...http://cabeludodorock.blogspot.com/
|
# set/09
· votar
Dica tem uma comunidade no orkut (nao posso postar o link agora pois estou no trab) chamada "Ferramentas para Luthier", é de um torneiro mecânico que está construindo alguma ferramentas de luthieria (serra faca, régua para abaulamento de escala em vários angulos, entortador de trastes, prensa para trastes, etc). vale a pena dar uma olhada.
já falei sobre ele aqui no tópico um tempo atrás, o nome dele é Miguel, tem bastante coisa interessante mais acho o preço dele um tanto caro, sai mais barato comprar na stewmac.
|
thiagome Veterano |
# set/09
· votar
toty valeu toty e parabéns pela criatividade tb!
Anderson Grant opa, não lembrava q vc jah havia postado sobre ele... tb achei muitas coisa interessantes, mas não cheguei a comparar os preços com a stewmac.... mas eh sempre bom ter uma segunda opção, ainda mas uma mais perto rs....
|
# set/09
· votar
thiagome opa, não lembrava q vc jah havia postado sobre ele... tb achei muitas coisa interessantes, mas não cheguei a comparar os preços com a stewmac.... mas eh sempre bom ter uma segunda opção, ainda mas uma mais perto rs....
realmente o bom dele é que é no brasil, mais como eu disse, diversas coisas comparei com a stewmac e ficava mais barato lá, o ruim é a demora, comprei na steewmac e foi mais de um mês pra chegar. E tb tem que ter cartão internacional.
|
Viniguitarsg Veterano |
# set/09 · Editado por: Viniguitarsg
· votar
Espetinho to sem postar muito, mas eu não abandonei não, to acompanhando o tópico todos os dias e estudando bastante as aulas, to bastante atrasado mas eu não desisti e nem vou desistir, nem q eu tenha q fazer a guita de MDF e que a parte elétrica seja uma bateria de carrinho de brinquendo kkkk(zuera), to parado pela falta de grana. Eu tava vendo uns vídeos no youtube e vi uma guitarra q o kra fez, uma les paul zakk wylde, então mudei o meu projeto (foi mal, nem sei se podia) para essa guitarra, já imprimi a planta da les paul em A0 e já fiz os moldes, vou ganhar dinheiro essa semana pra comprar as madeiras e logo vou postar as fotos.
To pensando em comprar cedro rosa para o corpo, marfim para o braço e para o top eu ainda n sei, qual vc me aconselharia?
Outra coisa: to pensando em fazer o braço parafusado e não colado como mostra na planta, isso interfere em algo??se vc tiver algum esquema da les paul pode me mandar??
Obrigado e desculpa a falta de postagens
Edit : o link do vídeo é esse:http://www.youtube.com/watch?v=wSqlZHSvSWQ&feature=related
|
Viniguitarsg Veterano |
# set/09
· votar
Anderson Grant
se vc comprar alguma coisa na stewmac tem q pagar só o preço normal msm ou tem que pagar uns impostos??pq ouvi dizer q só com esses impostos sai mais caro q comprar aqui msm
Tá mt loka sua guita, parabéns
Obrigado
|
Avner Bertolin Veterano |
# set/09
· votar
alguma comentario sobre otamanho do corpo?? tiraria foto , mas não tenho cam e webcam fica MUITO ruim a foto.
bom , como fui ontem até a loja de guitas , parei pra dar uma olhada nas semi-acusticas , que são inscriveis (e caras). :)
Dae parei pra pensar como faz , o que imagino é
1prancha comprida de uns 14cm de largura 4 varas pra fazer a armadura curva lateral , pra fazer a curva tem que fazer varios cortes deixando ela "dentada" então cola laterais , fundo e tampo. bom , mas ae pensei , qual seria a espessura para as lâminas laterais , pra que ela curve sem quebrar e qual ferramente seria boa para cortar essas laminas , pq a serra circular tem uma lamina grossa o que geraria um disperdicio grande, 2milimetros por cada corte.
Alguem ta pretendendo encomendar alguma coisa da stewmac ?? dependendo seria melhor encomendar tudo junto , sei lá...
|
PedroA Veterano |
# set/09
· votar
thiagome Anderson Grant
Tive dificuldades com issu, e talvez tenha ate prejudicado um pouco meu trabalho por issu, pois a minha tem o ralamento na ponta!!! Mas é vivendo, e trabalhando, que se aprende. Na proxima Farei diferente. Vlw a dica ai!
|
PedroA Veterano |
# set/09
· votar
toty
Legal a Comu add ela no meu perfil!!
|
PedroA Veterano |
# set/09
· votar
Viniguitarsg
Kra não sei quanto ao resto do pessoal, mas Pq vc não faz tudo em cedro?? Axar madeira ja é ruim aki pra top então...ainda mas q ela não tem tampo figurado...
Mas tenho uma curiosidade com relação a issu tb, posso substituir o maple por Marfim tb no Tampo alem do braço??
|
# set/09
· votar
Viniguitarsg
o valor dos impostos é 60%, mesmo com os impostos algumas coisas sai mais barato mesmo, e nem sempre cobram os impostos, na minha compra eu tive a sorte de não pagar imposto.
|
# set/09
· votar
Avner Bertolin Alguem ta pretendendo encomendar alguma coisa da stewmac ?? dependendo seria melhor encomendar tudo junto , sei lá...
acho q compensa só se as pessoas morarem perto pois alguem tem que receber os produtos e enviar pra o resto da galera.
|