Autor |
Mensagem |
Jânio F. Lira Veterano |
# ago/09
· votar
thiagome
Obrigado amigo, pelos esclarecimentos. A minha tico tico é nova mas não veio nenhuma peça de reserva não. Minha preocupação é, por não ter prática, utilizar a ferramenta de forma errada e apressar qualquer problema com o equipamento. Mais uma vez obrigado.
|
PedroA Veterano |
# ago/09
· votar
Jânio F. Lira
Carvão é issu q o o tiago falou... Cara se vc comprou a tico tico use com cuidado tanto pra vc não se machucar quanto pra não queimar ela... se vc ver q ela ta fazendo mt esforço pare!! Se não vc pode queimar ela! vlw
|
thiagome Veterano |
# ago/09
· votar
Anderson Grant Jânio F. Lira Disponham amigos! Abraços!
|
James Root_xD Veterano |
# ago/09
· votar
TODOS
Na primeira turma o espetinho ao mandar as plantas das guitarras também passou alguns programas para abrir os arquivos... Eu tenho aqui em casa o CorelDraw12/corelPOTHO-PAINT12 e não sei mexer. Eu posso usar ele para abrir os arquivos? Eles têm a tal "régua" para medir se a planta esta do tamanho certo? Se tiver eu estava pensando em imprimir ela em varias folhas de oficio (e depois colar uma ao lado da outra), pois para mim sairia mais barato... Não tem perigo de a imagem sair torta?
Espero que tenham entendido o que eu quis dizer... hehe
Até +
|
hermann Veterano |
# ago/09
· votar
Tenho algumas dúvidas: Meu projeto é para ser uma guitarra de 7 cordas, não sei ao certo que qual o tamanho da escala usar... Tenho lido q algumas guitarras tem tamanho da escala estendido (as baritonas) e garantem um timbre mais grave, mesmo afinada econvencionalmente... Alguém aí já tocou uma guitarra barítona? (Obs: pretendo usar a afinação convencional para 7 cordas BEADGBE) Alguém aí pode dar uma explicação sobre as características dos diferentes tamanhos de escala? Mais uma coisa, percebi que algumas guitarras têm uma inclinação na ponte \ como que eu calculo essa inclinação? (ficou meio grande...)
|
Valter Bergamo Veterano |
# ago/09
· votar
hermann
Colega..nos vamos ver tudo isso durante a aula... So falo isso para nos mantermos focados no conteudo da aula em vigencia... OK
Mas respondendo a pergunta, o comprimento da escala interfere no timbre devido a tensao nas cordas ser diferente.. esa "inclinação" é para afinar o instruemnto devido a sobre tensão gerada pela espessura de cada corda, e isso necessita de uma regulagem no comprimento da escala para temperar esse desvio.
Quanto ao projeto é legal já ir pensando mesmo, mas terão um bom tempo para se decidirem de acordo com o conteudo da aula..
Continue assim, participativo.. OK
Ate+
|
# ago/09
· votar
James Root_xD
Cada tipo de arquivo tem um prog. especificop para abri-lo.. algumas plantas vc vai conseguir usar com o CorelDraw, outras terá q utilizar algum prog. q passei, ou outro q faça a mesma coisa..
OK
Ate+
|
toty Veterano |
# ago/09
· votar
Ufa!!! até que enfim, atualizei....
http://cabeludodorock.blogspot.com/
|
Anderson Grant Veterano |
# ago/09
· votar
toty
iradimais homi, usou que cola??
|
hermann Veterano |
# ago/09
· votar
Certo, mas altera alguma coisa no corpo o tamanho da escala? O corpo tem q ser um pouco mais largo por ser de 7 cordas? Como q fica a medida do braço em 7 cordas?
|
toty Veterano |
# ago/09
· votar
iradimais homi, usou que cola?? Anderson Grant Cola branca mesmo.... Si eu não estiver enganado o espetinho disse que podia!!!
|
# ago/09
· votar
toty
mas que marca?? eu comprei uma cascorez aqui e vou comprar um Titebond na net.
|
toty Veterano |
# ago/09 · Editado por: toty
· votar
Anderson Grant Cara pra ser bem sincero, eu fui no meu pai, ( ele trabalha com artesanato) e pedi pra ele um pouco de cola branca pura... mas 99% de chance de ser Cascorez...(é mais utilizada) por que estava em um galão, já sem o rotulo...
|
WhillSCF Veterano |
# ago/09
· votar
toty
essa foi a prensa q o Espeto ensinou??
|
toty Veterano |
# ago/09
· votar
WhillSCF essa foi a prensa q o Espeto ensinou?? não... o sistema é parecido, mas a dele era maior...
|
# ago/09
· votar
toty
legal essa prensa, eu fiz 10 igual a essas para quando eu for colar a escala.
|
toty Veterano |
# ago/09
· votar
Anderson Grant legal essa prensa, eu fiz 10 igual a essas posta as fotos ai depois....pra ver si eu preciso melhorar as minhas...dheheheh
|
WhillSCF Veterano |
# ago/09
· votar
Anderson Grant
q madeira vc usou pra sua Tele??
eu so axei Cedro aqui na minha cidade, será q cedro fik bom em uma tele?? e qual a madeira q combina c/ o som do Cedro pra fazer a escala??
|
# ago/09
· votar
toty posta as fotos ai depois....pra ver si eu preciso melhorar as minhas...dheheheh
vou postar, tou precisando atualizar meu blog, desse final de semana não passa.
WhillSCF q madeira vc usou pra sua Tele??
eu so axei Cedro aqui na minha cidade, será q cedro fik bom em uma tele?? e qual a madeira q combina c/ o som do Cedro pra fazer a escala??
estou usando Cedro para o corpo, pra o braço e escala vou usar marfim, com certeza fica bom sim com Cedro, acho mito esse negócio de guitarra X só fica bom com madeira Y, use o Cedro. Para escala você pode usar marfim, maple, jacarandá, ipê, pau ferro... minha opção por marfim foi por querer uma escala clara, sobre a sonoridade dizem que marfim fica mais agudo, vamos ver (ouvir :] ) o resultado.
|
WhillSCF Veterano |
# ago/09
· votar
Anderson Grant
Obrigado! axo q vo usar cedro pro braço tbm pq foi a unica madeira q eu axei aqui, pra escala axo q vou ter q perdi pro Espeto manda pelo correio..
|
PedroA Veterano |
# ago/09 · Editado por: PedroA
· votar
WhillSCF
Apesar de termos uma ampla gama de madeiras nacionais que podem ser utilizadas para construção de instrumentos, como vimos no começo do curso, infelizmente temos uma grande dificuldade de encontra-las!!! Axo q nenhum membro do forum, q esta participando do curso, teve facilidade para achar diversos tipos de madeiras, se for pensar em uma madeira "figurada" para um tampo a coisa piora!!!!
To devendo o blog, mas com calma sai!!! srsrsrsr
|
James Root_xD Veterano |
# ago/09
· votar
eu estava pensando em imprimir a planta em varias folhas de oficio (e depois colar uma ao lado da outra), pois para mim sairia mais barato...por acaso alguem fez desse jeito? Não tem perigo de a imagem sair torta?
Alguem sabe me responder???
Até +
|
Jânio F. Lira Veterano |
# ago/09
· votar
James Root_xD
Olá amigo. Eu não sei trabalhar com ele, mas usei o Corel. Na opção imprimir você procura marcar um quadrado ao lado da seguinte expressão: imprimir em ladrilhos. Com isso você poderá imprimir em várias A4 e depois cola-las. Foi assim que fiz e não tive problemas. Boa sorte.
|
# ago/09
· votar
James Root_xD eu estava pensando em imprimir a planta em varias folhas de oficio (e depois colar uma ao lado da outra), pois para mim sairia mais barato...por acaso alguem fez desse jeito? Não tem perigo de a imagem sair torta?
Exatamente como Jânio F. Lira falou ai em cima mas só tome cuidado com o seguinte, eu fiz da mesma forma usando o Corel mas percebi que a impressão não sai do tamanho perfeito, a diferença é muito pouca, para o corpo por exemplo não teria problema mas para o braço que precisa ser do tamanho exato pricipalmente os trastes não confie na impressão, a escala eu estou fazendo na régua mesmo já o corpo usei o projeto impresso em casa.
|
WhillSCF Veterano |
# ago/09
· votar
PedroA
tbm percebi, lendo os posts dos outros alunos, q a grand maioria teve dificuldade em axar madeira, mas uma das maiores vantagens da nossa turma é q podemos ajudar uns aos outros mandando a madeira plo correio, oq pega msm é o fret.
James Root_xD
tbm usei o corel pra imprimir a planta da minha tele, e na minha ñ ouve nenhuma distorção, fiko do msm tamanho q tava no programa..
|
James Root_xD Veterano |
# ago/09
· votar
Eu imprimi a planta do jeito que o jânio falou, de imprimir em ladrilhos, e como esperado não saiu do tamanho perfeito...Eu tive que cortar alguns milimetros em branco de cada lado da folha...agora eu ja vou cortar os moldes do headstock/body e esperar até a parte da construção do corpo. E na construção do braço eu vou emprimir denovo...só que dessa vez em "A0", para não ter erros.
Agradeço ao Anderson Grant e Jânio F. Lira por ter me ajudado.
Até +
|
dufrayer Veterano |
# ago/09
· votar
Eu também quero entrar... Ainda dá tempo???
|
Ectopistes Veterano |
# ago/09
· votar
Olá, vi esse topíco e achei super interessante, tenho algumas duvidas:
1 - Ainda dá tempo para entrar em alguma turma? 2- Qual a media de gastos com o material para a contrução + terceirização de corte?
Valeu, e boa sorte na construção das guitarras para todos.
|
# ago/09
· votar
hermann
Tudo isso que vc perguntou depende do modelo e de como vai qierer a guitarra.
Vamos aprender a calcular essas variaveis
|
# ago/09
· votar
James Root_xD
Bom aconselho vc agardar as aulas, pois voce não esta na primeira turma mais...por isso é por conta em risco ok. Não posso orientar assim, ternho que manter o cronograma de aula..
OK Abraços
|