Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Sim, continue me mandando então as aulas, quem sabe ele não mude de idéia? Seria legal...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Soul Wyx

OK..mando sim

mvmarquezini
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho, meu projeto é de uma telecaster, mas como estou meio sem grana agora, para não ficar parado, tenho as peças da minha LP da Washburn que posso usar para montar a minha guitarra, por isso estou usando a mesma para fazer o molde.

Segue abaixo o link das fotos dos moldes.

http://picasaweb.google.com.br/MarcusVMarquezini/Guitarra#

Qual a melhor ferramenta para fazer o acabamento das lateriais para ficarem retas?

Como posso fazer para lixar bem sem precisar comprar ferramenta ou ter que fazer tudo na mão?

acker
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho

Eu tava pensando em alterar meu projeto, tava pensando em faze uma les paul, mas com o top abaulado e sendo a mesma peça de cerejeira que eu tenho. é muito ruim de fazer? xD
é que ela tem 6 cm de espessura, se eu cortar ela pra 4,5 ia se um certo desperdicio, na minha opiniao, nao vejo mto o que faze com uma chapa de 1,5 cm... a parte do braço eu ja tenho tambem...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

mvmarquezini

A tupia com o rolamento na ponta..igual tem em um video que passei a voces..

Se for fazer na mão...use um taco redondo com lixa grossa...
Um cabo de vassoura cortado serve...

Ai vai da sua sensibilidade mesmo...manter sempre a angulação de 90 graus...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

acker

Pode sim..mas nao precisa diminuir..pois a LP tem 4,5 cm de corpo mais 1,6 de top = 6,1

OK

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Valter uma dúvida, sei q veremos isso mais para frente mas a curiosidade eh maior rs, como fazer a inclinação da cavidade do braço da Les Paul? pq vi q a etapa 1 da construção do corpo irá compreender o corte da silhueta do corpo e top, colagem, lixamento e abaulamento do top. fiquei curioso de como será feito e se o mesmo deve ser feito antes ou depois de abaular o top (o mesmo para as cavidades dos captadores).
um abraço.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

thiagome

A inclinação no modelo original é feito no corpo mesmo, isso é feito com um molde, que pode ser uma chapa de compensado que vc a colocará na inclinação desejada em relação ao corpo do instrumento....essa regulagem é feita com dois parafusos....vou passar o esquema desse molde...é bem simpes...

Algumas guitarras tem essa inclinaçao feita no braço..
Sendo mais fácil..

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Valeu Valter. Liguei p duas madeireiras aki e achei marupá (na verdade tive q pedir p caixeta rs). Vou dar uma passada lah fds p ver se acho alguma peça boa p o braço e o top.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

thiagome

Legal..
Que bom que esta conseguindo..
Estou gostando do desempenho da turma em geral...

So_Leo
Veterano
# jul/09
· votar

Eheh! E aew Galera!
Hj vou treinar uns cortes em madeira, Me desejem Sorte!

Pergunta:
Vcs fizeram as próprias plantas ou pegaram prontas na net? Com com dificuldade nesta parte, mas quero aprender a fazer a minha planta! Meu modelo é uma VIP.

Flw's

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

So_Leo
Hj vou treinar uns cortes em madeira, Me desejem Sorte!
boa sorte =p

depois olhe os moldes que fiz:
http://picasaweb.google.com/arsgrant/ProjetoG1

peguei o projeto na web.

flw.

So_Leo
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
Ou Muito Legal kra!

Tomara q dê Certo! Eheh.
Continue postando fotos!
Flw's

iabreuo
Veterano
# jul/09 · Editado por: iabreuo
· votar

po q legal isso velho

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Daqui a pouco vou postar fotos do Corpo da Guitarra cortado e pré lixado...

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

toty
Daqui a pouco vou postar fotos do Corpo da Guitarra cortado e pré lixado...

homi, poste ai, tou curioso. =p

Voltei pra casa nessa sábado, agora vou dá continuidade ao projeto e cortar o corpo também.

So_Leo
Veterano
# jul/09
· votar

toty
Anderson Grant
Nó to numa inveja de vcs... Eheh

To muuuuuuiiiiiiiiiito Atrasado no curso. Mas vou me empenhar essa semana. (Pelo - eu acho né....)

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
So_Leo
Galera

FOTOS!!!!, (nao estao muito boas,massss...)

mvmarquezini
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
So_Leo
Galera

FOTOS!!!!, (nao estao muito boas,massss...)

Vi suas fotos. tenhos algumas perguntas. qual a espessura da madeira que vc está trabalhando? A prancha que estava atras comprou de 7,5 e mandou paralhar ou já achou na medida?

Estou com dificuldade de encontrar madeira bom e seca no RJ. Até acheio o cedro na medida boa para contrução do corpo, mas o madeira estava verde e deve levar ainda ums bons 6 meses para terminar de secar.

Alguém consegui madeira seca no RJ?

mvmarquezini
Veterano
# jul/09
· votar

há, cortou com tico-tico ou serra faca?

toty
Veterano
# jul/09
· votar

mvmarquezini
Comprei uma pedaço com 4 cm de espessura e mais uma pedaço de 2,5 cm de espessura para engrossar...ai plainei as madeiras e depois colei uma peça na outra com cola branca e deixei cerca de 2 dias secando... depois passei elas na plaina e no desengrosso, pra poder chegar até 4,8cm ( espessura atual) sem embaulamento...

toty
Veterano
# jul/09
· votar

mvmarquezini
cortei com serra fita...mesmo.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

toty
(nao estao muito boas,massss...)
As fotos estão boas sim, assim como o trabalho, parabéns.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Está difícil achar uma fresa para a tupia para fazer aquele acabamento lateral no corpo. Como no vídeo, aquela com um rolamento na ponta e aquela com rolamento em baixo (para fazer as furações). Você sabe algum canto onde tenha essa fresa para fazer pedido??

Obrigado.

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
vlw, brigado

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Depois vou postar pra galera, fotos os maquinários que eu utilizei...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant

A fresa com o rolamento na ponta é mais facil de encontrar agora o com o rolamento em cima é dificil..eu mesmo nao tenho ainda..so encontrei na stewmac...mas ela pode ser substituida se usar guias na base para as furações.

Na aula de hoje estou dando umas dicas de segurança, de como usar corretamente a tupia e como usar as guias..

Vai dar uma esclarecida melhor pra voces, pois é uma ferramenta muito utilizada

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

toty

Esta ficando muito bom o trabalho...parabens...
E assim que o restante do pessoal tiver a oportunidade podem ir postando as fotos tb...

Passo hoje o esquema das furações...assim pode tb ja avancar nas furações da parte elétrica...

OK

So_Leo
Veterano
# jul/09
· votar

toty
Vc Mesmo cortou? Pra mim ficou muito bom Kra!
Flw's!

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

toty

Parabéns toty. Está ficando muito bom. Infelizmente ainda não pude correr atrás das madeiras. Eu tenho enxaqueca, e há mais de um mês tenho tido dores de cabeça muito fortes e constantes que me tem impedido de sair atrás do material. Mas, tenho certeza que vou conseguir. Mesmo que eu fique atrasado no andamento do projeto, vou realizando-o na medida do possível. Mais uma vez, parabéns.