Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
thiagome
Veterano
# jun/09
· votar

toty
se a prancha estiver toda utilizável (sem nós e rachaduras por exemplo) daria p vc cortar dois pedaços de 40cm de largura por 50 cm de comprimento, o que é suficiente para dois corpos na maioria dos modelos (tirando uma flying v :P). ae sobraria uma peça de 12cm de largura por 1 metro, q seria suficiente para confeccionar um braço d mogno tb (ótimo sustain). dah p fazer uma (boa) les paul e "meia" c essa prancha, e c 8cm de espessura poderia fazer sem top d maple (fazer o arched top direto no mogno, como as les paul custom). ficaria um timbre bem gordo. soh não esquecer d escolher uma prancha c corte radial (principalmente se for utilizar um pedaço p o braço) e fazer os testes d umidade passados pelo Espetinho.

thiagome
Veterano
# jun/09
· votar

e eh melhor pedir p aparelhar a madeira tb na hora d comprar (desengrossar e esquadrejar). facilita muito o processo depois e não custa caro.

toty
Veterano
# jun/09
· votar

thiagome
valeu!!!

Viniguitarsg
Veterano
# jun/09
· votar

toty
aí car vc tem idéia + ou - quanto sai uma prancha inteira de mogno??
vlw

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

toty

tem como vc conferir os preços de:

Freijó (ou outra madeira com caracteristicas parecidas com Alder) - para o corpo

Jacarandá (ou outra similar ao ebano) - para escala

Maple (ou similar) - para o braço

Vlw!!!

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Viniguitarsg
na pagina anterior, vc verá o valor, é um dos ultimos posts...

qualquer coisa e só gritar!!!abçs

toty
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock
tem como sim, vc quer na medida exata? pq pelo que eu vi e entendi, essa madeireira vende por metro cúbico, e nem todas tem pedaços...

toty
Veterano
# jun/09 · Editado por: toty
· votar

Aproveitando o que o amigo diogorock pediu, se mais alguem tiver algum tipo de madeira preferido que tenha interesse, poste aqui até 5º feira ( feriado) pq na sexta-feira eu vou até lá pra verificar os Preços da madeiras em questão!!!

Até 5ª eu estarei sem tempo pra ver...Eu praticamente ja defini o tipo de madeira ( provavelmente o Cedro rosa, e o Amapá, ainda posso mudar de idéia) ai n 6ª ou sabado eu posto pra galera!!!

Viniguitarsg
Veterano
# jun/09
· votar

toty
vlw!! pode deixar q ainda vo grita bastante hauahauha

thiagome
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
pra falar a verdade fiquei espantado sim!! então o morototó e o marupá (caixeta) são a mesma madeira?!?! pq naquele estudo q vc passou diz que o morototó seria um bom substituto para o mogno, tanto para a confecção de corpos quanto de braços!!! e o pior eh que o pessoal do fórum fica zuando a Tagima por usar marupá em seus modelos, dizendo q eh madeira d palito d picolé :P

fiquei d queixo caído agora....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

mpmegas

Vc mesmo que tem que avaliar... porém uma dica...nem sempre o que é velho é pior.

Uma madeira por exemplo antiga e em boa condições é muito dificil de achar.
Um captador de 50 anos, tem um som incrível enão se consegue imitar com precisao.

OK, quanto ao cedro, marfim e jacarandá, são excelentes madeiras!

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Se o preço por xemplo, do mogno, for este mesmo para a peça no tamanho que voce falou,,, esta muito barato mesmo.

É bom verificar bem...
E se nesta espssura, 8 cm e 52 de largura, não sao peças coladas para atingir estes tamanhos..
OK

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

thiagome

Muitos questionamntos são feitos sem ao menos estudar sobre um determinado assunto... vão falando o quenão sabem.

Por isso que passei para voces os estudos e tambem muito material didático..para que vcs mesmo tenham conhecimento para fazer uma avaliação mais precisa.

Um comentário que falaria para esse pssoal é: "que legal ter palito de picolé com uma madeir tão boa. vou chupar batante sorvtefazer uma gitarra".

OK....

thiagome
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
ótima resposta. e obrigado por estar compartilhando conosco essas valiosas informações!! creio que falo em nome de todos!!

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

Também quero o mogno pra corpo e braço, se alguem achar marfim e puder me enviar quero pedaço pra braço e escala. Não achei aqui nem a pau.

Obrigado.

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

Fiz o seguinte:

mandei imprimir em A0 um projeto de telecaster que baixei naquele link que tem muita coisa, cortei o papel e tentei cortar um molde do corpo e braço, não ficou perfeito mas ficou bom para o primeiro treino. A baixo está o link das fotos pra galera ver e ir se animando também. Fiz também uma escala em Ipê, esse ficou muito boa, consegui um bom acabamento lixando até ficar bem liso. ô o link ai:

http://picasaweb.google.com.br/arsgrant/ProjetoG1#

thiagome
Veterano
# jun/09
· votar

Anderson Grant
parabéns cara, ficou muito bom!! esse fds vou atrás do material p fazer o molde da minha les paul tb!!

sobre o site das plantas, foi nesse aki q vc baixou?

http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html

se sim, tb andei baixando muita coisa de lah. tem planta de strato, tele, les paul, sg, flying v.... altamente recomendado para todo o pessoal!! seria legal o Espetinho dar uma olhada lah tb!!

e parabéns pelas ferramentas!! [modo invejoso on]q vontade d comprar uma tupia.... [modo invejoso off] hauhua

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

toty

seriam as medidas necessárias para a construção, podendo é claro passar um pouco do tamanho. De qualquer modo fico aguardando, pois tmb n tenho ideia de como eles vendem esses tipos de madeira heheheh

Anderson Grant

vc pode dizer qnto vc pagou nesse pedaço de ebano?

Espetinho

para a construção do braço, por ex:

Pego a madeira e faço o corte da ângulação, e depois colo. Depois de pronto q eu vou ter q colar o headstock (já com o formato) naquela parte da angulação e serrar em volta, para igualar? (foi oq entendi nos vídeo)

Ou é igual nosso amigo fez aqui
http://picasaweb.google.com.br/arsgrant/ProjetoG1#5341825885571242290
cortando tudo no formato de uma vez só!!!

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

thiagome

foi nesse link mesmo, eu estava com dinheiro pra comprar uma guitarra pra mim, ia comprar uma strato pois já tenho uma les paul, ai pintou essa oportunidade ai peguei o dinheiro pra investir nesse projeto. já comprei uma tupia, tico tico, micro-retifica, madeiras, depois vou comprando o resto.

Anderson Grant
Veterano
# jun/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

diogorock
o ébano custou 60,00. não vou usar agora. vou guardar pra depois fazer uma semi acústica. por agora vou fazer uma telecaster.

o meu headstock é 0º por isso cortei direto, o seu tendo angulação acho que tem que colar e depois passar o molde. No vídeo ele faz assim. Ver V8

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock

no video ele nao cola o headstock.. e apenas um molde para riscar e fazer o acabamento... ele usa fita dupla face..

no caso do anderson.. como e um modelo de 0 graus.. no headsotck.. o molde tem q ser daquele jeito..

Se for fazer angulação tem q fazer separado....

OK

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Seria interessante, si no caso de eu conseguir algumas fotos das madeiras postar aqui pra vc e os alunos verem ?

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

toty
acho bom ver as fotos, estou tão empolgado que qualquer coisa serve pra dá mais gás =)

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Anderson Grant
acho bom ver as fotos, estou tão empolgado que qualquer coisa serve pra dá mais gás =)

ok, assim que conseguir eu posto!!!

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Interessante sim...e se tiver as especificações tb ajuda, como idade, tamanho, orige, tipo de corte, etc

Diino
Veterano
# jun/09
· votar

toty

mto barato esse mogno, não?
qdo a oferta é dmais o santo desconfia.

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Diino
mto barato esse mogno, não?
Realmente não sei... pq não encontrei em outro lugar para comparar...
Ele disse que o metro cubico é R$ 3.500.00

Diino
Veterano
# jun/09
· votar

toty

3.500?

acho que BEM mais hein...

9 mil pra mais.
:o

Anderson Grant
Veterano
# jun/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

é mais caro que outras madeiras sim, aqui o cedro custa 2.000 e o ipê 2.400.

Esquimó
Veterano
# jun/09
· votar

Axo q so o unico q pretende fazer uma SuperStrato...
Ontem aconteceu uma coisa bem legal...
Tava dando uma volta no shopping e fui na havan, tava vendo o preço d umas ferramentas quando de repente ouço:
-Tá vendo as ferramentas, Lucas?
Daí quando eu olho era uma amiga da minha mãe, e essa amiga da minha mãe eh representante da Black & Decker. Daí minha mãe tava comentando q eu queria contruir uma guitarra e 6 ñ acreditam essa amiga tem um monte d ferramentas, tipo tico-tico, lixadeira, plaina, etc.
E ela faz demonstrações das ferramentas aleroy merlin, e na leroy merlin, segundo ela, lá eles vendem umas sobras de madeira a R$1,00!
[/Off Topic]